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Novo Mercedes-EQ Lounge, um projeto 100% sustentável

21/04/2021 18:04

A Mercedes-EQ continua a fortalecer os seus pilares da sustentabilidade, que vão muito para além da conceção de veículos elétricos de neutralidade carbónica. O novo Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré, é um excelente exemplo, num espaço nacional 100% sustentável que reforça o compromisso da Marca com a Natureza e os Oceanos. Venha descobrir todas as suas vertentes…  

O surf é considerado um desporto global em expansão, uma forma de viver o intitulado Modern Luxury. No mundo, existem mais de 35 milhões de surfistas, o que representa um crescimento de 50% nos últimos dez anos.

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Em Portugal, a Nazaré é o único local para surf de grandes ondas, um desporto de equipa, cujo público vai desde os 8 aos 80 anos. A Mercedes-Benz é atualmente reconhecida pela sua presença no surf de grandes ondas, que assenta em valores como perseverança, excelência, resiliência, fraternidade, coragem e desempenho.

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Neste novo projeto, o Mercedes-EQ Lounge, Reciclar e Reutilizar foram palavras de ordem, conceitos sempre presentes em todo processo de seleção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração. Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória.

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Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, a solução mais ecológica de revestimento/isolamento, utilizada a nível arquitetónico, que compõe os jardins verdes verticais, tudo remete para o forte conceito de sustentabilidade.

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 A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais. De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas - águas estas produzidas pelo edifício.

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O Mercedes-EQ Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos, que se assumem como um marco importante para o fomento da mobilidade neutra em CO2.

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O caminho para a neutralidade carbónica coloca um conjunto significativo de desafios e oportunidades à sociedade. A transição para uma economia neutra em carbono é uma das grandes preocupações da Mercedes-Benz. No novo Mercedes-EQ Lounge é possível observar todo o circuito elétrico proveniente da reutilização de uma bateria de uma das primeiras unidades do modelo Classe B 100% elétrico, que permite agora armazenar a energia captada pelos painéis fotovoltaicos.

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O Mercedes-EQ Lounge é um espaço de debate, de conversas e de experiências, onde são abordados temas como a proteção dos oceanos, a reutilização de baterias elétricas, a economia circular, a aposta na formação da comunidade para um desenvolvimento sustentável. O novo espaço tem um caráter multifuncional, que permite receber eventos exclusivos da marca (12 a 50 pessoas) no interior do edifício e de maior dimensão, até mais de 500 pessoas no seu exterior.

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Mercedes-Benz na Nazaré: uma história de sucessos

A Nazaré, conhecida como uma terra piscatória típica portuguesa, tem sido nos últimos 10 anos palco mundial de Grandes Ondas, que a tornaram uma das maiores atrações para surfistas de todo o mundo. Desde 2011, altura em que Garrett McNamara alcançou o record no Guinness World Records, que a Praia do Norte na Nazaré recebe eventos de caráter mundial, sendo noticiada em todo o mundo.

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A Mercedes-Benz aposta também há 10 anos no Surf de Grandes Ondas –o MBoard Project, o Mercedes-AMG Red Chargers, ou até mesmo a onda surfada no Rio Tejo pelo embaixador internacional da Marca, Garrett McNamara, têm marcado e ilustrado o percurso de sucesso deste projeto.

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Desde 2016 foram já realizadas cerca de 500 experiências exclusivas destinadas a clientes, concessionários, jornalistas e parceiros, tendo o espaço da Mercedes-Benz na Nazaré sido também o local escolhido para a primeira convenção mundial de Embaixadores Mercedes-Benz.

Estratégia de sustentabilidade: Ambition 2039

No âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50 % dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas - incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in.

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Depois do EQA, lançado em abril, com o EQS, o EQB e o EQE, irão ocorrer mais três apresentações mundiais de modelos da marca Mercedes-EQ em 2021 que irão alargar a gama de veículos totalmente elétricos da Mercedes-Benz Cars para seis unidades. A empresa irá também continuar a expandir a sua ampla e atrativa gama de produtos xEV através do lançamento de um total de 30 versões híbridas plug-in até ao final de 2021.

Novo EQB: SUV totalmente elétrico com até sete lugares

19/04/2021 22:07

Após o EQC, EQV e os mais recentes EQA e EQS, a família 100% elétrica Mercedes volta a crescer, agora com o novo… EQB! O mais recente SUV da família EQ foi apresentado no Salão de Xangai, na versão EQB 350 4MATIC, com 215 kW (292 cv) de potência, consumos de 19,2-18,1 kWh/100 km, uma autonomia de até 419 km (WLTP), para além de uma disponibilidade de até sete lugares.

A ofensiva elétrica da divisão Mercedes-Benz Cars não só está a ganhar ritmo, como também está a causar impacto pelos modelos Mercedes-EQ. Enquanto os primeiros modelos EQA chegam aos concessionários Europeus e o EQS, a versão do novo EQB específico para o mercado Chinês será apresentada ao mesmo tempo em Shanghai. É produzido na China na Beijing Benz Automotive Co., Ltd (BBAC), uma joint venture entre a Daimler e o seu parceiro Chinês, o BAIC Group. O design do novo SUV compacto totalmente elétrico interpreta o luxo progressivo da Mercedes-EQ de forma arrojada e imponente.

Na China, o novo EQB será lançado como um modelo topo de gama totalmente equipado com Linha AMG e uma potência de 215 kW. Na Europa, logo desde o lançamento, os clientes poderão escolher entre várias versões com tração dianteira, tração integral e vários níveis de potência, alguns superiores a 200 kW. A capacidade de armazenamento de energia útil das baterias do modelo para a Europa é de 66.5 kWh. Estas baterias são fabricadas nas fábricas da Daimler em Kamenz (Alemanha) e Jawor (Polónia). Está prevista uma versão com uma autonomia particularmente elevada. O consumo de energia elétrica do EQB 350 4MATIC na Europa, em WLTP, é de 19.2 kWh/100 km, com emissões de CO2 em ciclo combinado de 0 g/km e autonomia de 419 km.

A divisão Mercedes-Benz Cars está a impulsionar a eletrificação do seu portfolio de modelos. Com o EQA, o EQB, o modelo elétrico EQE e o EQS, será apresentado um total de quatro novos modelos da marca Mercedes-EQ. A família de modelos híbridos plug-in da Mercedes-Benz, atualmente constituída por mais de 20 versões de modelos, está a ser renovada com versões eletrificadas do Classe C e do Classe S. Para 2021, a divisão Mercedes-Benz Cars prevê aumentar a sua quota de modelos xEV, ou seja, veículos híbridos plug-in e totalmente elétricos, para cerca de 13%. Adicionalmente, os modelos híbridos suaves com motor de arranque/alternador e sistema elétrico de 48 V estão a ganhar terreno na gama de produtos, especialmente dos veículos de luxo do grupo.

Espaço generoso e compartimento de bagagens variável

O novo EQB (comprimento/largura/altura: 4684/1834 /1667 milímetros) enriquece a bem-sucedida família de modelos compactos da Mercedes e está estreitamente ligado a dois modelos em particular: ao EQA, com o qual partilha a avançada tecnologia de propulsão, e ao SUV compacto GLB. É deste modelo que é herdada a longa distância entre eixos (2829 milímetros), o interior espaçoso e variável e a terceira fila de bancos com dois bancos individuais adicionais.

O espaço é generoso: na versão de cinco lugares, a altura disponível até ao tejadilho na primeira fila de bancos é de 1035 milímetros, na segunda fila é de 979 milímetros. Com 87 milímetros, o espaço para os joelhos no banco traseiro da versão de cinco lugares atinge um nível confortável. O compartimento de bagagens tem um piso plano e é espaçoso: o volume do compartimento de bagagens de 495 até 1710 ou de 465 até 1620 litros (valores correspondentes às versões de cinco e de sete lugares respetivamente) tem as qualidades de uma carroçaria compacta tipo wagon. A inclinação dos encostos dos bancos na segunda fila pode ser ajustada de série em várias posições, estando disponível opcionalmente para esta fila de bancos uma regulação longitudinal de 140 milímetros. Isto permite aumentar o volume do compartimento de bagagens em 190 litros para uma maior versatilidade.

Como opção (de série na China), o EQB está disponível com uma terceira fila de bancos com dois bancos individuais adicionais. Os bancos oferecem às pessoas com uma altura até 1.65 metros um espaço confortável. As extensas medidas de segurança incluem os apoios de cabeça destacáveis, cintos de segurança com tensores e limitadores de esforço em todos os bancos laterais e um airbag de cortina que também cobre os passageiros na terceira fila de bancos. É possível instalar um total de até quatro cadeiras de crianças nas duas filas de bancos traseiros, mais uma no banco do passageiro dianteiro. Para aumentar o espaço do compartimento de bagagens, a terceira fila de bancos pode ser rebaixada e ficar à face do piso do compartimento de bagagens.

Design elétrico com cantos e arestas

O EQB interpreta o Luxo Progressivo da Mercedes-EQ de forma arrojada e imponente. O modelo integra a típica grelha de painel preto da Mercedes-EQ com estrela central. Outro elemento de design distintivo do mundo dos modelos elétricos da Mercedes-EQ é a contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira. Uma faixa horizontal de fibra ótica liga as luzes diurnas dos faróis full-LED, assegurando um elevado nível de perceção quer durante o dia quer durante a noite. A qualidade, o detalhe e a precisão do acabamento do interior dos faróis é de elevada qualidade. Os destaques na cor azul nos faróis reforçam a aparência da assinatura Mercedes-EQ.

A superfície vidrada orientada para a função com vidros verticais torna o interior o mais confortável possível. Os revestimentos de proteção em toda a periferia do veículo acrescentam estrutura às proporções gerais. Os ombros musculados e sensualmente contornados do modelo dominam a vista lateral, um efeito reforçado pela linha de cintura elevada. As rodas posicionadas tendencialmente para fora conferem ao EQB um forte carácter e uma postura de confiança na estrada. As jantes de liga leve de duas ou três cores são exclusivas neste modelo, estando disponíveis com dimensões de até 20 polegadas, em algumas versões com revestimento na cor ouro rosado ou azul.

Os farolins traseiros em LED unem-se continuamente numa faixa de luz LED cónica. Isto salienta a impressão de traseira larga do EQB. Adicionalmente, a placa da matrícula foi instalada no para-choques, o que permitiu criar uma porta traseira elegantemente esculpida.

O tablier de grandes dimensões tem um recorte na zona do condutor e do passageiro dianteiro. O condutor tem à sua disposição um Cockpit Panorâmico, com controlo e indicação através do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O carácter robusto do interior é destacado pelos elementos tubulares com visual em alumínio. Estão aplicados nos manípulos das portas, na consola central e no tablier no lado do passageiro dianteiro.

Em função da linha de design e de equipamento, uma espetacular peça de revestimento retroiluminada e elementos decorativos em rosé dourado nas saídas de ventilação, nos bancos e na chave do veículo fornecem pistas para o carácter elétrico no interior do EQB. O painel de instrumentos, com os seus ecrãs específicos de um modelo elétrico, apresenta o mesmo esquema de cores com destaques na cor ouro rosado e azul.

O EQB atinge um coeficiente aerodinâmico (Cd) muito bom de 0,28. A secção frontal A é de 2.53 m2. Entre as medidas aerodinâmicas mais importantes destacaram-se o sistema de controlo do ar de arrefecimento totalmente fechado na secção superior, os para-choques dianteiro e traseiro aerodinamicamente eficientes, uma secção inferior do chassis extremamente regular e praticamente fechada, as jantes Aero especialmente otimizadas e os guarda-lamas das rodas dianteiras e traseiras especificamente adaptados.

Prazer de condução eficiente e Navegação com Inteligência Elétrica

O Assistente ECO oferece um processo de recuperação otimizado para a situação particular. O sistema incorpora os dados da navegação, do reconhecimento dos sinais de trânsito e dos sensores do veículo para a sua estratégia de eficiência. Uma condução preditiva permite economizar energia e consequentemente prolongar a autonomia.

