Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

30/04/2025 10:14

Daimler Truck planeia criar a maior rede de carregamento europeia

A Daimler Truck planeia criar a maior rede de carregamento semipública da Europa. A eletrificação do transporte rodoviário de mercadorias está dependente da infraestrutura de carregamento e há muito trabalho pela frente. A rede agora anunciada pelo grupo arranca ainda este ano e pretende contribuir para esse esforço.

A Associação Europeia dos Construtores de Automóveis ACEA afirma que são necessários cerca de 35 mil pontos de carregamento rápido com uma potência de 800 kW ou mais para atingir os objetivos de redução de CO2 da UE até 2030, sendo que atualmente, existem menos de 1000 pontos de carregamento para veículos comerciais pesados em toda a Europa, que têm também uma capacidade de carregamento demasiado reduzida.

Para compensar parcialmente o défice existente, a Daimler Truck desenvolveu um projeto para criar a sua própria rede de carregamento semi-pública. A rede deverá incluir mais de 3000 pontos de carregamento rápido até 2030, o que a tornará a maior da Europa.

A nova solução permitirá aos clientes TruckCharge abrir a sua infraestrutura de carregamento para utilização externa e paga. Os proprietários podem disponibilizar as suas estações em alturas de menor uso, ajudando a garantir uma rede de carregamento estável e estruturada que se destina a complementar a rede pública de carregamento existente.

Com esta solução poderão gerar receitas adicionais, amortizando mais rapidamente os investimentos na infraestrutura e os operadores de frotas terão a possibilidade de tornar as viagens mais eficientes através do planeamento, reserva, marcação e pagamento facilitados.

Aberta a diferentes marcas

O TruckCharge está disponível independentemente da marca do camião uma vez que geralmente são utilizados veículos de diferentes fabricantes nas frotas. “A ideia é ajudar os nossos clientes a tornar a sua própria infraestrutura de carregamento mais rentável, uma vez que esta pode ser mais bem utilizada. Por outro lado, queremos oferecer aos operadores de camiões elétricos opções adicionais e atrativas para carregar os seus veículos”, afirma Martin Hink, Diretor de eMobility/H2 Business Solutions da Mercedes-Benz Trucks

A Daimler Truck pretende lançar o projeto no terceiro trimestre de 2025. Acompanhe as redes sociais da Sociedade Comercial C. Santos.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações