Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias


Notice: Undefined variable: id2 in /home/website/public_html/modulos/blog/blogDetail.php on line 8

07/06/2024 17:03

Caravana smart levou alegria do FITEI às crianças mais necessitadas

Uma caravana solidária de smart #1 e #3 transportou passageiros muito especiais: um conjunto de peluches. A ação decorreu no âmbito da parceria da Sociedade Comercial C. Santos com o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).

Na terça-feira, 28 de maio, O trajeto entre a Casa Marta Ortigão Sampaio e a instituição particular de solidariedade social (IPSS) Casa do Caminho (na Senhora da Hora, em Matosinhos) passou por várias zonas do Grande Porto, incluindo o stand da Sociedade Comercial C. Santos empresa na emblemática avenida da Boavista.

Os peluches foram utilizados na peça Jardim Fantástico, de Agostina Luz López, que esteve em cena no FITEI, e foram doados pelo festival à referida IPSS que acolhe crianças em perigo.  Veja aqui vídeo da ação.


Festival com 47 edições

A 47ª FITEI decorreu de 15 a 26 de maio últimos. A parceria da Sociedade Comercial C. Santos com o FITEI, que teve na cedência de viaturas Mercedes-Benz para apoio à organização a face mais visível, é importante pela relevância do evento na região e no setor cultural. “O apoio à cultura é uma aposta de longa data da Sociedade Comercial C. Santos e estarmos associados ao FITEI é, para nós, motivo de orgulho. Trata-se de um dos mais antigos e importantes festivais de teatro em Portugal e tem como epicentro a região onde estamos sediados. É uma das marcas da região do Porto”, afirma a diretora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, Ana Bolina.

07/06/2024 17:01

smart #5 revelado em formato concept-car

A smart divulgou algumas informações sobre o #5. Aquele que será o maior smart de sempre terá arranque de produção ainda em 2024 foi revelado em formato concept-car.

Com o smart Concept #5, a marca apresenta um conceito de SUV de tamanho médio e o seu veículo mais espaçoso e versátil até à data. A smart combina um design inspirado no exterior com as funcionalidades e acessibilidades características dos seus veículos, utilizando atributos como a tração integral e pneus todo-o-terreno, bem como tecnologia de ponta. Este concept-car ultrapassa as fronteiras urbanas. A inovadora solução ADAS apoia a navegação através do smart Pilot tanto em autoestrada como em ambientes urbanos, proporcionando segurança e conforto em todas as situações de condução.


Autonomia superior a 550 km e tecnologia de 800 volts

O veículo possui um sistema de transmissão com tecnologia de 800 volts e uma bateria com uma capacidade nominal de mais de 100 kWh. Isto permite um carregamento super-rápido, com a capacidade de recuperar até 70% do estado de carga (10-80%) em apenas 15 minutos. O versátil conceito de SUV de tamanho médio oferece uma autonomia totalmente elétrica de mais de 550 km. Cinco modos de condução garantem manobras sem esforço em diferentes condições de estrada.


O smart Concept #5 apresenta uma perspetiva sobre o potencial de integração da última geração de Inteligência Artificial (IA) num veículo. A principal caraterística será uma ferramenta de última geração, criada pelos especialistas em IA generativa da Cerence. Esta integração permite que o condutor e os passageiros envolvam o assistente virtual do automóvel em conversas interativas, e permite ao condutor também controlar as principais funções apenas com a sua voz, incluindo chamadas telefónicas e mensagens, música e multimédia, ar condicionado, navegação, definições pessoais e controlo do veículo, bem como informações como a meteorologia, notícias, calendário, conhecimentos gerais e muito mais.

07/06/2024 16:58

Mercedes-Benz renova Classe S e torna topo de gama ainda mais especial

O Mercedes-Benz Classe S foi renovado. As melhorias tornam o topo de gama da marca ainda especial (Classe S vem “Sonderklasse” em alemão ou “classe especial”, em português). Peça mais informações à Sociedade Comercial C. Santos.

Amplamente atualizado, o Mercedes-Benz Classe S inicia o seu novo ano de modelo. Está disponível uma seleção de duas novas pinturas: cinzento Verde metalizado e castanho Velvet metalizado. Os apoios de cabeça dianteiros particularmente confortáveis, com almofadas adicionais, foram adicionados ao já extenso equipamento de série. A Mercedes-Benz otimizou a interface do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O serviço revolucionário RIDEVU da Sony Pictures Entertainment (SPE) aumenta a oferta de streaming de vídeo. Os utilizadores podem transmitir conteúdos da SPE a pedido diretamente no Classe S.

A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem da Mercedes-Benz oferece agora um desenvolvimento inteligente dos sistemas de assistência à condução SAE Nível 2 também na Europa. A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem pode ser utilizada em vias reservadas a veículos automóveis (por exemplo, com separador central). A função é equipada de fábrica no Classe S de 2024.

Todas as atualizações também se aplicam à versão especial blindada do modelo de luxo, o S 680 GUARD 4MATIC. A classe de proteção VPAM VR10 cumpre o mais elevado nível de teste balístico de veículos civis e é, além disso, excecionalmente resistente a explosivos.

MANUFAKTUR: vasta oferta de personalização e fabrico manual

MANUFAKTUR é o programa de personalização utilizado nos modelos da Mercedes-Benz e a sua oferta inclui, entre outros, pinturas exclusivas e inúmeras opções de equipamento interior. Para o Classe S está disponível uma quantidade particularmente elevada de opções MANUFAKTUR – o seu portfólio inclui um total de 12 pinturas MANUFAKTUR e cinco combinações de cores MANUFAKTUR para o interior. O MANUFAKTUR da Mercedes-Benz em Sindelfingen é responsável pela conceção dos produtos, que é realizado manualmente e com recurso apenas a materiais da mais elevada qualidade. Como resultado, os clientes recebem um automóvel especialmente distinto que é fabricado de acordo com as suas preferências.

A divisão MANUFAKTUR da Mercedes-Benz em Sindelfingen fabrica componentes interiores exclusivos, personalizados e individuais que cumprem os mais elevados padrões. Não existe produção tradicional com linha de montagem, os componentes são sobretudo fabricados manualmente.

Além dos programas MANUFAKTUR específicos para as séries de modelos individuais e edições especiais, os requisitos personalizados dos clientes também podem ser realizados mediante pedido.

Factory 56, modelo exemplar para todas as fábricas Mercedes-Benz

Todas as variantes do Classe S Mercedes-Benz, incluindo a versão híbrida, o Mercedes-Maybach Classe S e o EQS, são fabricadas na Factory 56. Flexível, digital e eficiente, a Factory 56 representa o futuro da produção na Mercedes-Benz.

Novos modelos e as várias versões da cadeia cinemática são rapidamente integrados na linha de produção atual – uma prova dos elevados níveis de flexibilidade e eficiência da Factory 56. A base da produção é o seu ecossistema digital MO360, cuja estratégia de digitalização concentra-se nas pessoas e procura dar aos mais de 1500 colaboradores da Factory 56 o melhor apoio possível no seu trabalho diário.

07/06/2024 16:56

Mercedes-Benz LN2: “classe leve” faz 40 anos

Há quarenta anos, após uma apresentação à imprensa internacional em Roma, a gama Mercedes-Benz LN2 começou a conquistar o segmento dos camiões leves. Estes camiões não têm uma designação oficial de modelo, mas deixaram marca.

Produzidos entre 1984 e 1998, os Mercedes-Benz LN2 substituíram o LP leve, que era o número um do segmento há quase 20 anos. Após a introdução do LN2, os camiões leves também apresentaram cabine basculante. Além disso, estes modelos já antecipavam o visual da classe de serviço pesado (SK em 1988).