O Sistema de Navegação com Inteligência Elétrica de série também contribui para a fácil utilização do EQB durante o dia-a-dia. O sistema calcula o percurso mais rápido até ao destino, incluindo quaisquer paragens necessárias para carregamento. Com base em simulações contínuas da distância, o sistema considera quaisquer paragens para carregamento bem como vários outros fatores, como a topografia do percurso e a meteorologia. O sistema também pode reagir dinamicamente às mudanças, por exemplo, às mudanças das condições do trânsito ou do estilo de condução do condutor. Adicionalmente, o Sistema de Navegação com Inteligência Elétrica assegura o aquecimento da bateria de alta tensão até à temperatura de carregamento ideal antes de uma paragem planeada para carregamento, se necessário.

Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQB pode ser carregado comodamente com uma potência de até 11 kW com corrente alternada, utilizando o carregador de bordo. O tempo de carregamento necessário para carregar totalmente a bateria depende da infraestrutura disponível e do equipamento do veículo específico do mercado. O carregamento através de uma Mercedes-Benz Wallbox é significativamente mais rápido quando comparado com a utilização de uma tomada da instalação elétrica de uma residência.

Naturalmente, o processo de carregamento é ainda mais rápido em postos de carregamento de corrente contínua (DC). Em função do estado de carga e da temperatura da bateria de alta tensão, o EQB pode ser carregado num posto de carregamento com uma potência máxima de até 100 kW. A um nível de carga de 10%, o tempo de carregamento da bateria é então ligeiramente superior a 30 minutos para atingir os 80%. Para realizar carregamentos com corrente alternada ou corrente contínua, o EQB está equipado de série para a Europa e para os EUA com uma ficha CCS (Combined Charging Systems - Sistemas de Carregamento Combinados) no painel lateral direito. Na China é utilizada uma solução de carregamento com tomadas nos painéis laterais direito e esquerdo, e os tempos de carregamento poderão ser diferentes quando comparados com os da versão Europeia.

Com o Mercedes me Charge, os condutores do EQB poderão utilizar aquela que é considerada a maior rede de postos de carregamento do mundo: esta é constituída atualmente por mais de 500,000 postos de carregamento AC e DC em 31 países. O Mercedes me Charge permite que os clientes da Mercedes-EQ utilizem comodamente os postos de carregamento dos vários operadores e beneficiem de uma função integrada de pagamento com simples processos de faturação.

Através de certificados de origem de elevada qualidade, a Mercedes-Benz garante que a corrente de carregamento fornecida pelo Mercedes me Charge é obtida através de energia de fontes renováveis. Com o Mercedes me Charge, os clientes podem carregar em mais de 200,000 postos de carregamento públicos em toda a Europa, onde a Mercedes-Benz assegura a subsequente compensação através da eletricidade verde.

Apoio cooperativo ao condutor e um elevado nível de segurança contra colisão

O EQB está equipado com sistemas inteligentes de assistência à condução com apoio cooperativo ao condutor: O Assistente Ativo de Faixa de Rodagem e o Assistente Ativo de Travagem são equipados de série. Em muitas situações críticas, este último tem a capacidade de prevenir uma colisão ou reduzir a sua severidade com uma travagem autónoma. O sistema também poderá travar perante veículos parados ou pedestres a atravessar a estrada, a uma velocidade normal de condução em cidade. As funções aperfeiçoadas do Pack Driving Assistance incluem, por exemplo, a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência, a função de aviso de saída que alerta o condutor sobre ciclistas ou veículos em aproximação e ainda um aviso quando são detetados pedestres na proximidade de passadeiras.

O EQB também é um autêntico Mercedes no que diz respeito a segurança passiva. Com base na robusta carroçaria do GLB, a carroçaria do EQB foi adaptada aos requisitos especiais de um veículo elétrico. A bateria está instalada numa estrutura construída através de um processo de extrusão. Esta assume uma função estrutural que até agora era desempenhada pelas travessas na secção inferior do piso. Uma proteção da bateria na secção dianteira da mesma consegue evitar que a unidade de armazenamento da bateria seja perfurada por objetos estranhos.

Naturalmente, o EQB teve de ser sujeito ao extenso programa de testes de colisão da marca. Os exigentes requisitos relativamente à bateria e a todos os componentes portadores de corrente elétrica também se aplicam.

O EQB na rede de produção global

A produção do EQB será iniciada em 2021 em duas fábricas da rede global de produção da divisão Mercedes-Benz Cars: na fábrica de Kecskemét da Mercedes-Benz na Hungria para o mercado mundial e na fábrica Germano-Chinesa BBAC em Beijing para o mercado local. As preparações, incluindo os processos de formação do pessoal e os trabalhos de reconstrução, já começaram nas fábricas. O SUV compacto EQB será o primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série da fábrica da Hungria e irá complementar o portfolio de modelos híbridos plug-in, que consiste nos modelos CLA e CLA Shooting Brake. O Classe A com cadeia cinemática híbrida plug-in também será produzido em Kecskemét no futuro, bem como na fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt na Alemanha, onde o EQA é produzido.

Desde o início da produção em 2012, a importância da fábrica Húngara da Mercedes-Benz continuou a crescer no seio da rede global de produção da divisão Mercedes-Benz Cars. Além da comunicação em rede, os pontos fortes da rede de produção de modelos compactos incluem a troca direta com a principal fábrica de modelos compactos em Rastatt, Baden-Württemberg.

Os sistemas de bateria dos modelos compactos Mercedes-EQ produzidos na Europa são fornecidos pela subsidiária da Mercedes-Benz, a Accumotive em Kamenz bem como pela fábrica de baterias em Jawor na Polónia. Ambas as fábricas foram construídas para operarem como instalações neutras em emissões de CO₂ logo desde o princípio.

Soc. Com. C. Santos discute passado e futuro do automóvel em conferência digital

19/04/2021 17:41

A Sociedade Comercial C. Santos promove, na próxima quinta-feira (dia 22), uma conversa digital sobre o passado, o presente e o futuro do automóvel. Com transmissão em direto nas redes sociais do concessionário Mercedes-Benz e smart, esta nova ”SocTalks” reunirá vários especialistas de múltiplas áreas do setor automóvel.

A próxima “SocTalks” está marcada para quinta-feira, 22 de abril, às 16h00 (até uma hora de duração) e tem como tema “75 anos Soc. Com. C. Santos, presente e futuro do automóvel”. Estarão presentes vários especialistas do setor.

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Os participantes são Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, Rodrigo Silva, presidente da ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, Manuel Neves, presidente do Mercedes-Benz Club Portugal, César Machado, piloto de automóveis e e-sports e Pinho da Costa, administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos. A conversa será moderada pelo jornalista Pedro Ivo Carvalho, diretor-adjunto do Jornal de Notícias.

A ação será transmitida em direto no Facebook e YouTube da Sociedade Comercial C. Santos. O público poderá, através dos dois canais, colocar questões aos participantes.

“Embora tenha como pano de fundo os 75 anos da Sociedade Comercial C. Santos, nesta edição especial das ‘SocTalks’ pretendemos fazer uma ‘viagem’ entre passado, presente e futuro do setor, com forte enfoque na paixão pelas quatro rodas. Esta ação digital é mais uma das iniciativas previstas pela nossa empresa para assinalar o 75º aniversário ao longo de 2021”, indica o administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, Pinho da Costa.

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Promoção da discussão isenta

Esta será a terceira edição das SocTalks. A Sociedade Comercial C. Santos valoriza a discussão isenta e genérica de temas importantes para a economia e para a mobilidade. Mais, considera que as empresas têm um papel fundamental na discussão do presente e futuro de áreas-chave para economia e sociedade. Foi com base nesta premissa que o concessionário Mercedes-Benz e smart arrancou com este ciclo de conversas digitais (pelo menos enquanto a conjuntura o aconselhar). A ideia é que se trate de pequenas conversas informais que sirvam para, de forma simples, esclarecer melhor o público.

Daimler revelou primeiro camião de sempre há 125 anos

19/04/2021 11:47

Em 2021, assinalam-se os 125 anos da apresentação do primeiro camião de sempre. Foi em 1896 que Gottlieb Daimler apresentou o veículo (com rodas de madeira revestidas de ferro). Conheça a sua história…

O tempo passa depressa, mas deixa sempre a sua marca em acontecimentos importantes. E foi isso mesmo que aconteceu há precisamente 125 anos, quando a história automotiva deu um importante passo, com a criação daquele que hoje é considerado como o primeiro camião e com o qual Gottlieg Daimler provou ser um visionário, ao iniciar a revolução do transporte de mercadorias.

O mundo não estava, porém, à espera de uma viatura desta natureza, o que resultou na ausência de interesse no imediato. Não houve compradores na Alemanha e quando uma unidade foi, finalmente, vendida, em Inglaterra, o veículo tinha de circular com um membro da tripulação à frente a abanar uma bandeira vermelha para alertar os outros utilizadores da estrada. E, no entanto, este veículo de quatro cv de potência com um motor traseiro de dois cilindros e uma cilindrada de 1,06 litros, conhecido como Phoenix, iria desencadear uma história de sucesso incomparável no transporte de carga.

Carroça adaptada

O modelo tinha, no entanto, pouco em comum com um camião de verdade. Com efeito, mais não era do que a adaptação de uma carroça típica daquelas então puxados a cavalo pelas ruas. O chassis foi equipado com molas de lâmina montadas transversalmente à frente e molas helicoidais atrás. A suspensão era necessária não só devido ao mau estado das estradas, mas também porque o motor era muito suscetível a vibrações.

A última secção da unidade de tração era moderna: uma correia transferia a potência do motor para um eixo montado transversalmente ao eixo longitudinal do veículo. Cada extremidade do eixo era equipada com um pinhão, uma pequena roda dentada. Cada dente do pinhão era engrenado com os dentes internos de uma cremalheira conectada à roda a ser acionada. 

Muito mais tarde, essa construção tornar-se-ia uma marca registada do design dos camiões Mercedes-Benz: o eixo de redução de cubo, que ainda hoje equipa veículos de construção.

Setra, Unimog e Actros também de parabéns!

Para além dos 125 anos do primeiro camião, o ano de 2021 também assinala outras efemérides no Grupo Daimler. Em 1951, Otto Kässbohrer apresentou o primeiro autocarro com uma estrutura autoportante - o Setra, cinco depois de, em 1946, o primeiro protótipo do Unimog ter dado os primeiros passos em terreno difíceis. 

Igualmente assinalável, são os 25 anos do “bestseller” Mercedes-Benz Actros, que, em 1996, viu a luz do dia pela primeira vez e redefiniu o conceito de “camião moderno”, tornando-se uma referência no meio, comprovada pela conquista, por diversas vezes, do título do “Camião do Ano”.

Novo EQS: a primeira limousine de luxo totalmente elétrica da Mercedes-EQ

15/04/2021 19:41

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Com o Novo EQS, a Mercedes-EQ redefine o segmento dos executivos de luxo 100 por cento elétricos. Da combinação de design fascinante, tecnologia “state-of-art” com funcionalidade e conectividade inteligente, nasce um automóvel verdadeiramente apelativo para condutores e passageiros. Para já, as primeiras versões do luxuoso sedan são o EQS 450+ com 245 kW de potência, e o EQS 580 4MATIC com 385 kW de potência.

No âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50 % dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas. Em vários domínios, a Mercedes-Benz já pensa hoje no futuro: o novo EQS foi projetado para ser correspondentemente sustentável. A produção dos veículos é neutra em emissões de CO2, enquanto os materiais utilizados, como os tapetes do piso fabricados em fio reciclado, permitem poupar os recursos naturais do planeta. Isto deve-se ao facto de a Mercedes-Benz considerar toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e a rede de fornecedores até à sua própria produção. A Mercedes-Benz AG obteve a confirmação das suas próprias metas de proteção do clima pela Science Based Targets Initiative (SBTI).

