09/04/2024 18:13
A Mercedes-Benz renovou o mítico Classe G. O todo-o-terreno conta agora com motorizações eletrificadas e mais tecnologia, mas mantém-se fiel à história iniciada em 1979.
O novo Mercedes-Benz Classe G dá continuidade à história de sucesso da série de modelos criada em 1979. O ícone off-road continua a contar com um chassi de longarinas, solução testada e comprovada, três bloqueios de diferencial mecânicos, bem como um eixo traseiro rígido e suspensão dianteira independente. A nova unidade de controlo da função de todo-o-terreno, o novo OFFROAD COCKPIT e o “capô transparente” permitem uma experiência de todo-o-terreno digital.
Há cerca de 45 anos que o Mercedes-Benz Classe G não sofre alterações significativas no seu visual. O design exterior dos novos modelos é apenas subtilmente modificado. As alterações visíveis incluem uma grelha do radiador com quatro, ao invés das anteriores três, lamelas horizontais, e novos para-choques dianteiro e traseiro. O para-choques dianteiro apresenta um novo visual com uma geometria retangular arredondada. Um novo revestimento do pilar A e um spoiler na extremidade do tejadilho contribuem para melhorar a aerodinâmica e aumentar o conforto acústico.
O interior é luxuoso e funcional. Com a integração do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o novo Classe G é mais digital do que nunca. A pedido, o KEYLESS-GO, os suportes de bebidas com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester 3D e o sistema MBUX High-End Rear-Seat Entertainment asseguram um maior conforto. O modelo está também equipado com sistemas de segurança e de assistência adicionais e aperfeiçoados. A gama MANUFAKTUR para uma personalização extensiva do interior e do exterior foi novamente alargada.
V8 mantém-se e motores são todos eletrificados
O novo Mercedes-Benz Classe G tem todas as motorizações eletrificadas (e conta, também, com uma versão 100% elétrica sobre a qual pode saber mais aqui). Na gama de motores, a oferta V8 mantém-se no topo-de-gama deste modelo. Graças à eletrificação, todas as versões do novo Classe G oferecem uma melhor capacidade de resposta fora de estrada e um maior conforto em estrada pavimentada. Os híbridos parciais com um motor de arranque/alternador integrado (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 V também impressionam pelo maior desempenho e pela redução do consumo de combustível.
O Mercedes-AMG G 63 é alimentado pelo testado e comprovado motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo. O motor produz 585 CV de potência e um binário máximo de 850 Nm. A combinação do sistema elétrico de 48 V e do motor de arranque / alternador integrado (ISG) é um novo equipamento. Esta eletrificação fornece um suplemento de 20 CV de potência e de 200 Nm de binário durante breves instantes. A partir da condição de parado, o novo Mercedes-AMG G 63 necessita de apenas 4,4 segundos para acelerar até aos 100 km/h. Esta propulsão dinâmica continua até uma velocidade máxima de 220 km/h. O pacote AMG Performance disponível como opção permite atingir uma velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.
O novo Mercedes-Benz G 500 é alimentado por um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com dupla sobrealimentação através de um turbocompressor e de um compressor elétrico auxiliar. O motor produz 449 CV de potência e um binário máximo de 560 Nm. O motor de arranque / alternador integrado (ISG) fornece uma potência suplementar de 20 CV e um binário suplementar de 200 Nm durante breves segundos. Alimenta também o sistema elétrico de bordo de 48 V. A gama de motores é completada pelo motor diesel de seis cilindros no novo Mercedes-Benz G 450 d. A unidade produz 367 CV + 20 CV de potência. O binário é de 750 (+200) Nm.
A transmissão de potência é fornecida pela caixa de velocidades automática 9G-TRONIC com conversor de binário. De realçar que esta caixa foi especialmente adaptada aos requisitos do ícone do todo-o-terreno.
Estabelece padrões fora de estrada
O ícone do todo-o-terreno estabelece nos padrões para condução fora de estrada. O novo Mercedes-Benz classe G baseia-se no comprovado conceito de estrutura em escada e está equipado com três bloqueios mecânicos dos diferenciais e caixa de redutoras, bem como um eixo traseiro rígido e uma suspensão dianteira independente.
A elevada distância ao solo e a suspensão de longo curso constituem a base das características todo-o-terreno do novo Classe G. Os números falam por si: Até 100 % de capacidade de subida em superfícies adequadas; distância ao solo entre os eixos de pelo menos 241 mm; altura máxima de passagem a vau de 70 cm; condução estável em inclinações laterais de até 35 graus; e ângulos de aproximação e de saída de 31 graus e de 30 graus, respetivamente (sem gancho de reboque). Fora dos circuitos habituais, o já referido novo OFFROAD COCKPIT oferece uma visão geral dos dados relevantes para a condução fora de estrada, tanto no ecrã do condutor como no ecrã multimédia, bem como funções de apoio à condução fora de estrada.
No seu lançamento de mercado, previsto para os próximos meses, o novo Classe G estará disponível a partir de 175 550 euros. A Sociedade Comercial C. Santos está ao dispor para disponibilizar mais informações sobre o modelo.