A “classe leve” cobria uma gama maior do que os seus antecessores: com um peso bruto de 6,5 a 13 toneladas (modelos 709 a 1320, mais tarde até 1524), sobrepunha-se no patamar inferior da gama com a van Düsseldorf/ Segmento T2 e no seu topo com o Mercedes-Benz NG/SK. Além do transporte de curta distância, distribuição e estaleiro de obras, o Mercedes-Benz LN2, com categorias de potência de 90 a 204 cv e cabine de longa distância com compartimento de cama, satisfez a crescente utilização desta classe de veículos no longo curso. A partir desta data, a gama de camiões da então Daimler-Benz serviu todos os fins e categorias de peso.

Gama desenvolvida do zero

Os camiões Mercedes-Benz LN2 foram desenvolvidos de raiz. Ofereciam mais segurança ativa e um elevado nível de conforto de condução. Os veículos tinham comprimentos de carroçaria comparáveis aos dos camiões LP, distância entre eixos menor e direção assistida de série. O progresso técnico foi evidente em todos os componentes do veículo – desde a cabina à transmissão, chassis e travões. Pela primeira vez, os camiões de produção em série com um peso bruto igual ou superior a 6,5 toneladas já estavam equipados com um sistema travões pneumático (ar comprimido). O modelo também permitia também a instalação do sistema de travagem antibloqueio.

Os motores OM 364 e OM 366 de quatro e seis cilindros da Classe Light foram desenvolvidos para alcançar uma elevada velocidade de transporte como parte do processo de otimização do sistema de transmissão. Usaram como base o OM 312, da série de motores 300, que remonta a 1949. Outra novidade: pela primeira vez, a Daimler-Benz contou com pneus de baixo perfil na “classe leve” no design de veículos comerciais, com objetivo de tornar a utilização mais segura em todas as condições. O comportamento otimizado incluiu propriedades neutras em curva, independentemente da condição de carga, praticamente nenhum movimento autodireccional durante a travagem ou viragem, estabilidade direcional precisa e movimentos mínimos de rolamento.

Quando os novos camiões “classe leve” substituíram os anteriores modelos ligeiros LP em 1984, após quase 20 anos de produção, este foi um grande passo. Do 709 ao 1320 (mais tarde até o 1524), havia amplas opções de variantes de peso e potência de motor. Também estava disponível tração integral. Apesar do extenso equipamento de série, da tecnologia de ponta dos veículos até ao último detalhe e das cabinas de condução inclináveis, os novos modelos conseguiram superar a elevada rentabilidade comprovada da série antecessora LP: o seu volume de carga e capacidade de transporte eram superiores e o consumo de combustível e custos de manutenção e reparação foram reduzidos em 10%.


Dados técnicos do Mercedes-Benz LN2 da coleção

O modelo mais utilizado da série LN2 – um camião de 7,5 toneladas com 136 cv e designação de modelo 814 – faz parte da coleção clássica de camiões Mercedes-Benz. Tem na lona o slogan publicitário de lançamento de mercado.

Ano de construção: 1991

Motor: Diesel OM366 de 6cilindros

Cilindrada: 5958 cc

Potência: 136 cv/100 kW

Vel. Máx.: 90 km/h

07/06/2024 16:49

Novo Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé já disponível para encomenda

O Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé está disponível para encomenda na Sociedade Comercial C. Santos trata-se do modelo de topo da marca desportiva e o modelo Mercedes-AMG produzido em série mais rápido a cumprir a distância 0-100 km/h.

Em conjunto, o motor V8 biturbo de 4.0 litros e o motor elétrico AMG produzem uma potência total de 600 kW (816 CV) e um binário máximo de até 1420 Nm[3]. A rápida aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos representa o valor mais baixo de qualquer modelo Mercedes‑AMG produzido em série. Igualmente, a velocidade máxima de 320 km/h realça o poderoso desempenho. O equipamento tecnológico de série em nada deixa a desejar. Inclui a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade da carroçaria, eixo traseiro direcional e sistema de travões compósitos cerâmicos de elevado desempenho AMG.

O equipamento de série também inclui a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G com embraiagem de arranque viscosa, volante AMG Performance revestido em pele Nappa e bancos desportivos AMG em pele Nappa preta. Igualmente a bordo estão o pack Parking com câmara de marcha-atrás, ar condicionado automático THERMOTRONIC, revestimento preto brilhante AMG e sistema PRE-SAFE®. A arquitetura de modelo desportivo exclusiva da AMG permite proporções generosas com uma configuração opcional de 2+2 lugares. A porta da bagageira EASY PACK de grandes dimensões, incluindo a função HANDS-FREE ACCESS, facilita os processos de carga e descarga. Se necessário, a bagageira pode ser aumentada significativamente através do rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

O centro de controlo e exibição é o display tátil multimédia do MBUX de 11,9 polegadas. O formato vertical oferece vantagens claras, especialmente para a navegação, bem como uma maior ergonomia. As extensas funções do MBUX, incluindo a navegação Premium, são equipamento de série, tal como o engenheiro de pista virtual AMG TRACK PACE e o carregamento de smartphone sem fios.

O novo Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé já pode ser encomendado na Sociedade Comercial C. Santos. Os preços arrancam nos 248 650 euros.

Alargada gama de personalização com MANUFAKTUR

O programa de personalização da Mercedes-Benz, o MANUFAKTUR, está disponível, também, no Mercedes-AMG GT  Coupé. A oferta inclui desde a pintura exterior exclusiva até uma vasta gama de acessórios de interior. O programa MANUFAKTUR da Mercedes-Benz trabalha exclusivamente com os melhores materiais fabricados manualmente. Isto permite fornecer aos clientes um veículo de qualidade excecional – com acabamentos de acordo com as suas ideias e pretensões pessoais.

A gama para o AMG GT contém nove cores de pintura MANUFAKTUR, que complementam a gama existente. Estão disponíveis três cores sólidas: MANUFAKTUR azul vintage sólida, MANUFAKTUR cinzento silicon sólida e MANUFAKTUR areia do deserto sólida. Estão também disponíveis duas pinturas metalizadas, designadamente a MANUFAKTUR laranja Flame metalizado e MANUFAKTUR vermelho Rubelite metalizado. Quatro pinturas mate complementam a gama: MANUFAKTUR preto Night magno, MANUFAKTUR cinzento High-tech magno, MANUFAKTUR cinzento Graphite magno e MANUFAKTUR laranja Copper magno.

O pack interior MANUFAKTUR está disponível em sete versões de cores MANUFAKTUR: vermelho Classic/preto MANUFAKTUR, vermelho Mystic/preto MANUFAKTUR, cinza rosé/preto MANUFAKTUR, bege Savanna/preto MANUFAKTUR, castanho Tobacco/preto MANUFAKTUR, azul Nautic/preto MANUFAKTUR e o verde Shady/preto MANUFAKTUR.

O pack interior inclui estofos em pele Nappa MANUFAKTUR com padrão de acolchoamento em diamante. Nos apoios de braços e nos painéis centrais das portas, na consola central, nos apoios de braços centrais e na secção inferior do painel de instrumentos também é utilizada pele Nappa numa cor MANUFAKTUR. Outro destaque do pack interior é o revestimento em pele Nappa MANUFAKTUR do aro do volante AMG Performance, aplicado manualmente, numa cor coordenada com a respetiva cor do revestimento interior.

Os tapetes de alcatifa de pelo macio integram um logótipo AMG bordado e rebordo em pele Nappa na cor interior MANUFAKTUR. Os revestimentos iluminados das embaladeiras das portas integram a inscrição AMG e um padrão exclusivo MANUFAKTUR. A consola central é adornada com a inscrição MANUFAKTUR com um visual cromado brilhante.

Como opção, os componentes de revestimento interior podem ser encomendados pintados em MANUFAKTUR laranja Copper magno, a combinar com a correspondente pintura da carroçaria.