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Design distinto e único

Embora o EQS pertença à mesma família do novo Classe S, o modelo utiliza uma arquitetura de veículo totalmente elétrico. Este conceito totalmente novo tornou possível um rigoroso Design Objetivo: com as suas linhas estilo coupé de um arco e o habitáculo avançado com fastback, o EQS distingue-se claramente dos modelos equipados com motor de combustão, mesmo à primeira vista. A filosofia de design de Pureza Sensual, combinada com o Luxo Progressivo, é refletida nas superfícies generosamente esculpidas, nas juntas reduzidas e nas transições contínuas (painéis contínuos).

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A secção dianteira é combinada numa unidade designada de ‘Painel Preto’. Os inovadores faróis, ligados por uma faixa de luz, e a grelha do radiador em preto formam a face distintiva do modelo. O visual exclusivo da grelha do radiador em preto com estrela central Mercedes pode ser reforçado ainda mais: como equipamento opcional, está disponível um padrão de estrela tridimensional. Este designado padrão Mercedes-Benz está disponível em conjunto com a linha de equipamento AMG Line Exterior ou Electric Art Exterior. O design foi inspirado na estrela original da Daimler-Motorengesellschaft, que foi registada como marca em 1911.

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Recorde na aerodinâmica

Com muito trabalho rigoroso, atenção ao detalhe e com base no design objetivo, os especialistas em aerodinâmica, em estreita cooperação com os designers, conseguiram alcançar um novo recorde de coeficiente aerodinâmico (cd) de 0.20. Isto torna o EQS o modelo mais aerodinâmico produzido em série do mundo. A autonomia beneficia particularmente desta característica. Classifica-se também entre os melhores no que diz respeito aos baixos níveis de ruído. O nível de ruído extremamente baixo de deslocamento do ar contribui significativamente para este feito.

Portas dianteiras e traseiras automáticas

Como equipamento opcional, o EQS está disponível com portas dianteiras e traseiras automáticas de conforto. Quando o condutor se aproxima do veículo, os manípulos das portas são estendidos para fora. À medida que se aproxima ainda mais, a porta do condutor abre automaticamente. Utilizando o MBUX, o condutor também poderá abrir as portas traseiras, por exemplo, para permitir a entrada de crianças em frente a uma escola.

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 MBUX Hyperscreen “inteligente” destaca-se no habitáculo

O MBUX Hyperscreen é o destaque absoluto no interior. Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente desde um pilar A ao outro. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura que aparentam formar uma única unidade. O ecrã OLED de 12.3 polegadas para o passageiro dianteiro é o ecrã do próprio passageiro dianteiro e a sua área de controlo. As funções de entretenimento apenas estão disponíveis quando o veículo estiver a ser conduzido de acordo com a legislação específica do país. A Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, a luminosidade do ecrã é automaticamente reduzida.

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Com o software com capacidade de aprendizagem, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, conforto e do veículo. Com a camada zero, as aplicações mais importantes são sempre oferecidas dentro do campo de visão, de acordo com a situação e o contexto.

Navegação com Inteligência Elétrica

Com base em diversos fatores, o Sistema de Navegação com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução. Uma nova funcionalidade do EQS é uma indicação no sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) que mostra se a energia armazenada na bateria é suficiente para regressar ao ponto de partida sem carregar. Durante o cálculo do percurso, é dada preferência aos postos de carregamento manualmente adicionados ao percurso. Os postos de carregamento sugeridos podem ser excluídos. É calculada uma estimativa dos custos do carregamento por cada paragem para carregamento.

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Ambiente no habitáculo ainda mais puro

Com a função ENERGIZING AIR CONTROL PLUS, a Mercedes-Benz adota uma abordagem completa no controlo da qualidade do ar no EQS. O sistema é constituído por meio de filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior. O dióxido de enxofre, os óxidos de azoto e os odores também são reduzidos graças ao revestimento de carvão ativado. O filtro HEPA recebeu a certificação “OFI CERT” ZG 250-1 no domínio dos vírus e bactérias. Utilizando o controlo da pré-climatização, também é possível filtrar o ar interior antes de entrar no veículo. Os níveis de partículas no ar exterior e no ar interior do veículo também são apresentados no MBUX. Podem ser visualizados detalhadamente no menu dedicado Qualidade do Ar. Se a qualidade do ar exterior for baixa, o sistema também pode recomendar o fecho dos vidros laterais ou do teto de abrir.

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Paisagens sonoras otimizam acústica

A experiência de som envolvente no EQS também contribui para uma mudança de paradigma de um modelo convencional para um veículo elétrico audível. Uma variedade de paisagens sonoras permite uma configuração acústica personalizada. Em combinação com o sistema de som surround Burmester®, o EQS está equipado com duas paisagens sonoras, designadamente a Silver Waves e a Vivid Flux. Como Experiências de Som, estas podem ser selecionadas ou desligadas no ecrã central. Pode ser desbloqueada outra paisagem sonora utilizando a tecnologia de atualização remota. O som de condução interativo, que é reproduzido através dos altifalantes do sistema de som no interior, também está dentro do respetivo universo sonoro.

Novos programas de ENERGIZING COMFORT

As novidades na função ENERGIZING COMFORT são os três programas ENERGIZING NATURE, designadamente o “Forest Glade”, “Sound of the Sea” e o “Summer Rain”, que fornecem uma experiência de som imersiva e impressionantemente realista. Tal como acontece com outros programas que fazem parte da função ENERGIZING COMFORT, são utilizados ambientes de iluminação e imagens para estimular outros sentidos.

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Recuperação otimizada de energia

O EQS também revela um excelente desempenho de recuperação: da máxima desaceleração de 5 m/s² do programa de recuperação DAuto, até 3 m/s² são obtidos através da recuperação de energia (2 m/s² por ação dos travões das rodas). Isto permite desacelerar até à imobilização do veículo sem utilizar o pedal dos travões e ao mesmo tempo a autonomia beneficia desta estratégia de recuperação e da elevada potência de recuperação (até 290 kW). A desaceleração até à imobilização do veículo também é realizada se forem detetados veículos à frente, por exemplo, em semáforos. A recuperação inteligente de energia é otimizada em função da situação com o auxílio do Assistente ECO e atua de forma preditiva, considerando as condições do trânsito ou a topografia, entre outros fatores. O condutor também poderá selecionar entre três níveis de recuperação de energia e a função de circulação em roda livre através das patilhas de mudanças no volante.

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Autonomia até 770 quilómetros (WLTP)

Com uma autonomia de até 770 quilómetros (WLTP) e uma potência de até 385 kW, a cadeia cinemática do EQS também cumpre todas as expetativas de uma limousine progressiva do segmento do Classe S. Está prevista uma versão desportiva com até 560 kW. Todas as versões do modelo EQS estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro, enquanto as versões com sistema de tração integral 4MATIC integram a cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro.

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Carregamentos para 300 quilómetros em 15 minutos

O EQS assinala o lançamento de uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior. A maior das duas baterias tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 107.8 kWh. Isso significa cerca de 26% mais do que o EQC. O inovador software de gestão da bateria, desenvolvido internamente, permite atualizações remotas. Desta forma, o sistema de gestão de energia permanece atualizado ao longo de todo o seu ciclo de vida.

O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. A energia elétrica para percorrer 300 quilómetros (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo. No Japão também será possível o carregamento bidirecional com o EQS, ou seja, carregamento em ambos os sentidos. Adicionalmente, existem vários programas de carregamento inteligentes que podem ser ativados automaticamente em função do local e das funções, como o carregamento particularmente preservador da bateria.

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Através de certificados de origem de elevada qualidade, a Mercedes-Benz garante que a corrente de carregamento fornecida pelo Mercedes me Charge é obtida através de energia de fontes renováveis. Este designado carregamento verde tem sido uma parte integrante do Mercedes me Charge desde o início de 2021. Mas o Mercedes me Charge pode fazer ainda mais: conduza até ao posto de carregamento apropriado, abra a tampa da tomada de carregamento, ligue a ficha do cabo de carregamento e a corrente elétrica começa a ser fornecida ao veículo: com o EQS, o processo de carregamento é desta forma extremamente simples, graças ao serviço Plug & Charge. Outros destaques incluem a maior rede de pontos de carregamento, com mais de 500.000 postos em 31 países, incluindo mais de 200.000 na Europa. Com a IONITY Unlimited, todos os clientes Europeus do Mercedes me Charge podem utilizar a rede de postos de carregamento rápido gratuitamente durante um ano.

Elevada capacidade de aprendizagem por inteligência artificial 

Na qualidade de veículo excecionalmente inteligente, o EQS integra até 350 sensores, em função do equipamento. Estes registam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros. Este conjunto de informação é processado pelas unidades de controlo que, controladas por algoritmos, tomam decisões à velocidade da luz. O novo EQS pode estender as suas capacidades com base em novas experiências, pois tem uma elevada capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial.

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Atualização remota de funções

O EQS é o primeiro modelo Mercedes-EQ a oferecer a opção de ativar completamente novas funções do veículo através de atualizações remotas. Disponível desde o lançamento de mercado estão dois programas da transmissão especiais para jovens condutores e pessoal de serviço, alguns pequenos jogos e o programa de demonstração “The Best or Nothing”. Isto significa que, após a compra e a configuração inicial do veículo novo, algumas funcionalidades do EQS podem ser adaptadas de acordo com as preferências pessoais. Será também possível desbloquear a direção do eixo traseiro com o maior ângulo da direção de dez graus. Além da clássica compra de funções individuais, estão também previstas subscrições, ativações temporárias e fases de testes gratuitas.

Direção no eixo traseiro incrementa agilidade

A direção do eixo traseiro de série com um ângulo da direção de até 4.5° contribui para as características práticas e dinâmicas do EQS. Em alternativa, a direção do eixo traseiro com um ângulo da direção de até 10° pode ser encomendada ou subsequentemente ativada através de uma atualização remota de software. Isto permite um diâmetro de viragem de 10.9 metros para o EQS, que mede mais de cinco metros de comprimento. Os respetivos ângulos e trajetórias do eixo traseiro são apresentados no menu do modo de condução no ecrã central.

Condução autónoma até 60 km/h

Com o opcional DRIVE PILOT, o EQS poderá conduzir em modo autónomo condicionado a uma velocidade de até 60 km/h onde a densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de trânsito, em troços de autoestrada apropriados na Alemanha. Ao reduzir o esforço despendido pelo condutor, o sistema permite que o condutor realize outras atividades durante as viagens, como por exemplo, navegar na internet ou tratar de emails no In-Car Office.

Estacionamento automático (sem presença do condutor)

Graças aos poderosos sensores que monitorizam a zona circundante ao veículo, os sistemas de estacionamento podem ajudar o condutor a manobrar o veículo em diversas áreas. O condutor pode estacionar e remover o veículo do lugar de estacionamento através do smartphone com o Assistente Remoto de Estacionamento. Com a pré-instalação do INTELLIGENT PARK PILOT, o EQS está preparado para o sistema Automated Valet Parking (AVP, SAE nível 4). Se equipado com o equipamento opcional necessário e o correspondente serviço Connect (em função do país), o veículo possui a tecnologia a bordo para ser estacionado e removido do lugar de estacionamento de forma totalmente automática em parques de estacionamento equipados com infraestrutura AVP, desde que a legislação nacional permita tal operação.

DIGITAL LIGHT reforça segurança

A revolucionária tecnologia dos faróis DIGITAL LIGHT permite projetar marcas rodoviárias ou símbolos de aviso na estrada. Outras novidades são as duas funções de assistência que indicam o início da mudança de faixa de rodagem cooperativa e emitem um aviso/instrução de direção se o Assistente de Faixa de Rodagem ou o Assistente de Ângulo Morto detetarem um perigo. Cada farol DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refractada e direcionada por 1.3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.

