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Bem-vindo ao fabuloso mundo da aerodinâmica do Mercedes-AMG GT Black Series!

07/12/2020 15:51

O Mercedes-AMG GT Black Series tem, na sua sofisticada aerodinâmica, um dos seus maiores segredos para proporcionar uma condução dinâmica de excelência e muita próxima da que um veículo de competição pode transmitir. As muitas horas passadas em túnel de vento, não podiam ter sido mais bem aproveitadas…

Uma sofisticada aerodinâmica contribui significativamente para a elevada dinâmica e estabilidade de condução em qualquer viatura, e ainda em maior escala, se o objetivo desta for rodar em pista e, sobretudo, em circuitos rápidos. Por isso e dado o ADN do novo Mercedes AMG GT Black Series, pensado para estar tão à vontade na estrada como em pista, os seus projetistas e especialistas de aerodinâmica dedicaram muito do seu tempo a aprimorar o desenvolvimento aerodinâmico.

Tal como já tinha acontecido no AMG GT R e no AMG GT R PRO, os responsáveis do departamento aerodinâmico seguiram a máxima da ‘forma segue a função’, aplicando-a mais no caso do Black Series do que em qualquer outro modelo.

A similaridade com os modelos de competição AMG GT3 e AMG GT4 é visual e tecnicamente mais forte do que nunca. Começa com a nova entrada de ar do radiador e com dimensões significativamente superiores, que é adotada diretamente do modelo de competição AMG GT3.

O revestimento do radiador integra lamelas verticais em cromado escuro, e agora que os permutadores de arrefecimento nas cavas das rodas são também alimentados com ar diretamente através da entrada central, não existe necessidade das duas entradas de ar exteriores adicionais no para-choques dianteiro. Aqui, os apêndices aerodinâmicos curvilíneos otimizam o escoamento do ar, que não só aumentam a força aerodinâmica descendente no eixo dianteiro como também melhoram o arrefecimento dos travões. As 'cortinas de ar’ controlam e direcionam o fluxo no sentido das rodas. Em conjunto com os apêndices aerodinâmicos em frente às rodas, esta solução serve para reduzir o coeficiente de arrasto e aumentar a força aerodinâmica descendente.

O novo idioma de design combina, portanto, a máxima eficiência do ar de arrefecimento com a menor resistência ao escoamento do ar e com um maior nível de força aerodinâmica descendente no eixo dianteiro.

O repartidor dianteiro em fibra de carbono integra duas regulações manuais (Street e Race – este último, exclusivamente para utilização em circuitos fechados) e pode ser adaptado para satisfazer os vários requisitos em pista.

Quando estendido para a frente (posição Race), um difusor dianteiro na forma de um perfil em asa invertida é então criado na secção dianteira. Em função da velocidade de condução, este elemento é ainda mais rebaixado pela crescente pressão negativa, que acelera significativamente o fluxo de ar na secção inferior da carroçaria, criando um 'efeito de Venturi’ que também puxa o veículo no sentido da estrada e aumenta a força descendente no eixo dianteiro.

O condutor poderá sentir os benefícios na direção: o Black Series pode ser direcionado com uma precisão ainda maior em curva a alta velocidade e exibe uma estabilidade direcional igualmente superior. Especialmente em curvas rápidas e em fortes acelerações laterais, a resposta da direção é significativamente superior e o controlo do modelo é facilmente mantido em qualquer momento. Se o difusor dianteiro estiver na posição Race, a força descendente no eixo traseiro também pode ser aumentada ainda mais pelo novo conceito de aerofólio traseiro.

Capot com duas grandes saídas de ar para um melhor desempenho aerodinâmico

Outra característica adotada diretamente do desporto automóvel é o novo capot em fibra de carbono, com duas grandes saídas de ar, revestidas em fibra de carbono preta. As grandes saídas de ar direcionam o ar quente, que é alimentado a partir do pack de arrefecimento posicionado na diagonal, fora do compartimento do motor. Esta tecnologia também é diretamente adotada do desporto automóvel e permite aumentar a força descendente total. Ao mesmo tempo, a resistência ao escoamento do ar é reduzida e o fluxo de ar para o arrefecimento do motor é aumentado. O ar é também especificamente direcionado em torno dos pilares A e dos vidros laterais para a traseira, onde aumenta a eficiência do novo conceito de aerofólio traseiro.

As grelhas perfeitamente integradas, com cinco aletas na cor da carroçaria e saídas de ar atrás das rodas nas asas de fibra de carbono dianteiras ajudam a aumentar a força aerodinâmica descendente no eixo dianteiro através de uma efetiva ventilação das cavas das rodas. O fluxo de ar em torno do veículo é também melhorado pelos novos painéis de proteção das embaladeiras laterais e de maiores dimensões com elementos de revestimento em fibra de carbono preta, que se unem em forma de lamelas verticais na dianteira e na traseira. As adicionais condutas de ar de arrefecimento estão integradas nos painéis de proteção das embaladeiras laterais para o arrefecimento dos travões do eixo traseiro.

Conceito de aerofólio traseiro de duplo perfil

A traseira AMG GT Black Series é caracterizada pelo novo para-choques com um difusor de grandes dimensões, os dois duplos revestimentos redondos das ponteiras de escape nas extremidades esquerda e direita, a ventilação lateral das cavas das rodas e pelo inovador conceito do aerofólio traseiro. Ambos os perfis do aerofólio são construídos em fibra de carbono, podem ser mecanicamente regulados e adaptados às várias condições de pista. O segundo perfil posicionado a uma altura inferior foi projetado para ser particularmente pequeno e estreito porque esta solução é ideal para o ar escoado a partir da secção dianteira do veículo. Os apoios leves e ao mesmo tempo robustos em fibra de carbono do aerofólio, pintados em preto fosco e especialmente concebidos com base em extensas simulações também aumentam a eficiência aerodinâmica. Estão aparafusados à porta do compartimento de bagagens em fibra de carbono, que é também pintada na cor preto.

Outro detalhe fascinante: o perfil superior móvel. Este elemento de aerodinâmica ativa é eletricamente ajustado em 20 graus para se adaptar à situação de condução e ao programa AMG DYNAMICS selecionado, e melhora as dinâmicas longitudinal e transversal do modelo. Na posição plana, reduz a resistência ao escoamento do ar para ajudar o modelo a atingir mais rapidamente a velocidade máxima. Na posição inclinada, o perfil melhora o desempenho da travagem e a estabilidade em curva graças à maior força aerodinâmica descendente no eixo traseiro.

Podem ser selecionadas quatro diferentes estratégias de ativação em função do programa AMG DYNAMICS selecionado, designadamente o Basic, Advanced, Pro ou Master. Algumas destas estratégias também envolvem o reconhecimento da dinâmica de condução, por exemplo, o programa Master: o perfil é permanentemente inclinado e estendido até 250 km/h. Quando for atingida uma velocidade superior a 250 km/h, o perfil é recolhido de modo a reduzir a resistência ao escoamento do ar e desta forma permitir que a velocidade máxima seja atingida mais rapidamente. Contudo, se o condutor travar subitamente ou entrar numa curva, o perfil retorna imediatamente à sua posição estendida para melhorar a travagem e o desempenho em curva devido à maior força aerodinâmica descendente e resistência ao escoamento do ar. O perfil também pode ser recolhido ou estendido pelo condutor utilizando um botão separado na consola central.

Tecnologia verdadeiramente sofisticada, portanto, ao serviço de um dos mais modernos superdesportivos da atualidade, e que à eficiência aerodinâmica, junta um design musculado e o mais potente motor AMG V8 de sempre (com 730 cavalos de potência) para oferecer performances fora-de-série.

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