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Notícias

25/03/2024 11:47

Novo Mercedes-AMG GT Coupé aumenta leque de opções com GT 43

O novo Mercedes-AMG GT Coupé prepara-se para receber uma nova versão: a GT 43 Coupé. Fique atento para saber quando esta nova variante chega à Sociedade Comercial C. Santos.

A Mercedes-AMG estendeu a gama do novo AMG GT Coupé com a versão AMG GT 43 (que se junta ao Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ Coupé). A combinação de um motor de quatro cilindros relativamente leve no eixo dianteiro e de uma tração puramente traseira confere agilidade em curva ao novo modelo, com um comportamento extremamente dinâmico e um elevado prazer de condução.

O motor AMG 2.0 litros turbo debita 310 kW (422 cv) e produz um binário máximo de 500 Nm. A potência máxima é atingida às 6750 rpm e o binário máximo está disponível entre as 3250 e as 5000 rpm. O desempenho está à altura do seu estatuto: o AMG GT 43 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.


O turbocompressor assistido eletricamente é um equipamento especial adotado da tecnologia utilizada na Fórmula 1. Este sistema de sobrealimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a gama de rotação do motor. O novo AMG GT 43 proporciona uma experiência de condução ainda mais dinâmica e ao mesmo tempo uma maior eficiência. O turbocompressor assistido eletricamente é alimentado pelo sistema elétrico de bordo de 48 V, que também alimenta o motor de arranque/alternador. Este último permite acrescentar (num curto período) uma potência adicional de 10 kW (14 cv).

Resposta mais rápida com turbo assistido eletricamente

O princípio de funcionamento do turbocompressor assistido eletricamente é baseado na tecnologia utilizada pela equipa Mercedes-AMG Petronas F1. Um motor elétrico de cerca de quatro cm de diâmetro está integrado diretamente no veio do turbocompressor entre a turbina no lado de escape e o rotor compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, o motor elétrico aciona diretamente o veio do turbocompressor e desta forma acelera o rotor compressor antes de o caudal de gases de escape assumir o acionamento da forma convencional.


Isto permite melhorar significativamente a resposta em toda a gama de rotação do motor logo a partir do ralenti. O motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea às solicitações no pedal do acelerador, enquanto a experiência de condução geral é mais dinâmica. Adicionalmente, a eletrificação do turbocompressor permite um binário superior a baixas rotações do motor. Isto permite também aumentar a agilidade e melhorar a capacidade de aceleração a partir da condição de parado. Mesmo quando o condutor liberta o pedal do acelerador ou dos travões, a tecnologia do turbocompressor assistido eletricamente mantém a pressão de sobrealimentação. Isto assegura uma resposta direta contínua.

Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT de Multi-Clutch Transmission ou transmissão multi-embraiagem), uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente em aceleração e durante as variações de carga. O software elaborado e coordenado garante tempos de passagem de caixa curtos e reduções de caixa múltiplas e rápidas. Além disso, a função de duplo desembraiar nos programas de condução “Sport” e “Sport+” proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. A função RACE START também está equipada e assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado.


AMG Ride Control e eixo traseiro direcional em opção

A última geração do sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL está disponível como opção para o AMG GT 43. A unidade de controlo do chassis utiliza análise de dados – incluindo os sensores de aceleração e de trajetória das rodas – para adaptar a força de amortecimento de cada roda à situação em apenas alguns milissegundos. O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo “Sport+” a uma configuração particularmente confortável no modo “Comfort”. Além disso, a afinação da suspensão AMG RIDE CONTROL pode ser ajustada em três nível através de um botão específico, independentemente do programa de condução.


Se pretendido, o AMG GT 43 pode ser equipado com eixo traseiro direcional. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, portanto, um comportamento ágil e particularmente estável. O comportamento da direção do eixo dianteiro é mais direto, o que significa que o veículo pode ser direcionado mais facilmente nos limites físicos com menor esforço da direção.

22/03/2024 18:07

Mercedes-Benz VISION EQXX cumpre média de consumos de 7,4kWh/100 km

O Mercedes-Benz VISION EQXX, concept car 100% elétrico, continua a revelar a montra tecnológica que é e a apontar para a realidade próxima dos modelos da marca com propulsão elétrica. O exemplo mais recente é ter cumprido uma viagem de mais de 1000 km com consumos médios de 7,4kWh/100 km.

O modelo demonstrou no deserto do Médio Oriente que não existem obstáculos à eficiência energética. Num percurso desafiante que incluía ruas movimentadas de cidades e deserto aberto, o revolucionário veículo de teste apresentou um consumo de energia elétrica de 7,4 kWh/100 km. Isto equivale a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina. Com uma temperatura do ar ambiente de até 34 graus Celsius, o VISION EQXX quebrou o seu próprio registo máximo para uma margem considerável.

O local de partida da viagem na Península Arábica foi o Mercedes-Benz Center em Riade na Arábia Saudita. O destino foi o recém-inaugurado Mercedes-Benz Brand Center no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O percurso de 1010 km foi realizado num total de 14 horas e 42 minutos. Tendo partido de Riade pelas 4h15 com a bateria totalmente carregada, o VISION EQXX da Mercedes-Benz ainda tinha uma autonomia de 309 km quando chegou ao Dubai pelas 19h57. O percurso passou por áreas urbanas e suburbanas em Riade e no Dubai com trânsito intenso, e longos troços de autoestrada em deserto aberto.

Terceira viagem

O VISION EQXX provou por duas vezes a sua capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros com uma única carga da bateria (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone). O objetivo desta terceira viagem era maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto. De particular interesse no calor seco do deserto, que pode atingir os 34 graus Celsius, foi a gestão térmica avançada do veículo.

O sistema inteligente manteve a cadeia cinemática elétrica e o habitáculo frescos. O sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem com um impacto negativo mínimo na eficiência energética graças, em parte, à bomba de calor multifonte. Uma versão mais desenvolvida desta bomba de calor está integrada no Concept CLA apresentado no IAA Mobility 2023. Este conceito aproximado da versão de produção antecipa a família de modelos baseada na Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA) e beneficia de uma ampla transferência de tecnologia do VISION EQXX.

22/03/2024 17:56

Mercedes-Benz é a primeira marca automóvel a examinar um teste de colisão com raio X

A Mercedes-Benz é o primeiro construtor automóvel do mundo a examinar um teste de colisão com raio X. O projeto conjunto com a Fraunhofer-Society possibilita que todos os processos nas estruturas do veículo e nos manequins sejam visíveis pela primeira vez.

A sensação técnica começa com um grande estrondo. A 60 km/h, um dispositivo com uma barreira de colisão colide contra o Classe C limousine cor de laranja e atinge-o em cheio na lateral. Os testes de colisão são sempre um acontecimento especial – mesmo para os especialistas. Mas a parte realmente espetacular deste teste de colisão lateral está localizada numa estrutura no teto do pavilhão acima do veículo: um acelerador linear é utilizado como uma câmara de raio X. Em conjunto com o Fraunhofer-Institute for High-Speed Dynamics, o EMI (Ernst Mach Institute) em Freiburgo, a Mercedes-Benz realizou o primeiro teste de colisão do mundo com raio X num veículo real. A bordo estava o manequim SID II do lado esquerdo, virado para o impacto. Trata-se de um provete com anatomia feminina, especialmente concebido para ensaios de colisão lateral.

Esta demonstração de tecnologia (prova de conceito) nas instalações de investigação de colisões do EMI em Freiburg demonstrou que a tecnologia de raio X de alta velocidade pode ser utilizada na visualização de processos de deformação interna extremamente dinâmica. Desta forma, as deformações e os seus processos rigorosos anteriormente invisíveis tornaram-se transparentes. As inúmeras imagens de alta resolução permitem uma análise rigorosa.

Tecnologia de raio X ultracurto (até 1000 imagens de alta resolução por segundo)

Durante vários anos, a divisão de segurança dos modelos Mercedes-Benz tem investigado a utilização da tecnologia de raio X em testes de colisão, juntamente com os parceiros do EMI. O fator decisivo para o avanço foi a utilização de um acelerador linear com frequência de 1 kHz como fonte de radiação. O dispositivo é de longe muito mais poderoso do que os flashes de raio X anteriormente utilizados nos testes: a energia dos fotões do acelerador linear é de até nove mega eletrão-volt. Isto permite o rastreio de todos os materiais habitualmente utilizados na construção de veículos. A duração do impulso de raio X é de apenas alguns microssegundos. Isto torna possível registar processos de deformação durante o teste de colisão sem a desfocagem do movimento. O acelerador linear também gera um fluxo contínuo de impulsos de raio X. Isto significa que é possível produzir até 1000 imagens por segundo. Este valor representa cerca de 1000 vezes os procedimentos convencionais de raio X.

Durante um teste de colisão, os feixes incidem na carroçaria e em quaisquer manequins a partir de cima. Um detetor plano está localizado debaixo do veículo de teste. Serve como recetor de imagem digital no sistema de raio X: quando a radiação colide com o detetor é gerado um sinal elétrico. A intensidade deste sinal elétrico depende da intensidade com que a radiação foi previamente absorvida pelo veículo e pela estrutura do manequim. Isto influencia o valor cinzento que fica mais tarde visível – semelhante à inspeção por raio X das malas de bagagem num aeroporto ou às imagens deste tipo recolhidas por um médico.