Sistemas de assistência à condução com novas funcionalidades

A última geração dos sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de assistência ao condutor. Uma nova função, por exemplo, corresponde ao aviso adicional de adormecimento do ATTENTION ASSIST. O movimento das pálpebras do condutor é analisado através de uma câmara no ecrã do condutor (apenas em combinação com o MBUX Hyperscreen). O ecrã de assistência no monitor do condutor apresenta claramente o funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa vista de ecrã total.

Segurança ativa e passiva reforçada

Os princípios da Segurança Integral, em particular a segurança em acidentes, aplicam-se independentemente da plataforma. Tal como em outros modelos Mercedes, o EQS é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção. A função PRE-SAFE® é um equipamento de série. O facto de o EQS ser construído com uma arquitetura de veículo totalmente elétrico também abriu novas possibilidades de design do seu conceito de segurança. Isto significou, por exemplo, que foi possível escolher um local favorável para a instalação da bateria, numa zona protegida contra uma colisão na secção inferior da carroçaria. E como não está instalado um grande bloco de motor, foi possível criar um ainda melhor comportamento em colisão. Além dos testes de colisão comuns, o desempenho do modelo em várias situações de carga adicional foi verificado e os extensos testes de componentes foram realizados no Centro de Tecnologia de Segurança Automóvel.

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Mercedes-Maybach - 100 anos de luxo automóvel

14/04/2021 17:54

“Apresentar o melhor dos melhores”! 100 anos depois, o lema da Mercedes-Maybach não podia continuar mais atual! Requinte, luxo, sofisticação, criatividade e tecnologia “state-of-art” continuam a inspirar presente e futuro…

“Apresentar o melhor dos melhores”: era essa a ambição expressa por Karl Maybach e o seu pai Wilhelm quando estrearam o Maybach 22/70 HP W 3 há um século - plantando a semente para que a Mercedes-Maybach se tornasse uma das marcas automóveis mais exclusivas da atualidade.

Ao longo das décadas, conforme a realeza, líderes mundiais, estrelas de cinema e campeões desportivos viajavam em veículos Mercedes-Maybach, o emblema duplo M passou a representar o auge da inovação técnica e do luxo sofisticado. As palavras Maybach representam hoje não apenas os “melhores” produtos, mas também os “melhores” da sociedade.

A partir do momento em que o W3 - o primeiro modelo de produção em série da Maybach Motorenbau GmbH - foi revelado em setembro de 1921, nasceu uma lenda que encantou o público.

A Daimler adquiriu a Maybach Motorenbau GmbH em 1961 e, em 2002, inaugurou uma nova era com o Maybach 62. Coincidindo com o seu centenário, a Mercedes-Maybach revelou dois novos modelos: o Classe S, que representa o luxo automóvel, agora mais do que nunca, graças a inúmeras inovações digitais e refinamento técnico, e o GLS SUV - estabelecendo os mais altos padrões de modernização na divisão de SUV. Nada é deixado de lado no design de cada veículo, e a Mercedes-Maybach está empenhada no processo de cultivar a sua próxima experiência notável e única com o seu primeiro veículo totalmente elétrico - cujos detalhes serão revelados nos próximos meses.

A Mercedes-Maybach lidera, enquanto a Mercedes-Benz avança numa nova estratégia para construir sucessos no segmento de veículos de alta qualidade, acionamento elétrico e software automóvel.

Soc. Com. C. Santos expõe vans Mercedes-Benz no Mercado Abastecedor do Porto

13/04/2021 19:14

A Sociedade Comercial C. Santos vai levar as vans Mercedes-Benz ao Mercado Abastecedor do Porto. A exposição no espaço destinado a profissionais decorre entre 14 e 16 de abril. Se está na hora de dar um impulso ao seu negócio, esta é a oportunidade por que esperava…

Os clientes do Mercado Abastecedor do Porto podem passar pelo espaço da Sociedade Comercial C. Santos entre as 10h00 e as 18h00, entre quarta e sexta-feira (14 a 16 de abril). A exposição ao ar livre (na zona 2) conta com cinco viaturas Mercedes-Benz Vans, representativas da gama de modelos de veículos comerciais ligeiros da marca (incluindo a oferta 100% elétrica), sempre com um elemento da equipa de vendas disponível para assessorar todas as informações sobre os modelos.

De realçar são as ofertas exclusivas para todos os visitantes e descontos especiais para os clientes que avançarem com negócios ao longo dos três dias da ação da Sociedade Comercial C. Santos.

Mostrar as mais-valias da gama Mercedes-Benz Vans, como as várias dimensões, tecnologias e motorizações – com a oferta elétrica a juntar-se às opções com motor a combustão – é o grande objetivo do concessionário com esta ação no centro grossista da cidade Invicta. 

“Esta iniciativa no Mercado Abastecedor do Porto foi uma solução da empresa para chegar aos clientes que não têm tempo para visitar os showrooms de vendas, tendo igualmente a possibilidade de estarmos inseridos num meio onde existem várias empresas de venda de produtos frescos e venda por grosso, as quais utilizam como meio de transporte viaturas comerciais ligeiras”, explica Patrícia Almeida, coordenadora de veículos comerciais ligeiros da Sociedade Comercial C. Santos.

Mercedes-Benz mantém liderança de vendas em Portugal no segmento premium

12/04/2021 15:31

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A Mercedes-Benz registou, em Portugal, uma evolução positiva nas vendas no último mês de março, sendo a segunda marca mais vendida e mantendo a liderança no segmento premium, por força também da excelente performance de vendas no segmento xEV, que continua igualmente a liderar. Globalmente, a Mercedes-Benz Cars incrementou as suas vendas em 21.8% (581,270 unidades) no primeiro trimestre do ano.

Apesar da conjuntura pandémica e de confinamento desfavorável, em Portugal, a Mercedes-Benz alcançou em março, uma vez mais, a 2ª posição no mercado nacional e um crescimento (+1,5%) face ao período homólogo de 2020. Fruto da elevada procura pelos seus automóveis (1.210 unidades comercializadas e uma quota de mercado de 9,5%), a Mercedes-Benz continua a ocupar a 1ª posição no segmento premium em Portugal. Destaque ainda para a excelente performance da marca da estrela no segmento de xEV, onde continua líder de mercado, com 522 unidades comercializadas em março (YTD: 1.283) de 2021 (BEV – 37 unidades e PHEV – 1.246), e cuja quota de mercado corresponde atualmente a 52,6%.

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Segmento xEV já representa 10% de vendas totais e 25% na Europa

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars totalizaram 590.999 veículos ligeiros de passageiros (+22.3%) no primeiro trimestre de 2021, impulsionadas pela China e EUA bem como por uma elevada procura por modelos híbridos plug-in e totalmente elétricos.

Na Europa, um em cada quatro veículos comercializados das marcas Mercedes-Benz e smart é um modelo xEV. Em termos globais, os modelos híbridos plug-in e totalmente elétricos representaram cerca de 10% das vendas totais com aproximadamente 59.000 unidades, dos quais 16.000 são modelos totalmente elétricos. O EQA, apresentado em janeiro, alcançou um elevado número de encomendas por parte de potenciais clientes. As primeiras entregas do EQA começaram no final de março.

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Com o EQS, o EQB e o EQE, irão ocorrer mais três apresentações de modelos da marca Mercedes-EQ em 2021, que irão alargar a gama de veículos totalmente elétricos da Mercedes-Benz Cars para seis unidades. A empresa irá também continuar a expandir a sua ampla e atrativa gama de produtos xEV através do lançamento de um total de 30 versões híbridas plug-in até ao final de 2021. 

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A atual escassez mundial de fornecimento de semicondutores afetou as entregas no primeiro trimestre e irá continuar a afetar as vendas no segundo trimestre. A empresa monitoriza atentamente esta situação e encontra-se em permanente contacto com os fornecedores.

Região Ásia-Pacífico regista o maior crescimento

As vendas da Mercedes-Benz na região Ásia-Pacífico cresceram 46,6% onde foi alcançado um novo recorde com 222.520 de veículos entregues no primeiro trimestre (+60.1%). Em janeiro, as vendas na China atingiram praticamente o marco dos 100.000 veículos num único mês. Na Europa, apesar das contínuas medidas de confinamento em vários mercados desde o início do ano, as vendas da marca aumentaram ligeiramente no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2020 (+1.8%). Na Alemanha, a Mercedes-Benz vendeu um total de 54.446 veículos ligeiros de passageiros (15.4%). As vendas na região da América do Norte totalizaram 88.318 unidades (+12.5%), com 78.256 veículos ligeiros de passageiros a serem entregues a clientes nos EUA (+15.5%).

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Adicionalmente, nos EUA, a Mercedes-Benz foi a marca de veículos luxo que mais vendeu no primeiro trimestre.

SUV’s continuam a ser os mais procurados

A Mercedes-Benz comercializou 581.270 veículos em todo o mundo entre janeiro e março (+21.8%). Com um total de mais de 50.000 encomendas recebidas, a procura e as encomendas do novo Classe S manteve-se num elevado nível. 

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Adicionalmente, as vendas do Classe S (+17%), dos modelos do segmento SUV (+54,3%) e do Classe E limousine e station (+23,9%) alcançaram um forte crescimento de dois dígitos no primeiro trimestre. Na smart, as vendas globais totalizaram 9.729 unidades dos modelos de duas e de quatro portas - um forte crescimento de 65.9% devido à elevada procura na Alemanha por veículos totalmente elétricos.

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Novo EQS: sete argumentos que já convencem antes mesmo do seu lançamento!

09/04/2021 18:12

O novo Mercedes EQS é lançado oficialmente no próximo dia 15 de abril, mas alguns dos seus argumentos já “saltam à vista”! Mostramos-lhe sete dos seus trunfos, que o catapultarão para a vanguarda do segmento dos automóveis elétricos de luxo…

O EQS é o novo modelo totalmente elétrico da gama Classe S com apresentação mundial prevista para o próximo dia 15 de abril e lançamento na Europa agendado para o verão de 2021. A nova Limousine totalmente elétrica assume-se como a prova de que paixão e razão andam de “mãos dadas” na Mercedes-EQ quando o assunto é mobilidade elétrica.

A nova geração de veículos elétricos do segmento de luxo executivo (ao EQS Limousine juntar-se-ão, em breve, o EQS SUV, o EQE Limousine e EQE SUV) tem por base uma arquitetura especifica, que é escalável em todas as vertentes e pode ser utilizada em vários modelos. A distância entre eixos, a largura dos eixos, bem como todos os restantes componentes do sistema, especialmente as baterias, variam graças ao design modular. Desta forma, o conceito do veículo é otimizado, em termos de design e espaço interior, para cumprir todos os requisitos de uma família de modelos elétricos que se pretende expandir no futuro e de que o EQS será o primeiro exemplar a “ganhar vida”.

A alguns dias da sua apresentação, a terceira estrela da família Mercedes-EQ (depois do EQC e EQA) já “brilha” e impressiona. Antecipamos-lhe sete das suas inegáveis qualidades…

1. Cadeia cinemática elétrica com autonomia até 770 km

Com uma autonomia de até 770 kms (WLTP) e uma potência de até 385 kW, a cadeia cinemática do EQS cumpre todas as expetativas de uma limousine do segmento do Classe S. Todas as versões do EQS estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro, enquanto as versões com sistema de tração integral 4MATIC integram a cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro.

2. Baterias com maior capacidade e atualizações móveis

O EQS marca o lançamento de uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior. A maior das duas baterias tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 107.8 kWh. Isto representa um acréscimo de cerca de 26% em relação ao EQC. O inovador software de gestão da bateria, desenvolvido internamente, permite atualizações através das redes de comunicações móveis. O sistema de gestão de energia do EQS é, portanto, mantido atualizado ao longo do seu ciclo de vida. Foi alcançado um importante avanço de sustentabilidade no que diz respeito à constituição química das células: a proporção de cobalto foi reduzida em 10 por cento e o material ativo otimizado é constituído por níquel, cobalto e manganês numa proporção de 8:1:1.

