História

O início...

1936

A representação Mercedes-Benz iniciou-se em Portugal através da empresa C. Santos em 1936. Esta representação começou por incluir apenas os automóveis passando posteriormente a representar todos os veículos produzidos por esta empresa alemã. O relacionamento entre estas duas empresas foi sempre estreito, mesmo durante a 2ª Guerra Mundial, altura em que surgiram problemas graves devido às causas circunstanciais. Mas, logo após o fim da guerra (1945), a venda destes veículos aumentou significativamente não só a particulares, mas também para a frota de automóveis de aluguer (Táxis), veículos de carga, serviços públicos, sociais e exército.

 

A Sociedade Comercial C. Santos, Lda. ...

Constituída em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos fez parte do grupo de empresas que, mais tarde, passou a ser detido pela “Holding” EMINCO que, em determinado momento, abrangia áreas tão diversas como importação e venda a retalho de produtos das marcas Mercedes-Benz, British-Leyland, Castrol e Massey-Fergusson, aluguer de viaturas (Avis Rent-A-Car), etc.

Assim, a 11 de Janeiro, a Sociedade Comercial C. Santos inicia a sua actividade tendo como sócios, entre outros, a “C. Santos Limitada”, detentora da representação Mercedes-Benz, com sede em Lisboa e então detida, maioritariamente, pela família Mendes de Almeida, tendo o Senhor Conde de Caria outorgado a escritura de constituição da sociedade, em sua representação.

A sede social da empresa situou-se na Rua de Santa Catarina, com o capital social de 600.000$00, local onde permaneceu durante 42 anos, mais concretamente até 1988. As oficinas funcionaram na Rua de Santos Pousada até 1958.

 

1958

No ano de 1958, inauguraram-se as oficinas principais na Via Rápida, local onde se mantiveram até 1984.

 

1982

Em 1982, são inauguradas as instalações da Maia.

1986

É o ano em que é adquirida a totalidade do capital social à Eminco, altura em que, nas instalações da Maia se concentram os escritórios centrais, a área de vendas de automóveis, comerciais ligeiros e pesados, o departamento de peças e a assistência técnica a viaturas turismo, comerciais ligeiros e pesados. Dois anos mais tarde, a sede social é transferida para a Maia. Em 1992, o Capital Social da empresa passa a ser de 400 000 000$00.

1989

Em Abril de 1989, a representação da Mercedes-Benz em Portugal foi adquirida pela Mercedes-Benz AG e foi fundada a Mercedes-Benz Portugal. A Mercedes-Benz Portugal é uma empresa pertencente ao grupo multinacional DaimlerChrysler AG e tem como actividade principal a importação e distribuição de veículos e comercialização de peças e acessórios.


1990

Em 1990 é inaugurado o salão de exposição de veículos na Avenida da Boavista que se apresenta como um cartão de visita da empresa.


1998

Em 1998, a Sociedade Comercial C. Santos abre mais um espaço na Estrada Exterior da Circunvalação para onde se deslocaram os serviços centrais. Além disso, foram abertos os serviços de Venda de Viaturas de Turismo; Assistência Técnica a Viaturas de Turismo, Peças e Acessórios.


2000

A Sociedade Comercial C. Santos certifica-se pela Norma NP ISO 9002.

É inaugurado o Salão de Exposição de Felgueiras.


2002

O Capital Social é aumentado para 3.000.000 Euros. As instalações da Maia são ampliadas com a inauguração do Salão de Exposição de Comerciais e a nova oficina de Comerciais Pesados.


2003

Início de funcionamento como oficina Autorizada da EVOBUS Portugal S.A., de acordo com a Norma Europeia EU 1400/2002.


2007

A empresa foi alvo de um processo de cisão-fusão deixando a unidade da Circunvalação de pertencer à mesma, tendo esta situação sido formalizada em 02/07/2007.


2009

Em Janeiro de 2009 a Sociedade Comercial C. Santos inicia o negócio smart (vendas, assistência e peças nas instalações da Maia e Boavista) passando a integrar a gama completa.

 

2010

Em Agosto de 2010, a Sociedade Comercial C. Santos amplia a sua área de actuação também ao ao negócio Rent-a-Car, disponibilizando uma frota exclusiva Mercedes-Benz e smart.

 

A Sociedade Comercial C. Santos conta com três Instalações onde comercializa e presta assistência às marcas Mercedes-Benz, smart e Evobus, o que lhe permite abranger uma área muito mais vasta e com grande acessibilidade, indo ao encontro das necessidades sentidas pelo vasto número de clientes.

 

Como a nossa História se constrói todos os dias, em conjunto com os nossos clientes, continuaremos a vencer os novos desafios, e com trabalho avançaremos na estrada da história.