Durante os milissegundos do tempo real do impacto, o sistema de raio X capta cerca de 100 imagens estáticas. Combinadas num vídeo, fornecem informações extremamente interessantes sobre o que acontece no interior dos componentes relevantes para a segurança e no corpo dos manequins durante uma colisão. Desta forma, é possível observar em pormenor como o tórax do manequim é pressionado e como um componente é deformado. A parte importante no caminho da investigação para a aplicação industrial é o facto de a colisão de raios X não afetar quaisquer outras ferramentas de análise. Mesmo as câmaras interiores no veículo de teste de colisão registam imagens sem qualquer perturbação.

Os especialistas do EMI elaboraram um conceito abrangente de proteção contra radiações para o teste de colisão com raio X. São utilizados dosímetros como monitores para assegurar que os funcionários não são expostos a radiação. A autoridade governamental competente aprovou o funcionamento da fábrica de acordo com os requisitos legais. As medidas de proteção física incluem uma parede de betão adicional de 40 centímetros de espessura em torno do edifício e uma porta de proteção que pesa cerca de 45 toneladas.

Testes de colisão desde 1959

O primeiro teste de colisão da história da Mercedes-Benz aconteceu a 10 de setembro de 1959, num espaço aberto junto à fábrica de Sindelfingen. Um veículo de teste foi conduzido para um embate frontal contra um obstáculo sólido. Este acontecimento abriu um novo capítulo na investigação de segurança na Mercedes-Benz, pois tornou possível estudar o comportamento dos veículos e dos ocupantes durante uma colisão em condições realistas, utilizando veículos de teste e manequins. Em conjunto com os analistas do departamento de investigação de acidentes da própria Mercedes-Benz, os testes de colisão formam a base para a filosofia de “Segurança na Vida Real”.

A Mercedes-Benz realiza atualmente até 900 testes de colisão por ano e cerca de 1700 “testes de trenó" no Centro de Tecnologia de Segurança de Veículos em Sindelfingen. Nesta simulação de acidente, um trenó de teste é acelerado e travado. Um objeto de teste (carroçaria ou conjunto de um veículo) é instalado no trenó e sujeito às forças que ocorrem durante uma colisão real de um veículo. Estes testes de trenó permitem realizar ensaios não destrutivos de componentes individuais, particularmente sistemas de retenção como os cintos de segurança.

E o primeiro teste de colisão público do mundo em dois veículos totalmente elétricos no outono de 2023 mostra que a segurança na Mercedes-Benz não é uma questão do tipo de cadeia cinemática. Os modelos EQA e EQS SUV colidem um contra o outro num cenário de acidente real a uma velocidade de 56 km/h e uma sobreposição de 50 por centro. O teste confirma o elevado nível de proteção dos ocupantes: o habitáculo e a bateria de alta tensão de ambos os veículos permanecem intactos como previsto, é possível abrir as portas e o sistema de alta tensão é desligado automaticamente.

22/03/2024 17:41

Mercedes me Eco Coach atinge 200 mil utilizadores

Mais de 200 mil pessoas já estão a utilizar a aplicação Mercedes me Eco Coach para melhorar o seu comportamento de condução. Como um instrutor pessoal digital, a aplicação oferece sugestões úteis e incentiva os condutores de veículos elétricos e híbridos plug-in a conduzirem os seus veículos de forma mais eficiente.

A aplicação também utiliza competições emocionantes para incentivar, de forma lúdica, um comportamento mais consciente em termos ambientais. Os utilizadores podem comparar o seu desempenho com o de outros e competir entre si. Cada desafio concluído com êxito é recompensado com pontos, que podem ser utilizados no programa de bónus integrado para promover projetos sustentáveis.

Desafios e recompensas

A aplicação Mercedes me Eco Coach há muito que oferece vários desafios para um comportamento de condução ambientalmente consciente. Recentemente foram adicionadas recompensas. As recompensas adicionais podem agora ser recolhidas em cada desafio. Por exemplo, irá receber a recompensa “Carregador” quando tiver carregado dez vezes o seu veículo elétrico ou veículo híbrido plug-in. As recompensas recebidas ficam visíveis na aplicação. Agora existem também várias recompensas para o Desafio Duplo, no qual os utilizadores podem competir diretamente um contra o outro. Isto não só incentiva a utilizar a aplicação mais frequentemente, como também aumenta a consciencialização ambiental dos utilizadores. A comunidade Eco Coach é desta forma motivada a melhorar individualmente. É despertada a ambição pessoal e tomado o caminho para um estilo de condução ecológico. A aplicação Eco Coach combina entretenimento com condução eficiente, criando deste modo uma maior consciencialização ambiental.

Inquéritos e comentários

A nova funcionalidade de inquéritos e comentários oferece aos utilizadores a oportunidade de desempenharem uma função importante no desenvolvimento da aplicação. Através de contribuições diretas e da partilha de diferentes perspetivas, os utilizadores contribuem ativamente para a melhoria da Eco Coach. A função de comentários pode ser utilizada para submeter sugestões específicas de implementação de funcionalidades na aplicação, criando uma base dinâmica e reativa para o desenvolvimento da aplicação.

22/03/2024 17:30

Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ alia performance e desempenho ambiental

Com o novo modelo Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ nas variantes limousine e station, a marca de modelos desportivos e de elevado desempenho de Affalterbach apresenta duas versões adicionais híbridas plug-in. Combinam o desempenho e a dinâmica de condução excecionais com uma longa autonomia elétrica.

A combinação do motor de seis cilindros de 3.0 litros de cilindrada com um motor elétrico síncrono de excitação permanente produz uma potência máxima combinada de 430 kW (585 cv) e um binário máximo combinado de 750 Nm. O desempenho é igualmente dinâmico: a aceleração dos 0 100 km/h é realizada em 3,8 segundos (limousine com RACE START, incluído no pack AMG DYNAMIC PLUS opcional, em que a potência máxima atinge 450 kW/612 CV). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h (limousine com o pack AMG Driver’s opcional). O automóvel pode ser conduzido em modo puramente elétrico até à velocidade de 140 km/h.

Para economizar espaço, o motor elétrico de 120 kW está integrado na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G. A elevada potência específica da cadeia cinemática híbrida é alcançada através da utilização de um motor síncrono de rotor interno com excitação permanente. O binário máximo do motor elétrico de 480 Nm está disponível logo a partir da primeira rotação e assegura uma elevada agilidade mesmo no arranque. A bateria de tração com 400 V tem uma capacidade de armazenamento de energia bruta de 28,6 kWh e está instalada na secção traseira debaixo do piso da bagageira. A energia líquida que pode ser utilizada diariamente é de 21,22 kWh, sendo, portanto, inferior dado que uma parte é sempre reservada para fornecer 3potência suplementar ao automóvel e desta forma permitir maior dinamismo. Refira-se que a bateria de alta tensão proporciona uma autonomia elétrica superior a 100 km.

O modelo está equipado com um carregador de bordo com uma potência de carregamento de 11 kW, que permite carregar o veículo com corrente alternada. Além disso, está disponível como opção um carregador rápido de corrente contínua de 60 kW. Este permite carregar a bateria de 10 até 80 % em cerca de 20 minutos. A potência de recuperação de energia pode atingir os 120 kW. No modo DAuto, o sistema seleciona automaticamente o nível de potência de recuperação em função da situação do trânsito. Se o condutor pretender influenciar a potência de recuperação, tem à sua disposição três níveis que pode selecionar utilizando os botões atrás do volante. No programa D-, o condutor pode conduzir com “um único pedal”: se retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo desacelera por ação exclusiva do motor elétrico, a tal ponto que os travões hidráulicos muitas vezes não serão necessários.

Eixo traseiro direcional de série e programas de condução

O eixo traseiro direcional de série combina estabilidade e agilidade. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, portanto, um comportamento ágil e particularmente estável. O ângulo de convergência é de 0,7 (rodas direcionadas para o mesmo lado) a 2,5 graus (rodas direcionadas para o lado oposto).

Desde eficiente a dinâmico: os programas de condução do AMG DYNAMIC SELECT foram adaptados precisamente à cadeia cinemática do híbrido plug-in. Ajustam parâmetros importantes como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento do chassis e do som. Além dos conhecidos programas de condução “Comfort”, “Sport”, Sport+”, “Smoothness” e “Individual”, foram adicionados dois programas de condução específicos do modelo híbrido no novo Mercedes-AMG 53 HYBRID 4MATIC+. “Electric” e “Battery Hold”.

Por predefinição, o modelo 53 eletrificado inicia a marcha silenciosamente no programa de condução “Electric” quando o motor elétrico está ligado. O símbolo “Ready” no painel de instrumentos sinaliza que o veículo está pronto a ser conduzido. No programa de condução “Electric”, o modelo é conduzido em modo puramente elétrico com o motor elétrico de 120 kW (163 cv) com uma autonomia superior a 100 km.

