Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé: personalidade vincadamente desportiva

30/08/2019 10:46

Com motor seis cilindros em linha AMG com dupla sobrealimentação e EQ-Boost de 435 CV e 16 kW (22 CV) de potência elétrica extra, o Novo Mercedes-AMG GLE 4MATIC+ Coupé assume, para já, o estatuto de “ponta de lança” da última geração GLE Coupé! O espírito desportivo é a sua imagem de marca, mas não a qualquer preço pois não prescinde de amplo espaço para passageiros e bagagem, vasto leque de funcionalidades de segurança e uma tração superior (4MATIC+) em superfícies molhadas ou arenosas e até em condições de vento forte.

O novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.3 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 212 g/km) combina de forma única a elegância desportiva e as elevadas prestações com as boas capacidades todo-o-terreno.

 A impressionante agilidade é garantida pelo motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com 320 kW (435 CV) de potência e sistema elétrico de 48 V, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, a caixa de 9 velocidades automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e a distância entre-eixos 60 mm mais curta quando comparada com a versão SUV.

 A aperfeiçoada dinâmica de condução também é proporcionada pelos programas da transmissão específicos da AMG e pela suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com o sistema de controlo de estabilidade e eletromecânico AMG ACTIVE RIDE CONTROL. A grelha do radiador específica da AMG acentua visualmente a filiação do Coupé à família de modelos AMG.

 Além disso, o Coupé desportivo oferece todas as vantagens de um SUV Mercedes: amplo espaço para os passageiros e para a bagagem, vasto leque de funcionalidades de segurança e uma tração superior em superfícies molhadas ou arenosas e em condições de vento forte.

 Design exterior – expressivo, musculado e dinâmico

O idioma de design do exterior incorpora o elevado desempenho de condução de referência da AMG. A filiação à família de modelos AMG é óbvia à primeira vista graças à grelha do radiador específica da AMG. A elegante e atraente silhueta coupé confere uma aparência confiante, com linhas de design que transmitem paixão pelo desempenho. Este facto é também confirmado pelos salientes powerdomes no capot. Os detalhes elegantes como a estrela Mercedes num duplo anel, os elegantes faróis e a atraente “asa A” no para-choques dianteiro acentuam o marcante design.

 O para-choques dianteiro AMG inclui características específicas do modelo como as entradas de ar exteriores desportivas, cada uma com duas lamelas laterais cromadas, e aplicações em preto. Tal como as lamelas nas entradas de ar e o revestimento na asa A, o repartidor dianteiro também é revestido em cromado. As saias laterais AMG e o spoiler na tampa da bagageira são pintados na cor da carroçaria. O alargamento dos guarda-lamas proporciona mais espaço para rodas de maiores dimensões – as jantes de liga leve de 20 polegadas com inscrição AMG são equipadas de série. Está disponível uma seleção de mais seis versões de jantes opcionais com dimensões desde 20 a 22 polegadas.

 O novo design do para-choques traseiro, com detalhes específicos da AMG como um atraente difusor e um em cromado, acentuam visualmente a largura do veículo. O sistema de escape especial da AMG com duas duplas ponteiras de escape redondas revestidas em cromado brilhante complementa o imponente visual desportivo. Com o pack Night AMG estão disponíveis mais opções de personalização. Este inclui vidros térmicos escurecidos, o repartidor dianteiro, o revestimento do para-choques dianteiro, difusor e entradas de ar exteriores, capas dos espelhos, molduras dos vidros e elementos de revestimento das ponteiras de escape em preto.

Design interior – elegância progressiva e ambiente robusto

A qualidade do visual típica da marca também contínua no interior de elevada qualidade. Elementos de destaque com cores características como os pespontos contrastantes em vermelho no revestimento dos bancos e nos cintos de segurança asseguram um ambiente desportivo com um toque de dinamismo e exclusividade. Os bancos AMG em pele sintética ARTICO / microfibra DINAMICA preta fornecem um ótimo apoio lateral e apresentam um padrão específico da AMG com insígnias “AMG” nos encostos dos bancos dianteiros.