3. Navegação inteligente facilita mobilidade

No que diz respeito à navegação com Electric Intelligence, o nome diz tudo. Com base em diversos fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução. No EQS, a navegação com Electric Intelligence é ainda mais inteligente do que no passado:

· Visualização se o nível de carga disponível da bateria é suficiente para regressar ao ponto inicial sem carregar;

· Durante o cálculo do percurso, é dada preferência aos postos de carregamento manualmente adicionados ao percurso;

· Os postos de carregamento sugeridos podem ser excluídos;

· Cálculo dos custos de carregamento expectáveis por cada paragem de carregamento

· Nota de informação da “Monitorização ativa da autonomia” para ativar as funções de condução ECO se existir um risco de o veículo não chegar ao destino ou ao posto de carregamento com as definições selecionadas.

4. Carregamentos inteligentes

O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo. Adicionalmente, existem vários programas de carregamento inteligentes que podem ser ativados automaticamente em função do local e das funções, como o carregamento particularmente preservador da bateria.

5. Facilidade de carregamentos com o Mercedes me Charge: Plug & Pay

Conduza até ao posto de carregamento, abra a tampa da tomada de carregamento e insira a ficha, posteriormente a energia começa a circular: é desta forma tão simples que o carregamento é realizado no EQS, graças à funcionalidade Plug & Charge. O novo método de carregamento é oferecido pelo serviço Mercedes me Charge. Outros destaques incluem a maior rede de pontos de carregamento, com mais de 500,000 postos em 31 países e carregamento verde. O carregamento verde reduz a pegada de carbono na fase de utilização.

6. Novo recorde aerodinâmico beneficia autonomia e consumo

Com um coeficiente aerodinâmico (cd) de 0.20, o EQS revela a melhor aerodinâmica de qualquer modelo produzido em série. A autonomia e o consumo de energia beneficiam particularmente desta característica. Classifica-se também entre os melhores no que diz respeito aos baixos níveis de ruído. Por detrás dos elevados desempenhos aerodinâmico e aeroacústico está uma grande atenção ao detalhe.

7. Concebido em função da sustentabilidade ambiental

Em muitos domínios, a Mercedes-Benz já pensa no futuro e projetou o EQS tendo em consideração a sustentabilidade ambiental. A produção dos veículos é neutra em emissões de CO2, enquanto os materiais utilizados, como os tapetes do piso fabricados em fio reciclado, permitem poupar os recursos naturais do planeta.

Recorde-se que, no âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50 % dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas - incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in.

Novo Mercedes EQA já espera por si na Soc. Com. C. Santos!

08/04/2021 16:00

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O novo Mercedes EQA já está disponível na Sociedade Comercial C. Santos, pronto para lhe proporcionar mais um passo para a mobilidade elétrica e sustentável. “Irmão” 100% elétrico do Mercedes-Benz GLA, o EQA passa a posicionar-se como modelo de entrada na gama entre os veículos totalmente elétricos da marca Mercedes-EQ, impressionando pelo seu design, tecnologia, segurança, conforto e luxo. Venha conhecê-lo e experimentá-lo a partir de hoje nos stands da Maia, Porto e Felgueiras…

Eletrificação é a palavra de ordem no setor automóvel. A Mercedes-Benz, como sempre, pretende estar na vanguarda desde movimento. O EQA é o primeiro de seis novos modelos EQ a lançar até ao próximo ano, juntando-se ao também 100% elétrico EQC e aos vários híbridos plug-in da marca.

O Mercedes-EQA está equipado com a grelha do radiador “painel preto” com estrela central, que é uma referência da marca Mercedes-EQ. Outro elemento de design distintivo do mundo dos modelos elétricos da Mercedes-EQ é a contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira.

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Ainda no capítulo estético, realce para as jantes de liga leve de duas ou três cores exclusivas do EQA, que estão disponíveis com dimensões de até 20 polegadas. Em algumas versões, podem ter revestimento na cor ouro rosado ou azul.

Autonomia de 426 km

Os assistentes inteligentes apoiam o condutor em vários domínios, por exemplo, no que diz respeito à prevenção de acidentes, à estratégia de funcionamento preditiva e à navegação com função a Electric Intelligence. Adicionalmente, o modelo inclui vários equipamentos de grande qualidade da Mercedes-Benz, como o sistema ENERGIZING Comfort e o MBUX (Mercedes-Benz User Experience).

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A versão de lançamento do SUV elétrico é a EQA 250, com uma potência de 190 cv (140kW), capaz de oferecer prestações dinâmicas de realce, como uma aceleração dos 0-100 km/h em 8,9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h (limitada eletronicamente).

A bateria de iões de lítio, que se encontra instalada num elemento estrutural na secção inferior do chassis do veículo, tem uma capacidade de armazenamento de energia de 66,5 kWh. A autonomia é de 426 km (de acordo com o ciclo de teste WLTP) e o consumo em ciclo combinado é de 17,7 kWh/100 km (também WLTP).

Os tempos de carregamento variam entre as 5h45 numa wallbox ou num posto de carregamento público (corrente AC com uma potência de pelo menos 11 kW, com intensidade de corrente de 16 A por fase) e os 30 minutos para uma carga de 10% a 80% num posto de carregamento rápido de corrente DC com uma tensão de rede de 400 V e uma intensidade de corrente de pelo menos 300 A. Este carregamento ultrarrápido permite recuperar em 30 minutos mais de 300 km.

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Quota de eletrificados em subida

 O EQA 250 tem preços a partir de 53 750 euros.

Os eletrificados representaram já quase 40% das vendas Mercedes-Benz da Sociedade Comercial C. Santos em 2020, com um rácio de 1,8% de totalmente elétricos (EQC, de que houve poucas unidades disponíveis para entrega) e 38% de modelos híbridos plug-in.

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De acordo com aquelas que são as projeções da Mercedes-Benz, com o crescimento previsto da gama de elétricos (o EQA marca o arranque de uma série de seis novos modelos EQ a lançar até ao próximo ano) e híbridos plug-in (as versões PHEV dos novos Classe S e Classe C terão autonomia 100% elétrica de 100 km), a expectativa é que a importância dos automóveis eletrificados continue a aumentar em 2021 e 2022.

 “Portas Abertas” de 8 a 10 de abril

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A partir de hoje e até ao próximo sábado, o novo EQA está em destaque na Sociedade Comercial C. Santos, com “Portas Abertas” para si nos três espaços da empresa, na Maia, no Porto e em Felgueiras. Não pode, por isso, perder esta oportunidade para conhecer todos os segredos do EQA e experimentar as sensações únicas de conduzir um SUV elétrico da marca Mercedes-EQ. Basta agendar o seu Test Drive em https://bit.ly/3cZ2UBS.

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Esperamos por si?

Renovado CLS ganha imagem mais desportiva e ainda maior individualização

07/04/2021 12:17

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O Mercedes-Benz CLS prepara-se para aprimorar o seu design desportivo e dinâmico, enquanto o luxuoso habitáculo receberá atualizações nos acabamentos e volante. Uma gama de motorizações mais ampla, com destaque para as novas versões 300 d 4MATIC, de potência híbrida, e AMG 53 4MATIC+, como versão de entrada de gama desportiva exclusiva, tornarão ainda mais atraente o coupé de quatro portas. A chegada à Sociedade Comercial C. Santos está prevista para o mês de julho.

Como coupé, o CLS, juntamente com todos os roadsters e cabriolets, pertence à categoria dos dream cars da Mercedes-Benz, sendo, também por isso, alvo de muita curiosidade a cada renovação.

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Na sua mais recente evolução, com estreia mundial marcada precisamente para abril, o CLS receberá detalhes exteriores que valorizarão o seu já de si apreciado design e elevado dinamismo. Todas as versões recebem uma nova grelha do radiador, que tornam o modelo ainda mais distinto. As características especiais desta grelha são o padrão Mercedes-Benz (um padrão de estrela tridimensional com superfícies cromadas), uma grelha em preto brilhante com incrustações cromadas e a Estrela Mercedes-Benz integrada. Uma das novas cores do CLS é azul metalizado spectral.

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O renovado CLS está equipado com a linha AMG Exterior, o que mostra claramente o seu caráter desportivo, que inclui uma dianteira específica AMG com asa A em preto, um divisor dianteiro em cromo prateado e desportivo e entradas de ar distintas com barras verticais. Em combinação com a linha AMG Exterior, duas novas cores podem ser selecionadas para a jante de liga leve de alto brilho AMG de 20 polegadas com aparência bicolor.

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Além do exterior mais distinto, o interior também foi aprimorado. Estão disponíveis dois novos acabamentos, incluindo para a consola central.

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Como parte da atualização, o CLS recebe um volante multifuncional redesenhado. Com o Pack de Assistência à Condução Plus (extra opcional), o condutor é assistido pelo DISTRONIC PLUS e DISTRONIC PLUS com assistente de direção. O volante deteta as mãos do condutor, existindo um sensor de duas zonas no aro do volante. Nenhum movimento de direção é agora necessário para informar os sistemas de assistência que o condutor está no controlo, o que facilita a condução em modo semiautomático.

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A motorização do CLS: potente e eficiente

Além dos modelos familiares a gasolina, o CLS 300 d 4MATIC lançado em janeiro de 2021 apresenta uma potência híbrida. O seu motor diesel de quatro cilindros (OM 654 M) tem um gerador de partida de segunda geração integrado e sistema elétrico de 48 volts. A saída é de 195 kW mais 15 kW de reforço elétrico. A eletrificação também permite o uso de um compressor elétrico de refrigerante para o sistema de ar condicionado.

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Aprimorado em muitos detalhes: Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC +

A Mercedes-AMG atualizou o modelo desportivo da série com vários destaques visuais e pacotes de equipamentos atraentes. As inovações-padrão no CLS 53 4MATIC + incluem a frente redesenhada com o para-choque AMG desportivo em forma de asa A, bem como a grelha exclusiva AMG com barras verticais. Os contornos das armações do para-brisas são em alumínio polido ou, em combinação com o Pack Night, em preto brilhante. Os retrovisores externos são pintados na cor do veículo. Os condutores da Mercedes-AMG também têm acesso ao volante de última geração, aqui com acabamento em couro napa e com os familiares botões AMG no volante com visor.

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Em termos de opcionais, dois novos packs permitem que o coupé seja ainda mais desportivo: o Pack Night II AMG, disponível em combinação com o Pack Night AMG, inclui a grelha do radiador, Estrela Mercedes atrás e tipografia em cromado escurecido.

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O pack AMG DYNAMIC PLUS aprimora a dinâmica em vários aspetos. As pinças de freio pintadas de vermelho com letras AMG pretas adicionam um destaque visual ao exterior. O desempenho de ajuste na pista de corrida com ênfase desportivo pode ser experimentado no modo de condução adicional “RACE” com o modo Drift.

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O CLS 53 4MATIC + combina uma potência de 320 kW (435 cv) com um estilo desportivo e alta eficiência. O gerador de partida integrado fornece brevemente 16 kW adicionais de potência e 250 Nm de binário, com um motor elétrico integrado entre o motor e a transmissão. Este, assim como o turbo alimentador inteligente com compressor auxiliar elétrico (eZV) e turbo alimentador de gases de escape, perseguem o mesmo objetivo: oferecer o desempenho e a dinâmica de condução característicos da AMG, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível e as emissões. A transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G extremamente rápida, a tração integral AMG Performance 4MATIC + totalmente variável e a suspensão AMG RIDE CONTROL + também contribuem para a experiência de condução mais dinâmica.

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Uma edição limitada com “espírito” AMG

Estão planeadas apenas 300 unidades da nova Edição Limitada. As jantes de liga leve AMG de 5 raios duplos de 20 polegadas, pintadas em preto e com um rebordo de alto brilho, são de série, assim como o Pack AMG Night e o Pack AMG Night II. No pilar B, este CLS possui vidro isolante térmico e escurecido.

O pack AMG DYNAMIC PLUS também vem de série com este modelo de edição limitada. Quando as portas dianteiras são abertas, a tecnologia LED é usada para projetar o emblema AMG no chão ao lado do veículo numa aparência 3D.

