Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

25/01/2023 18:36

Novos Mercedes-Benz CLA e CLA Shooting Brake: Criadores de tendências

Os Mercedes-Benz CLA e CLA Shooting Brake estão ainda mais elegantes, sofisticados, eficientes e conectados. Conheça todas as novidades do modelo que revolucionou o seu segmento.

Lançado originalmente em 2013, o Mercedes-Benz CLA e, mais tarde, a versão Shooting Brake, vieram revolucionar o segmento dos familiares compactos, com um formato sedan/coupé que acrescentava a emoção estética que faltava a este tipo de automóveis. Uma década depois, o CLA e a sua congénere ainda mais versátil CLA Shooting Brake continuam no auge e acabam de receber mais um conjunto muito significativo de inovações e atualizações, que abrangem o equipamento de conforto e de segurança, a conetividade, a eficiência das suas motorizações e, como não podia deixar de ser, a vertente do design, que foi modernizado e está ainda mais apaixonante.

O para-choques dianteiro remodelado, a grelha do radiador redesenhada com padrão de estrelas e o novo difusor traseiro reforçam o carácter desportivo. A acrescentar a isto está o design vanguardista dos sofisticados faróis LED High Performance, que passam a ser de série, e dos farolins traseiros LED. As novas cores de pintura hyper blue (exclusiva nos modelos CLA) e spectral blue, bem como os três modelos de jantes adicionais que abrangem dimensões até às 19 polegadas, alargam o leque de escolha para uma maior personalização. De série, os novos modelos CLA Coupé e CLA Shooting estão equipados com jantes de liga leve de cinco raios com 17 polegadas, na cor prateado vanadium, ou com jantes de cinco raios duplos na cor preto brilhante.

Um habitáculo de onde não apetece sair

Reconhecido pela referencial qualidade geral e pelo conforto, o interior dos novos CLA e CLA Shooting Brake destaca-se ainda pelo importante reforço tecnológico. O destaque vai para o ecrã duplo independente, que inclui de série um ecrã de 7 polegadas e um ecrã de 10.25 polegadas. Os dois ecrãs de 10.25 polegadas estão disponíveis como opção e oferecem uma experiência ainda mais envolvente e sofisticada. Os novos revestimentos com visual em carbono escuro, em madeira de lima porosa no tom de castanho ou a microfibra MICROCUT (apenas AMG Line) em castanho, acrescentam ainda mais qualidade ao interior.

Os bancos conforto também apresentam de série uma combinação de pele sintética ARTICO com tecido tridimensional em preto. Opcionalmente estão disponíveis em cinza sálvia, uma cor da moda. A linha de equipamento Progressive oferece três cores para o interior: preto, bege macchiato e cinza sálvia. Na linha de equipamento AMG Line, o revestimento de série dos bancos em pele ARTICO/microfibra MICROCUT está agora também disponível em castanho bahia. No total, encontram-se disponíveis cinco cores de revestimento na linha de equipamento AMG Line: preto, castanho bahia, cinza sálvia, pérola cinza titan/preto e, pela primeira vez, pimenta vermelho peper/preto.

O revestimento em tecido dos bancos de conforto é fabricado com recurso a materiais reciclados. A utilização de materiais reciclados é uma medida importante para alcançar a neutralidade carbónica. Logo no final desta década, a Mercedes-Benz pretende reduzir pelo menos a metade as emissões de COde todo o ciclo de vida de cada veículo ligeiro de passageiros do portfólio de novos modelos, comparativamente a 2020. A partir de 2039, a Mercedes-Benz pretende que o portfólio de veículos ligeiros de passageiros e de comerciais ligeiros seja neutro em emissões de carbono com compensações em toda a cadeia de valor do automóvel.

Ao serviço do condutor e dos ocupantes

A Mercedes-Benz aperfeiçoou significativamente o equipamento de série. Por exemplo, os dois novos modelos CLA já incluem o Assistente de Máximos, a câmara de marcha-atrás e o pack USB, além do volante em pele e dos já referidos faróis LED. A partir dos veículos equipados com a linha de equipamento Progressive, os clientes também recebem o Pack Parking e o Pack Espelhos, bem como a porta do compartimento de bagagens EASY-PACK para o CLA Shooting Brake.

Estes dois novos modelos CLA Coupé e CLA Shooting Brake também integram a última geração do MBUX – com estilos de exibição recém-criados: o estilo “Classic” apresenta toda a informação importante ao condutor, o estilo “Sporty” impressiona com o conta-rotações dinâmico, enquanto o estilo “Discreet” apresenta apenas a informação essencial.

O sistema de telemática remodelado também impressiona com o novo design e um desempenho aperfeiçoado. Uma nova característica é a conectividade sem fios com smartphones através do Apple CarPlay ou do Android Auto. O sistema de som surround BurmesterÒ (opcional) integra agora uma experiência de som imersiva Dolby Atmos que fará as delícias de qualquer melómano que assim terá, a bordo do seu Mercedes-Benz, uma experiência digna das melhores salas de concerto.

