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30/04/2025 10:12

Daimler Truck testa camiões a pilha de combustível nos Alpes

Começaram os exigentes testes ao GenH2, a próxima geração de camiões a pilha de combustível. Dois camiões a hidrogénio, com um peso bruto de 40 toneladas cada, isentos de CO2 durante a condução, foram mobilizados e submetidos a um programa de testes extensivos nos Alpes suíços.

Durante 14 dias, percorreram um total de 6500 km e atravessaram estradas de montanha com uma subida acumulada de 83 mil metros no cantão suíço de Valais e uma elevação máxima de mais de 2000 metros de altitude.

Durante os testes, a interação de todos os componentes essenciais foi testada intensivamente, incluindo a célula de combustível, a bateria de alta tensão, o eixo eletrónico, o sistema de depósito e a gestão térmica. Um foco particular foi a utilização do sistema Predictive Powertrain Controls, o cruise control dependente da topografia. O objetivo era utilizar a bateria em combinação com a célula de combustível de forma eficiente, tanto em relação à propulsão como à recuperação em descidas.

O objetivo era utilizar a bateria em combinação com a célula de combustível de forma eficiente, tanto no que respeita à propulsão como à recuperação em descida. Particularmente desafiante nos troços com cerca de 20 km de extensão e inclinações de 10 a 12%.

Operação em 2026

Os camiões foram reabastecidos através de uma estação móvel de reabastecimento de hidrogénio da Air Products, que foi instalada na base de testes em Valais.Para o desenvolvimento, produção em pequena escala e distribuição a clientes (operação e manutenção) foi criado um projeto de financiamento no âmbito do programa IPCEI (Important Project of Common European Interest) Hydrogen da União Europeia no total de 226 milhões, aprovado pelo Governo alemão.

Este será também utilizado para estudos de viabilidade relativos à cadeia de valor do hidrogénio, bem como investimentos nas instalações e processos de produção necessários para a produção em série. Esta é apenas uma pequena parte de um período de testes bem-sucedidos que destacaram o potencial e a fiabilidade dos GenH2. A produção final dos primeiros 100 camiões está prevista para a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth e espera-se que entrem em operação a partir do final de 2026. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

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