Vasta seleção de opções para uma maior personalização

Um elevado número de opções de equipamento oferece uma ampla gama de personalização para satisfazer as diferentes pretensões dos clientes.

  • Bancos traseiros com encostos rebatíveis
  • Teto panorâmico
  • HEAD-UP Display
  • Pack AMG Exterior em fibra de carbono
  • Pack Night AMG
  • Pack Exterior AMG cromado
  • Pintura MANUFAKTUR laranja Copper magno
  • Bancos AMG Performance
  • Estofos em pele Nappa preta / microfibra MICROCUT
  • Acabamentos interiores em alumínio AMG
  • Sistema de som surround Burmester®

07/06/2024 16:47

Soc. Com. C. Santos com campanha de compra antecipada de manutenções: poupança pode ultrapassar 1300 euros

A Sociedade Comercial C. Santos iniciou uma campanha de primavera de compra antecipada de packs de manutenções com preços especiais. A oferta está disponível, até dia 20 de junho, para Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans e as poupanças chegam a ultrapassar os 1000 euros nos automóveis e os 1300 euros nas viaturas comerciais ligeiras.

Esta campanha, que tem como mote “Ao planear está a poupar”, oferece aos clientes a oportunidade de adquirirem a um preço fixo os próximos serviços programados de manutenção em packs com duas, três ou quatro revisões no caso de automóveis de passageiros e de duas, quatro ou seis revisões nos veículos comerciais ligeiros. Esta ação tem como oferta extra a quem contratualizar a aquisição do pack de revisões, um desconto adicional de 10% em peças (substituídas fora do âmbito da revisão programada enquanto o contrato de serviço estiver ativo).

Na campanha dos Mercedes-Benz Cars, a compra de quatro revisões é a mais vantajosa face ao preço habitual das manutenções. A poupança é de até 770,90 euros nas gamas Mercedes-Benz Classe A, B, CLA, GLA e GLB; 894,16 euros nas gamas Classe S, CL, G, SL e SLR; 914,86 euros nas gamas Classe C, GLC, SLC e GLK; e 1091,97 euros nas gamas Classe E, GLE, CLS e M.

A campanha de veículos comerciais ligeiros tem na aquisição de seis manutenções a maior oferta. A poupança é de 1555,35 euros na gama Mercedes-Benz Citan, de 1231,83 euros na gama Vito e de 1350,23 euros na gama Sprinter.

Cartão de cliente aumenta poupança

No caso dos titulares do cartão de cliente Sociedade Comercial C. Santos, o benefício da aquisição antecipada de manutenções é ainda superior. A poupança do pack de quatro revisões varia, neste cenário, entre 816,90 euros (Classe A, B, CLA, GLA e GLB) e 1146,20 euros (Classe E, GLE, CLS e M) nos automóveis ligeiros de passageiros.

Já nos modelos Mercedes-Benz Vans, a poupança na aquisição de seis serviços é de 211,61 euros na gama Mercedes-Benz Citan, de 1280,53 euros na gama Vito e de 1453,25 euros na gama Sprinter.

Este benefício adicional dos titulares junta-se a outras vantagens dos clientes com cartão de crédito Sociedade Comercial C. Santos. Uma destas é a oferta de viatura de substituição gratuita por 24 horas na revisão da viatura associada ao cartão.

Sem restrição de idade ou quilometragem

Ao contrário de outro tipo de contratos de manutenção disponibilizados, não tem restrição de idade ou quilometragem da viatura. Outra das vantagens da compra antecipada das revisões é o facto de fixar valores, garantindo aos clientes estabilidade dos preçários. O valor destes contratos pode ser pago na íntegra ou fracionado.

Estes packs são válidos individualmente por veículo e para as próximas manutenções programadas. Outra vantagem indireta é continuar a usufruir do serviço 24H pelo facto de fazer as revisões numa oficina autorizada. A campanha de inverno de aquisição de compras antecipada de packs de manutenções Mercedes-Benz na Sociedade Comercial C. Santos não é acumulável com outras campanhas e/ou descontos em vigor e aplica-se apenas aos modelos indicados (não inclui automóveis elétricos).

Menos custos e mais previsibilidade

“As campanhas de aquisição de pacotes de manutenções fixas para veículos Mercedes-Benz na Sociedade Comercial C. Santos têm sido um sucesso, razão pela qual estamos a renovar esta oferta de poupança aos clientes. Esta ação reduz os preços das revisões e aumenta a previsibilidade de custos que os clientes terão com as manutenções fixas dos seus automóveis. Esses dois fatores são uma mais-valia para os nossos clientes”, refere o diretor de customer services da Sociedade Comercial C. Santos, Vítor Ferreira.

20/05/2024 18:46

Soc. Com. C. Santos promove nova dádiva de sangue aberta à comunidade

A Sociedade Comercial C. Santos promoveu uma nova ação de dádiva solidária de sangue em parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação – Centro de Sangue e Transplantação do Porto (IPST – CSTP). A iniciativa teve lugar na tarde de 29 de maio, nas instalações-sede da empresa e voltou a ser aberta a toda a comunidade.

A recolha de sangue e componentes sanguíneos foi realizada por uma equipa multidisciplinar do IPST-CSTP.

“Esta é já a quinta edição da ação ‘Dar Energia à Vida’ na Sociedade Comercial C. Santos e que tem mostrado um grande espírito solidários dos nossos colaboradores, mas também dos nossos clientes e da comunidade em que a nossa empresa se insere. Esta edição voltou a ser bem-sucedidos e mais pessoas contribuiram para esta causa solidária”, afirma o diretor de recursos humanos da Sociedade Comercial C. Santos, Sérgio Pinto.

Nas várias edições da ação “Dar Energia à Vida”, o IPST – CSTP efetuou nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos uma média próxima de 50 colheitas de sangue e componentes sanguíneos. De referir que a AEMAIA – Associação Empresarial da Maia voltou a associar-se à empresa para divulgação da iniciativa junto dos seus associados.

Com esta ação nas suas instalações, a Sociedade Comercial C. Santos pretende, à sua escala, contribuir para que mais pessoas doem sangue e que se tornem dadores regulares. Esta iniciativa integra-se no Soc. Com.unity, o projeto de ações solidárias da Sociedade Comercial C. Santos.

Dádivas de sangue estão a baixar em Portugal

As dádivas de sangue e componentes sanguíneos em Portugal estão em queda e todas as ações são importantes para reverter essa tendência. O relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância do IPST relativo a 2022 (ainda não há dados relativos a 2023) indica que houve menos dadores e dádivas face ao ano anterior. O IPST revela que, em 2022, um total de 203 287 pessoas deram sangue, menos 801 do que em 2021. Em termos de dádivas totais, foram registadas 306 796, menos 3931.

O relatório aponta algumas justificações para a descida. Os dadores estarem mais velhos, darem sangue menos vezes e haver mais suspensões temporárias associadas à realização de viagens são os principais fatores indicados.

Entre 2018 e 2022 houve um aumento dos dadores entre os 18 e os 24 anos (34 004 para 37 394), mas uma redução mais significativa na faixados 25 aos 44 anos (de 112 815 para 104 304), tendo a média de idades dos dadores subido no ano passado, aproximando-se dos 41 anos.

“A distribuição por grupos etários demonstra um envelhecimento da população de dadores, de acordo também com as alterações demográficas na população portuguesa, verificando-se um aumento proporcional nos grupos etários entre os 45 e os 65 anos e mais de 65 anos e uma diminuição mantida na frequência relativa dos dadores no grupo etário dos 25 aos 44 anos”, indica o relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância do IPST.

15/05/2024 18:24

Soc. Com. C. Santos parceira do Maia International Film Festival

A Sociedade Comercial C. Santos foi um dos parceiros do Maia International Film Festival (MIFF), que ocorreu de 15 a 19 de maio no Auditório do Tecmaia. Foi primeira edição de um festival que pretende afirmar-se como uma referência no panorama cinematográfico nacional e internacional.