Gama de motorizações e principais características

  • CLS 220 d - 1.95 l (OM 654, 4 cil. em linha), 194 cv às 3800 rpm, 400 Nm entre 1600-2800 rpm, 6,4-5,5 l/100 km e 167-143 g CO2/km, 7,5s (0-100 km/h) e 237 km/h;
  • CLS 300 d 4MATIC - 2.0 l (OM 654 M, 4 cil. em linha), 265 cv às 4200 rpm, 550 Nm entre 1800-2200 rpm, 6,6-5,8 l/100 km e 172-153 g CO2/km, 6.4s (0-100 km) e 250 km/h;
  • CLS 400 d 4MATIC - 3.0 l (OM 656, 6 cil. em linha) 330 cv entre 3600-4200 rpm, 700 Nm entre 1200-3200 rpm, 7,4-6,7 l/100 km e 194-175 g CO2/km,  5.2s (0-100 km) e 250 km/h;
  • CLS 450 4MATIC - 3.0 l (M 256, 6 cil. em linha), 367 cv entre 5500-6100 rpm, 500 Nm entre 1600-4000 rpm, 9,2-8,3 l/100 km e 209-189 g CO2/km, 4,8s (0-100 km/h) e 250 km/h;
  • CLS 53 4MATIC+ - 3.0 l (M 256, 6 cil. em linha), 435 cv entre 5500-6100 rpm, 520 Nm entre 1800-5800 rpm, 9,6-9,2 l/100 km e 219-209 g CO2/km,  4.5s (0-100 km) e 250 km/h.

Atualização de sistemas tecnológicos de segurança e em prol do conforto

 No verão de 2020, o CLS tinha já recebido uma atualização dos sistemas de assistência à condução para fornecer suporte cooperativo para o condutor, o que resultou num ainda mais elevado nível de segurança ativa.

O CLS possui agora Active Brake Assist de série, o que pode prevenir uma colisão ou reduzir a sua gravidade em muitas situações com travagem automática. O sistema também é capaz de travar em caso de existência de veículos parados e e até mesmo evitar colisões, dependendo da situação.

Fique a par de todas as evoluções tecnológicas introduzidas no CLS que permitiram ao modelo incrementar a segurança e o conforto a bordo.  

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Assistente de limite de velocidade ativo

Uma série de outras funções de condução podem ser adicionadas opcionalmente ao pack de assistência à condução. Isso inclui o Assistente de Limite de Velocidade Ativo, que reage às mudanças de limite de velocidade usando dados do mapa, bem como o Assistente de Sinal de Trânsito. Se o condutor ligar o Assistente de distância ativa DISTRONIC com adaptação de velocidade baseada na distância, o CLS pode até responder aos dados de Live Traffic Information.

Assistente Ativo Stop-and-Go

Com o Pack Assistência à Condução Plus, o Assitente Ativo Stop-and-Go pode assumir a tarefa de manter a distância de segurança numa velocidade até 60 km/h, em especial em situações de engarrafamentos em autoestradas quando são detetadas marcações de faixa. O veículo pode reiniciar automaticamente até um minuto após parar. O Assistente de Direção Ativo pode apoiar o condutor em estradas com várias pistas com a função de corredor de emergência.

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Estacionamento automático e saída de um lugar de estacionamento

O Active Parking Assist com PARKTRONIC e câmara 360 ° torna possível entrar e sair do estacionamento automaticamente. O sistema facilita a procura e seleção de um lugar de estacionamento, bem como a entrada e saída (se o veículo foi estacionado automaticamente) de lugares de estacionamento paralelos ou garagens. A câmara 360 ° transmite uma imagem ainda mais realista para o display de media, que inclui uma visão lateral expandida. Ao sair de um lugar de estacionamento, o sistema é capaz de alertar sobre o trânsito que passa atrás do veículo e pode travar em caso de dúvida.

MBUX (Mercedes-Benz User Experience)

O sistema MBUX também foi significativamente atualizado no CLS em 2020. De série, o CLS tem dois ecrãs de 12,3 polegadas / 31,2 cm. O opcional MBUX Interior Assist também permite a operação intuitiva de diferentes funções de conforto e MBUX por reconhecimento de movimento.

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Exclusivo do MBUX é a sua capacidade de aprender graças à inteligência artificial. Com funções preditivas, o MBUX antecipa o que o utilizador gostaria de obter em seguida. Por exemplo, quem costuma telefonar para uma determinada pessoa às terças-feiras durante a viagem de regresso a casa receberá o seu número de telefone como sugestão no ecrã neste dia da semana.

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ENERGIZING COMFORT

O ENERGIZING COMFORT conecta vários sistemas de conforto no veículo e usa ambientes de iluminação e música, bem como vários programas de massagem para uma ampla variedade de programas de bem-estar. No verão de 2020, o ENERGIZING COACH foi instalado no CLS. Esta função tem por base um algoritmo inteligente e recomenda um programa dependendo da situação e do indivíduo em questão. Se um wearable Garmin® for integrado, dados pessoais, como nível de stress ou qualidade do sono, otimizam a precisão da recomendação. O objetivo é garantir que o condutor se sinta bem e relaxado, mesmo durante viagens exigentes ou monótonas.

História de sucesso

Lançado em 2004 e após três gerações de sucesso (C219 – 2004/2010; C218 – 2010/2018 e C257 – 2018/-), o CLS vendeu, até ao momento, mais de quatro milhões de exemplares para clientes em todo o mundo, incluindo mais de 450.000 só na primeira geração. 

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A China foi o maior mercado de vendas para o CLS Coupé em 2020, seguida pela Coreia do Sul, EUA e Alemanha. O motivo mais citado pelos clientes para a compra do CLS é o seu design: O desportivo é o verdadeiro luxo para este segmento de clientes.

Três regras de ouro para abastecer de combustível o seu Mercedes-Benz ou smart em segurança

06/04/2021 09:58

Os simples atos quotidianos têm, num cenário de pandemia como o que vivemos, de ser repensados e isso não é surpresa para ninguém. A boa notícia é que com uma ligeira mudança de hábitos a nossa proteção e a de quem nos rodeia pode ser aumentada … até nos atos mais elementares como no abastecimento de combustível.

No caso do abastecimento do automóvel com combustível são três as regras de ouro para nos mantermos em segurança.

1. Use luvas

O ideal é ter luvas descartáveis de latex. Caso não seja possível, a generalidade dos postos de abastecimento disponibiliza luvas de plástico.

A primeira coisa que deve fazer mal sai do automóvel (ou ainda dentro se tiver luvas próprias) é calçar as luvas, evitando tocar nas superfícies do posto, como a mangueira ou indicador do valor ou litros a abastecer. Colocada a proteção, abasteça. Feita a operação e fechada a tampa de combustível, retire as luvas colocando a mão por dentro, isto é, evitando tocar no exterior das mesmas. Depois, coloque as luvas no lixo.

2. Pague com meios contactless

O pagamento, tal como em outras compras quotidianas, deve, sempre que possível, ser eletrónico e com cartões contactless ou com recurso a apps de pagamentos. O numerário pode, claro, ser usado, mas deve evitar-se.

3. Desinfete as mãos

Já é um hábito “automático” de quase todos nós, mas nunca é de mais repetir: use e abuse do gel desinfetante consigo. Após regressar à viatura e ainda antes de ligar o motor ou tocar no volante ou caixa de velocidades, higienize as mãos com o álcool-gel.

Cumpridas estas três simples regras, já pode seguir viagem. Sempre que possível, facilite a circulação de ar dentro do automóvel, deixando uma ou duas janelas do veículo entreabertas.

Novo Classe C equipado com DIGITAL LIGHT: para ver melhor e de forma diferente

05/04/2021 16:26

Com o equipamento opcional DIGITAL LIGHT, o novo Mercedes-Benz Classe C está na vanguarda da iluminação automóvel. Herdado do Classe S, e sistema permite projetar, por exemplo, linhas-guia, símbolos e animações na estrada, mas também distribuir a luz ideal de acordo com as condições de visibilidade.  Descubra os segredos deste inovador sistema que eleva a condução do novo Classe C para um patamar de segurança nunca antes visto…

O novo Classe C está equipado de série com faróis LED High Performance. O conhecido sistema DIGITAL LIGHT do novo Classe S está disponível como opção. Esta revolucionária tecnologia de iluminação dos faróis permite utilizar funções totalmente novas, por exemplo, a projeção de marcas auxiliares ou sinais de aviso na estrada em frente ao veículo. 

Em cada farol, o sistema DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões de microespelhos.

Com esta dinâmica e precisão, este sistema inteligente cria possibilidades virtualmente ilimitadas para uma distribuição de luz de alta resolução, que se ajusta idealmente às condições circundantes.

Contudo, o fator decisivo não está na tecnologia incorporada no farol, mas sim na lógica de controlo. As câmaras de bordo e os vários sensores detetam outros utentes da via, enquanto os poderosos processadores processam e avaliam os dados e os mapas de navegação digitais em milissegundos e fornecem sinais de comando aos faróis para adaptar idealmente a distribuição de luz em todas as situações. Daqui resultam uma visibilidade ideal para o condutor sem encandear os restantes utentes da via e ainda funções inovadoras com segurança adicional.

O sistema “DIGITAL LIGHT” não pretende alcançar recordes mundiais de distância, mas sim proporcionar permanentemente uma excelente visibilidade e o máximo brilho sem encandeamento através de um inovador conceito abrangente. As funções inovadoras para assistir o condutor e comunicar com outros utentes da via permitem melhorar significativamente a segurança durante a condução noturna.

O sistema DIGITAL LIGHT com função de projeção está disponível como equipamento opcional. Este sistema pode tornar a condução mais segura através da projeção de linhas-guia, símbolos e animações na estrada.

  • Por exemplo, o sistema  DIGITAL LIGHT projeta duas linhas guia quando o veículo deteta obras rodoviárias. Estas permitem delinear aproximadamente a largura do veículo. O condutor tem, portanto, à sua disposição uma melhor orientação em vias estreitas.
  • A tecnologia inteligente destaca os pedestres em zonas de perigo com a função projetor e clarifica a posição dos mesmos com pontos de direção projetados.
  • Os condutores que circulem em sentido contrário em vias reservadas a veículos motorizados ou vias de sentido único são avisados através de um símbolo.
  • O mesmo símbolo de aviso é apresentado antes de semáforos vermelhos ou sinais de stop.

Com estas inovações, a segurança na estrada ao volante do novo Classe C, equipado com o sistema DIGITAL LIGHT, sai, decididamente, reforçada.  

EQS é apresentado a 15 de abril, mas antecipamos-lhe alguns pormenores do seu inovador habitáculo…

01/04/2021 15:56

O novo EQS, limousine de luxo totalmente elétrica, será apresentado mundialmente no próximo dia 15 de abril, estabelecendo novos padrões na ofensiva de modelos Mercedes-EQ, coincidentes com o início de uma nova era para a marca. O EQS combina tecnologia, design, funcionalidade e conectividade, oferecendo luxo progressivo em toda a sua plenitude. Está na hora de “levantar o véu” e revelar-lhe algumas novidades do seu habitáculo, que o ajudarão a tornar uma referência do segmento…

No próximo dia 15 de abril (terça-feira), às 17h00, todos os caminhos da Internet vão dar à plataforma Mercedes me media! Aí ou mais precisamente no link https://media.mercedes-benz.com/EQS, será lançado o novo EQS, o primeiro modelo da Mercedes-EQ baseado na nova arquitetura de veículos elétricos de luxo e executivos e que tem chegada ao mercado anunciada no verão.