22/03/2024 09:50

Mercedes-AMG SL 63 S E PERFORMANCE já pode ser encomendado na Soc. Com. C. Santos

O Mercedes-AMG SL 63 S E PERFORMANCE já pode ser encomendado na Sociedade Comercial C. Santos. O SL mais potente de sempre tem cadeia cinemática híbrida plug-in com tecnologia oriunda da Fórmula 1 com potência e binário totais combinados de 816 cv e de 1420 Nm, respetivamente.

O novo roadster já está disponível, com preços a partir de 253 600 euros. Com a inovadora cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE e o vasto equipamento, o novo modelo topo de gama SL é uma das ofertas mais exclusivas do seu segmento de mercado.

O pack tecnológico inclui de série a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ e a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com amortecimento adaptável e controlo semiativo de estabilidade da carroçaria. O modelo está ainda equipado com sistema de travões compósitos cerâmicos de elevado desempenho da AMG, eixo traseiro direcional, o pack AMG DYNAMIC PLUS e os faróis com tecnologia DIGITAL LIGHT. O sistema de proteção PRE-SAFE e o Assistente Ativo de Estacionamento com câmara de marcha-atrás também são de série.

O motor V8 biturbo de 4,0 litros e o motor elétrico AMG no SL 63 S E PERFORMANCE produzem em conjunto uma potência total de 816 CV e um binário máximo de até 1420 Nm. Estas prestações fazem do novo SL o mais inovador e potente de sempre. A resposta imediata do motor elétrico, a rápida disponibilização de binário e a entrega linear de potência permitem uma experiência de condução impressionante. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e a velocidade máxima de 317 km/h realçam o desempenho de condução superior e dinâmico.

Até 20 pinturas disponíveis

Os clientes podem escolher entre cinco pinturas metalizadas. Estão ainda disponíveis 15 pinturas MANUFAKTUR que podem ser encomendadas como opção. As jantes em liga leve de 21 polegadas estão disponíveis em várias cores.

Os bancos desportivos AMG elétricos combinam um apoio lateral estável com o elevado conforto em viagens longas. Os bancos AMG Performance opcionais, com apoios de cabeça integrados, privilegiam ainda mais a dinâmica de condução. A vasta seleção de 16 revestimentos dos bancos reflete a gama de equipamentos, desde confortáveis aos orientados para a desportividade. A pele Nappa de duas cores está incluída, tal como o revestimento MANUFAKTUR em pele Nappa com acolchoamento em padrão diamante. Uma combinação de pele Nappa com microfibra MICROCUT e pesponto contrastante em amarelo ou vermelho realça o carácter desportivo do SL 63 S E PERFORMANCE.

Vastas opções de personalização

Os vários equipamentos opcionais permitem uma ampla variedade de personalização para satisfazer os diferentes requisitos dos clientes.

  • Pack Aerodinâmico AMG: Os componentes do pack aumentam a força aerodinâmica vertical descendente nos eixos dianteiro e traseiro. Inclui spoilers adicionais nas entradas de ar do para-choques dianteiro, spoilers adicionais nas saídas de ar laterais do para-choques traseiro e um difusor. Todos os elementos são pintados em preto brilhante.
  • Pack exterior AMG Carbono: Os componentes em fibra de carbono visível incluem, entre outros, a aplicação no difusor de ar dianteiro, o friso decorativo nos painéis de proteção das embaladeiras laterais e o difusor na secção traseira. Inclui ainda o revestimento das duplas ponteiras de escape em cromado preto e fixações dos espelhos retrovisores com visual em carbono. O revestimento dos guarda-lamas dianteiros bem como os frisos da linha de cintura nos vidros têm acabamento em preto brilhante.
  • Pack exterior AMG Cromado:  O pack contém elementos de design elegantes em cromado brilhante, incluindo o friso de revestimento no para-choques dianteiro e a aplicação no para-choques traseiro.
  • Pack Night AMG:  Os seguintes componentes da carroçaria têm acabamento em preto brilhante: o repartidor dianteiro, o friso inferior do para-choques dianteiro, o elemento de revestimento nos guarda-lamas dianteiros, as capas dos espelhos, o elemento de revestimento nos painéis de proteção das embaladeiras laterais e a aplicação no para-choques traseiro. Os revestimentos da dupla ponteira de escape têm acabamento cromado preto.
  • Pack Night AMG II:  Inclui elementos em cromado preto como as aletas verticais da grelha do radiador, as designações do modelo e a estrela Mercedes na secção traseira.
  • Pintura MANUFAKTUR magno
  • Bancos AMG Performance
  • Capota de lona MANUFAKTUR em azul-escuro
  • Sistema de som surround Burmester High-End 3D
  • Faróis e farolins traseiros escurecidos

20/03/2024 15:07

Mercedes-Benz Classe C de 1995 “desafia” deserto no Maroc Challenge com “cores” da Soc. Com. C. Santos


O Maroc Challenge, prova de todo-o-terreno que recria o Dakar dos anos 1970, tem nova edição já de 22 a 30 de março e entre o pelotão à partida estará um Mercedes-Benz Classe C200 de 1995 pilotado por Fernando Ventura, vendedor da Sociedade Comercial C. Santos, que leva as “cores” da empresa até ao deserto marroquino.

O Mercedes-Benz Classe C200 que Fernando Ventura (com Paulo Cunha, cliente da Sociedade Comercial C. Santos, como navegador) procurará levar até ao final da 21ª edição do Maroc Challenge integra a equipa Penafiel Racing Fest, que leva um total de nove equipas com pilotos oriundos de vários pontos de Portugal. O desafio é difícil e o objetivo é desfrutar. “O objetivo é conseguirmos chegar ao fim da prova. Qualquer que seja o desempenho, acreditamos que será uma aventura inesquecível para apaixonados por automóveis e viagens como nós”, explica Fernando Ventura.


“Neste caso, temos, além disso, o atrativo adicional da prova ter uma vertente solidária, dado que levamos algum material escolar para distribuir pelas crianças e jovens das localidades por onde o evento passa”, acrescenta este profissional da Sociedade Comercial C. Santos.


Modelo quase inalterado

O piloto amador confia na mecânica simples, mas fiável do Mercedes-Benz Classe C (W 202) que conduzirá de Paços de Ferreira, onde mora, até Marrocos, onde pretende chegar ao fim da prova. O modelo de 1995 foi alvo apenas de alterações na preparação para o Maroc Challenge, tais como a proteção do cárter, os pneus e a suspensão.


As demais características do modelo de tração traseira mantêm-se como quando o modelo saiu de fábrica há quase 30 anos. Debaixo do capô, está um motor de quatro cilindros em linha com 1998 cc e 136 cv de potência. Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, este propulsor era, à saída de fábrica, capaz de levar o W202 aos 100 km/h em 11 segundos e a uma velocidade máxima de 203 km/h. Em Marrocos, o objetivo da equipa será chegar longe e não necessariamente rápido.


Seis etapas cronometradas

O Maroc Challenge Spring Edition 2024 decorrerá de 22 a 30 de março e conta com quase 170 equipas inscritas com nove nacionalidades europeias diferentes: o maior contingente é espanhol, mas Portugal é, a par de Itália, o segundo país mais representado.

Esta edição da competição apresenta novidades importantes ao nível do itinerário, que se está mais a sul no território marroquino do que antes. O Maroc Challenge conta com seis etapas cronometradas de 24 a 29 de março, a que se juntam alguns troços de ligação. A principal etapa de ligação leva a caravana da cidade portuária de Nador até Errachidia. Será nesta localidade do sudeste de Marrocos que acontecerá a partida oficial. Errachidia-Zagora, Zagora-Tata, Tata-Mhamid, Mhamid-Erfoud, Erfoud-Erfoud e Erfoud-Merzouga são os troços cronometrados.


Equipa com vários parceiros

Além da Sociedade Comercial C. Santos, o Mercedes-Benz C200 de Fernando Ventura terá na decoração a imagem de várias marcas que apoiam o piloto amador em outras provas em que este participa ao longo do ano. A. Cunha (têxteis-lar), Ágil (publicidade), Britoli (construção civil), Casa Barros (materiais de construção), Casa das Carnes (talhos), Miguel Veríssimo & Filhos (mobiliário), N+ Arquitetura e Engenharia (projetos), Nvending (equipamentos de vending) e Rico Preço (supermercados) são as empresas parceiras da equipa liderada por Fernando Ventura.

20/03/2024 10:09

Mercedes-Benz lança sistema de carregamento flexível para elétricos e híbridos plug-in

A Mercedes-Benz lançou um sistema de carregamento flexível. Esta wallbox “portátil” oferece potências de até 22 kW, tem adaptadores de deteção automática de diferentes fontes de alimentação e permite monitorização através do smartphone.

Em casa, no trabalho ou em férias. Espaços interiores ou exteriores: como uma “wallbox portátil”, o Sistema de Carregamento Flexível Profissional da Mercedes-Benz é a solução de carregamento integrada perfeita para todas as situações de veículos elétricos ou híbridos. Permite carregar de forma simples e confortável – com uma potência de carregamento de até 22 kW, em função da disponibilidade da instalação elétrica do edifício, do equipamento do veículo e do adaptador (o ajuste é automático).

Os vários adaptadores incluídos no produto permitem ligar o veículo a quase todos os tipos de tomadas elétricas europeias e a postos de carregamento públicos com um único cabo de carregamento. O Sistema de Carregamento Flexível Profissional da Mercedes-Benz está disponível nos países da UE, bem como no Reino Unido e na Suíça. Está prevista a disponibilidade noutros países numa data futura. O Sistema de Carregamento Flexível Profissional (fornecido num estojo) pesa cerca de cinco kg e é fácil e cómodo de transportar.

Tal como todas as soluções de acessórios da Mercedes-Benz, o Sistema de Carregamento Flexível Profissional foi concebido para fornecer a máxima segurança: esta é assegurada, entre outros, através da deteção de corrente de fuga e um sensor de temperatura. Além disso, é à prova de fugas, impermeável e protegido de acordo com a norma IP67, mesmo durante uma breve submersão.

Controlo remoto

No entanto, as possibilidades de aplicação flexíveis não se limitam apenas aos locais de carregamento – o Sistema de Carregamento Flexível Profissional é compatível com todos os veículos elétricos ou híbridos plug-in equipados com uma ficha de tipo 2; para poder carregar com a potência máxima, é necessário instalar no veículo um carregador de bordo (código 84B) que possa carregar com uma potência de até 22 kW. Acrescente-se que a interface permite a utilização livre da rede WLAN e desta forma também as atualizações remotas sem qualquer problema na rede de comunicação do próprio cliente. O início e o fim do processo de carregamento podem ser confortavelmente controlados remotamente através da função de arranque/paragem remota.

A nova aplicação de smartphone Mercedes-Benz Charger oferece uma vantagem especial ao cliente. Todos os processos de carregamento podem ser operados confortavelmente através da aplicação de smartphone: as definições de carregamento podem ser definidas e guardadas previamente. Por exemplo, podem ser definidos objetivos energéticos, ajustados os custos energéticos ou encontradas atualizações. Além disso, todos os processos de carregamento são guardados, documentados em pormenor e apresentados no histórico de carregamento. O painel de controlo permite visualizar a condição de carregamento em tempo real. Informações importantes como a potência atual, o tempo de carregamento, a energia fornecida e a energia de carregamento podem ser consultadas no estado atual a qualquer momento. Todas as informações podem ser apresentadas graficamente e exportadas para o smartphone em qualquer momento.

Contacte a Sociedade Comercial C. Santos para obter mais informações.

18/03/2024 17:09

Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ “AMG Limited Edition” já pode ser encomendado

A edição limitada especial “AMG Limited Edition” do Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ já pode ser encomendada na Sociedade Comercial C. Santos. Destaca-se pela pintura exclusiva AMG “green hell magno” e pelas jantes forjadas com raios cruzados de 19 polegadas exclusivas.

O Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ “AMG Limited Edition” já pode ser encomendado na Sociedade Comercial C. Santos, com as primeiras unidades a chegarem em abril e as encomendas abertas até ao fim de 2024. O “AMG Limited Edition” tem um custo de 14 800 euros adicionais aos 91 250 euros (acrescidos despesas de legalização) do Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+.


A pintura exclusiva em “AMG green hell magno” é particularmente atraente. Esta cor de pintura não estava disponível anteriormente para este modelo compacto. A versão integra ainda o logótipo AMG e uma inscrição de “A 45 S” em grandes dimensões nas portas. A versão “Limited Edition” é lançada com jantes forjadas AMG de 19 polegadas de raios cruzados e acabamento em preto mate, que estão reservadas para esta edição especial.

O amarelo como cor contrastante acentua as extremidades superiores dos raios. Para combinar com a cor das jantes, as pinças dos travões do sistema de travagem de elevado desempenho AMG são pintadas na cor preto brilhante e integram um logótipo AMG branco. Os detalhes requintados incluem a exclusiva tampa do depósito de combustível com o logótipo AMG e o projetor de luz nos alojamentos dos espelhos retrovisores exteriores: ilumina a estrada com a insígnia AMG ao entrar e sair do veículo.


O interior da versão “AMG Limited Edition” também apresenta um visual distintivo: os bancos desportivos AMG são revestidos com uma combinação de pele ARTICO e microfibra MICROCUT em preto. O pesponto decorativo em amarelo nos bancos, nos painéis das portas e no painel de instrumentos confere um contraste atrativo ao interior. Isto também se aplica à inscrição bordada “A 45 S” nos apoios de cabeça dianteiros.


O volante desportivo AMG em pele/microfibra MICROCUT com pesponto decorativo em amarelo, bem como os elementos de revestimento em alumínio com padrão AMG e inscrição AMG amarela, acrescentam mais pormenores de grande qualidade ao interior. Os painéis de revestimento AMG das embaladeiras das portas demonstram também a elevada atenção ao detalhe. Integram um design com padrão AMG em preto e iluminação do logótipo AMG na cor amarelo. Os tapetes AMG com inscrição “45 S” e o pesponto decorativo em amarelo completam os aperfeiçoamentos do interior.

Três packs adicionais

O Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+  “AMG Limited Edition” pode, em opção, ser ainda mais aprimorado com três packs de equipamento: Pack Night AMG, Pack Night AMG II e O Pack Aerodinâmico AMG.

O Pack Night AMG tem elementos de design exterior em preto e preto brilhante que realçam o carácter expressivo do modelo. Estes elementos incluem o difusor dianteiro, as capas dos retrovisores exteriores e os frisos da linha de cintura. Os vidros escurecidos e térmicos desde o pilar B completam este pack.

O Pack Night AMG II inclui vários detalhes que conferem também um visual mais atraente ao modelo. Estes incluem a grelha frontal AMG com as lamelas verticais, bem como bagdge do modelo na traseira e laterais, pára-choques dianteiro e logo Mercedes-Benz na porta da bagageira e nos manípulos das portas em preto.

Por fim, o Pack Aerodinâmico AMG foi desenvolvido no túnel de vento para melhorar o comportamento em altas velocidades e fornece a base para um prazer de condução ainda maior. As partes destacáveis da carroceria aumentam a força descendente. O spoiler traseiro fixo AMG demonstra um claro compromisso com um desempenho intransigente.

Motor impressionante

A versão A 45 S 4MATIC+ está equipada com um potente motor de 421 cv. O modelo desportivo compacto acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 270 km/h. Além das elevadas prestações, o motor AMG turbo de 2.0 litros e quatro cilindros impressiona com a sua resposta espontânea.


O sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL contribui significativamente para a experiência de condução dinâmica: a diferencial do eixo traseiro integra duas embraiagens multidisco controladas eletronicamente. Cada uma está ligada a um do semieixo no eixo traseiro. Este conceito significa que a força de tração não só é distribuída variavelmente entre os eixos dianteiro e traseiro, mas também seletivamente entre as rodas traseiras esquerda e direita.

15/03/2024 16:23

Mercedes-AMG ONE português já foi entregue através da Soc. Com. C. Santos

A única unidade a vir para Portugal do Mercedes-AMG ONE, hiperdesportivo de mais de três milhões de euros do qual serão produzidas apenas 275 unidades para todo o mundo, já foi entregue. A encomenda deste primeiro exemplar no país foi da responsabilidade da Sociedade Comercial C. Santos.

O único Mercedes-AMG ONE já entregue em Portugal (a um cliente que quis manter o anonimato) chegou agora, mas o processo de encomenda, através da Sociedade Comercial C. Santos, deste hipercarro de mais de três milhões de euros, decorreu em 2017, ao longo de vários meses. Foi um processo de seleção que deu ao cliente a oportunidade de comprar um automóvel tão único, do qual serão produzidos somente 275 exemplares, todos identificados com a inscrição 1/275.


Ao longo do processo, acompanhado por Rui Sampaio, vendedor da Sociedade Comercial C. Santos, o cliente passou por várias etapas até poder firmar o contrato de encomenda. Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção (ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente).

Foram largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar. A configuração final da unidade decorreria em Munique (Alemanha), no fim de 2018.


As características técnicas únicas do Mercedes-AMG ONE fizeram com que os prazos de arranque de produção se prolongassem e foi só no início de 2023, mais de cinco anos após o anúncio oficial no Salão Automóvel de Frankfurt, que a primeira unidade saiu da linha de montagem. Dado o carácter artesanal deste autêntico Fórmula 1 de estrada, os restantes exemplares têm sido entregues de forma espaçada, com a unidade entregue ao cliente português da Sociedade Comercial C. Santos a chegar agora.

Passados cerca de sete anos, e com Mercedes-AMG ONE entregue, Rui Sampaio continua a falar do modelo com a mesma paixão do mesmo dia. “A Sociedade Comercial C. Santos ser o único concessionário português a comercializar um automóvel raro como o Mercedes-AMG ONE é motivo de natural orgulho e é mais um modelo que fica na história de uma empresa com muitos momentos marcantes”, começa por referir.


Este profissional salienta que este sucesso da empresa surge da “ligação e dos laços especiais” criados com os clientes e a sua integração no espírito da empresa. “Foi esta nossa postura de proximidade que permitiu, indiretamente, que este cliente tivesse a oportunidade de adquirir um automóvel tão especial como este”, conclui Rui Sampaio, que está na Sociedade Comercial C. Santos desde 2007 e desde então já esteve na venda de milhares de automóveis, mas poucos tão especiais como este.


