28/11/2024 15:00
A Daimler Truck assinalou o lançamento da produção do Mercedes-Benz eActros 600, camião elétrico de longo curso. O modelo é produzido na fábrica de Wörth (Alemanha). E alguns veículos de clientes serão registados antes do final de 2024. Saiba mais com a equipa de veículos comerciais pesados da Sociedade Comercial C. Santos.
O Mercedes-Benz eActros 600 será produzido na linha de montagem existente em Wörth da produção série A, em paralelo e de forma flexível ao lado dos camiões a diesel. O eActros 600 também recebe todos os componentes elétricos nesta área de produção. Todo o sistema é instalado no final da linha de montagem: a partir daí, o camião está pronto para ser conduzido e, por último, passa pelo processo de acabamento e inspeção final como todos os outros camiões.
O modelo é, portanto, o primeiro camião elétrico de Wörth cuja montagem ocorre numa única área de produção. A conversão das linhas de montagem, bem como a integração do eActros 600 na cadeia de produção, ocorreu de forma gradual. Os modelos anteriores de camiões elétricos eActros 300/400 e eEconic saem da sala de produção para a montagem dos componentes de acionamento elétrico para serem eletrificados no Future Truck Center em Wörth.
As fábricas da Daimler Truck em Mannheim, Kassel e Gaggenau também desempenham um papel importante na produção do eActros 600. Fornecem os componentes necessários para a propulsão elétrica, como o eixo elétrico, os componentes da transmissão e componentes de alta e baixa tensão no espaço de instalação do motor de combustão interna.
Camião Internacional do Ano 2025
O Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longa distância celebrou a sua estreia mundial no final de 2023. A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora — daí a designação do modelo 600 — e um novo eixo de tração elétrico particularmente eficiente desenvolvido internamente permitem o camião elétrico atingir uma autonomia de 500 km sem carregamento intermédio. Esta autonomia é conseguida em condições muito realistas e práticas, com uma massa bruta combinada de 40 toneladas, que também pode ser significativamente ultrapassada dependendo do estilo de condução e do percurso. O eActros 600 será capaz de percorrer bem mais de 1000 km por dia. O carregamento intermédio durante as pausas obrigatórias ao abrigo das normas dos tempos de condução e repouso dos motoristas torna isto possível. Para além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 permitirá também, posteriormente, o carregamento em megawatts.
O porta-estandarte elétrico já provou as suas capacidades várias vezes em condições reais: em testes por clientes e no âmbito do “eActros 600 European Testing Tour”, que consistiu numa viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de mais de 15 mil km de extensão através de um total de 22 países, com uma massa bruta combinada de 40 toneladas. Ao longo de todo o percurso, os dois camiões de longo curso foram carregados exclusivamente em pontos de carregamento públicos. Este teste foi o derradeiro fator para o Mercedes-Benz eActros ter conquistado o troféu de Camião Internacional do Ano 2025.
Os veículos construídos em produção em série durante os primeiros meses estão a ser utilizados principalmente como veículos de demonstração para vendas, pontos de serviço e concessionários próprios. Alguns veículos de clientes serão produzidos e registados antes do final de 2024.
“Camião fará diferença real”
Karin Rådström, CEO da Daimler Truck, destaca a importância do modelo para a marca e para toda a indústria. “O início da produção em série do nosso eActros 600 é mais uma prova da nossa ambição de transformar a indústria. Com uma autonomia de 500 quilómetros com uma única carga de bateria, o nosso eActros 600 dirige-se ao segmento de longo curso na Europa, responsável por dois terços das emissões de CO2 do transporte rodoviário pesado. O nosso camião de longo curso elétrico a bateria fará, portanto, uma diferença real”.