O EQS é apelativo para todos os sentidos. Isto coloca o modelo topo de gama totalmente elétrico num novo patamar no que diz respeito a estética e luxo. Ao mesmo tempo, o EQS demonstra o compromisso apaixonado dos seus criadores e designers com a mobilidade elétrica. Este design “Profundamente Digital” apresenta algumas inovações. Venha daí conhecê-las…

Pode ser sentido virtualmente com todos os sentidos

Visão, audição, olfato, tato e paladar são os clássicos sentidos dos seres humanos. O novo EQS apela aos primeiros quatro de várias formas:

1. Perceção visual: As células sensoriais do olho humano permitem-nos ver, por exemplo, as características do EQS que são revolucionárias no segmento de luxo, como o design avançado do habitáculo ou as linhas estilo coupé de “um arco” com fastback. Logo à primeira vista, estas características distinguem claramente o EQS dos veículos equipados com motor de combustão, distinção esta que é adicionalmente enfatizada pelo painel preto dianteiro e pelo design dos faróis. 

Os designers tiveram a missão e a oportunidade de traçar um rumo completamente novo no que diz respeito ao design do interior. O MBUX é um dos destaques no novo EQS. O ecrã côncavo estende-se para fora em frente aos ocupantes desde o lado esquerdo até ao pilar A direito como uma onda do mar. Além do seu grande tamanho, a elevada qualidade e o design detalhado também desperta fortes sensações. O MBUX está integrado no painel de instrumentos de forma minimalista. Apenas é circundado por uma fina moldura na cor silver shadow, uma faixa de saída de ventilação e uma estreita moldura revestida em pele. A faixa de saída de ventilação estende-se por toda a largura na secção superior e ao mesmo tempo é extremamente elegante. Estas proporções extremas, juntamente com o vidro côncavo do MBUX Hyperscreen, criam a arquitetura moderna do posto de condução. Os materiais e cores modernos e tradicionais conferem ao interior uma atmosfera especial. Outro destaque visual é o ecrã head-up com conteúdos de realidade aumentada.

 2. Perceção auditiva: A experiência de som proporcionada pelo EQS varia entre o silêncio confortável e um som interativo e sensual. Com uma produção sonora holística, os especialistas de som da Mercedes tornaram acusticamente percetível a transição do motor de combustão para a proporção elétrica. O EQS está equipado de série com duas paisagens sonoras: Silver Waves e Vivid Flux. Podem ser selecionadas ou desligadas como experiências sonoras no ecrã central. O condutor e os passageiros já são saudados acusticamente quando se aproximam do veículo e entram no mesmo. Um som correspondente também acompanha a saída e o trancamento do EQS. O opcional som de condução, que é reproduzido pelos altifalantes do sistema de som no interior, também está incluído na respetiva paisagem sonora. Os novos programas ENERGIZING NATURE da função ENERGIZING COMFORT também oferecem uma impressionante experiência de audição realista. Os sons relaxantes designados de Forest Glade, Sounds of the Sea e Summer Rain foram criados em cooperação com o especialista em acústica da natureza Gordon Hempton. Tal como acontece com os outros programas da função ENERGIZING COMFORT, os outros sentidos são tratados com iluminação ambiente e imagens. Os serviços de streaming são outra alternativa ao novo tipo de silêncio e de som de condução interativo no veículo: a Mercedes-Benz integrou todos os principais serviços de streaming no sistema de informação e de entretenimento MBUX com o serviço “Online Music”.

3. Perceção olfativa: O EQS atua contra os odores desagradáveis: o seu filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) de grandes dimensões retém de forma extremamente eficiente as finas partículas de pó e pólen contidas no ar exterior. Os elementos especiais de carvão ativado no filtro HEPA e o filtro do habitáculo também filtram o dióxido de enxofre, o óxido de azoto bem como os odores. Devido à sua estrutura porosa, apresentam uma área interior extremamente elevada. O filtro HEPA no EQS utiliza cerca de 600 gramas de carvão ativado. A área de adsorção é equivalente a cerca de 150 campos de futebol.

4. Perceção tátil: Existem muitos elementos para serem sentidos no interior do EQS: as fluidas superfícies em pele com complexos padrões de costura ou perfurações dinâmicas; a moderna estrutura fina NEOTEX, que combina o visual da pele de camurça com o tecido técnico neopreno; elementos de revestimento em madeira genuína porosa ou em 3D. O MBUX Hyperscreen central e os ecrãs dos passageiros também oferecem uma resposta tátil. Se um dedo tocar em certos pontos no ecrã tátil, o utilizador sente impulsos na superfície suave que transmitem a impressão de um interruptor mecânico. Outro auxiliar de operação é a designada resposta forçada em ambos os ecrãs. Por fim, os dez diferentes programas de massagem do EQS utilizam os servomotores de vibração nos bancos e também podem aumentar o efeito da massagem relaxante com tratamento de calor através do princípio da pedra quente. Para esta finalidade, o aquecimento do banco é combinado com as câmaras de ar nos bancos multicontorno.

Capacidade para aprender rapidamente graças à inteligência artificial (AI)

Mas o EQS não é apenas um veículo que apela a (quase) todos os sentidos do ser humano. Como um veículo excecionalmente inteligente, o próprio também tem muitos sentidos. Em função do equipamento, são utilizados até 350 sensores de vários tipos como órgãos sensoriais em todas as partes do veículo. Estes detetam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros. Este conjunto de informação é processado pelas unidades de controlo que, controladas por algoritmos, tomam decisões à velocidade da luz. Mas muita informação só é útil se for possível fazer algo com a mesma. O novo EQS pode estender as suas capacidades com base em novas experiências, pois tem uma elevada capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial (AI).

A seguir são indicados alguns exemplos de como e onde a inteligência artificial está a melhorar a experiência do cliente:

  • O opcional som de condução é interativo, reagindo a cerca de uma dúzia de diferentes parâmetros como a posição do pedal do acelerador, a velocidade ou a recuperação. A seleção do programa da transmissão também influencia o som de condução. Os algoritmos inteligentes de geração de som calculam os sons do amplificador do sistema de som surround Burmester® em tempo real, que são reproduzidos através dos altifalantes.
  • A função ENERGIZING COACH recomenda um dos programas Freshness, Warmth, Vitality ou Joy do sistema ENERGIZING COMFORT em função da situação e do ocupante. Se o smartwatch Mercedes-Benz vivoactive® 3, Mercedes-Benz Venu® ou outro dispositivo Garmin® compatível estiver ligado, valores como o nível de stress ou a     qualidade do sono do ocupante otimizam a precisão da recomendação.
  • O sistema MBUX mostra  proativamente as funções certas no momento certo ao utilizador. A perceção em função do contexto é constantemente otimizada, quer pelas alterações na zona circundante quer pelo comportamento do utilizador. A designada camada zero oferece ao utilizador conteúdos dinâmicos e agregados de todo o sistema MBUX, e desta forma os serviços associados, no nível superior da arquitetura de informação do MBUX. O Assistente de Interior do MBUX reconhece os pedidos de operação baseados nos movimentos e nos EQS também     reconhece os pedidos dos ocupantes do banco traseiro.

 Não há dúvida que o novo Mercedes EQS veio para marcar a diferença! 

Soc. Com. C. Santos cede vans de cortesia a clientes da oficina

31/03/2021 12:07

A Sociedade Comercial C. Santos passou a disponibilizar vans de cortesia aos clientes de veículos comerciais ligeiros que efetuem manutenções periódicas na oficina do concessionário Mercedes-Benz. Sujeita a pré-marcação e disponibilidade de viaturas, esta oferta permite assegurar a mobilidade dos clientes.

A Sociedade Comercial C. Santos passou a disponibilizar vans Mercedes-Benz, para ajudar a superar eventuais dificuldades de mobilidade dos seus clientes que deixam na oficina as suas viaturas. Desta forma, o cliente minimiza um eventual impacto negativo na sua atividade profissional, por força da paragem forçada da sua viatura para obedecer ao sempre indispensável serviço de manutenção. “Poder oferecer maior comodidade e conforto aos nossos clientes do após-venda é sempre excelente para nós. No caso concreto desta oferta (sujeita a pré-marcação e disponibilidade), assegurarmos a mobilidade dos nossos clientes enquanto estes têm os seus veículos de trabalho a realizarem manutenções na nossa oficina é, sem dúvida, uma mais-valia”, afirma o diretor de após-venda da Sociedade Comercial C. Santos, Vítor Ferreira.

Esta disponibilização de veículos possibilita que os utilizadores experienciem as mais-valias da gama de comerciais ligeiros Mercedes-Benz, isto é, que a própria viatura “fale” por si. “Pretendemos demonstrar que o cliente sente que estamos conscientes de que a sua atividade não pode parar. Ao mesmo tempo, pode comprovar a qualidade dos Mercedes-Benz Vans mais recentes”, indica a coordenadora de vendas de veículos comerciais ligeiros da empresa, Patrícia Almeida.

Enquanto a viatura faz a intervenção na oficina, o cliente fica “munido” de um veículo que o ajudará a desempenhar grande parte da sua atividade (apesar das limitações DEMO, isto é, a mobilidade está assegurada, mas o veículo não pode efetuar transporte de mercadorias). “Muitas vezes é limitativo para os clientes deixarem a viatura na oficina, pois a questão da mobilidade, é um fator muito importante. As DEMOS são a resposta”, acrescenta Patrícia Almeida.

Frota de demonstração de vans ainda maior

As vans de cortesia aos clientes de veículos comerciais do após-venda da Sociedade Comercial C. Santos surgem numa altura em que a frota de viaturas de demonstração cresceu. Estão, agora, disponíveis unidades de todas as gamas para test drive e cortesia da oficina.

Decorada com a frase “Teste o motor do seu negócio” e com o selo dos 75 anos da Sociedade Comercial C. Santos, a frota de demonstração de vans inclui os modelos Mercedes-Benz Citan Furgão, eVito Furgão (viatura elétrica), Sprinter Furgão e EQV (viatura elétrica). Além disso, sempre que necessário, é possível solicitar uma unidade Sprinter Chassis.

Novo Classe C com preços indicativos definidos

30/03/2021 18:46

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O Novo Mercedes-Benz Classe C chega à Sociedade Comercial C. Santos no verão, com três motorizações diferentes, e já tem os seus preços indicativos definidos. A versão Limousine está disponível a partir de 48.000 €, enquanto a Station tem o seu preço de entrada nos 49.750 €.

O Novo Mercedes-Benz Classe C (W206) apresenta um design dinâmico que aparenta estar em movimento mesmo quando parado, graças à combinação de uma curta projeção dianteira, com uma longa distância entre eixos e uma curta projeção traseira.

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O interior do veículo é ainda mais digital e inteligente do que o modelo antecessor, pois quer o hardware quer o software foram objeto de grandes avanços, tendo sido adotados do novo Classe S. As imagens brilhantes nos ecrãs LCD permitem controlar ainda mais facilmente o veículo e as funções de conforto equipadas.

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Com chegada prevista no próximo verão, a mais recente geração do Classe C terá, nesta fase de lançamento, três motorizações distintas: duas diesel - C 220 d (200 cv) e C 300 d (265 cv) - e uma a gasolina - C 200 (204 cv) -, qualquer uma delas disponível nas variantes Limousine e Station. A versão C 200 poderá estar associada ao sistema 4MATIC (tração integral).

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Os preços indicativos já estão definidos e variam entre os 48.000 € e os 59.350 €, na versão Limousine, e os 49.750 € e os 61.150 € para a Station.

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Os preços indicativos já estão definidos e variam entre os 48.000 € e os 59.350 €, na versão Limousine, e os 49.750 € e os 61.150 € para a Station.

 

Preços Classe C (W206)

Versão                         CC               CV       Caixa     Preço indicativo (c/IVA)

C 200 Limousine        1496              204       Auto                   48.000 €

C 200 Station              1496             204       Auto                   49.750 €

C 220 d  Limousine     1992             200       Auto                   53.600 €

C 220 d Station           1992             200       Auto                   55.500 €

C 300 d Limousine      1992             265       Auto                   59.350 €

C 300 d Station           1992             265       Auto                   61.150 €

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Saiba mais sobre o Novo Classe C nos links abaixo…

https://bit.ly/3pSDb10 - Bem-vindo ao Novo Classe C

https://bit.ly/2ZIJ729 - Novo Mercedes-Benz Classe C: Segurança reforçada

https://bit.ly/2ZIJ729 - Novo Classe C alimentado por motores Híbridos Plug-in com autonomia elétrica até 100 km!

https://bit.ly/3q5W1Sv - Depois do Classe S… eixo traseiro direcional também no Novo Classe C

Mercedes-AMG G63: conheça os pormenores que fazem a diferença!

29/03/2021 14:06

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Quando pensamos num veículo com as máximas aptidões para o todo-o-terreno, mas com performances de um superdesportivo só podemos ter um automóvel em mente, o Mercedes-AMG G 63.

Com a primeira geração do G, a Mercedes-Benz entrou, em 1979, em território desconhecido. O modelo nasceu com o objetivo duplo de aliar capacidades extremas de todo-o-terreno à utilização no dia a dia. Manteve-se fiel a esse princípio até hoje, com uma identificação estética exterior que se mantém até à atual geração.

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As bases para este modelo AMG de referência são o sistema de tração integral com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro (40:60) com três bloqueios de diferencial, a suspensão dianteira independente com duplo triângulo e o amortecimento adaptativo ajustável. Não fosse um AMG, o grande destaque é o motor de 4.0 litros V8 biturbo de 585 cv.

Toda esta potência, disponível numa ampla gama de rotação do motor entre as 2 500 e as 6000 rpm tem, claro, reflexo nas performances e o modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atinge a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 220 km/h (ou 240 km/h com o Pack Condução AMG). Tudo isto num carro com um peso de 2650 kg.

Uma nota de destaque para a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que inclui um software específico do motor para alcançar tempos de passagem de caixa extremamente curtos. A função de múltipla redução de caixa permite rápidas variações de velocidade, enquanto a função de duplo desembraiar nos modos da transmissão “Sport” e “Sport Plus” tornam a experiência de condução ainda mais emocionante.

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Conforto e off-road

Embora seja um superdesportivo e um todo-o-terreno de exceção, o mais recente G63 oferece pormenores de requinte e conforto típicos Mercedes-Benz. Os bancos envolventes revestidos a pele ou dois ecrãs de 12,3 polegadas são apenas dois exemplos disso.

Não nos esqueçamos, porém, que o G é um todo-o-terreno. E que todo-o-terreno! O sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC tem uma distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro. Além disso, a relação redutora da caixa de transferência é de 2.93, o que ajuda a iniciar a marcha em gradientes particularmente elevados, pois o binário nas rodas de tração é significativamente aumentado.

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Ou seja, se no asfalto é dono e senhor de um desempenho e conforto que surpreendem pela positiva, fora de estrada o Mercedes-AMG G 63 é igualmente brilhante. É, aliás, conhecido carinhosamente como “G-Rex” devido ao seu habitat natural ser o off-road.

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Especialistas mostram modelo em vídeo

Neste vídeo, Nuno Oliveira e César Machado, Product Experts da Sociedade Comercial C. Santos, mostram-lhe não uma, mas duas unidades de um dos automóveis mais especiais do mundo. Assista aqui: https://youtu.be/QwO-G5wVqQ8

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Única unidade entre as 275 disponíveis do Mercedes-AMG GT Black Series Edition ONE chegou a Portugal através da Sociedade Comercial C. Santos

24/03/2021 21:58

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O Mercedes-AMG GT Black Series tem um estatuto especial entre os melhores superdesportivos da atualidade. Mas quando a essa condição se junta uma tónica de exclusividade, nasce o raro Mercedes-AMG GT Black Series Edition ONE! A Sociedade Comercial C. Santos entregou a única unidade que veio para Portugal, entre as 275 produzidas e que pertencerão unicamente aos proprietários do futuro Project One!

Como tornar um automóvel especial como o Mercedes-AMG GT Black Series em algo ainda mais excecional, distinto e exclusivo? À difícil pergunta, os engenheiros da Mercedes-AMG responderam com determinação, conhecimento especializado e uma boa dose de inspiração, afinal os pontos de partida para a conceção da série exclusiva Edition ONE do Mercedes-AMG GT Black Series, da qual verão a luz do dia apenas 275 unidades.

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A Sociedade Comercial C. Santos entregou, esta semana, a única unidade que será comercializada em Portugal, a um proprietário que pretende manter o anonimato, e a quem foi dada a oportunidade de juntar esta viatura tão exclusiva, ao ainda mais exclusivo Project One adquirido em 2017.  

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De facto, o Pack “Edition ONE” está exclusivamente disponível para clientes Project One e caracteriza-se por apresentar elementos exclusivos face à versão “normal” do Black Series (e um custo adicional de 50 mil euros). Desde logo e exteriormente, a decoração é baseada no monolugar de Fórmula 1 da equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One Team de 2020, aproximando o superdesportivo do espírito tradicional da competição e das pistas.  

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Numa decoração que envolveu um complexo trabalho de pintura, onde as estrelas que sobressaem foram pintadas à mão, e que foi realizado pela própria fábrica da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team (em Brackley, no Reino Unido), o AMG GT Black Series “Edition One” tornou-se num automóvel único, estatuto para o qual também contribuíram as listas verdes turquesa fosco visíveis nas embaladeiras lateriais, nas jantes forjadas AMG de 19’’ na dianteiro e de 20’’ na traseira com design de dez raios, pintadas em preto fosco com aro em verde turquesa.

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No habitáculo, os pormenores também são, como seria de esperar, verdadeiramente exclusivos, com estofos exclusivos em pele sintética/microfibra Dinamica preta com costura em verde-turquesa, para além do volante AMG Performance em microfibra Dinamica preta também com costuras verde turquesa, do botão de controlo de tração AMG em verde turquesa e de uma placa com indicação verdadeiramente especial a dizer “Exclusive for AMG ONE Team“ (Exclusivo para o AMG ONE Team).

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As especificações mecânicas desta versão “Edition One” são iguais às da versão Black Series “convencional”, mas isso não significa não estarmos na presença de um superdesportivo com atributos notáveis! É que debaixo do capot “vive” o motor AMG V8 produzido de série mais potente de sempre, até à data, debitando 730 cavalos às 6700/6900 rpm e produzindo um binário máximo de 800 Nm entre as 2000/6000 rpm.

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A potência é transmitida às rodas traseiras através da caixa de sete velocidades de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 7G, que está localizada no eixo traseiro para uma ótima distribuição do peso.

A estas notáveis especificações técnicas, junta-se uma cuidada aerodinâmica ativa, para além de formas musculadas na carroçaria (baseadas no modelo de competição AMG GT3), o que faz com que o Black Series acelere dos 0-100 km/h em apenas 3.2 segundos, cumprindo os primeiros 200 km/h em 9 segundos e atingindo depois a velocidade máxima de 325 km/h!

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De destacar, que para além da unidade “Edition ONE”, a Sociedade Comercial C. Santos tem já assegurada a venda de outra unidade Black Series, do total das cinco que chegarão a Portugal.

Conheça o Modo “Centro de Lavagem Automóvel” do MBUX do seu Mercedes-Benz

23/03/2021 18:28

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Entre as muitas funcionalidades do sistema de infoentretenimento MBUX da Mercedes-Benz, o Modo “Centro de Lavagem Automóvel” é verdadeiramente útil na hora de preparar o automóvel para a lavagem, ativando múltiplas funções de proteção do veículo e zelando pela manutenção do conforto a bordo dos seus ocupantes. Explicamos-lhe agora como funciona e como dela pode tirar partido…

Todos os equipamentos têm aquela funcionalidade ou característica que os fazem destacar. A questão é que nem sempre são tão fáceis de encontrar ou usar, estando logo “ali à mão”. Por isso, chamemos-lhe “campeão escondido”, a esta ou aquela função que, por não estar diretamente visível para o condutor ou ocupantes no MBUX, pode, apesar de tudo, ser extremamente útil, de forma ativa ou passiva, no dia a dia.

Com a introdução do MBUX (sistema de infoentretenimento – NTG6), o dispositivo de assistência ao condutor tornou-se mais inteligente e sofisticado. Conhecida por se destacar com pequenos apontamentos e pormenores de luxo, concebidos para facilitar o conforto a bordo, a Mercedes-Benz introduziu o “Car Wash Mode”, em alguns modelos, como o GLS e o GLA (para já apenas nestes). Mas o que é afinal o Modo “Centro de Lavagem Automóvel”?

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Antigamente, o condutor tinha de ter em consideração etapas importantes antes de entrar no centro de lavagem como: recolher os espelhos, fechar os vidros e teto de abrir, para além de ter que garantir que entrava cuidadosamente nos rails sem danificar as jantes. Pois, com o Modo “Centro de Lavagem Automóvel” pode esquecer tudo o que aprendeu e usar o “Campeão escondido”, indo ao íten “Definições” no Menu do MBUX e ativar o botão digital “Centro de Lavagem Automóvel” no separador “Acesso Rápido”. Em alternativa, também é possível fazê-lo ativando a assistente de voz, bastando para isso dizer: “Hey Mercedes! Ativar Modo Centro de Lavagem Automóvel”.  

A partir desse momento e de forma automática, o veículo põe em marcha a ordem de trabalhos:

· Os espelhos exteriores são recolhidos;

· O sensor de chuva desativado, impedindo um acionamento do limpa-para-brisas;

· As janelas e o teto de abrir são fechados (se necessário);

· O ar condicionado é colocado em recirculação;

· O sistema Parktronic é desativado, evitando avisos sonoros;

· Se possuir camera 360◦, a imagem frontal é apresentada (após cerca de 8 segundos);

· Se possuir sistema de suspensão a ar o mesmo é ativado proporcionando uma altura ao solo superior.

Este modo é automaticamente desativado, na saída da estação, já com o veículo em marcha, assim que for alcançada uma velocidade superior a 20 km/h.

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(Artigo elaborado pelo Departamento Técnico/ Formação da Sociedade Comercial C. Santos)

Novo Mercedes-SL cada vez mais perto da realidade!

18/03/2021 10:16

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Preparando-se para honrar a tradição de um nome mítico para a Mercedes-Benz - “SL” -, a oitava geração do Mercedes-SL está prestes a entrar na reta final do seu desenvolvimento, prolongando a herança genética com 69 anos de história.

A próxima geração do Mercedes-SL, continua a ser desenvolvida pela Mercedes-AMG, tendo entrado na derradeira fase de testes de desenvolvimento. Após os testes em estradas públicas com o veículo desportivo Mercedes-Benz SL 300 na Autobahn A81, os engenheiros da Mercedes-AMG estão agora concentrados nos testes de condução num circuito especial fechado com neve, na Suécia, ultimando todos os pormenores de pré-produção para que o “SL” possa dignificar a tradição de luxo, conforto e desportividade que o nome ostenta.  

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Embora uma grande parte do trabalho de desenvolvimento deste roadster, configurado como 2+2 lugares, tenha ocorrido em formato digital, uma condução de desenvolvimento analógico ainda é essencial. O ajuste final do sistema de tração integral totalmente variável 4MATIC +, por exemplo, que agora é oferecido pela primeira vez também no SL, está, por isso, a ser realizado em regiões invernosas.

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Os testes de condução

O teto de tecido redesenhado também tem que ser testado nas condições adversas do Círculo Polar Ártico. A dinâmica de condução deste icónico roadster, que deve fazer a sua estreia ainda este ano, passará em breve por um teste final na curva norte de Nürburgring, entre outros lugares. No circuito de corridas mais desafiador do mundo, os especialistas da Mercedes-AMG vão garantir que esta mais recente versão do SL se baseie ainda mais nas suas raízes desportivas.

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Enquanto isso, o lendário roadster, cujas diferentes variantes no futuro estarão disponíveis unicamente sob o nome Mercedes-AMG, também permanece fiel a outras virtudes além da sua longa história: com o seu design único e níveis excecionais de qualidade e luxo, o SL dá continuidade à história de sucesso que começou em 1952 também em termos de exclusividade.

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