A parceria da Sociedade Comercial C. Santos com o MIFF passou pela cedência de viaturas Mercedes-Benz Vans para apoio à organização. Os modelos em questão foram um Mercedes-Benz Classe V (com motor a combustão) e um Mercedes-Benz EQT (100% elétrico).


A empresa considera o apoio importante por tratar-se um evento no concelho onde está sediada e que promove a cultura nacional e internacional. “Trata-se de mais um apoio à cultura realizado pela Sociedade Comercial C. Santos. Fazemos votos que esta tenha sido a primeira de muitas edições”, salienta a diretora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, Ana Bolina.


Dez filmes a concurso

Da Maia para o mundo, de 15 a 19 de maio esteve a concurso um total de 10 filmes oriundos de outros tantos países, naquela que é a edição de estreia do Maia International Film Festival. Uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, com organização da DAS – Desenvolvimento das Artes Associação, com a parceria da agência de gestão de carreiras de atores HIT Management.

A dezenas de longas-metragens a concurso no MIFF são as seguintes:

  • Pauline Grandeur Nature | Life-size Pauline (CH), de Nadège de Benoit Luthy (Estreia em Portugal)
  • Parisan (Irão), de Kambiz Babaei (Estreia Mundial)
  • The Paragon (Nova Zelândia), de Michael Duignan (Estreia em Portugal)
  • Franky Five Star (Alemanha), de Birgit Möller (Estreia em Portugal)
  • Koński ogon | Horse Tail (PL), de Justyna Łuczaj (Estreia em Portugal))
  • Enter the Clones of Bruce (Estados Unidos), de David Gregory
  • Radnicka klasa Ide u Pakao | Working Class Goes to Hell (Sérvia), de Mladen Djordjevic (Estreia em Portugal)
  • Conann | She is Conann (França), de Bertrand Mandico
  • Titus (Portugal), de Rui Neto e Jorge Albuquerque
  • Vermelho Monet | Red Monet (Brasil), de Halder Gomes

Entre os momentos mais aguardados do festival destacaram-se as presenças dos cineastas Vicente Alves de Ó (Portugal) e Nikias Chryssos (Alemanha), que marcarão presença para partilhar as suas experiências e visões únicas sobre o mundo do cinema. Além disso, o MIFF reservou uma sessão especial dedicada ao filme “A Minha Casinha”, realizado por António Sequeira, que marcará presença no evento. O festival teve também workshops da parte da manhã organizados pela Agência de atores HIT Management.

Pode consultar toda a informação sobre o MIFF em www.maiaiff.com ou https://www.instagram.com/maiaiff/.

14/05/2024 13:18

Soc. Com. C. Santos com oportunidades únicas de automóveis a combustão e eletrificados nos 4 Dias Mercedes-Benz Certified

A Sociedade Comercial C. Santos realiza, de quinta-feira (dia 16) a domingo (dia 19), o evento de vendas 4 Dias Mercedes-Benz Certified. Nas instalações da empresa junto ao Aeroporto do Porto estarão mais de 300 viaturas Mercedes-Benz e smart seminovas e usadas, com motorização a combustão ou eletrificada, com condições exclusivas. Os interessados devem inscrever-se.

O evento exclusivo de vendas 4 Dias Mercedes-Benz Certified reúne acima de 300 veículos de passageiros e comerciais ligeiros Mercedes-Benz e smart seminovos e usados com condições exclusivas. Entre os automóveis em campanha estão modelos a combustão (gasolina e diesel), mas também veículos híbridos plug-in e 100% elétricos.

Todas as viaturas têm preço de oportunidade, condições especiais de acesso e garantia Mercedes-Benz Certified. Além disso, a avaliação da viatura de retoma (caso exista) é feita no momento.

O evento Dias Mercedes-Benz Certified decorre nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos, junto ao Aeroporto do Porto, de 16 a 19 de maio, entre as 10h00 e as 20h00, e é exclusivo para convidados com marcação. Esta marcação pode ser feita online (em diascertified.soccsantos.pt), por e-mail (diascertified@soccsantos.pt) ou por telefone (918 079 851).

“Voltamos a ter oportunidades únicas”

“A nossa equipa estará mais uma vez disponível para oferecer atendimento personalizado a quem se inscrever no evento 4 Dias Mercedes-Benz Certified. Estamos confiantes de que esta edição voltará a ser um sucesso, na linha do habitual nos eventos exclusivos de vendas levados a cabo pela Sociedade Comercial C. Santos. Voltamos a ter oportunidades únicas para os nossos clientes”, refere o responsável pelo departamento de usados da Sociedade Comercial C. Santos, Jorge Fernando.

Viaturas com mais de 100 pontos de verificação

A Mercedes-Benz Certified é a marca dos usados de qualidade da marca. Com características e vantagens especiais, tem por base estritos critérios de aprovação, inspeção rigorosa e certificação das condições de cada automóvel: são mais de 100 os pontos de verificação.

As viaturas Mercedes-Benz Certified têm até 24 meses de garantia e quilometragem garantida, com manutenções realizadas em oficinas autorizadas e com peças originais da marca. Encontram-se, além disso, com a manutenção efetuada, para que o cliente não tenha de qualquer manutenção programada nos primeiros 7500 km ou seis meses.

10/05/2024 15:37

Soc. Com. C. Santos apoia 47ª edição do festival de teatro FITEI

A Sociedade Comercial C. Santos é um dos parceiros do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). A 47ª edição daquele que é um dos maiores e mais antigos festivais de teatro em Portugal decorre de 15 a 26 de maio em várias salas do Norte do país.

A parceria da Sociedade Comercial C. Santos com o FITEI, que tem na cedência de viaturas Mercedes-Benz para apoio à organização a face mais visível, é importante pela relevância do evento na região e no setor cultural. “O apoio à cultura é uma aposta de longa data da Sociedade Comercial C. Santos e estarmos associados ao FITEI é, para nós, motivo de orgulho. Trata-se de um dos mais antigos e importantes festivais de teatro em Portugal e tem como epicentro a região onde estamos sediados. É uma das marcas da região do Porto”, afirma a diretora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, Ana Bolina.

Dezanove espetáculos (nove internacionais) em 14 palcos

A programação do FITEI 47 rege-se pelo tema “Trauma, Bravura e Fantasmagorias”, desenvolvendo e densificando aspetos temáticos já abordados na edição de 2023. Para além das habituais salas no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, junta-se o Coliseu do Porto, num total de 14 palcos.

Serão apresentados 19 espetáculos, dos quais nove internacionais (de países como Argentina, Brasil, Chile e Espanha), seis coproduções FITEI e 14 estreias absolutas ou nacionais. Pode consultar toda a programação da 47ª edição do FITEI aqui.

Paralelamente às peças, decorrerão, entre outras iniciativas, ações de formação com a participação dos artistas que passam pela cidade, o FITEI Pro, com encontros entre programadores e artistas, mesas redondas e showcases e o no FITEI Aberto. Tal como o nome indica, o FITEI Aberto reúne um conjunto de atividades que promovem o encontro entre o público do festival, os artistas e os públicos de outras áreas para além das salas teatrais, de forma descomprometida e plural.

Além das festas abertas ao público no clube popular Guindalense, que já caracterizam a programação do festival, em 2024 o FITEI dá continuidade às Aparições no espaço público: ações inesperadas e, por vezes, improvisadas, que reúnem música ou spoken word e performance, transportando o FITEI para as ruas e configurando-se como micropolíticas de resistências. Estas ações são pensadas em conjunto com a Matéria Prima e, este ano, conta com as participações do Ensemble LIBECCIU e da Orquestra Urbana da Trofa.

