15/01/2024 15:11
A presença da Mercedes-Benz na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronic Show (CES) 2024, que decorreu de 9 a 12 de janeiro em Las Vegas, não se ficou pelo Centro de Convenções. A marca levou, também, à principal avenida daquela cidade norte-americana uma demonstração do processo de rotação total sobre o próprio eixo, “batizado” de G Turn.
A Mercedes-Benz apresentou na CES 2024 vários desenvolvimentos que definem a sua visão para a experiência do utilizador hiperpersonalizada do futuro – no automóvel e fora deste. Além do novo e integrado MBUX Virtual Assistant e do MBUX SOUND DRIVE (assim como a estreia na América do Norte do Concept CLA), a presença foi até às ruas de Las Vegas. E não foi uma artéria qualquer da cidade, mas antes a famosa Las Vegas Strip, troço de 6,7 km da Las Vegas Boulevard, onde se localizam a maioria dos famosos hotéis e casinos da cidade do Estado do Nevada.
Foi aí que a Mercedes-Benz efetuou uma demonstração com quatro unidades do concept do novo Classe G elétrico, que tem uma inovadora funcionalidade de rotação total sobre o próprio eixo, “batizada” de G Turn pelo construtor.
Esta função “G-Turn” permite veículo SUV girar 720 graus (ou seja, duas vezes 360 graus: duas rotações totais) sem sair do lugar. Essa função é facilitada pelos quatro motores elétricos e é acionada através de um botão no painel, semelhante aos bloqueios dos diferenciais, em conjunto com as palhetas no volante.
As duas rodas do lado esquerdo viram numa direção e as duas do lado direito na direção oposta. Este recurso pode ter utilidade em utilização todo-o-terreno, quando há exigências de curvas de 90 graus, dado que permite ao veículo girar sobre si próprio sem necessidade de espaço adicional (o diâmetro de viragem é igual ao comprimento da viatura), por ter uma lógica de movimento semelhante à dos tanques militares.
A Mercedes-Benz avisa que essa função é especificamente destinada para uso fora de estrada e não se destina a vias públicas. A tecnologia deve funcionar em pisos de terra ou de areia/gravilha e não no asfalto. Aliás, a manobra de demonstração na Las Vegas Strip, que foi realizada por profissionais e a via fechada com o apoio da polícia local, obrigou a uma preparação especial da estrada (por exemplo, foi molhada).
Icónico desde 1979
As origens do bem-sucedido modelo Classe G remontam a 1979. Durante mais de quatro décadas, o G incorporou o luxuoso veículo todo-o-terreno da Mercedes-Benz. A aparência exterior da lenda off-road da marca mudou apenas marginalmente durante todo o período. Mesmo na extensa reformulação de 2018, que trouxe consigo o maior salto tecnológico da história do modelo, a Mercedes-Benz operou apenas “retoques” no design típico deste icónico modelo. Há uma boa razão para isso: os componentes outrora puramente funcionais tornaram-se há muito tempo elementos de estilo icónicos. Estes incluem, por exemplo, o distintivo puxador da porta e o característico som de fecho, a robusta faixa de proteção exterior, a roda sobressalente exposta na porta traseira ou os atraentes indicadores de mudança de direção dianteiros.
O modelo vai receber várias alterações em breve. Além de melhorias aos motores a combustão e outras inovações mecânicas, estreará uma aerodinâmica profundamente melhorada, exigência que decorre, também, do facto do modelo passar a contar com uma variante 100% elétrica, a grande novidade deste restyling. Mais de 400 mil unidades e 45 anos depois, a tradição Mercedes-Benz Classe G está para durar.