Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

MBUX cada vez mais inteligente

21/01/2019 17:24

image

O sistema MBUX – Mercedes-Benz User Experience – está pronto para receber a sua primeira evolução que lhe permitirá ter uma interação (ainda) mais próxima e intuitiva com os ocupantes. Diferenciar as pretensões do condutor e do passageiro ou reconhecer e versar um maior número de temas através controlo de voz, são apenas alguns dos passos que provam que a próxima geração do MBUX é ainda mais inteligente…

Há um ano, o MBUX causou furor durante a sua apresentação mundial no CES em Las Vegas (EUA). Englobando um poderoso computador com software com capacidade de aprendizagem ou seja, “movido” a “inteligência artificial”, o sistema excedeu, por larga margem, os padrões convencionais no setor automóvel. O “Olá Mercedes”, – a palavra-chave para o controlo por voz -, juntamente com a assistências de ecrãs e gráficos brilhantes, com navegação com realidade aumentada permitiram revolucionar a utilização do automóvel e a comunicação com o mesmo.

image

 Mas, sempre na procura de mais e melhor, atualmente a Mercedes-Benz está já a impulsionar o próximo nível desta plataforma multimédia digital. O MBUX Interior Assist – a evolução do MBUX - facilitará a utilização natural do veículo e chegará “pelas mãos” do novo Mercedes-Benz CLA e CLA Shooting Brake, que foi dado a conhecer no último Consumer Electronics Show, em Las Vegas.  

 Agora o controlo por voz reconhece as respostas num crescente número de temas. Devido ao contínuo desenvolvimento do sistema, será também possível considerar os fornecedores de conteúdos específicos de um país.

 MBUX Interior Assist: uma experiência superior

Graças à tecnologia inovadora, o MBUX agora assistirá os ocupantes tornando as várias funções de conforto e do MBUX ainda mais simples e intuitivas. O Interior Assist operará sem contacto do utilizador e, além de funcionar durante a luz natural do dia, também funcionará em condições de completa escuridão.

 O sistema permitirá a adaptação dos conteúdos do ecrã assim que, por exemplo, uma mão se aproximar do ecrã tátil no tablier ou do touchpad na consola central. Os elementos individuais serão destacados de acordo com o menu atualmente ativo. Além disso, a evolução do sistema MBUX tem capacidade para distinguir entre as pretensões do condutor e as do passageiro, e desta forma reconhecer, por exemplo, o banco do ocupante para o qual a função de massagem deve ser ativada.

image

 Uma característica especial do Interior Assist corresponderá à função personalizada ‘favoritos’. Para aceder à função, o ocupante deve manter uma mão sobre a consola central com o dedo indicador e o dedo médio distanciados entre si em forma de V. Deste modo, qualquer comando que seja controlável através do MBUX poderá ser armazenado para uma maior facilidade de acesso. Um comando habitualmente armazenado como favorito é o ‘navegar até casa’. Como o sistema terá capacidade para reconhecer fiavelmente quem está a operá-lo, o condutor e o passageiro dianteiro poderão até atribuir diferentes favoritos à mesma posição da mão.

 Existirão funções que podem ser controladas intuitivamente sem necessidade de praticar os correspondentes gestos: no escuro, a luz de leitura poderá ser ligada e desligada, por exemplo, estendendo a mão no sentido do espelho retrovisor. Se o condutor inclinar o seu corpo para o lado do banco do passageiro dianteiro desocupado e em condições de escuridão, esta zona será automaticamente iluminada, o que facilitará a procura de quaisquer objetos que possam ter sido colocados no banco. Assim que a mão da pessoa for retirada desta área, a luz desliga novamente de forma automática.

image

Portanto, a tecnologia não para de evoluir, abrindo um cada vez maior mundo de possibilidades aos utilizadores da marca Mercedes-Benz. O futuro está rapidamente a transformar-se no presente e a Mercedes-Benz assume, definitivamente, parte dessa responsabilidade.