03/05/2024 09:37

Sónia Araújo e Mário Daniel mecânicos por um dia em campanha da oficina Soc. Com. C. Santos

A apresentadora de televisão Sónia Araújo e o mágico Mário Daniel foram desafiados pela Sociedade Comercial C. Santos a serem mecânicos por um dia. Os embaixadores do representante Mercedes-Benz excederam os limites numa campanha desconto em manutenções programada em viaturas com mais de quatro anos.

O vídeo da campanha “Exceder os Limites” (disponível aqui) mostra Sónia Araújo e Mário Daniel a iniciarem um dia de trabalho, equipando-se a rigor, com fardamento e nome ao peito. Depois, os embaixadores da Sociedade Comercial C. Santos fazem diagnóstico e intervenção em duas viaturas Mercedes-Benz, sempre com um sorriso e muito afinco. No fim da jornada laboral, a apresentadora de televisão exclama “hoje, excedi os meus limites”. Ao que o mágico acrescenta: “Excedemos”.

As frases finais e todo o mote da campanha de comunicação remete para o exceder dos limites na Sociedade Comercial C. Santos, neste caso na mais recente campanha de desconto do após-venda da empresa, destinada a viaturas com mais de quatro e oito anos.

O filme e fotografias desta campanha foram realizadas nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos, na Maia, junto ao aeroporto, com a produção a ser assegurada na íntegra pelo departamento de marketing e comunicação da empresa. “Esta campanha foi mais um desafio aceite pelos nossos embaixadores, neste caso de atuarem como mecânicos, excedendo os seus limites. Foi estrategicamente criada pelo departamento de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, num trabalho de equipa com o departamento de customer services. Todos excederam os seus limites desde o brainstorming até à materialização da campanha. Venha a próxima campanha”, refere a diretora de marketing da empresa, Ana Bolina.

Campanha de desconto válida até 31 de julho

A campanha “Exceder os Limites” começa hoje, 2 de maio, e decorre até 31 de julho. Trata-se de uma campanha de desconto fixo de 150 euros (IVA incluído) para viaturas com quatro a oito anos e de 180 euros (IVA incluído) para viaturas com mais de oito anos. A campanha é válida apenas para serviços de manutenção programada (segundo o plano) e não é acumulável com outros descontos ou campanhas em vigor.

A oferta aos clientes da campanha “Exceder os Limites” não se fica por aqui. Além da já referida tipologia de desconto, a Sociedade Comercial C. Santos oferece às viaturas que, até 31 de julho, realizarem serviços de manutenção programada (segundo o plano) no âmbito da campanha, um voucher de 150 euros (IVA incluído). Esse “cheque-regresso” é válido até 31 de dezembro de 2025 para viaturas com quatro ou mais anos.

“A campanha ‘Exceder os Limites’ é mais uma forma mostrarmos que todos os clientes são importantes para a Sociedade Comercial C. Santos e que, qualquer que seja a idade da viatura, a oficina autorizada é sempre a melhor opção para a realização dos serviços de manutenção programada. Esta campanha, com um desconto especial, reforça a nossa perspetiva de que todas as viaturas Mercedes-Benz podem e devem ser assistidas connosco”, salienta o diretor de customer services da Sociedade Comercial C. Santos, Vítor Ferreira.

29/04/2024 19:00

Mercedes-Benz G 580: o elétrico fiel ao passado Classe G

A Mercedes-Benz apresenta a primeira variante totalmente elétrica do seu ícone do todo-o-terreno, o Classe G. O Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ simboliza a fusão da tradição e do progresso como nenhum outro. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

O novo Classe G elétrico mantém-se fiel ao carácter do modelo, conservando a sua silhueta angular, incluindo todos os elementos icónicos. Tal como as variantes com motor convencional, a sua carroçaria é construída sobre um chassis de longarinas. A equipa de desenvolvimento modificou e reforçou esta estrutura para integrar a cadeia cinemática elétrica. Também foi mantida a combinação da suspensão dianteira com triângulos duplos sobrepostos e o eixo traseiro rígido recentemente desenvolvido.

O novo Classe G elétrico é imediatamente reconhecido como membro da família de modelos da Mercedes-Benz. O exterior ganha um aspeto elétrico marcante com uma grelha frontal opcional com painel preto. Uma série de características distintivas distinguem a variante totalmente elétrica dos modelos com propulsão convencional. Estas incluem um capot ligeiramente elevado e as designadas entradas de ar nas extensões dos guarda-lamas traseiros, bem como a caixa de design na traseira. Em combinação com o novo revestimento do pilar A e um spoiler no tejadilho, contribuem para uma melhor aerodinâmica.

Autonomia de 468 km

A bateria de iões de lítio de alta tensão integrada no chassis assegura um centro de gravidade baixo. Com a sua capacidade útil de 116 kWh, fornece energia suficiente para uma autonomia de até 468 km de acordo com o WLTP (consumo de energia em ciclo combinado: 30,3-27,7 kWh/100 km).

O novo Classe G elétrico pode ser carregado tanto com corrente alternada (AC) como com corrente contínua (DC). Em AC tem uma potência máxima de carregamento de 11 kW. Para o carregamento rápido em DC tem uma potência de carregamento de até 200 kW. Neste caso, o tempo de carregamento desde um estado de carga de 10 até 80 % é de cerca de 32 minutos.

Novas referências de condução fora de estrada

O Mercedes-Benz Classe G 100% elétrico estabelece novas referências na condução fora de estrada. Os quatro motores elétricos, controlados individualmente e localizados junto às rodas, desenvolvem uma potência total máxima de 587 cv e um binário de 1164 Nm.

Com o seu conceito inovador de cadeia cinemática, o novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 180 km/h. Uma vez que os motores elétricos podem fornecer o seu binário máximo com o veículo na condição de parado, o todo-o-terreno elétrico destaca-se pela sua enorme força de tração e excecional capacidade de controlo. Isto revela-se vantajoso tanto em inclinações acentuadas como em pisos soltos.

Juntamente com a caixa de redutoras LOW RANGE selecionável, possibilitam características de condução únicas e funções exclusivas. Isto permite à função G-TURN virar o veículo quase de imediato em piso solto ou não pavimentado. A função G-STEERING pode proporcionar um diâmetro de viragem significativamente mais pequeno quando se conduz fora de estrada. A função inteligente OFFROAD de três relações é como um controlo da velocidade de cruzeiro para todo-o-terreno – mantendo uma propulsão ótima enquanto o condutor se concentra na navegação do terreno.

Enorme passagem a vau

Tal como as variantes testadas e comprovadas, o novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ tem uma capacidade de inclinação longitudinal de até 100 % em superfícies adequadas. O modelo mantém-se estável em inclinações laterais de até 35 graus. Com uma altura máxima de passagem a vau de 850 milímetros, o Classe G elétrico supera em 150 milímetros o desempenho dos seus homólogos com motor convencional. A caixa de redutoras LOW RANGE aumenta o binário às rodas com uma relação de redução especial. O novo modelo gera virtualmente a função dos bloqueios de diferencial convencionais utilizando a vectorização inteligente do binário.

A função G-ROAR acrescenta uma experiência sonora exclusiva ao novo Classe G elétrico. Além de um som de condução característico e específico do Classe G, inclui uma variedade de outros sons.

MBUX e todo-o-terreno digital

O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ está equipado de série com o sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), um volante multifunções revestido em pele napa e iluminação ambiente. Os equipamentos opcionais incluem o KEYLESS-GO, suportes de bebidas com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester 3D e o “capot transparente”. A unidade de controlo off-road redesenhada e o novo OFFROAD COCKPIT estão disponíveis como opção para melhorar a experiência de todo-o-terreno com funções digitais adicionais. O EDITION ONE, um modelo de edição limitada com um conjunto alargado de equipamentos de série e elementos de design exclusivos, está disponível no lançamento.

O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ está disponível no lançamento de mercado a partir de 147 450 euros. Os preços do EDITION ONE começam a partir de 199 050 euros.

26/04/2024 17:52

Mercedes-Benz Vans “aponta” para futuro da logística de última milha com SUSTAINEER e e-bike de carga

A Mercedes-Benz “aponta” para o futuro da logística de última milha com a ligação entre o concept SUSTAINEER e bicicletas elétricas de carga da ONOMOTION. O resultado são entregas expresso mais eficientes do que nunca.

O concept SUSTAINEER tem como base o modelo 100% elétricos Mercedes-Benz eSprinter e combina vários conceitos inovadores para descarbonizar todo o ciclo de vida do veículo, reduzir o consumo de recursos e aumentar a economia circular, bem como melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do motorista.

Mercedes-Benz eSprinter e e-cargo bike: combinação para várias vantagens

As cargas podem ser pré-recolhidas no centro logístico de acordo com a rota de entrega e carregadas nos contentores substituíveis com rodas ​​ONOMOTION. O furgão elétrico transporta-os até o ponto de entrega, onde são carregados na bicicleta elétricas de carga. Os contentores especiais com rodas oferecem um volume de carga de mais de 2 m3 e uma carga útil de até 200 kg. Podem ser configurados de forma flexível para diversas aplicações, como entrega de encomendas. O Mercedes‑Benz SUSTAINEER apresenta um braço de elevação integrado e personalizado para estes contentores.

O ciclista ONO e-cargo fica em uma cabine à prova de intempéries e pode percorrer ciclovias até qualquer porta sem precisar procurar uma vaga para estacionar. Isso acelera a entrega. O profissional da entrega também precisa andar menos. A bicicleta elétrica de carga ONO tem autonomia de até 25 km e a bateria de 1,4 kWh oferece assistência ao arranque até aos 6 km/h. A bateria pode ser substituída em segundos, o que significa que uma bateria substituível a bordo duplica efetivamente a autonomia. O carregamento é possível através de uma tomada doméstica.

Vantagens adicionais: Não é necessária carta de condução para a bicicleta, o que representa maior facilidade de planeamento e de disponibilidade de mão de obra. Além disso, a bicicleta de carga exige significativamente menos espaço no trânsito.

26/04/2024 16:06

Mercedes-Benz EQS com ainda mais brilho

A Mercedes-Benz operou algumas mudanças ao topo-de-gama elétrico EQS. Mais autonomia, melhor equipamento e imagem retocada é a proposta. Informe-se na Sociedade Comercial C. Santos.

O Mercedes-Benz EQS tem até mais 82 km de autonomia e o reconhecido MBUX Hyperscreen (vários ecrãs aparentam unir-se continuamente, resultando numa impressionante tela larga e curvilínea de 141 cm) é agora de série. Em termos estéticos, a grande atualização são as aplicações cromadas na grelha frontal e a clássica estrela vertical no capô.

Autonomia ultrapassa fasquia dos 800 km

O EQS já era um dos automóveis elétricos com maior autonomia no mercado. No futuro, os clientes poderão percorrer ainda maiores distâncias sem parar para carregar. Graças ao aumento da capacidade da bateria de 108,4 para 118 kWh, a autonomia máxima do EQS 450 4MATIC (consumo de energia combinado em ciclo WLTP), por exemplo, passa de 717 para 799 km (+11%). Com uma autonomia de 683‑822 km, o EQS 450+ ultrapassa mesmo a marca dos 800 km.

A Mercedes‑Benz aumentou a capacidade de reboque dos sedãs EQS e EQE com 4MATIC de 750 para 1700 kg. Isto significa que atingem um nível semelhante aos derivados SUV. Por exemplo, os clientes agora podem rebocar um trailer para cavalos.

Outra medida técnica: devido à elevada percentagem de recuperação no funcionamento diário, os discos de travão são utilizados com menos frequência do que nos modelos a combustão. No futuro, uma função especial manterá o sistema de freio aplicando automaticamente as pastilhas nos discos de tempos em tempos.

O novo EQS já pode ser encomendado. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

24/04/2024 19:00

Soc. Com. C. Santos parceiro automóvel das provas de ciclismo do grupo Global Media

A Sociedade Comercial C. Santos é um dos parceiros das provas de ciclismo organizadas pelo Global Media Group em 2024. A primeira das três provas foi 12º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, na estrada entre 25 e 28 de abril.

A Sociedade Comercial C. Santos é a viatura oficial das três provas de ciclismo que o Global Media Group irá promover este ano. As corridas em causa são o 12º Grande Prémio de Ciclismo O JOGO/Leilosoc (que se realizou de 25 a 28 abril), o 4º GP Ciclismo Douro Internacional (6 a 10 junho) e o 33º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias (24 agosto a 1 setembro).

A primeira das três provas é o 12º Grande Prémio de Ciclismo O JOGO/Leilosoc, foi para a estrada de 25 a 28 de abril. A mobilidade da organização foi assegurada por 12 viaturas Mercedes-Benz (a maioria com tecnologia híbrida plug-in), entre as quais o veículo do diretor de prova. Destaque ainda para uma viatura adicional para a equipa de reportagem de O JOGO, que se deslocou com zero emissões locais ao volante de um smart #1, modelo 100% elétrico com autonomia mista de 440 km.

“Valores fazem parte do ADN da Soc. Com. C. Santos”

“A Sociedade Comercial C. Santos tem tradição no apoio a modalidades desportivas como o atletismo e o ciclismo, entre outras. Não o vemos tanto como fator de promoção da marca Sociedade Comercial C. Santos e das marcas automóveis representadas pela empresa, a Mercedes-Benz e a smart, mas antes como forma de estarmos ao lado de pessoas e organizações que promovem a prática desportiva, competitiva e lúdica, em várias idades”, indica o administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, Pinho da Costa.

O mesmo responsável pela empresa destaca que “o ciclismo é uma modalidade que percorre ruas e estradas junto das populações”. Além disso, é um desporto “que, no cenário ideal e desejável, promove valores que fazem parte do ADN da Sociedade Comercial C. Santos desde que a empresa foi fundada, há 78 anos: resiliência, superação, trabalho em equipa e liderança”.

Quatro etapas, 15 equipas e 565 km

O 12º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc teve este ano quatro etapas, entre 25 e 28 de abril, totalizando 565 km e cerca de 14 horas de competição para os corredores das nove equipas profissionais portuguesas e seis de clubes (sub-23), incluindo a espanhola de Zamora.
Já com 77 etapas na sua história e cumprindo sempre a missão de dar voz ao interior, a corrida deste jornal, que em 1990 lançou a Volta a Portugal do Futuro, deu este ano outro impulso ao ciclismo jovem: a 28 de abril, horas antes da decisão dos profissionais, Paredes recebeu o 1º Troféu de Juniores O JOGO.

O 12º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc contou com 105 ciclistas de 15 equipas (as equipas profissionais portuguesas, as equipas amadoras sub-23 e ainda quatro equipas espanholas). Esta prova, inscrita no calendário velocipédico da Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com quatro etapas que passaram pelos distritos da Guarda, Coimbra, Braga e Porto. Teve um primeiro final duro em Trancoso, um para sprinters em Vila Nova de Poiares e depois decisões no final a subir o Monte da Franqueira, em Barcelos, e em duas montanhas (Viso e Barrosas) a caminho de Paredes.
Emanuel Duarte, da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, foi o grande vencedor do 12º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, dando a uma equipa de jovens o êxito mais importante da sua história mais recente e sucedendo a Mauricio Moreira, principal protagonista da tirada final, ao festejar isolado uma fuga em solitário de quase 30 km.