“Fórmula 1” de estrada

O Mercedes-AMG ONE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 8,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 198 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 32 kWh/100 km) é, de facto, um modelo único e que replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para homologação para circular em estradas públicas.

Com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, a cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Reino Unido), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry (também no Reino Unido).


Este hiperdesportivo produz uma potência total de 1063 cv (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de quatro discos. O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 cv às 9000 rpm, mas tem o seu limitador apenas às 11 000 rpm. Os quatro motores elétricos somam 450 kW (611 cv). Um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro.

Com esta unidade motriz, o Mercedes-AMG ONE atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 352 km/h. Com uma aceleração 0-100 km/h em 2,9 segundos, 0-200 km/h em 7 segundos ou 0-300 km/h em 15,6 segundos, este “monstro” redefine a ideia de condução e o desempenho total de todos os seus motores operam tal como na Fórmula 1. Nunca houve nada parecido.

Estratégias inteligentes de funcionamento

O Mercedes-AMG ONE é um modelo carregado de tecnologia, toda virada para o desempenho. Em termos gerais, a cadeia cinemática híbrida plug-in (autonomia elétrica de até 18 km) de elevado desempenho oferece várias estratégias inteligentes de funcionamento que são idealmente adaptadas a diferentes situações de aplicação.

Os modos de condução variam desde um funcionamento puramente elétrico a um modo de elevada dinâmica (estratégia 2), que corresponde a uma configuração utilizada nas sessões de qualificação da Fórmula 1 para os melhores tempos por volta possíveis. Apesar da elevada complexidade do sistema, o condutor terá sempre à sua disposição a melhor combinação de desempenho e eficiência - em função dos requisitos do momento.

12/03/2024 18:24

Novos Mercedes-Benz Vito, eVito, Classe V e EQV já em encomenda na Soc. Com. C. Santos

A nova gama média da Mercedes-Benz Vans já pode ser encomendada na Sociedade Comercial C. Santos. Os novos EQV, Classe V e Classe V Marco Polo estão ainda mais luxuosos e eVito e Vito têm o carácter premium destacado. As primeiras unidades chegam em abril.

A Mercedes-Benz Vans torna as suas gamas de média dimensão ainda mais atrativas para o uso privado e profissional. Isso é possível com o novo design exterior e interior, bem como com mais conforto, segurança e funcionalidade, especialmente graças a redes digitais inteligentes.

Classe V com grelha distinta consoante nível de equipamento

A nova frente do Classe V e do EQV combina a tradição e a modernidade. A grelha clássica cromada do Classe V é complementada com o elemento vanguardista com painel preto no EQV. Os faróis, a nova grelha do radiador, com uma moldura cromada, e a placa de matrícula, assentam numa grande superfície preta de elevado brilho.

A grelha do radiador é projetada de forma diferente, dependendo do modelo e do equipamento. A grelha do novo EQV exibe uma aparência de profundidade tridimensional, com a estrela central. O novo Classe V STYLE têm uma grelha do radiador com um padrão estrelado, duas barras com inserções cromadas e a estrela central.

No Classe V AVANTGARDE e no Classe V, com o Pacote AMG, o padrão de estrelas tem um visual cromado brilhante. O posicionamento topo de gama do Classe V EXCLUSIVE apresenta-se ainda mais definidor de estatuto, com cinco barras duplas cromadas. A estrela da Mercedes sobressai na vertical, no capot. O novo Classe V sublinha assim, mais do que nunca, o seu estatuto do Mercedes-Benz dos monovolumes.

No Classe V EXCLUSIVE, no Classe V com o Pacote AMG e no EQV com a Linha AVANTGARDE, a moldura cromada da grelha é iluminada, através de feixes de luz com módulos LED. Durante a condução, a silhueta iluminada da grelha e as luzes de condução diurna garantem uma silhueta inconfundível.

Dependendo do nível de equipamento, o novo pára-choques dianteiro está disponível com frisos em preto brilhante e com uma faixa cromada. A linha AMG tem um pára-choques mais desportivo, com canais de ventilação típicos da AMG.

Para além das luzes traseiras escurecidas, o óculo traseiro em forma dinâmica, garante um aspeto mais elegante na traseira. Um novo elemento cromado, com a inscrição Mercedes-Benz, brilha na extremidade inferior. A extremidade superior da traseira é formada por um spoiler com uma nova luz de travão LED. O design desportivo é completado pelo pára-choques. O Classe V, com o Pacote AMG, também tem um pára-choques traseiro com proteção cromada do plano de carga.

Vito e eVito com design mais modernos

Com a nova grelha do radiador e com os novos pára-choques dianteiros, o Vito e o eVito estão mais modernos, potentes e dinâmicos. A grelha do radiador tem três barras com um aspeto de profundidade tridimensional, com a estrela ao centro. Atrás dela, está uma rede desportiva em diamante preto. A rede do eVito é fechada na parte de trás. Os pára-choques, com grandes entradas de ar laterais, realçam a largura do veículo. A superfície granulada é resistente e realça a robustez. Para uma aparência mais exclusiva, as barras da grelha do radiador podem ser cromadas e os pára-choques e peças adicionais pintados na cor da carroçaria.

O novo design interior do Vito e do eVito caracteriza-se pela digitalização. O cockpit integra um painel de instrumentos redesenhado, com um ecrã central de 10,25 polegadas de alta resolução e de funcionamento intuitivo. O ecrã central no eVito também tem o “Menu Elétrico”, para operar menus e configurações específicas do veículo elétrico: por exemplo, ativar a pré-climatização e ajustar as definições de carregamento. O painel de instrumentos integra um ecrã a cores de 5,5 polegadas, localizado entre o velocímetro e o conta-rotações ou medidor de potência, no caso do eVito.

Entre outras novas características tecnológicas dos modelos estão a nova geração do volante, com reconhecimento capacitivo hands-off, que integra uma superfície que deteta se as mãos do condutor estão no volante. Outras novas características de conforto são a função de arranque sem chave KEYLESS, que permite ligar o motor com o toque de um botão, e o travão de estacionamento elétrico, que agora também se encontra nas unidades com transmissão automática.

Elétricos com duas capacidades de bateria

Os clientes que adquiram os modelos totalmente elétricos EQV e eVito Tourer, poderão optar entre duas capacidades de bateria (90 e 60 kWh). A motorização tem uma potência máxima de 150 kW (204 cv) e uma potência contínua de 70 kW (95 cv).

O EQV apresenta uma autonomia elétrica combinada WLTP de até 358 km, o eVito Tourer até 357 km e o eVito Furgão até 309 km, graças a uma travagem regenerativa eficiente e à gestão térmica otimizada, que possibilita ainda mais eficiência. Todos os modelos elétricos podem ser carregados com corrente alternada (CA) em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW. Também podem carregar com corrente contínua (CC) em estações de carregamento rápido, com até 110 kW (EQV, eVito Tourer) ou 80 kW (eVito Furgão).

Diesel com até cinco níveis de potência

O comprovado e eficiente motor diesel OM654 está disponível para os Classe V, Classe V Marco Polo e Vito. No Marco Polo Classe V e Classe V, o motor pode ser selecionado em três níveis de potência: 120 kW (163 cv), 140 kW (190 cv) e 174 kW (237 cv). No Vito está disponível em cinco níveis de potência: 75 kW (102 cv; apenas N1), 100 KW (136 cv), 120 kW (163 cv), 140 kW (190 cv) e 174 kW (237 cv, apenas M1).

A transmissão automática 9G-TRONIC, e uma seleção de diferentes sistemas de suspensão e modos de condução, garantem que todos os modelos disponibilizem comportamentos de condução ágeis e confortáveis. As variantes com motorização de combustão interna estão disponíveis com tração traseira de série e com tração integral opcional. Os modelos elétricos têm tração dianteira.


Preços desde 35 228 euros

Os novos Mercedes-Benz EQV, Classe V, Classe V Marco Polo, eVito e Vito já podem ser configurados e encomendados na Sociedade Comercial C. Santos e as primeiras unidades têm chegada prevista para abril.

O alinhamento de preços é o seguinte:

- Vito Furgão BASE a partir de 35 228 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

- Vito Mixto BASE a partir de 39 848 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

- Vito Tourer BASE a partir de 52 682 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

- eVito Furgão a partir de 53 918 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

- eVito Tourer a partir de 67 838 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

- Classe V STYLE a partir de 63 600 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

- EQV a partir de 73 597 euros (preço indicativo em Portugal, sem IVA)

12/03/2024 11:33

Mercedes-Benz convida senhoras a conduzirem pelo Douro em maio

A edição 2024 do She’s Mercedes Off Road Experience vai manter a tradição e mudar de palco e de cenário. Nos próximos dias 17 a 19 de maio, o Douro será o cenário de condução de Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC por senhoras. As inscrições já abriram. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

O Vila Galé Douro Vineyards será o “quartel-general” da oitava edição do She’s Mercedes Off Road Experience, uma organização da Mercedes-Benz Portugal e do Clube Escape Livre. Após terem percorrido os caminhos da Serra d’Ossa e conhecido a planície alentejana, as participantes do She’s Mercedes Off Road Experience, evento dedicado às mulheres que conduzem modelos da casa alemã com tecnologia 4MATIC, vão subir até ao Douro.

