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21/02/2023 21:25

Nova eSprinter: a Mercedes-Benz eVan mais versátil e eficiente de sempre

A Mercedes-Benz Vans mantém-se fiel ao objetivo de eletrificar todas as séries da sua gama. A nova eSprinter insere-se nesta estratégia, impressionando desde logo pela superior eficiência, a grande autonomia e a acrescida capacidade de carga.

A Mercedes-Benz Vans continua apostada no alargamento da oferta de propostas que contribuam ativamente para uma mobilidade mais sustentável. Já em 2010, com a Vito E-CELL, a marca foi pioneira no mercado de comerciais ligeiros de zero emissões. E já anunciou que, a partir de meados desta década, a Mercedes-Benz Vans vai implementar a próxima fase da sua estratégia de eletrificação com a introdução da VAN.EA (MB Vans Electric Architecture – Plataforma dedicada para comerciais elétricos). Ou seja, a partir de 2025 todos os novos modelos serão integralmente elétricos.

Conceção modular para maior versatilidade

A nova eSprinter insere-se na perfeição nesta estratégia, vem com uma multiplicidade de inovações técnicas e baseia-se num novo conceito que consiste em três módulos. Estes permitem a maior liberdade possível no desenvolvimento e conceção de várias conversões e superestruturas que se adaptem na perfeição aos desejos e necessidades dos clientes. Assim, o módulo frontal, uma secção de conceção uniforme, inclui todos os componentes de alta tensão e pode ser combinado sem alterações com todas as variantes do veículo, independentemente da distância entre eixos e do tamanho da bateria. 

O módulo da bateria integrada de alta voltagem está localizado na parte inferior da carroçaria para poupar espaço, além disso, a localização da bateria entre os eixos resulta num centro de gravidade mais baixo, o que tem uma influência positiva na dinâmica e aumenta a segurança e a estabilidade. O terceiro pilar deste desenho modular é o módulo com o eixo traseiro acionado eletricamente. Seguindo o princípio da estratégia de peças comuns, este é utilizado em todas as variantes da nova eSprinter. O compacto e potente motor elétrico está também integrado no módulo traseiro.

Eficiência é a palavra de ordem 

Os principais componentes do eATS no novo eSprinter são: o motor eficiente e o inovador eixo traseiro elétrico, ambos utilizados pela primeira vez num comercial elétrico da Mercedes-Benz. O motor síncrono de íman permanente (PSM), que pesa apenas cerca de 130 quilos, caracteriza-se por uma eficiência particularmente elevada e uma gestão térmica otimizada. O motor está disponível em dois níveis de potência, com 100 (136 cv) ou 150 quilowatts (204 cv), e fornece um binário de até 400 Nm.

O eixo traseiro acionado eletricamente torna possível variantes de chassis de cabina, para além do clássico furgão de painel. Para o cliente, isto traz vantagens no que diz respeito a conversões e superestruturas, comprimentos de veículos (A2 e A3), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e cargas de reboque (até 2 toneladas). Isto torna a eSprinter atraente como veículo de base para numerosos sectores novos, bem como para conversores e fabricantes de carroçarias.

O alcance eléctrico, baseado numa simulação utilizando o ciclo WLTP, será de até 400 quilómetros. O alcance simulado com base no ciclo WLTP da cidade será de até 500 quilómetros. Estas gamas também tornam o veículo ideal para percursos mais longos.

Três opções de bateria e até 500 km de autonomia

Os clientes podem escolher entre três baterias diferentes para a nova Mercedes-Benz eSprinter: com uma capacidade utilizável que varia entre os 56, 81 ou 113 kWh. As autonomias estimadas podem chegar aos 400 km (ciclo WLTP) ou mesmo aos 500 km em circuito urbano (WLTP City).

As células de lítio/fosfato de ferro (LFP) permitem manter as variantes de bateria livres de cobalto e níquel, enquanto a gestão térmica ativa assegura a máxima eficiência.

Como todos os Mercedes-Benz eVans, a nova eSprinter é capaz de carregar tanto com corrente alternada (CA) como com corrente contínua (CC). O carregador de bordo tem uma potência máxima de 11 kW. O novo eSprinter pode ser carregado até 115 kW em estações de carga rápida. Para clientes onde cada minuto parado representa uma perda de receitas, carregar rapidamente pode significar conseguir passar dos 10% aos 80% da capacidade total em cerca de 28 minutos para a bateria de 56 kWh ou cerca de 42 minutos para a bateria de maior capacidade de 113 kWh, o tempo que leva a almoçar ou a descarregar a mercadoria transportada.

Robustez e sofisticação

Apesar de ser um robusto automóvel de trabalho, o eSprinter também impressiona em termos de digitalização e infoentretenimento: propondo a inovadora Experiência do Utilizador Mercedes-Benz (MBUX) com a última geração de software. Numerosas características e serviços tornam a vida quotidiana com um veículo elétrico ainda mais fácil para os clientes.

A navegação com “Inteligência Elétrica” garante a maior exatidão possível no planeamento: por exemplo, mostra a autonomia atual em tempo real, dependendo do tráfego e da topografia do percurso. Também calcula a melhor estratégia de carregamento para chegar ao destino o mais rapidamente possível ou para ter o estado de carga desejado (SoC) no destino. Outros destaques incluem o aumento do desempenho, amplas opções de personalização e otimizações do conhecido assistente com controlo por voz “Hey Mercedes”.

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