18/04/2024 10:42

Mercedes-Benz Classe C de 1995 regressa em pleno funcionamento à Soc. Com. C. Santos do deserto do Maroc Challenge

O Mercedes-Benz Classe C de 1995 que Fernando Ventura levou ao Maroc Challenge regressou em pleno funcionamento à Sociedade Comercial C. Santos. Isto depois de quase 7000 km e 10 dias que levaram e trouxeram de volta o modelo da prova de todo-o-terreno que recria o Dakar dos anos 1970.

O Mercedes-Benz Classe C200 que Fernando Ventura (com Paulo Cunha, cliente da Sociedade Comercial C. Santos) levou à 21ª edição do Maroc Challenge, que decorreu de 22 a 30 de março, passou com distinção o teste, de acordo com o piloto amador, que é vendedor da Sociedade Comercial C. Santos. “O automóvel esteve à altura e confiávamos que assim seria. Aquilo é um ‘relógio’. Tivemos algumas situações mecânicas, mas foi de material que partiu e não do carro não aguentar. O carro fez quase 7000 km em 10 dias e o nível do óleo não desceu, o sistema de refrigeração funcionou na perfeição, tudo impecável, numa viatura que tem quase tanto tempo de idade como eu de ligação profissional à Sociedade Comercial C. Santos”, explica Fernando Ventura, que integrou a equipa Penafiel Racing Fest, que levou um total de nove equipas com pilotos oriundos de vários pontos de Portugal.


Uma das mazelas foi o pára-choques da frente, que ficou logo na primeira etapa, entre Errachidia e Zagora, de onde saiu a primeira etapa. “Ia uma outra viatura à nossa frente que ficou ‘atascada’ num sítio com pouco visibilidade e nós, para não batermos nesse carro, fomos contra uma duna e o pára-choques caiu. Ainda tentámos colocá-lo ao sítio, mas já estava partido em vários pontos e não dava para segurar. Ficou por lá e fizemos o resto da prova sem o pára-choques”, conta o piloto.

Desafio físico, mental… e ganho de experiência

A prova foi um grande desafio físico para a equipa. “Já estávamos avisados para o rigor, mas não tínhamos noção de que seria tão duro como foi”. No entanto, no plano mental que reside “o maior desafio numa prova como o Maroc Challenge”.

O plano desportivo não era o mais importante e a equipa conseguiu o mais importante, que foi levar o Mercedes-Benz Classe C de 1995 até ao fim da prova, embora com cronometragem oficiosamente, por uma questão de experiência da dupla. “Na segunda etapa (Zagora-Tata) tivemos alguns problemas mecânicos, não uma avaria, mas uma peça no eixo traseiro que quebrou, devido ao trajeto, e acabámos por não iniciar a terceira etapa ao cronómetro, o que nos impediu de continuar a contar para a classificação geral. Foi um erro de principiante da nossa parte, porque poderíamos ter entrado na prova e sair depois para efetuar a reparação e reintegrar a prova. Foi a inexperiência do nosso lado. No entanto, continuamos a acompanhar o pelotão e a fazer as etapas, cronometradas oficiosamente”, refere Fernando Ventura.


Não obstante, o desempenho desportivo destes rookies acabou por ser positivo. “Integrámos a categoria C2, que tinha 21 viaturas, e ficaríamos no top-10 à geral”.

Feitas as “contas”, a participação no Maroc Challenge é, de acordo com o piloto, “uma história que fica para contar aos netos” e fica aberta a porta a um regresso de homem e máquina ao deserto marroquino. “Se me fizessem essa pergunta passados um ou dias de regressar, responderia que não. Mas, com o passar do tempo, confesso que já começo a pensar no cenário de ir a uma próxima edição, para tentar fazer melhor, tanto na preparação da viatura, como do nosso desempenho ao volante, porque houve decisões de inexperiência que nos permitiriam ter terminado a prova com melhor desempenho. Gostaria, também, de deixar uma palavra de apreço ao Penafiel Racing Fest por todo o apoio e camaradagem ao longo da prova”.

09/04/2024 18:13

Novo Mercedes-Benz Classe G: eletrificado e tecnológico, mas fiel à história

A Mercedes-Benz renovou o mítico Classe G. O todo-o-terreno conta agora com motorizações eletrificadas e mais tecnologia, mas mantém-se fiel à história iniciada em 1979.

O novo Mercedes-Benz Classe G dá continuidade à história de sucesso da série de modelos criada em 1979. O ícone off-road continua a contar com um chassi de longarinas, solução testada e comprovada, três bloqueios de diferencial mecânicos, bem como um eixo traseiro rígido e suspensão dianteira independente. A nova unidade de controlo da função de todo-o-terreno, o novo OFFROAD COCKPIT e o “capô transparente” permitem uma experiência de todo-o-terreno digital.


Há cerca de 45 anos que o Mercedes-Benz Classe G não sofre alterações significativas no seu visual. O design exterior dos novos modelos é apenas subtilmente modificado. As alterações visíveis incluem uma grelha do radiador com quatro, ao invés das anteriores três, lamelas horizontais, e novos para-choques dianteiro e traseiro. O para-choques dianteiro apresenta um novo visual com uma geometria retangular arredondada. Um novo revestimento do pilar A e um spoiler na extremidade do tejadilho contribuem para melhorar a aerodinâmica e aumentar o conforto acústico.


O interior é luxuoso e funcional. Com a integração do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o novo Classe G é mais digital do que nunca. A pedido, o KEYLESS-GO, os suportes de bebidas com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester 3D e o sistema MBUX High-End Rear-Seat Entertainment asseguram um maior conforto. O modelo está também equipado com sistemas de segurança e de assistência adicionais e aperfeiçoados. A gama MANUFAKTUR para uma personalização extensiva do interior e do exterior foi novamente alargada.


V8 mantém-se e motores são todos eletrificados

O novo Mercedes-Benz Classe G tem todas as motorizações eletrificadas (e conta, também, com uma versão 100% elétrica sobre a qual pode saber mais aqui). Na gama de motores, a oferta V8 mantém-se no topo-de-gama deste modelo. Graças à eletrificação, todas as versões do novo Classe G oferecem uma melhor capacidade de resposta fora de estrada e um maior conforto em estrada pavimentada. Os híbridos parciais com um motor de arranque/alternador integrado (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 V também impressionam pelo maior desempenho e pela redução do consumo de combustível.


O Mercedes-AMG G 63 é alimentado pelo testado e comprovado motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo. O motor produz 585 CV de potência e um binário máximo de 850 Nm. A combinação do sistema elétrico de 48 V e do motor de arranque / alternador integrado (ISG) é um novo equipamento. Esta eletrificação fornece um suplemento de 20 CV de potência e de 200 Nm de binário durante breves instantes. A partir da condição de parado, o novo Mercedes-AMG G 63 necessita de apenas 4,4 segundos para acelerar até aos 100 km/h. Esta propulsão dinâmica continua até uma velocidade máxima de 220 km/h. O pacote AMG Performance disponível como opção permite atingir uma velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.

O novo Mercedes-Benz G 500 é alimentado por um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com dupla sobrealimentação através de um turbocompressor e de um compressor elétrico auxiliar. O motor produz 449 CV de potência e um binário máximo de 560 Nm. O motor de arranque / alternador integrado (ISG) fornece uma potência suplementar de 20 CV e um binário suplementar de 200 Nm durante breves segundos. Alimenta também o sistema elétrico de bordo de 48 V. A gama de motores é completada pelo motor diesel de seis cilindros no novo Mercedes-Benz G 450 d. A unidade produz 367 CV + 20 CV de potência. O binário é de 750 (+200) Nm.

A transmissão de potência é fornecida pela caixa de velocidades automática 9G-TRONIC com conversor de binário.  De realçar que esta caixa foi especialmente adaptada aos requisitos do ícone do todo-o-terreno.