 As características do interior e os controlos específicos da AMG conferem uma atmosfera típica da AMG ao cockpit e sustentam um comportamento desportivo e preciso. A última geração do volante AMG de três raios com patilhas de mudanças em alumínio impressiona com a sua ótima ergonomia orientada para o condutor. Juntamente com os pedais desportivos AMG em aço inoxidável escovado e com pinos de borracha, os painéis de proteção das embaladeiras das portas e os tapetes do piso em preto com inscrição “AMG” acentuam o visual desportivo.

 Para uma maior personalização do interior, está disponível um vasto leque de versões de revestimento em pele e de acabamentos interiores de elevada qualidade. Os acabamentos interiores AMG em fibra de carbono conferem um toque particularmente desportivo ao interior.

 Ágil e preciso: o sistema de controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ recém-desenvolvida em Affalterbach fornece uma experiência de condução caracterizada pelo conforto e a elevada agilidade de condução durante longas viagens, pelo comportamento neutral em curva e pela máxima tração.

 Uma nova característica contribui decisivamente para a configuração específica da AMG para uma elevada dinâmica de condução: o sistema de controlo de estabilidade da carroçaria AMG ACTIVE RIDE CONTROL com dois atuadores eletromecânicos independentes nos eixos dianteiro e traseiro. Este sistema não só reduz o adornamento da carroçaria em curva, como também permite um controlo mais preciso em curva e das características de variação da carga. Além disso, aumenta o conforto de condução em linha reta pois, por exemplo, os impactos das irregularidades da estrada num lado do veículo são compensados. As oscilações da carroçaria podem ser ativa e otimamente adaptadas à situação de condução, o que intensifica a experiência de condução.

 Outro benefício comparativamente aos normais sistemas hidráulicos é a resposta significativamente mais rápida. O controlo AMG pode adaptar o sistema à condição de condução até 1000 vezes por segundo. A frequência de amostragem corresponde desta forma a um mero milésimo de segundo. O baixo peso dos componentes é também um fator que importa referir relativamente às soluções normais.

 Para uma maior desportividade: suspensão pneumática com amortecimento continuamente ajustável

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com uma configuração particularmente desportiva do conjunto mola/amortecedor e o amortecimento continuamente ajustável ADS+ (Adaptive Damping System), asseguram uma combinação da excecional dinâmica com um elevado conforto de condução. As características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três modos, “Comfort”, “Sport” e “Sport+”, permitindo uma diferenciação significativamente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva. Além disso, estão disponíveis dois novos níveis para utilização fora de estrada - “Trail” e “Sand”.

 Graças ao controlo pneumático da altura do veículo, o GLE 53 4MATIC+ Coupé mantém constante a altura do veículo independentemente da carga transportada. A altura do veículo é geralmente reduzida em 15 mm nos programas da transmissão “Sport” e “Sport+” do AMG DYNAMIC SELECT. No programa da transmissão “Comfort”, a altura do veículo é reduzida em 15 mm a partir de uma velocidade de 120 km/h. Isto permite reduzir o arrasto aerodinâmico e consequentemente o consumo de combustível. Além disso, a estabilidade é melhorada graças ao centro de gravidade mais baixo. Para aumentar a distância ao solo em superfícies irregulares ou em rampas, a altura da suspensão pode ser elevada em até 55 mm através de um botão quando o motor está ligado – quando está parado e também durante a condução a uma velocidade de até 70 km/h.

Ótimo comportamento: direção desportiva e sistema de travagem de elevado desempenho

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável. Impressiona com a sua direção direta e resposta precisa. Além disso, a assistência à direção é variável em duas fases nos modos “Comfort” ou “Sport”. A configuração é automaticamente ativada com base no programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado. As definições podem ser opcionalmente personalizadas em qualquer momento no programa da transmissão “Individual”.

 Mesmo quando é sujeito a elevadas cargas, o sistema de travagem de elevado desempenho desacelera fiavelmente o Coupé desportivo com pequenas distâncias de travagem. Os travões dianteiros estão equipados com discos de travão integrais internamente ventilados e perfurados, com um diâmetro de 400 mm, pinças de travão fixas de 2 êmbolos pintadas em prateado com inscrição AMG, em preto. No eixo traseiro, os discos de travão integrais internamente ventilados têm um diâmetro de 345 mm e integram pinças flutuantes de 1 êmbolo.