O programa do She’s Mercedes Off Road Experience vai voltar a surpreender e as inscrições, já disponíveis nos concessionários Mercedes-Benz e Clube Escape Livre, vão esgotar rapidamente como tem sido tradição. Contacte já a Sociedade Comercial C. Santos para obter mais informações.

Automóvel… navio e comboio

Será na magnífica região esculpida entre socalcos e as curvas do Rio Douro que a beleza feminina vai abrilhantar, uma vez mais, este evento da Mercedes-Benz e do Clube Escape Livre. O primeiro dia está reservado para a receção de todas as participantes no Vila Galé Douro Vineyards com visita à Adega de Val Moreira. O segundo dia reserva muita adrenalina com um percurso fora de estrada até Armamar para a visita ao Museu da Mulher Duriense. Segue-se para a Murganheira, com visita obrigatória às famosas caves.

A caravana do She’s Mercedes Off Road Experience passa depois pela Torre da Ucanha antes do almoço no Paraíso d’Ouro em Lamego, com uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro. Um novo percurso todo-o-terreno vai colocar à prova a destreza das senhoras e as qualidades do sistema de tração integral 4MATIC, e leva a caravana de regresso ao hotel, com mais uma paragem para visita ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica em Lazarim. O dia termina com o jantar que será precedido pela habitual entrega de prémios e troféus SPAL com a animação que esta caravana de mulheres Mercedes-Benz sempre oferece.

A maior novidade deste She’s Mercedes Off Road Experience está reservada para o último dia do evento. A caravana encaminhar-se-á para o Pinhão onde tem lugar o embarque para um passeio no Douro com almoço a bordo. A viagem, a cargo da Barca d’Ouro, termina no Pocinho para cumprir o regresso ao Pinhão em comboio.

11/03/2024 18:10

Mercedes-Benz Group com resultados financeiros sólidos em 2023

A Mercedes-Benz Group AG alcançou resultados financeiros sólidos em 2023. A atenção redobrada em veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, combinada com um controlo apertado dos custos, resultou num EBIT do grupo de 19,7 mil milhões de euros (20,5 mil milhões de euros em 2022) e em receitas de 153,2 mil milhões de euros (conta 150 mil milhões de euros um ano antes).

Em 2023, a Mercedes-Benz Cars obteve um retorno de vendas ajustado de 12,6%, a Mercedes-Benz Vans um retorno de vendas ajustado de 15,1% e a Mercedes-Benz Mobility um retorno de capital ajustado de 12,3%, num ambiente difícil marcado pelos constrangimentos na cadeia de fornecimento bem como pela volatilidade geopolítica e macroeconómica.  

O grupo registou, em 2023, uma forte subida do fluxo de caixa livre da atividade industrial de 39% para 11,3 mil milhões de euros (8,1 mil milhões em 2022) e aumento da liquidez industrial líquida de 19% para €31,7 mil milhões (26,6 mil milhões um ano antes).

As vendas das divisões Mercedes-Benz Cars e Vans subiram 1,5% para 2 491 800 veículos. As vendas de veículos 100% elétricos cresceram 61% para as 240 700 unidades (149 200 em 2022) e as vendas de eVans subiram 51% para as 22 700 unidades (15 mil no ano anterior).

Foi proposto um dividendo de 5,3 euros por ação (contra 5,2 euros em 2022). O grupo tem implementou, entretanto, uma nova política de recompra de ações, no montante de até três mil milhões de euros.

Previsões de manutenção de receitas este ano

O grupo Mercedes-Benz prevê para 2024 manter as receitas ao nível do ano passado (ligeiramente abaixo de 2022) , fluxo de caixa da atividade industrial ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars previsto num intervalo de 10 a 12%, retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans num intervalo de 12 a 14% e retorno de capital ajustado da Mercedes-Benz Mobility previsto num intervalo de 10 a 12%

Em termos de unidades, a divisão Mercedes-Benz Cars deverá manter o nível do ano transato, mesmo que os atuais estrangulamentos de fornecimento estejam a diminuir. Contudo, alguns assuntos mantêm-se e irão afetar as vendas em 2024. Esta situação irá provavelmente prolongar-se ao longo do primeiro semestre de 2024 e afetar em particular as vendas no primeiro trimestre, que deverá situar-se a um nível inferior ao de 2022.

Prevê-se que a quota de veículos xEV (híbridos plug-in e elétricos) se mantenha no intervalo de aproximadamente 19 a 21% das vendas de novos veículos. A divisão Mercedes-Benz Cars irá procurar defender e manter os níveis de preços de 2023.

As vendas totais da divisão Mercedes-Benz Vans devem abrandar ligeiramente este ano. A quota de veículos xEV deverá situar-se no intervalo de 6 a 8% com o novo eSprinter disponível para venda em breve.

08/03/2024 14:35

Loja online Soc. Com. C. Santos com campanha do Dia do Pai

A loja online da Sociedade Comercial C. Santos de produtos Mercedes-Benz Collection lançou uma campanha do Dia do Pai. Até 19 de março, há 10% desconto em artigos selecionados pensados para tornar este dia ainda mais memorável.

A loja online da Sociedade Comercial C. Santos conta com uma vasta oferta de produtos do universo Mercedes-Benz e de outros parceiros comerciais da empresa, como a Petronas. Numa altura em que se aproxima o Dia do Pai, que se assinala a 19 de março, há 10% desconto em artigos selecionados pensados para tornar este dia ainda mais memorável.

Há vários produtos com esse desconto. A oferta é variada em termos de gostos e preços, indo desde um boné Mercedes-Benz até um elegante relógio. Há também oferta de perfume, t-shirts e, entre outros produtos, sacos de viagem.

A loja online da Sociedade Comercial C. Santos está dividida por várias tipologias de produtos, no sentido de facilitar a navegação por parte dos visitantes. Acessórios, Mercedes-AMG, Moda & Beleza, Desporto, Escritório & Casa, Infantil, Petronas e Viagens & Outdoor são as áreas disponíveis, com oferta de vários tipos e preços. São quase duas centenas de referências de produtos à escolha. De referir que esta campanha do Dia do Pai é exclusiva para compras realizadas na loja online (não está em vigor na loja física) e não é acumulável com outros descontos ou campanhas em vigor.

Compras seguras e entrega até cinco dias

A loja online do representante Mercedes-Benz e smart fundado em 1946 tem os mais avançados procedimentos de segurança da atualidade para comércio online. Destaque para as áreas reservadas para os utilizadores e acessos protegidos, assim como os métodos de pagamento online com toda a segurança oferecida pela plataforma global de transações Stripe.

Os pagamentos podem ser efetuados através de cartão de crédito e da plataforma PayPal, sendo os prazos de entrega, habitualmente, de entre três e cinco dias úteis. De referir que a loja inicia a sua atividade com cobertura nacional, mas a previsão é de, no curto prazo, alargar a sua a abrangência a todo o espaço europeu.

08/03/2024 13:34

smart adiciona funções com atualização gratuita

Os utilizadores dos modelos smart #1 e smart #3 têm um novo conjunto de funcionalidade disponíveis com a mais recente atualização OTA (over-the-air) gratuita. Ao todo são cinco as novas funções.

Com a OTA 1.3.2, funções como o pré-condicionamento da temperatura da bateria e o modo de lavagem do carro serão disponibilizadas e otimizadas para todos os clientes. A smart dedica-se a uma engenharia de vanguarda equilibrada com as necessidades dos clientes. É por isso que as otimizações das atualizações OTA são sempre necessárias para contribuir para uma experiência de mobilidade mais eficiente, fiável e agradável. Desde o lançamento da nova geração de produtos, a smart já disponibilizou quatro atualizações OTA que têm vindo a aumentar constantemente a conveniência de conduzir um smart. É exemplo disso uma das atualizações recentes que ativou o aquecimento do volante, tornando mais confortável a condução nos dias frios de inverno.

“Na smart estamos empenhados em garantir que cada viagem seja uma experiência agradável, dando prioridade ao que realmente importa para os nossos clientes. Ouvimos continuamente o feedback dos nossos clientes e tentamos melhorar a experiência do utilizador em cada etapa de iteração. No centro da nossa tecnologia estará sempre o compromisso de promover mudanças significativas e utilizar a tecnologia de forma inteligente e responsável”, afirma Dirk Adelmann, CEO da smart Europe GmbH.

