Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

09/04/2024 17:43

Novo Mercedes-Benz Actros L estreia cabine futurista e revela foco na tecnologia e sustentabilidade

A Daimler Truck revelou a nova geração Mercedes-Benz Actros L. O modelo tem a cabine futurística ProCabin e revela foco na tecnologia e na sustentabilidade. Estará disponível para encomenda em Portugal mais perto do fim do ano.

Desde o seu lançamento em junho de 2021, o Actros L definiu o segmento premium de camiões pesados movidos a diesel da Mercedes-Benz Trucks. Agora a marca eleva o seu porta-estandarte para um novo nível: com design de veículo futurista, aerodinâmica otimizada, inúmeras características de conforto, motores eficientes, elevados níveis de dinâmica de condução e os mais recentes sistemas de assistência, o novo Actros L tem tudo para impressionar operadores de frota e motoristas.

O tradicional camião movido a diesel dá assim continuidade à história de sucesso desta série de modelos iniciada em 1996, reafirmando mais uma vez o compromisso da Mercedes-Benz Trucks em satisfazer as necessidades dos clientes. O objetivo é continuar a ser um dos pioneiros na indústria de camiões com propulsão convencional. O novo Actros L com ProCabin entrará em produção em dezembro de 2024.

Aerodinâmica reduz consumo em 3%

Todo o formato da ProCabin, que foi revelada pela primeira vez durante a estreia mundial do elétrico eActros 600 em outubro de 2023, foi totalmente projetado para uma aerodinâmica particularmente eficiente. Praticamente não existem na carroçaria, o que favorece um fluxo de ar otimizado. A melhor aerodinâmica resulta numa poupança de combustível de até 3% três por cento no novo Actros L.


No interior, a ProCabin – disponível em três variantes: Stream, Big ou Giga Space – oferece inúmeras características de conforto, como aquecimento otimizado dos assentos ou beliches com estruturas completas de ripas e um novo colchão. Estão, além disso, disponíveis equipamentos como tomadas USB-C adicionais nas paredes laterais, uma cortina de alta qualidade em design bicolor, um segundo frigorífico ou, entre outros exemplos, uma tomada de 230 volts.

Mais tarde, o novo Actros L terá disponível o Multimedia Cockpit Interactive 2. Este conta com design de menus renovado, controlo por voz, melhor conectividade e novos aplicativos, como Alertas de Trânsito Conectado.

Terceira geração do motor diesel OM 471 poupa combustível

Além das medidas de otimização aerodinâmica, a Mercedes-Benz Trucks aumenta ainda mais a eficiência do novo Actros L em combinação com a terceira geração do motor diesel OM 471 de 12,8 litros. O OM 471, disponível juntamente com os comprovados motores diesel OM 470 e OM 473, reduz o Custo Total de Propriedade (TCO) sem comprometer o desempenho, a dinâmica de condução ou o conforto.

Segurança muito além do exigido

Os recursos de segurança utilizados no novo Actros L também reforçam a posição da Mercedes-Benz Trucks como um dos pioneiros do setor. Muitas vezes, estes sistemas excedem significativamente os padrões rigorosos do Regulamento Geral de Segurança (GSR, na sigla em inglês), que entrará em vigor a partir de julho de 2024 e exige uma vasta gama de sistemas de assistência ao condutor para aumentar ainda mais a segurança rodoviária para todos os utilizadores da estrada.


Um exemplo de ir além do estipulado pelo GSR é a já sexta geração do Active Brake Assist (ABA). O mais recente assistente de travagem de emergência da Daimler Truck pode agora realizar travagens até a imobilização total em velocidades de até 60 km/h a chegar a cruzamentos, do tráfego em sentido contrário ou de outros utilizadores da estrada na mesma faixa. O GSR solicita uma resposta abrangente a peões e ciclistas para novos camiões e autocarros de turismo somente a partir de 1 de julho de 2026.

A segunda geração do Active Sideguard Assist (ASGA) também demonstra até que ponto equipar os veículos com seis sensores e o aumento do ângulo de visão associado aumenta a segurança rodoviária. O ASGA 2 monitoriza o tráfego tanto do lado do motorista como do passageiro dianteiro e, com o seu sistema de alerta de duas fases, pode alertar os sobre perigos potenciais, para que uma intervenção atempada possa mitigar uma situação crítica de tráfego. A zona de alerta ativa estende-se até 30 metros atrás e sete metros à frente do veículo, operando em velocidades de até 30 km/h. Além disso, o sistema pode iniciar a travagem automática para parar completamente o veículo dentro da área de aviso vermelha até à sua própria velocidade de viragem de 20 km/h, caso o motorista não responda a um aviso sonoro e visual anterior. Esta função também vai além dos requisitos do GSR, que apenas estipula que o Sideguard Assist deve emitir um aviso, se necessário. Além disso, o ASGA 2 apresenta um conceito inteligente de aviso de mudança de faixa baseado na posição do veículo dentro da faixa.

O novo Front Guard Assist pode ser uma funcionalidade útil para prevenir acidentes com peões ou ciclistas que possam estar diretamente à frente do camião quando este arranca. O sistema de assistência monitoriza o trânsito à frente do veículo e apoia o motorista quando o veículo está parado, ao arrancar e nos cruzamentos. Se o sistema detetar objetos parados ou em movimento à frente do veículo, apoia o condutor em situações de condução até 15 km/h, enviando mensagens de aviso como parte do sistema de aviso de duas fases.

Condução assistida descontraída

Além dos sistemas de assistência focados na segurança do trânsito, destaca-se no novo Actros L a interação bem coordenada de recursos como o Active Drive Assist 3 (ADA) e o sistema inteligente de transmissão e controle de cruzeiro Predictive Powertrain Control (PPC). A ADA permite a condução semiautomática (SAE Nível 2) em camiões de produção em série desde 2018 e agora está é lançada a sua terceira geração. A partir de junho de 2021, a segunda geração do ADA foi aprimorada com a função de paragem de emergência. O ADA 3 melhora ainda mais o apoio aos condutores tanto na orientação longitudinal como lateral do camião.


O PPC voltado para o futuro, por outro lado, contribui para uma condução descontraída, tendo automaticamente em conta a topografia, o traçado da estrada e os sinais de trânsito para o estilo de condução mais eficiente possível. A partir de abril de 2025, as informações de rota do sistema de navegação também serão integradas para permitir uma melhor deteção de eventos futuros de rota. Isso permite que os motoristas evitem travagens, acelerações e mudanças de marcha desnecessárias.

Soluções digitais para maior eficiência

A Mercedes-Benz Trucks oferece uma gama abrangente de soluções e serviços digitais em torno do novo Actros L para simplificar processos e fluxos de trabalho para operadores de frotas. A ferramenta TruckLive oferece acesso simples ao mundo de serviços digitais da Mercedes‑Benz Trucks. Isso inclui vários serviços de conectividade que podem ser usados em plataformas existentes, como o MyTruckPoint.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações