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25/03/2024 11:47

Novo Mercedes-AMG GT Coupé aumenta leque de opções com GT 43

O novo Mercedes-AMG GT Coupé prepara-se para receber uma nova versão: a GT 43 Coupé. Fique atento para saber quando esta nova variante chega à Sociedade Comercial C. Santos.

A Mercedes-AMG estendeu a gama do novo AMG GT Coupé com a versão AMG GT 43 (que se junta ao Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ Coupé). A combinação de um motor de quatro cilindros relativamente leve no eixo dianteiro e de uma tração puramente traseira confere agilidade em curva ao novo modelo, com um comportamento extremamente dinâmico e um elevado prazer de condução.

O motor AMG 2.0 litros turbo debita 310 kW (422 cv) e produz um binário máximo de 500 Nm. A potência máxima é atingida às 6750 rpm e o binário máximo está disponível entre as 3250 e as 5000 rpm. O desempenho está à altura do seu estatuto: o AMG GT 43 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.


O turbocompressor assistido eletricamente é um equipamento especial adotado da tecnologia utilizada na Fórmula 1. Este sistema de sobrealimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a gama de rotação do motor. O novo AMG GT 43 proporciona uma experiência de condução ainda mais dinâmica e ao mesmo tempo uma maior eficiência. O turbocompressor assistido eletricamente é alimentado pelo sistema elétrico de bordo de 48 V, que também alimenta o motor de arranque/alternador. Este último permite acrescentar (num curto período) uma potência adicional de 10 kW (14 cv).

Resposta mais rápida com turbo assistido eletricamente

O princípio de funcionamento do turbocompressor assistido eletricamente é baseado na tecnologia utilizada pela equipa Mercedes-AMG Petronas F1. Um motor elétrico de cerca de quatro cm de diâmetro está integrado diretamente no veio do turbocompressor entre a turbina no lado de escape e o rotor compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, o motor elétrico aciona diretamente o veio do turbocompressor e desta forma acelera o rotor compressor antes de o caudal de gases de escape assumir o acionamento da forma convencional.


Isto permite melhorar significativamente a resposta em toda a gama de rotação do motor logo a partir do ralenti. O motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea às solicitações no pedal do acelerador, enquanto a experiência de condução geral é mais dinâmica. Adicionalmente, a eletrificação do turbocompressor permite um binário superior a baixas rotações do motor. Isto permite também aumentar a agilidade e melhorar a capacidade de aceleração a partir da condição de parado. Mesmo quando o condutor liberta o pedal do acelerador ou dos travões, a tecnologia do turbocompressor assistido eletricamente mantém a pressão de sobrealimentação. Isto assegura uma resposta direta contínua.

Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT de Multi-Clutch Transmission ou transmissão multi-embraiagem), uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente em aceleração e durante as variações de carga. O software elaborado e coordenado garante tempos de passagem de caixa curtos e reduções de caixa múltiplas e rápidas. Além disso, a função de duplo desembraiar nos programas de condução “Sport” e “Sport+” proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. A função RACE START também está equipada e assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado.


AMG Ride Control e eixo traseiro direcional em opção

A última geração do sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL está disponível como opção para o AMG GT 43. A unidade de controlo do chassis utiliza análise de dados – incluindo os sensores de aceleração e de trajetória das rodas – para adaptar a força de amortecimento de cada roda à situação em apenas alguns milissegundos. O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo “Sport+” a uma configuração particularmente confortável no modo “Comfort”. Além disso, a afinação da suspensão AMG RIDE CONTROL pode ser ajustada em três nível através de um botão específico, independentemente do programa de condução.


Se pretendido, o AMG GT 43 pode ser equipado com eixo traseiro direcional. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, portanto, um comportamento ágil e particularmente estável. O comportamento da direção do eixo dianteiro é mais direto, o que significa que o veículo pode ser direcionado mais facilmente nos limites físicos com menor esforço da direção.

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