Conheça as novas funções ao pormenor

A smart oferece uma série de novas funções e otimizações na nova atualização OTA 1.3.2, incluindo:

  1. Pré-condicionamento da temperatura da bateria: esta função garante uma velocidade de carregamento rápida da bateria em todos os smart #1 e #3.
  2. Modo de lavagem do carro: os condutores podem agora escolher entre o “modo de lavagem manual” e o “modo de lavagem automática do carro” através do menu pendente, tornando a experiência de lavagem do carro ainda mais descontraída.
  3. Valet mode: podem agora ser aplicadas determinadas restrições às funções do veículo e ao proprietário do veículo. As informações partilhadas do utilizador podem ser protegidas no ecrã central quando o veículo está a ser utilizado por outras pessoas.
  4. Assistência de emergência à manutenção na faixa de rodagem: a partir de agora, esta função pode ser ativada manualmente, permitindo que os condutores tenham mais controlo sobre o seu veículo.
  5. Entrada fácil: esta função também foi otimizada. Com esta atualização, o banco do condutor regressa à posição de condução quando o condutor fecha a porta. Isto aumenta a conveniência e o conforto de entrar ou sair do veículo.

Um novo tutorial sobre como instalar a atualização OTA 1.3.2. está agora disponível no YouTube. Também o portal da smart tem informações sobre a atualização.  

08/03/2024 13:18

Mercedes-Benz lança campanha de igualdade de oportunidades no Dia Internacional da Mulher

A Mercedes-Benz lançou, no Dia da Mulher  (8 de março), nas redes sociais a campanha “Be one of many” (sê uma de muitas, em português). A campanha, que irá decorrer ao longo do ano, dá a conhecer a vida da empresária Aya Jaff, da chefe de cozinha Dalad Kambhu e da diretora da Mercedes-Benz Alexandra Straßburger.

A Mercedes-Benz continua assim a história da campanha da marca para o Dia Internacional da Mulher de 2023 num novo capítulo. A campanha “Be one of many” abre com três protagonistas femininas de diferentes setores de atividade que realizaram os seus sonhos pessoais com coragem, determinação e perseverança. As mulheres e as suas vidas são apresentadas em pequenas curtas-metragens.

A própria Mercedes-Benz tem promovido a igualdade de oportunidades e uma cultura empresarial inclusiva desde há muitos anos. O progresso das mulheres é um tema importante a este respeito. A empresa assume uma abordagem abrangente desde o recrutamento, passando pelo desenvolvimento e qualificação, até aos atrativos regimes de tempo de trabalho. Até 2030, a empresa pretende que 30% dos cargos de direção sénior em todo o mundo sejam ocupados por mulheres. Atualmente, esta percentagem é de quase 26%. O Conselho de Administração da Mercedes-Benz é composto por 37,5% de mulheres; três dos oito membros do conselho de administração são mulheres. Representando as muitas mulheres bem-sucedidas na empresa, a campanha “Be one of many” retrata Alexandra Straßburger, a diretora de operações de vendas da Mercedes-Benz. Na empresa, a campanha passa uma série de diálogos nos quais outras mulheres inspiradoras na Mercedes-Benz dão a conhecer as suas carreiras e partilham as suas experiências. 

As três protagonistas

A campanha “Be one of many” com que a Mercedes-Benz assinala o Dia da Mulher em 2024 retrata três personalidades com diferentes percursos na vida que transmitem a sensação de coragem.

Aya Jaff: “Quem beneficia de apoio pode definir automaticamente objetivos mais ambiciosos”

A jovem de 28 anos é fundadora e autora de um dos livros mais vendidos. Anteriormente, ela tinha causado sensação no setor da tecnologia como programadora. Em 2019, a revista de negócios Forbes incluiu-a na lista dos “30 melhores com menos de 30 anos” na categoria “Liderança”. Isto faz com que seja uma das empreendedoras femininas jovens mais influentes do mundo. Aya Jaff nasceu no Iraque e mudou-se para Nuremberg aos três anos de idade. Já era uma entusiasta de tecnologia em idade de criança e tinha interesse nos mercados acionistas. Mais tarde criou um clube de programação e participou no desenvolvimento de um jogo online de mercados acionistas. Jaff estudou na Universidade de Draper para fundadores de empresas startup em Silicon Valley. De regresso à Alemanha, Jaff fundou a sua primeira startup. O seu livro “Moneymakers: How you can discover the stock market for yourself” foi publicado em 2020. Este ano organizou a maior conferência de inteligência artificial na Alemanha, designada por data:unplugged.

Dalad Kambhu: “Continue e não se deixe desencorajar”

Com 38 anos de idade, é proprietária e chefe de cozinha do restaurante “Kin Dee” Thai em Berlim. Mesmo sem formação tradicional, levou a sua paixão pela cozinha até à alta gastronomia. Dalad Kambhu é uma mulher que nunca desiste – ela adora experimentar e aprender assuntos novos. Nasceu em Austin, no estado do Texas, e cresceu em Bangkok. Aos 20 anos, regressou aos Estados Unidos para estudar e, paralelamente, foi modelo com sucesso. Depois de se licenciar com distinção, Kambhu decidiu transformar a sua paixão pela cozinha – que já tinha cultivado na sua vida privada – numa carreira e, em 2015, mudou-se para Berlim para realizar o seu sonho de abrir o seu próprio restaurante de alta cozinha.

Alexandra Straßburger: “Siga o seu coração e faça o que a inspira”

Como diretora de operações de vendas, aos 45 anos de idade é responsável pelo processo central de encomendas de clientes e a sua digitalização na Mercedes-Benz, tendo iniciado funções na empresa como estagiária em 2002. Com uma licenciatura em administração de empresas, ocupou várias posições durante a sua carreira, incluindo a de diretora de gestão de produto na China. Este cargo no estrangeiro foi uma experiência importante para ela, durante a qual evoluiu a nível profissional e pessoal. Após desempenhar outros cargos de gestão, Alexandra Straßburger regressou à Alemanha em 2017. Atualmente dirige uma equipa internacional. Para ela, a diversidade e as diferentes perspetivas têm um enorme poder para gerar novas ideias e soluções. 

08/03/2024 13:14

Dia da Mulher: Soc. Com. C. Santos apela aos sentidos com formação sobre cultura do chá

O Dia Internacional da Mulher assinalou-se a 8 de março e as perto de uma centena de senhoras que trabalham na Sociedade Comercial C. Santos tiveram uma surpresa especial: uma formação sobre chás e infusões.

As representantes do sexo feminino nesta histórica empresa do setor automóvel puderam desvendar os encantos de cada folha e erva aromática. Tratou-se de uma jornada sensorial única, com descoberta dos segredos por detrás de uma variedade de chás e infusões de sabores delicados e propriedades medicinais a cada chávena.

De referir que todo o packaging desta oferta foi desenvolvido pela equipa de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, com as ilustrações assinadas pela diretora deste departamento, Ana Bolina. Este foi o segundo ano consecutivo em que foram oferecidas experiências às profissionais da empresa, no âmbito do Dia da Mulher. Como cada mulher tem a sua personalidade foram desenhadas cinco mulheres com cinco características diferentes relacionando-as com cinco chás: chá branco, chá verde, chá preto, chá amarelo e infusão de rooibos. Uma experiência visual e sensorial na cultura do chá.

Fotos nas redes sociais

Este dia tão importante para a luta pela igualdade de género foi, também, assinalado nas redes sociais da Sociedade Comercial C. Santos. Várias colegas (em representação de todas) de vários departamentos fizeram uma foto de grupo.

08/03/2024 11:06

Mercedes-AMG GT Coupé já em exposição na Soc. Com. C. Santos

A segunda geração do Mercedes‑AMG GT Coupé já chegou à Sociedade Comercial C. Santos e está em exposição no showroom da empresa na Maia, junto ao aeroporto do Porto. O modelo de topo da Mercedes‑AMG combina características de condução extremamente dinâmicas com uma maior adequação à utilização diária.

A arquitetura exclusiva dos modelos desportivos da marca, com a elaborada estrutura da carroçaria em alumínio compósito, permite a configuração como do novo Mercedes-AMG GT Coupé um modelo de 2+2 lugares. Para um desportivo desta classe, isto significa que os passageiros têm uma excelente sensação de espaço a bordo (podendo acomodar passageiros com altura até 1,5 m nos bancos de trás), bem como para as suas bagagens.

Tecnologia e performance ao nível da tradição

Mas, sendo um topo-de-gama da Mercedes-AMG, é na mecânica e eletrónica viradas para a performance que este modelo se destaca. O novo Mercedes-AMG GT Coupé, como quinta série independente após o SLS, a primeira geração do GT de duas portas, o GT Coupé de 4 portas e o SL, demonstra mais uma vez o elevado nível de competência tecnológica da equipa de desenvolvimento de Affalterbach.

Sistemas tecnologicamente avançados, tais como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo ativo de estabilidade, o eixo traseiro direcional de série e a aerodinâmica ativa aperfeiçoam o perfil de condução. O coupé desportivo transfere a sua potência para a estrada com o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável pela primeira vez. Em combinação com o motor AMG 4.0 litros V8 biturbo (o GT 63 4MATIC+ Coupé recorre à variante com 585 cv deste motor com 3982 cc), resulta numa experiência de condução ao mais alto nível.

A caixa de velocidades é a AMG SPEEDSHIFT MCT 9G. Esta também pode ser comandada manualmente de forma precisa e rápida através das patilhas de mudanças em alumínio nos lados esquerdo e direito atrás do volante.

Com este conjunto motriz, as performances são de sonho. A aceleração dos zero aos 100 km/h é realizada em apenas 3,2 segundos e a velocidade máxima atingida é de 315 km/h.