 Motor de seis cilindros com dupla sobrealimentação

A base da dinâmica do veículo, uma referência da AMG, é proporcionada pelo motor de 3.0 litros eletrificado, com dupla sobrealimentação constituída por um turbocompressor e um compressor auxiliar elétrico. O motor de 6 cilindros em linha produz 320 kW (435 CV) de potência e um binário máximo de 520 Nm. O seu motor de arranque/alternador EQ Boost fornece uma potência adicional de 16 kW (22 CV) e um binário suplementar de 250 Nm durante um breve período de tempo, alimentando também o sistema elétrico de bordo de 48 V.

 O alternador/motor de arranque EQ Boost combina um motor de arranque e um alternador num único sistema e está instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Esta inovação, assim como a sobrealimentação inteligente através de um compressor auxiliar elétrico e um turbocompressor, têm o mesmo objetivo: aumentar as distintivas prestações e a dinâmica de condução da AMG e reduzir ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O GLE 53 4MATIC+ Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5.3 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

 Potência extra graças a um compressor auxiliar elétrico e a um sistema elétrico de bordo de 48 V

O compressor auxiliar elétrico gera uma elevada pressão de sobrealimentação sem quaisquer atrasos até o turbocompressor dos gases de escape gerar um determinado nível de pressão. Como resultado, a reação do motor de 3.0 litros é extremamente espontânea e responde dinamicamente sem atraso do sistema de sobrealimentação. Uma vantagem adicional corresponde ao elevado nível de aperfeiçoamento do motor de seis cilindros em linha.

 Mas o alternador/motor de arranque EQ Boost tem ainda outras funções. Fornece também eletricidade ao sistema elétrico de bordo de 48 V. O sistema elétrico convencional de 12 V é igualmente fornecido a partir do novo sistema elétrico – através de um conversor DC/DC. A bateria de 48 V fornece uma maior quantidade de energia elétrica. Uma vantagem adicional: a mesma quantidade de energia requer apenas um quarto da corrente elétrica de um sistema elétrico convencional. Daqui resulta a possibilidade de a secção da cablagem elétrica ser menor e, portanto, mais leve, contribuindo indiretamente para a redução do consumo de combustível. O sistema elétrico existente de 12 V fornece energia por exemplo às luzes, o painel de instrumentos, ecrãs do sistema de informação e entretenimento e às unidades de controlo.

 Altamente eficiente: o motor de arranque/alternador EQ Boost

O alternador/motor de arranque EQ Boost é um componente fundamental do sistema de 48 V. Além de funcionar como alternador, também é responsável pelas funções híbridas. Isto permite reduzir o consumo de combustível, que até agora só era possível através da tecnologia híbrida de alta tensão. Pela primeira vez, o alternador/motor de arranque EQ Boost também é responsável pelo controlo do ralenti.

 As funções híbridas incluem a potência suplementar, a recuperação de energia, o ajuste do ponto de carga, a circulação em roda livre e o arranque praticamente impercetível do motor com a função start/stop.

 Como a correia de acessórios na extremidade dianteira do motor foi omitida, o comprimento de instalação do novo motor de seis cilindros também foi significativamente reduzido, comparativamente aos motores convencionais de seis cilindros. Isto permite criar espaço para a instalação de um sistema de pós-tratamento dos gases de escape junto ao motor, que desta forma se revela particularmente eficiente. O filtro de partículas é o único componente do sistema de controlo de emissões que está instalado debaixo do piso do veículo.

 Uma experiência acústica especial proporcionada pelo opcional sistema de controlo do sistema de escape AMG Performance. O controlo das borboletas do sistema de escape permite variar o som emitido pelo sistema de escape com o simples pressionar de um botão. Em função do programa da transmissão, as características do som variam entre discreto e emotivo.

 Máxima tração: sistema de tração integral totalmente variável 4MATIC+

O novo GLE 53 4MATIC+ Coupé está equipado com o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ para o máximo nível de tração e dinamismo. A direção inteligente liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro e calcula continuamente a ótima distribuição do binário – em função da situação de condução e das pretensões do condutor.

 Desta forma, o sistema de tração integral melhora a dinâmica longitudinal bem como a tração e a dinâmica lateral. Daqui resulta uma aceleração ainda mais poderosa a partir da posição de parado e uma ótima tração em curva ou superfícies escorregadias.