Mais potência, maior eficiência

Há muito que a Mercedes-Benz conseguiu provar que potência e eficiência não são incompatíveis. Os novos CLA e CLA Shooting Brake são mais uma prova disso mesmo. A gama de motores a gasolina foi totalmente eletrificada e inclui unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de 7 ou 8 velocidades de série. Nos chamados mild-hybrid (híbridos parciais), os motores estão equipados com um sistema elétrico de bordo adicional de 48 V que suporta a agilidade no arranque com mais 10 kW de potência, permite recuperar energia nas travagens e apoia nas acelerações.

Outro grande passo é dado pelos novos modelos CLA Coupé e CLA Shooting Brake híbridos plug-in. A bateria fornece uma maior capacidade de armazenamento, resultando numa maior autonomia elétrica (82 km WLTP para o CLA e 80 km para a Shooting Brake). A potência do motor elétrico também foi aumentada em 5 kW e agora atinge os 80 kW. Para carregar a bateria continuam disponíveis três opções: além da potência de 3.7 kW de série, a bateria pode agora também ser carregada com corrente alternada com uma potência de até 11 kW, ao invés dos anteriores 7.4 kW. Os novos modelos CLA também continuam a disponibilizar a opção de carregar a bateria com corrente contínua e com uma potência de até 22 kW que permite passar dos 10 até aos 80 % em cerca de 25 minutos.

O pináculo da evolução… e da diversão

Se os CLA e CLA Shooting Brake já são exemplares no que prazer que oferecem, mesmo o resultante da simples observação estética, o que dizer das versões Mercedes-AMG? Com potências entre os 305 cv e uns avassaladores 421 cv, sublimam todos os atributos que associamos aos familiares compactos da Mercedes-Benz.

Seria possível tornar os CLA AMG ainda mais desejáveis e apaixonantes? A resposta da Mercedes-AMG foi um claro sim! As versões de entrada (CLA 35 4Matic e CLA 35 4Matic Shooting Brake) receberam uma grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais, um para-choques dianteiro remodelado e uma insígnia redonda com o emblema AMG, que reforça a afiliação à marca. O design remodelado do interior dos faróis com tecnologia LED ou MULTIBEAM LED e dos farolins traseiros LED também caracteriza o modelo topo de gama CLA 45 S 4MATIC+ e CLA Shooting Brake.

As duas variantes também receberam jantes específicas e ainda mais exclusivas. O 35 passa a estar disponível (de série) com jantes de 18” de 10 raios em preto com acabamento em alto brilho, e opcionalmente, de 19” com cinco raios duplos em preto mate com acabamento em alto brilho ou em preto mate com aro em alto brilho. A nova seleção de jantes para as duas versões 45 S inclui jantes de série de 19” com cinco raios duplos em preto mate com acabamento em alto brilho ou umas opcionais jantes de 19” com cinco raios duplos em preto mate com aro em alto brilho.

No interior, os “pilotos” de ocasião vão descobrir os novos revestimentos dos bancos desportivos ou os opcionais bancos AMG Performance. Para os elementos de acabamento interior, a madeira de lima porosa em castanho completa a seleção de opções. Os modelos Mercedes-AMG CLA também vêm de série com o volante AMG Performance com raios duplos e botões perfeitamente integrados.

Coração de atleta

Como na restante gama CLA e CLA Shooting Brake, os modelos 35 estão equipados com sistema elétrico de 48 V que fornece uma potência suplementar temporária de 10 kW (14 CV). O potente e ágil motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros fornece uma potência de 225 kW (306 CV), que é distribuída às quatro rodas através da caixa de velocidades AMG Speedshift de 8 relações. O desempenho de condução desportivo é exemplar, como o comprova a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.9 segundos.

A versão de topo, o já icónico 45 S 4Matic+ continua a ser ímpar no segmento, com uns incríveis 421 CV de potência. O Coupé e a Shooting Brake aceleram dos 0 aos 100 km/h em 4.1 segundos, enquanto a velocidade máxima (limitada eletronicamente) chega aos 270 km/h. O sistema de tração integral totalmente variável com AMG Torque Control contribui significativamente para uma experiência de condução que esbate os limites entre os automóveis de estrada e de competição.

AMG 45 Street Style Edition

Para quem não se contenta com nada menos do que o melhor, está disponível uma edição especial limitada para os modelos CLA 45 S 4MATIC+ Coupé e Shooting Brake: a AMG Street Style Edition. A pintura Manufaktur cinza, os painéis laterais com logótipo AMG e o padrão AMG com bandeira de xadrez realçam o carácter exclusivo desta série. Esta edição está ainda equipada com jantes AMG de 19” e com pinças dos travões vermelhas. Outros elementos incluem o Pack AMG Aerodynamics, os packs AMG Night I e II e o tampão do depósito de combustível AMG.

No habitáculo, destacam-se os bancos AMG Performance revestidos em microfibra preta adornados com pespontos e elementos decorativos em cor de laranja. A denominação “CLA 45 S”, também em cor de laranja, transporta o emblema da marca para o interior. O volante AMG Performance e os elementos de revestimento AMG em alumínio, o tablier conta com pesponto contrastante cor de laranja. Os tapetes AMG com inscrição “Street Style Edition” e o pesponto cor de laranja completam o design interior que é, sem dúvida, ainda mais exclusivo. Ou não fosse esta uma série especial com a assinatura Mercedes-AMG.