Rigidez vs. peso

A combinação inteligente dos materiais alumínio, aço, magnésio e materiais compósitos de fibra permite a maior rigidez possível com um peso reduzido. As secções otimizadas dos membros estruturais e as formas sofisticadas dos componentes permitiram criar espaço para os equipamentos de conforto e segurança necessários, bem como para a tecnologia sofisticada e para o elevado volume da bagageira. Outras medidas específicas incluem o “painel sandwich” em alumínio na secção inferior da carroçaria e os apoios funcionalmente integrados nas secções dianteira e traseira. O painel de instrumentos fabricado em magnésio e o tablier em material compósito de fibra, com uma mistura de fibras de vidro e carbono, também demonstram a procura pela melhor combinação de materiais possível por parte dos engenheiros.

Tradição e mundo digital

O design interior do novo AMG GT tem os genes dos automóveis desportivos de elevado desempenho da AMG, que foram habilmente traduzidos para um mundo digital e consistentemente desenvolvidos. Os materiais, a mão de obra e a atenção ao detalhe destacam o luxo do interior do modelo. O design do posto de condução, até ao display central na consola central, está centrado no condutor e cria uma impressão geral harmoniosa. O painel de instrumentos totalmente digital está integrado num display tridimensional.

A configuração opcional de 2+2 lugares, oferece mais espaço no habitáculo. Os bancos traseiros são mais práticos para a utilização diária e podem acomodar pessoas de até 1,5 metros de altura. A porta da bagageira EASY PACK de grandes dimensões, com função HANDS-FREE ACCESS, facilita os processos de carga e descarga. Os encostos do banco traseiro são rebatíveis para a obtenção de espaço adicional, opcional.

A consola central flui até à secção inferior do painel de instrumentos. O display tátil multimédia de 11,9 polegadas é a peça central controlo. O formato vertical oferece vantagens significativas, especialmente para a navegação, bem como uma maior ergonomia. As imagens brilhantes nos displays LCD facilitam o controlo do automóvel e das funções de conforto. O display do condutor e o display central são totalmente coordenados. A aparência do painel de instrumentos pode ser personalizada com vistas principais selecionáveis individualmente. O sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é intuitivo e tem capacidade de aprendizagem. Oferece um vasto conteúdo específico da AMG em cinco estilos de exibição. Itens de menu exclusivos como “AMG Performance” ou “AMG TRACK PACE” destacam o carácter desportivo. No menu AMG Performance, o condutor pode aceder a um vasto conjunto de dados com o simples tocar de um botão.

E o preço?

O GT Coupé é o modelo de topo disponibilizado pela Mercedes‑AMG. Este impressionante modelo já pode ser encomendado e está em exposição na Sociedade Comercial C. Santos. Os preços indicativos do Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ Coupé começam nos 245 350 euros.

04/03/2024 17:51

smart #3 já disponível na Soc. Com. C. Santos

O smart #3, SUV coupé de cinco lugares 100% elétrico, já está em exposição e disponível para test-drive na Sociedade Comercial C. Santos. O modelo é o segundo lançamento desde a renovação da marca, seguindo os passos o smart #1.

O novo smart #3, totalmente elétrico, já chegou a Portugal. O modelo já foi apresentado na Sociedade Comercial C. Santos, onde está disponível em exposição e para test-drive. A apresentação do modelo decorreu nas instalações da empresa na Maia (perto do aeroporto do Porto) e contou com a presença do mágico Mário Daniel, embaixador da Sociedade Comercial C. Santos, e animação musical do DJ Joel Frias.


O smart #3 é o segundo modelo (depois do smart #1) da nova era da marca, que é agora uma joint-venture (formalmente anunciada em janeiro de 2020) entre o Mercedes-Benz Group e a Geely Holding. A gama não ficará por aqui.

O seu design representa uma interpretação ainda mais desportiva da filosofia de design criada exclusivamente pela equipa de design global da Mercedes-Benz, mantendo a conectividade de ponta como princípio orientador.


O smart #3 recorre à evoluída plataforma SEA da Geely. Com um comprimento de 4400 mm e uma distância entre eixos de 2785 mm, é o maior smart de sempre. A bagageira tem 370 litros de capacidade, a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capô.

Aerodinâmica apurada

O #3 agita o segmento dos veículos elétricos premium como um SUV coupé desportivo. Com curvas atléticas e um poderoso shark nose, destaca-se como um companheiro quotidiano elegante e intemporal. O visual é completado pela grelha larga em forma de “a” e pelos faróis LED finos. As grandes jantes de 19 polegadas complementam o visual desportivo e, na linha BRABUS, o #3 ostenta ainda jantes de 20 polegadas. O teto panorâmico em forma de halo no habitáculo do automóvel, cria uma atmosfera acolhedora - uma oportunidade perfeita para desfrutar ainda mais as paisagens.


O exterior desportivo reflete-se no desempenho do #3: a potência máxima varia entre 200 kW (272 cv) e 343 Nm de binário nas versões com tração traseira; e 315 kW (428 cv) e 343 Nm de binário no BRABUS com tração integral. Estes números estabelecem o modelo como uma referência no segmento de mercado. A aceleração varia de 5,8 segundos para 3,7 segundos. A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é a mesma do smart #1: 180 km/h.


O smart #3 oferece, porém, mais autonomia e tempo mais curto de aceleração do que o modelo “irmão”. Isso deve-se, sobretudo, à aerodinâmica e à altura.

As autonomias deste SUV coupé atingem entre 415 e 455 km. O modelo recorre à mesma bateria NCM (níquel, cobalto e manganês) de 66 kWh de capacidade. O sistema de suspensão otimizado e a carroçaria aerodinâmica proporcionam uma experiência de condução dinâmica.

A smart mantém o seu compromisso com a conveniência de carregamento. Equipado com tecnologia de carregamento em corrente contínua (DC) com desempenho até 150 kW/h, o smart #3 recupera de 10 a 80% em menos de 30 minutos em carregadores rápidos. Numa wallbox de corrente alternada (AC) de 22 kW esse carregamento demora menos de três horas.

A partir de 43 493 euros

O smart #3 é proposto nas linhas Pro+ (435 km de autonomia), Premium (455 km de autonomia), 25th Anniversary Edition (455 km de autonomia) e BRABUS (415 km de autonomia). Os preços da linha Pro+ começa nos 43 493 euros (com IVA) e as linhas Premium e 25th Aniversary Edition nos 46 993 euros (com IVA). Por fim, o smart #3 BRABUS custa 50 993 euros.

Em breve, chegarão ao mercado versões Pro de smart #1 e #3. Têm baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de 49 kWh (66 kWh nas restantes versões) e oferecem autonomia de 310 km no #1 e de 325 km no #3. O carregamento em AC é de 7,4 kW (cerca de 5,5 horas para recarregar de 10% a 80%) e em DC recarrega a 130 kW (menos de 10 a 80% em menos de 30 minutos). Os preços arrancarão nos 37 495 euros no smart #1 e nos 38 495 euros no smart #3.

O smart #1 e o smart #3 podem ser observados de perto nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos junto ao Aeroporto do Porto.

23/02/2024 18:26

Mercedes-Benz eActros 600 passa testes de inverno na Alemanha

A Mercedes-Benz Trucks e a entidade pública alemã Autobahn GmbH puseram à prova o eActros 600 elétrico em operações de inverno. Os testes decorreram no início deste mês de fevereiro e os resultados são animadores.

A Autobahn utilizou um protótipo do camião elétrico num troço da autoestrada alemã A2 entre Hamm e Bielefeld com um semirreboque fornecido pela Epoke. Como medida preventiva contra o gelo, a Autobahn GmbH utilizou uma salmoura feita de água e sal como uma alternativa mais ecológica ao sal rodoviário convencional.


O semirreboque permite o espalhamento de salmoura a uma velocidade de 80 km/h até uma largura de 12 metros. É movido independentemente do trator através da roda traseira do semirreboque. O espalhador de salmoura é operado por controlo remoto. Os testes demonstraram que a distribuição preventiva de salmoura em operações de serviço de inverno pode recorrer a camiões elétricos.

Autonomia de 500 km

O eActros 600 para transporte de longo curso teve estreia mundial em outubro. O início da produção em série está previsto para o final de 2024. A elevada capacidade da bateria de mais de 600 kWh – daí a designação do modelo 600 – e um novo eixo motor elétrico particularmente eficiente desenvolvido internamente, permitem que o camião elétrico possa percorrer até 500 km sem carregamento intermediário. A pegada de CO2 do eActros 600 depende fortemente do mix de eletricidade utilizado para a operação de condução.

Com o atual mix energético europeu, o eActros 600 consegue poupanças de CO2 de cerca de 40% em comparação com um Actros diesel comparável e, totalmente com energias renováveis, de mais de 80% ao longo de todo o ciclo de vida do produto de dez anos a partir da extração de matéria-prima. Isto corresponde a uma poupança de cerca de 370 ou 775 toneladas de CO2. Como resultado, o eActros 600 pode compensar a maior pegada de CO2 de fábrica devido às suas baterias no segundo ou primeiro ano de operação no transporte de longo curso.

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