 Ainda mais dinamismo e emoção: AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

A caixa automática de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT (TCT = Torque-Clutch Transmission) assegura passagens de caixa emocionais com tempos de engrenagem extremamente curtos. Está idealmente afinada para o motor e promete a rápida aceleração típica dos modelos AMG, juntamente com as rápidas passagens de caixa – quer em modo automático, quer em manual através das patilhas de mudanças no volante. As passagens de caixa são implementadas instantaneamente. Especialmente no programa da transmissão “Sport+” e no modo manual, a caixa de velocidades é extremamente ágil. As múltiplas reduções de caixa permitem rápidas acelerações intermédias.

 Eletrónica de controlo inteligente: AMG DYNAMIC SELECT

O Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé está equipado com o sistema AMG DYNAMIC SELECT, que permite dotá-lo de diversas “personalidades” dinâmicas.

 O sistema disponibiliza sete programas da transmissão diferentes: “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+”, “Individual”, “Trail” e “Sand”, que adequam diversos parâmetros eletrónicos como a rapidez de resposta do motor e da caixa de velocidades, a sensibilidade do pedal do acelerador e da direção, o amortecimento da suspensão ou até o som emitido pelo sistema de escape às características da estrada, piso e tipo de condução, com alguns deles a privilegiar a optimização do comportamento fora de estrada.

 Com os ecrãs específicos da AMG: o sistema de infotainment telemática MBUX

O inovador conceito de controlo e display MBUX é um equipamento de série no GLE 53 4MATIC+ Coupé e integra várias funções específicas da AMG. Com o Widescreen Cockpit, o painel de instrumentos e o ecrã tátil multimédia combinam para visualmente para formar um único elemento. É também possível ativar várias funções através do controlo inteligente por voz “Olá Mercedes”.

 O painel de instrumentos tem os seus próprios detalhes específicos como o menu inicial AMG e os quatro estilos selecionáveis: “Classic”, “Sport”, exclusivo AMG “Supersport” e “Discreet”. Quando são ativados os programas da transmissão “Trail” e “Sand” do DYNAMIC SELECT específicos da AMG, as regulações específicas para a condução fora de estrada como a inclinação e a altura podem ser selecionadas e apresentadas no painel de instrumentos. Os interruptores estão integrados na consola central para a indicação e controlo dos programas da transmissão, caixa de velocidades, suspensão, ESP® e sistema de escape.

 Sem descurar: o volante AMG Performance

O volante AMG Performance revestido em pele Comfort preta com pesponto vermelho contrastante e a das, combinam a máxima funcionalidade com materiais agradáveis ao toque e uma perfeita ergonomia. Além das patilhas de mudanças em alumínio, também impressiona graças aos botões de controlo táteis de operação intuitiva. Todo o sistema de informação e entretenimento pode ser controlado com movimentos de deslizamento dos dedos.

A qualidade do volante é reforçada pelos inovadores botões, pelo controlador circular com um ecrã integral abaixo do raio direito do volante, mais dois botões táteis a cores posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante. Estes permitem a ativação direta dos programas da transmissão AMG e o controlo direto de outras funções da AMG confortavelmente no volante.

 O seu engenheiro de corrida pessoal: AMG TRACK PACE

Com o opcional AMG TRACK PACE, o MBUX é reforçado com um engenheiro virtual que permite o registo e a análise detalhada de até 80 dados específicos do veículo, bem como dos tempos por volta em circuitos fechados. Se desejado, muitos destes valores podem ser apresentados em tempo real no Widescreen Cockpit ou no opcional ecrã head-up. Após efetuar algumas voltas rápidas, o condutor poderá utilizar os dados para análise e, se necessário, melhorar as suas capacidades de condução. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (ex. 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados.

 O condutor poderá registar os dados do veículo em quaisquer circuitos fechados e gravá-los posteriormente. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o AMG TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista ou quando o traçado utilizado da pista é mais curto do que o normal. Isto é obtido através da utilização dos dados de GPS, bem como dos sensores disponíveis no veículo (aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidades das rodas).

 A adicional app de smartphone reforça o AMG TRACK PACE nestes circuitos com funcionalidades tais como o registo da viagem, as opções de personalização para os vídeos e fotografias gravados, bem como a partilha das experiências nas redes sociais.