28/11/2024 15:04
O Mercedes-Benz Série 124 assinalou 40 anos de existência em novembro. Trata-se de um dos modelos mais bem-sucedidos de sempre da marca alemã e que inaugurou a designação Classe E.
Há 40 anos, inicia-se uma história de sucesso na Mercedes-Benz que se mantém até aos dias de hoje: em novembro de 1984, a marca revela os sedans da série 124. Apenas um mês depois, esta geração completamente redesenhada de veículos do segmento executivo. Os clientes e os especialistas do setor ficam cativados pelo seu design moderno e intemporal e pela sua engenharia inovadora.
A partir de 1993, a série 124 foi nomeada Classe E pela primeira vez. Após 13 anos de produção e mais de 2,2 milhões de unidades, a produção em série da série de modelos 124 termina em 1997. As berlinas, carrinhas (modelos T), coupés e cabriolets rapidamente se tornam clássicos modernos muito procurados. Versões raras alcançaram o estatuto de artigos de colecionador há anos.
A série de modelos 124 impressiona pela sua variedade, não só em termos de versões de carroçaria, mas também pela diversidade de motorizações. As opções de motores variavam desde versões base de quatro cilindros, como o Mercedes-Benz 200 e 200 D, até sedans de alto desempenho movidos por motores V8. O icónico 500 E, apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1990, apresenta um motor de oito cilindros que produz 326 cv: o desempenho de condução transforma a berlina num potente carro desportivo.
O E 60 AMG surge em 1993. Este é um dos primeiros veículos AMG que a Mercedes-Benz integra no seu portfólio oficial de produtos. Este é o ano em que a marca estabelece bases significativas para o futuro. Por exemplo, os veículos da classe executiva (segmento D) da marca são renomeados como Classe E (e a maioria dos segmentos passo, na Mercedes-Benz, a ter a sua Classe).
Há 40 anos que a série de modelos 124 estabelece normas técnicas no seu segmento com características distintivas, como painéis de chapa de aço de alta resistência e materiais redutores de peso. A segurança passiva excecional é demonstrada por colisões desafiantes. A aerodinâmica otimizada leva às melhores pontuações para os automóveis de passageiros Mercedes-Benz. Os sistemas inovadores que se estreiam na série de modelos 124 incluem o limpa-pára-brisas panorâmico, com aquele que é então o maior campo de limpeza do mundo, e a primeira geração do sistema de tração às quatro rodas 4MATIC.
Fornecimento fiável de peças de reposição Mercedes-Benz Classic
Desde peças de substituição mais vendidas, como a estrela Mercedes e componentes individuais recém-fabricados de acordo com especificações rigorosas do fabricante, até asas de lama que ainda estão disponíveis na produção original, as peças originais Mercedes-Benz Classic oferecem uma gama incomparável de peças peças sobressalentes e de desgaste para a série de modelos 124. Atualmente, estão disponíveis mais de 5800 peças sobressalentes para esta geração de veículos da classe média alta – incluindo mais de mil peças chamadas exclusivas utilizadas exclusivamente nesta série de modelos.
A entrega rápida e fiável de peças de substituição em todo o mundo é um dos serviços mais importantes prestados pela Mercedes-Benz Heritage aos proprietários de veículos Mercedes-Benz clássicos. As peças originais clássicas estão atualmente disponíveis para 57 séries históricas de modelos da marca. As peças que já não estão disponíveis são continuamente identificadas e reproduzidas. Um foco está nos componentes críticos para a segurança e relacionados com a condução. Atualmente, incluem um conta-rotações e um braço de controlo transversal para a série de modelos 124. A maioria das peças pode ser enviada aos clientes no prazo de 24 horas através da rede mundial de parceiros de vendas.
A Sociedade Comercial C. Santos comercializa todo o tipo de peças da marca. No caso de viaturas clássicas, pode fazer a encomenda atrás da Mercedes-Benz Classics. A equipa da empresa está ao dispor para esclarecer.