Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

Daimler revelou primeiro camião de sempre há 125 anos

19/04/2021 11:47

Em 2021, assinalam-se os 125 anos da apresentação do primeiro camião de sempre. Foi em 1896 que Gottlieb Daimler apresentou o veículo (com rodas de madeira revestidas de ferro). Conheça a sua história…

O tempo passa depressa, mas deixa sempre a sua marca em acontecimentos importantes. E foi isso mesmo que aconteceu há precisamente 125 anos, quando a história automotiva deu um importante passo, com a criação daquele que hoje é considerado como o primeiro camião e com o qual Gottlieg Daimler provou ser um visionário, ao iniciar a revolução do transporte de mercadorias.

O mundo não estava, porém, à espera de uma viatura desta natureza, o que resultou na ausência de interesse no imediato. Não houve compradores na Alemanha e quando uma unidade foi, finalmente, vendida, em Inglaterra, o veículo tinha de circular com um membro da tripulação à frente a abanar uma bandeira vermelha para alertar os outros utilizadores da estrada. E, no entanto, este veículo de quatro cv de potência com um motor traseiro de dois cilindros e uma cilindrada de 1,06 litros, conhecido como Phoenix, iria desencadear uma história de sucesso incomparável no transporte de carga.

Carroça adaptada

O modelo tinha, no entanto, pouco em comum com um camião de verdade. Com efeito, mais não era do que a adaptação de uma carroça típica daquelas então puxados a cavalo pelas ruas. O chassis foi equipado com molas de lâmina montadas transversalmente à frente e molas helicoidais atrás. A suspensão era necessária não só devido ao mau estado das estradas, mas também porque o motor era muito suscetível a vibrações.

A última secção da unidade de tração era moderna: uma correia transferia a potência do motor para um eixo montado transversalmente ao eixo longitudinal do veículo. Cada extremidade do eixo era equipada com um pinhão, uma pequena roda dentada. Cada dente do pinhão era engrenado com os dentes internos de uma cremalheira conectada à roda a ser acionada. 

Muito mais tarde, essa construção tornar-se-ia uma marca registada do design dos camiões Mercedes-Benz: o eixo de redução de cubo, que ainda hoje equipa veículos de construção.

Setra, Unimog e Actros também de parabéns!

Para além dos 125 anos do primeiro camião, o ano de 2021 também assinala outras efemérides no Grupo Daimler. Em 1951, Otto Kässbohrer apresentou o primeiro autocarro com uma estrutura autoportante - o Setra, cinco depois de, em 1946, o primeiro protótipo do Unimog ter dado os primeiros passos em terreno difíceis. 

Igualmente assinalável, são os 25 anos do “bestseller” Mercedes-Benz Actros, que, em 1996, viu a luz do dia pela primeira vez e redefiniu o conceito de “camião moderno”, tornando-se uma referência no meio, comprovada pela conquista, por diversas vezes, do título do “Camião do Ano”.