Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

10/01/2024 16:26

Mercedes-Benz pioneira nas luzes para sinalizar condução autónoma nos EUA

A Mercedes-Benz recebeu a primeira aprovação do mundo para a utilização de iluminação exterior especial em veículos com condução automatizada. Esta autorização foi dada nos Estados Unidos, pelas autoridades da Califórnia e do Nevada. As luzes tornam o estado do sistema de condução automatizada claramente visível do exterior.

A Mercedes-Benz tornou-se o primeiro fabricante automóvel do mundo a receber autorização para implementar luzes de marcação especiais em veículos equipados com condução automatizada nos estados da Califórnia e do Nevada. A autorização para ensaiar veículos na Califórnia está inicialmente limitada a dois anos. A autorização do Nevada aplica-se aos veículos de produção em série da Mercedes-Benz de 2026 e permanecerá válida até que sejam introduzidas alterações legislativas.


Ambas as autorizações permitem à Mercedes-Benz obter informações importantes sobre a interação entre veículos automatizados e outros utentes da estrada. A inclusão de luzes de marcação está preparada para aumentar substancialmente a aceitação pública da condução automatizada e contribuir para a segurança rodoviária, uma vez que as luzes tornam o estado do sistema de condução automatizada claramente visível do exterior. Isto também permite que os agentes da autoridade rodoviária e da polícia identifiquem o estado do sistema e determinem se os condutores estão autorizados a realizar atividades secundárias durante a viagem condicionalmente automatizada. Concebidas de acordo com as práticas recomendadas pela norma SAE J3134, as luzes de marcação em azul-turquesa para a condução automatizada na Califórnia estão integradas nos faróis dianteiros e nos farolins traseiros, bem como nos dois espelhos retrovisores exteriores dos veículos de teste da Mercedes-Benz.

Primeiro caso de utilização: DRIVE PILOT

As luzes de marcação de condução automatizada serão inicialmente integradas em veículos de teste na Califórnia equipados com o DRIVE PILOT, que é o primeiro sistema SAE Nível 3 do mundo para condução condicionalmente automatizada com aprovação válida internacionalmente. O DRIVE PILOT recebeu a certificação em 2021, na Alemanha, e em 2023, nos Estados Unidos (Nevada e da Califórnia), onde cada estado exige uma certificação separada. Na Alemanha, o DRIVE PILOT já está disponível para encomenda desde 2022, enquanto nos Estados Unidos os primeiros veículos produzidos em série estrearam-se recentemente nas autoestradas da Califórnia e do Nevada.

Cor mais facilmente detetável

A cor azul-turquesa satisfaz dois critérios essenciais que contribuíram para a seleção. Primeiro, permite uma deteção fiável e rápida por outros utilizadores da via. E, segundo, diferencia-se da iluminação dos veículos e dos sinais de trânsito existentes, como os semáforos ou a iluminação de emergência. Consequentemente, a possibilidade de confusão com as cores de iluminação já existentes pode ser significativamente reduzida.


Além disso, de acordo com os resultados de numerosos estudos de teste, o azul-turquesa é a cor ideal para a condução automatizada. Tanto os fatores fisiológicos como os psicológicos atestam valores mais elevados na cor azul-turquesa em quase todas as áreas do que no caso de outras cores. O azul-turquesa é também descrito na prática recomendada pela norma SAE J3134 “ADS Luzes de Marcação” para ser utilizada para indicar a ativação de um sistema de condução automatizado. O desenvolvimento e a aprovação do novo conceito de iluminação envolveram esforços de colaboração de uma equipa interdisciplinar, incluindo engenheiros, gestores de conformidade, especialistas em proteção de dados e especialistas em ética.


Harmonização para mais segurança

A Mercedes-Benz está empenhada em padronizar a cor azul-turquesa como forma de indicar o estado de condução automatizada, promovendo a compreensão e aceitação global desta tecnologia. Até agora, não existe legislação geral nos Estados Unidos, na China ou na UN-ECE (Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa) para a utilização de luzes azul-turquesa em veículos de produção. A Califórnia e o Nevada deram o primeiro passo importante com as autorizações agora concedidas.


A Mercedes-Benz defende que uma futura regulamentação harmonizada a nível mundial para as luzes de marcação azul-turquesa para a condução automatizada constituirá a base para uma maior segurança de todos os utentes da estrada e para impulsionar mais inovações técnicas.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações