Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

Novo CLA Shooting Brake: estética apurada, funcionalidade perfeita!

06/03/2019 17:24

O novo CLA Shooting Brake desafia o conceito de “beleza”! Espelhando o idioma de design de “pureza sensual” da Mercedes-Benz, a que alia a versatilidade própria das quatro portas e um funcional quinto portão traseiro, a segunda geração SB do CLA junta o carácter familiar e o desportivo num único automóvel!

Depois do lançamento do novo CLA Coupé, a Mercedes-Benz revelou no Geneva International Motor Show a versão CLA Shooting Brake, que ficará disponível a partir de setembro. Com um atraente e elegante design de formas atléticas e ligeiramente musculadas e equipado com tecnologia digital inteligente, oferece mais espaço interior e na bagageira, adaptando-se às necessidades de utilizadores que não podem dispensar elevada habitabilidade e versatilidade num automóvel com referências premium.

Design: modelo desportivo com espaço para carga

A Mercedes-Benz apresentou a primeira geração do CLA Shooting Brake em 2015: um modelo de cinco portas, claramente um Coupé em termos de proporções mas com um significativo espaço de carga graças ao tejadilho, que apresenta uma continuidade até à secção traseira e à porta do compartimento de bagagens.

 Agora, em 2019, como na sua primeira geração, o novo CLA Shooting Brake é também um automóvel de design, que ao primeiro olhar é emocionalmente apelativo tendo em consideração as suas proporções: um longo capot, superfície vidrada reduzida com uma linha de tejadilho estilo coupé, ombros musculados sobre as cavas das rodas traseiras e uma traseira mais próxima do solo que claramente revela os genes de um modelo desportivo. O contorno das portas sem moldura é idêntico ao contorno dos próprios modelos Coupé até ao pilar B. A linha do tejadilho situa-se a uma altura consideravelmente superior, o que facilita a entrada dos passageiros do banco traseiro.

 A distintiva dianteira inclinada para a frente (“nariz de tubarão”) e o alongado capot com “power domes” atraentes dão forma a um visual dinâmico. A quantidade de linhas salientes foi reduzida, como por exemplo, a linha dos ombros que foi totalmente eliminada. As superfícies estão estruturadas com suaves curvaturas esculturais.

 Relativamente ao modelo antecessor, o novo CLA Shotting Break mede mais 48 milímetros de comprimento e 53 mm de largura, mas apresenta uma altura 2 mm inferior. Os faróis planos, o capot inclinado para baixo e a grelha do radiador em padrão diamante com estrela central marcam o típico visual de um desportivo Mercedes-Benz. Os estreitos farolins traseiros bipartidos e a chapa de matrícula instalada no para-choques são características típicas da traseira do GT, com uma transição nivelada entre o para-choques traseiro e a porta do compartimento de bagagens.

 O CLA Shooting Brake revela uma postura impressionante em estrada e apresenta um visual atlético a partir de qualquer ângulo. Com 871 mm, a abertura do compartimento de bagagens é significativamente mais larga do que a do modelo antecessor (635 mm). Além disso, a porta do compartimento de bagagens também pode ser aberta confortavelmente sem utilizar as mãos através das funções EASY-PACK e HANDS-FREE ACCESS.

 Habitáculo moderno e colorido

O interior é idêntico ao do Coupé. Ambos os CLAs oferecem uma arquitetura única do habitáculo, especialmente tendo em consideração o moderno painel de instrumentos: o ecrã amplo é completamente independente sem revestimento superior na estrutura principal em forma de asa do painel de instrumentos.

 A secção inferior do painel de instrumentos é visualmente separada da estrutura principal do painel de instrumentos através de um espaço que parece flutuar. A iluminação ambiente amplifica este efeito, oferecendo uma seleção de 64 cores, dez conjuntos de cores e vários efeitos em três zonas luminosas. As saídas de ventilação em forma de turbina, são aqui incorporadas e estimulam os sentidos mesmo sem a iluminação.

 O ambiente moderno, sofisticado e de elevada qualidade, oferece mais espaço aos passageiros do que o modelo antecessor, designadamente na zona dos ombros, cabeça e cotovelos. Graças ao MBUX – Mercedes-Benz User Experience – com assistentes inteligentes e reconhecimento de voz aperfeiçoado, o controlo do crescente número de funções está a tornar-se mais natural e fácil.

 No novo Shooting Brake a personalização foi particularmente destacada com as linhas de equipamento Progressive e AMG, bem como o aumento da vasta gama de apps e serviços que podem ser descarregados a partir do Mercedes me e acedidos através do MBUX.

Tal como o modelo antecessor, o novo CLA Shooting Brake será fabricado na fábrica de Kecskemét (Hungria) e será lançado no mercado em setembro de 2019.

 Aerodinâmica: a extensa simulação do escoamento do ar ajuda a reduzir o consumo de combustível

O novo modelo mantém um excelente coeficiente aerodinâmico de 0.26, naturalmente superior ao do Coupé (0.23), cuja traseira cónica origina inerentemente um menor escoamento do ar. Além da resistência aerodinâmica, o departamento de desenvolvimento também se concentrou no ruído do vento para garantir um bom nível de insonorização no habitáculo.

 Cadeia cinemática: eficiência e potência

O motor topo-de-gama no CLA Shooting Brake será o potente propulsor a gasolina de quatro cilindros do CLA 250 (165 kW/225 CV, 350 Nm), que fornece tração às rodas dianteiras através da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem 7G-DCT (consumo de combustível em ciclo combinado 6.5-6.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado 149 143 g/km). O motor de injeção direta de dois litros está equipado de série com um filtro de partículas de gasolina.

 Na altura do lançamento de mercado em setembro, estará disponível uma vasta gama de motores Diesel e a gasolina com caixa de velocidades manual ou caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, e ainda os sistemas de tração dianteira ou tração integral 4MATIC.