Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

Futuro da smart desenvolvido através de parceria entre Daimler e Geely

29/03/2019 16:29

A smart vai passar a ser gerida globalmente a partir de uma joint venture 50-50 entre a Daimler e a Geely (empresa sediada na China), beneficiando da experiência de ambos os grupos em termos de desenvolvimento, engenharia e design. Com a nova parceria fica reforçada a estratégia de eletrificação e a renovação do portfólio de produtos totalmente elétricos a partir de 2022.

Os grupos automóveis Daimler AG e a Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) anunciaram a formação de uma parceria global (joint venture 50-50) focada em operar e desenvolver a marca smart.

 Ambos os parceiros da joint venture concordaram que a nova geração de veículos smart será projetada pela Mercedes-Benz Design, com engenharia dos centros de engenharia da Geely. A produção futura será localizada na China e as vendas dos smart elétricos produzidos a partir da parceria que estará concluída até ao final de 2019, terão início marcado para 2022.

 Como parte do programa de desenvolvimento de veículos, o portfolio de produtos smart também deverá ser estendido para o segmento B de rápido crescimento.

 Antes do lançamento de novos modelos a partir de 2022, a Daimler continuará a produzir a atual geração de veículos smart na sua fábrica de Hambach, em França (smart EQ fortwo) e em Novo Mesto (Eslovênia, smart EQ forfour). Paralelamente, a fábrica de Hambach assumirá um novo papel na rede de produção da Mercedes-Benz Cars e produzirá um veículo elétrico compacto Mercedes-Benz assinado pela marca EQ. A Mercedes-Benz está a investir 500 milhões de euros na fábrica de Hambach e usará o conhecimento e experiência dos colaboradores da smart.

Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Responsável pela Mercedes-Benz Cars, referiu: “Para mais de 2,2 milhões de clientes, a smart representa um modelo pioneiro na mobilidade urbana. Com base nesta história de sucesso, esperamos melhorar ainda mais a marca com a Geely Holding, uma parceira forte no segmento de veículos elétricos. Em conjunto, iremos projetar e desenvolver a próxima geração de veículos elétricos que combinam uma produção de elevada qualidade e padrões de segurança notórios na China e no mundo. Estamos ansiosos em trabalhar com todos os parceiros para sustentar o nosso sucesso na China e no mundo. Separadamente, a Mercedes-Benz produzirá um veículo elétrico compacto na fábrica de Hambach, sustentando o emprego com mais investimentos nas instalações.”

 Li Shufu, presidente da Geely Holding, afirma: “Respeitamos totalmente o valor da smart, uma marca com um apelo único e um forte valor comercial. A Geely Holding e a Daimler aguardam com expectativa este novo projeto, desafiador e estimulante, através do qual continuaremos a impulsionar a introdução de produtos elétricos premium personalizados, para proporcionar uma melhor experiência de mobilidade aos nossos clientes. Como parceiros, estamos dedicados a promover a marca smart globalmente. Vamos alavancar a nossa experiência e competências globais em gestão de marca, pesquisa e desenvolvimento, produção, entre outras áreas. As sinergias desta cooperação levarão a benefícios mútuos, ao mesmo tempo em que desenvolveremos tecnologias, incluindo conectividade, para continuar a liderar na indústria, uma vez que ela passa por uma transformação mais ampla”.

 O Conselho de Administração da nova joint venture será composto por seis executivos com representação igual de ambas as partes.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações