Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

Novo Mercedes-Benz GLE Coupé: Sedutor nato!

28/08/2019 13:01

Quando a elegância e a desportividade se cruzam, nasce o Novo GLE Coupé! O SUV Coupé com estatuto premium da Mercedes-Benz combina design e presença marcante com apurada dinâmica na estrada e fora dela fruto de elevado aerodinamismo, gama de motores potente e versátil (350 d e 400 d) múltiplas tecnologias de apoio à condução, para além de modernidade e luxo no habitáculo, onde não falta a última geração do sistema MBUX. Tudo boas razões para rumar ao sucesso…

O novo GLE Coupé é mais um exemplo da estratégia da Mercedes-Benz para satisfazer todos os requisitos dos clientes do segmento SUV premium de uma forma objetiva. A partir de um nicho relativamente pequeno, o segmento dos SUCs, designadamente os SUV coupés, desenvolveu-se rapidamente para se tornar numa tendência. Com a renovação da família de SUVs premium, a Mercedes-Benz também coloca o GLE Coupé numa nova posição tecnológica.

Tal como o GLE e o GLS, como um membro da família de grandes SUV premium, o GLE Coupé é fabricado em Tuscaloosa, estado de Alabama. No total, a Mercedes-Benz oferece agora oito modelos SUV na forma do GLA, GLC, GLC Coupé, o Classe G e o novo GLB. Atualmente com cerca de um terço das vendas, os SUVs são um pilar importante no portfolio de produtos da Mercedes-Benz e contribuem significativamente para o crescimento da marca. Até à data, mais de seis milhões de clientes em todo o mundo optaram por um SUV Mercedes-Benz.

Design exterior: presença poderosa

O novo GLE Coupé tem um comprimento de 4939 mm e uma largura de 2010 mm (39 mm mais comprido e 7 mm mais largo do que o seu antecessor). A distância entre-eixos foi aumentada em 20 mm comparativamente ao seu antecessor, mas permanece 60 mm mais curta do que a do GLE, o que beneficia o seu comportamento desportivo bem como o seu visual. Desta forma, as proporções realçam a dinâmica do GLE Coupé.

A vista frontal combina características da família de SUVs da Mercedes-Benz com claros atributos coupé: a grelha do radiador em padrão diamante com uma lamela horizontal é uma alusão a outros coupés do portfolio da Mercedes-Benz. Entretanto, as aberturas na lamela demonstram o carácter SUV, tal como o faz a proteção inferior cromada brilhante do chassis no para-choques dianteiro. Com a linha de equipamento AMG Line, a grelha é ampliada para baixo em forma de A e os pinos na grelha do radiador em padrão diamante são revestidos em cromado.

Os faróis estão equipados de série com tecnologia full-LED.

O para-brisas mais inclinado para baixo não só confere ao veículo uma aparência mais dinâmica, como também combina melhor com a linha do tejadilho descendente e acrescenta uma elegância harmoniosa. 

A extremidade debaixo deste tem um design propositadamente mais suave e uma superfície acentuada e destaca efetivamente as rodas de grandes dimensões (19 a 22 polegadas) e à face do guarda-lamas. Os revestimentos em plástico preto nos guarda-lamas (na linha de equipamento AMG Line são pintados na cor da carroçaria) e os opcionais estribos entre estes realçam o carácter SUV.

O dinamismo da linha de coupé é especialmente evidente a partir do design da traseira. Abaixo dos pilares C, largos músculos sobressaem das superfícies laterais do veículo, desde as portas laterais traseiras até aos farolins traseiros. Estes músculos conferem ao GLE Coupé o seu visual imponente, pronto para atacar. Em combinação com os estreitos e compridos farolins traseiros, realçam a largura da traseira. Os farolins traseiros independentes e bipartidos enquadram-se no design do dia e da noite dos farolins traseiros dos SUVs Mercedes-Benz, com os seus distintivos blocos redondos num contorno elegante.

 A transição harmoniosa desde a porta da bagageira ao para-choques, a placa da matrícula no para-choques acima da proteção inferior cromada brilhante e os revestimentos integrados das ponteiras do sistema de escape completam a simbiose entre um coupé e um SUV.

Design interior: coupé sem restrições

O interior do novo GLE Coupé partilha várias características comuns com outros modelos na nova família SUV premium, com um claro ênfase no aspeto desportivo. O moderno cockpit, com dois ecrãs largos de 12.3 polegadas/31.2 cm e o atraente painel de instrumentos, horizontalmente dividido por um elemento de revestimento e transitando continuamente até ao revestimento das portas, parece familiar de outros modelos. A superfície superior no GLE Coupé é revestida de série em pele sintética ARTICO. O foco na desportividade é proporcionado pelos bancos desportivos de série, com elevado apoio lateral e revestimento em pele ARTICO, e o novo volante desportivo revestido em pele Comfort, que é também equipado de série no coupé.

A identidade SUV é reforçada pela consola central com pegas auxiliares salientes. O design, materiais e equipamentos de elevada qualidade, e a impressionante ergonomia, transmitem uma impressão de modernidade e luxo. Naturalmente, está disponível uma vasta gama de opções de personalização, como a seleção de acabamentos e materiais decorativos, que pode levar o tema da desportividade no GLE Coupé para um novo patamar e demonstrar a sua qualidade. Os revestimentos dos bancos em pele/pele Comfort e os painéis das portas na combinação de cores vermelho/preto clássico estão exclusivamente disponíveis para o coupé.

Tão espaçoso como parece: trabalho personalizado com um look desportivo

A geometria da carroçaria coupé de quatro portas foi deliberadamente criada de forma mais rígida do que no GLE e oferece mais espaço do que o antecessor, fornecendo aos cinco ocupantes um espaço confortável. Isto deve-se à distância entre-eixos 60 mm mais curta do que a do GLE SUV, mas 20 mm mais comprida do que a do anterior coupé, beneficiando o espaço individual dos bancos e o espaço para as pernas dos ocupantes. A largura da entrada foi ainda alargada em 35 mm. 

Em muitos pontos, o novo membro da família oferece melhorias nas dimensões do interior, que transmitem uma sensação de espaço significativamente superior. A capacidade dos espaços de arrumação no interior foi aumentada para um total de 40 litros. A visibilidade geral também foi melhorada e o opcional teto de abrir deslizante é também de grandes dimensões.

Com 655 litros, a capacidade da bagageira é generosa. Permite ocultar a bagagem transportada através de uma cobertura de elevada qualidade fixada por ímanes, dobrável e removível. O encosto dos bancos traseiros, que pode ser rebatido numa proporção de 40:20:40, aumenta a capacidade da bagageira para até 1790 litros – mais 70 litros do que o seu antecessor e o melhor neste segmento.

Se necessário, permite aumentar o espaço de carga para mais de dois metros de comprimento e até uma largura mínima de 1080 mm – ambos refletem melhorias de 87 e 72 mm respetivamente, em relação ao seu antecessor. A embaladeira da bagageira é inerentemente mais alta do que nos SUVs convencionais – mas também aqui o novo GLE Coupé é cerca de 60 mm melhor do que o modelo anterior, e quando equipado com AIRMATIC, a traseira pode ser ainda mais rebaixada em 50 mm com o simples pressionar de um botão.

MBUX da última geração

O GLE Coupé está equipado com a última geração do sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience). A informação no painel de instrumentos e no ecrã multimédia é facilmente legível nos ecrãs largos de alta resolução. Uma emotiva apresentação com gráficos fantásticos destaca a inteligibilidade da estrutura do controlo intuitivo.

O conhecido controlo por voz online LINGUATRONIC e a capacidade de aprendizagem do MBUX são naturalmente um equipamento do modelo, tal, como a vasta gama de opções de conforto e apps que podem ser incluídas no MBUX e controladas com este.

 Transmissão de música também a partir da Amazon

No decurso do ano de 2020, a Mercedes-Benz irá integrar o serviço de transmissão de música Amazon Music nos novos modelos SUV. Se o cliente tiver uma Amazon Music Account, poderá transferir a sua música para o veículo através do serviço Mercedes me “Online Music”. Músicas individuais, listas de reprodução ou músicas do género pretendido podem ser reproduzidas através de um comando tátil ou comando por voz. Os membros Amazon Prime podem escolher dois milhões de músicas entre 50 milhões da “Amazon Music Unlimited”. A disponibilidade do serviço de transmissão de música TIDAL será continuada.

 Potente motor Diesel de seis cilindros para a Europa

O foco no condutor e os padrões desportivos do novo Mercedes-Benz GLE Coupé são igualmente aparentes na sua gama de motores. Os motores disponíveis no lançamento de mercado são os motores turbo diesel de seis cilindros em linha e de elevado binário.

Os dois motores diesel utilizados nos modelos GLE Coupé têm como base o motor OM 656 de seis cilindros em linha da atual família de motores. Está disponível em duas versões de potência, na versão GLE Coupé 350 d 4MATIC com 200 kW (272 CV) e 600 Nm (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0-7.5 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 211-197 g/km) e na versão GLE Coupé 400 d 4MATIC com 243 kW (330 CV) e 700 Nm de binário (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0-7.5 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 212-198 g/km) 1. Em ambas as versões, o potente motor já cumpre a norma Euro 6d (RDE/Real Driving Emissions Fase 2) mesmo em situações de condução exigente.

Isto é obtido, entre outros fatores, através de um catalisador adicional de redução catalítica seletiva (SCR), com um catalisador de amoníaco não reagido (ASC) no tubo de escape do GLE Coupé. Isto permite dosear o agente de redução AdBlue® que está ainda mais estreitamente alinhado com as características individuais de condução, pois qualquer excedente de amoníaco no segundo catalisador SCR é adicionalmente decomposto.

Desportividade de série: a engenharia aplicada à cadeia cinemática

Potência mediante solicitação, ou binário em função dos requisitos, é também o lema da transmissão de força. Porque todas as versões do novo GLE Coupé estão equipadas de série com uma caixa de transferência com uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente após a caixa de velocidades automática 9G TRONIC. Esta permite a transferência totalmente variável do binário de 0 a 100 por centro (binário em função dos requisitos) entre os eixos. Em curva, poderá influenciar de forma objetiva o binário rotacional do veículo em torno do seu eixo vertical por forma a estabilizá-lo e, juntamente com a menor distância entre-eixos, aumenta a agilidade do novo GLE Coupé. 

Suspensão: AIRMATIC ou E-ACTIVE BODY CONTROL em função dos requisitos

O novo GLE Coupé está equipado de série com suspensão com molas helicoidais, com uma afinação mais desportiva e rígida. Comparativamente à geração anterior, beneficia dos pontos de ligação mais rígidos, da melhoria da geometria e oferece uma localização mais precisa das rodas e uma melhor filtragem das vibrações causadas pelas irregularidades da superfície da estrada. O aperfeiçoado sistema de suspensão pneumática AIRMATIC está disponível opcionalmente com uma afinação desportiva. O seu amortecimento ajustável adaptativo utiliza sistemas de sensores e algoritmos extremamente complexos para adaptar em tempo real as características de amortecimento às condições da estrada e a situação de condução. Independentemente da carga, a suspensão pneumática também mantém a mesma altura do veículo medida nos eixos e pode também ajustar a distância ao solo – automaticamente ou através de um botão em função da velocidade e da situação de condução.

A opcional suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL, que é combinada com o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC, é outro destaque oferecido. Este é o único sistema no mercado com capacidade para controlar individualmente as forças de compressão e de retorno da suspensão em cada roda. Isto significa que não só contraria o adornamento da carroçaria como também a oscilação vertical e o afundamento. Em conjunto com o ROAD SURFACE SCAN e a função de inclinação em curva CURVE, o E-ACTIVE BODY CONTROL combina a aderência à estrada com o máximo conforto possível e sustenta a pretensão da Mercedes-Benz na construção da suspensão mais inteligente de um SUV a nível mundial.

O sistema E-ACTIVE BODY CONTROL opera com uma tensão elétrica de 48 V e está disponível como equipamento opcional. Em superfícies de estrada em mau estado de conservação, o sistema tem até capacidade para recuperar energia, reduzindo os requisitos de energia aproximadamente a metade quando comparados com o sistema anterior equipado no Classe S. O sistema hidropneumático gera forças dinâmicas que se sobrepõem às forças da suspensão pneumática e suportam e amortecem ativamente a carroçaria do veículo, por ex., durante uma aceleração linear e lateral ou quando o veículo circula em estradas de piso irregular.

 Sistemas de assistência à condução

O novo GLE Coupé está equipado com a última geração dos sistemas de assistência à condução Mercedes-Benz que colaborativamente assistem o condutor. Isto resulta num nível especialmente elevado de segurança ativa. De série, o novo GLE Coupé está equipado com o Active Braking Assist, que pode ajudar a evitar colisões traseiras e colisões com pedestres e veículos em deslocamento perpendicular.

Algumas funções do Intelligent Drive, que também se destacam no mercado pelo seu elevado nível de assistência para além do segmento SUV, podem ser encomendadas opcionalmente. Incluem o assistente Active Distance Assist DISTRONIC com Regulação da Velocidade em Função do Percurso. Se o condutor o ligar, o GLE Coupé poderá reagir à informação do Live Traffic, no melhor dos cenários ainda antes de o condutor ou os sensores de radar e a câmara detetarem obstáculos no trânsito. Quando é detetado um congestionamento de trânsito, a velocidade é reduzida para aproximadamente 100 km/h como medida de precaução, salvo decisão em contrário especificamente pelo condutor.

Quando o veículo é conduzido em trânsito congestionado numa via rápida, o Active Stop-and-Go Assist poderá executar as tarefas de manter o veículo na faixa de rodagem e manter a distância de segurança, a uma velocidade de cerca de 60 km/h. O início da marcha pode ser automático até um minuto após o veículo ter parado. Em estradas com várias faixas em cada sentido, o Active Steering Assist poderá assistir o condutor com a função emergency corridor. Em vias rápidas, a uma velocidade inferior a 60 km/h, o veículo orienta-se através das marcas rodoviárias detetadas e utiliza inteligência artificial orientando-se pelos veículos na sua proximidade. Se não forem detetados quaisquer veículos ou marcas rodoviárias, o GLE Coupé irá guiar-se pelo veículo em frente, como anteriormente.


1Os valores indicados são os “valores de CO2 do NEDC” medidos em conformidade com o artigo 2.º, n.º 1, do Regulamento de Execução (UE) 2017/1153. Os valores de consumo de combustível foram calculados com base nesses números. Um valor mais alto pode ser aplicado como base para o cálculo do imposto sobre veículos automotores. Mais informações sobre os veículos em oferta, incluindo os valores WLTP, podem ser encontradas para cada país em www.mercedes-benz.com