Estabelece padrões fora de estrada

O ícone do todo-o-terreno estabelece nos padrões para condução fora de estrada. O novo Mercedes-Benz classe G baseia-se no comprovado conceito de estrutura em escada e está equipado com três bloqueios mecânicos dos diferenciais e caixa de redutoras, bem como um eixo traseiro rígido e uma suspensão dianteira independente.


A elevada distância ao solo e a suspensão de longo curso constituem a base das características todo-o-terreno do novo Classe G. Os números falam por si: Até 100 % de capacidade de subida em superfícies adequadas; distância ao solo entre os eixos de pelo menos 241 mm; altura máxima de passagem a vau de 70 cm; condução estável em inclinações laterais de até 35 graus; e ângulos de aproximação e de saída de 31 graus e de 30 graus, respetivamente (sem gancho de reboque). Fora dos circuitos habituais, o já referido novo OFFROAD COCKPIT oferece uma visão geral dos dados relevantes para a condução fora de estrada, tanto no ecrã do condutor como no ecrã multimédia, bem como funções de apoio à condução fora de estrada.


No seu lançamento de mercado, previsto para os próximos meses, o novo Classe G estará disponível a partir de 175 550 euros. A Sociedade Comercial C. Santos está ao dispor para disponibilizar mais informações sobre o modelo.

09/04/2024 17:43

Novo Mercedes-Benz Actros L estreia cabine futurista e revela foco na tecnologia e sustentabilidade

A Daimler Truck revelou a nova geração Mercedes-Benz Actros L. O modelo tem a cabine futurística ProCabin e revela foco na tecnologia e na sustentabilidade. Estará disponível para encomenda em Portugal mais perto do fim do ano.

Desde o seu lançamento em junho de 2021, o Actros L definiu o segmento premium de camiões pesados movidos a diesel da Mercedes-Benz Trucks. Agora a marca eleva o seu porta-estandarte para um novo nível: com design de veículo futurista, aerodinâmica otimizada, inúmeras características de conforto, motores eficientes, elevados níveis de dinâmica de condução e os mais recentes sistemas de assistência, o novo Actros L tem tudo para impressionar operadores de frota e motoristas.

O tradicional camião movido a diesel dá assim continuidade à história de sucesso desta série de modelos iniciada em 1996, reafirmando mais uma vez o compromisso da Mercedes-Benz Trucks em satisfazer as necessidades dos clientes. O objetivo é continuar a ser um dos pioneiros na indústria de camiões com propulsão convencional. O novo Actros L com ProCabin entrará em produção em dezembro de 2024.

Aerodinâmica reduz consumo em 3%

Todo o formato da ProCabin, que foi revelada pela primeira vez durante a estreia mundial do elétrico eActros 600 em outubro de 2023, foi totalmente projetado para uma aerodinâmica particularmente eficiente. Praticamente não existem na carroçaria, o que favorece um fluxo de ar otimizado. A melhor aerodinâmica resulta numa poupança de combustível de até 3% três por cento no novo Actros L.


No interior, a ProCabin – disponível em três variantes: Stream, Big ou Giga Space – oferece inúmeras características de conforto, como aquecimento otimizado dos assentos ou beliches com estruturas completas de ripas e um novo colchão. Estão, além disso, disponíveis equipamentos como tomadas USB-C adicionais nas paredes laterais, uma cortina de alta qualidade em design bicolor, um segundo frigorífico ou, entre outros exemplos, uma tomada de 230 volts.

Mais tarde, o novo Actros L terá disponível o Multimedia Cockpit Interactive 2. Este conta com design de menus renovado, controlo por voz, melhor conectividade e novos aplicativos, como Alertas de Trânsito Conectado.

Terceira geração do motor diesel OM 471 poupa combustível

Além das medidas de otimização aerodinâmica, a Mercedes-Benz Trucks aumenta ainda mais a eficiência do novo Actros L em combinação com a terceira geração do motor diesel OM 471 de 12,8 litros. O OM 471, disponível juntamente com os comprovados motores diesel OM 470 e OM 473, reduz o Custo Total de Propriedade (TCO) sem comprometer o desempenho, a dinâmica de condução ou o conforto.

Segurança muito além do exigido

Os recursos de segurança utilizados no novo Actros L também reforçam a posição da Mercedes-Benz Trucks como um dos pioneiros do setor. Muitas vezes, estes sistemas excedem significativamente os padrões rigorosos do Regulamento Geral de Segurança (GSR, na sigla em inglês), que entrará em vigor a partir de julho de 2024 e exige uma vasta gama de sistemas de assistência ao condutor para aumentar ainda mais a segurança rodoviária para todos os utilizadores da estrada.


Um exemplo de ir além do estipulado pelo GSR é a já sexta geração do Active Brake Assist (ABA). O mais recente assistente de travagem de emergência da Daimler Truck pode agora realizar travagens até a imobilização total em velocidades de até 60 km/h a chegar a cruzamentos, do tráfego em sentido contrário ou de outros utilizadores da estrada na mesma faixa. O GSR solicita uma resposta abrangente a peões e ciclistas para novos camiões e autocarros de turismo somente a partir de 1 de julho de 2026.

A segunda geração do Active Sideguard Assist (ASGA) também demonstra até que ponto equipar os veículos com seis sensores e o aumento do ângulo de visão associado aumenta a segurança rodoviária. O ASGA 2 monitoriza o tráfego tanto do lado do motorista como do passageiro dianteiro e, com o seu sistema de alerta de duas fases, pode alertar os sobre perigos potenciais, para que uma intervenção atempada possa mitigar uma situação crítica de tráfego. A zona de alerta ativa estende-se até 30 metros atrás e sete metros à frente do veículo, operando em velocidades de até 30 km/h. Além disso, o sistema pode iniciar a travagem automática para parar completamente o veículo dentro da área de aviso vermelha até à sua própria velocidade de viragem de 20 km/h, caso o motorista não responda a um aviso sonoro e visual anterior. Esta função também vai além dos requisitos do GSR, que apenas estipula que o Sideguard Assist deve emitir um aviso, se necessário. Além disso, o ASGA 2 apresenta um conceito inteligente de aviso de mudança de faixa baseado na posição do veículo dentro da faixa.

O novo Front Guard Assist pode ser uma funcionalidade útil para prevenir acidentes com peões ou ciclistas que possam estar diretamente à frente do camião quando este arranca. O sistema de assistência monitoriza o trânsito à frente do veículo e apoia o motorista quando o veículo está parado, ao arrancar e nos cruzamentos. Se o sistema detetar objetos parados ou em movimento à frente do veículo, apoia o condutor em situações de condução até 15 km/h, enviando mensagens de aviso como parte do sistema de aviso de duas fases.

Condução assistida descontraída

Além dos sistemas de assistência focados na segurança do trânsito, destaca-se no novo Actros L a interação bem coordenada de recursos como o Active Drive Assist 3 (ADA) e o sistema inteligente de transmissão e controle de cruzeiro Predictive Powertrain Control (PPC). A ADA permite a condução semiautomática (SAE Nível 2) em camiões de produção em série desde 2018 e agora está é lançada a sua terceira geração. A partir de junho de 2021, a segunda geração do ADA foi aprimorada com a função de paragem de emergência. O ADA 3 melhora ainda mais o apoio aos condutores tanto na orientação longitudinal como lateral do camião.


O PPC voltado para o futuro, por outro lado, contribui para uma condução descontraída, tendo automaticamente em conta a topografia, o traçado da estrada e os sinais de trânsito para o estilo de condução mais eficiente possível. A partir de abril de 2025, as informações de rota do sistema de navegação também serão integradas para permitir uma melhor deteção de eventos futuros de rota. Isso permite que os motoristas evitem travagens, acelerações e mudanças de marcha desnecessárias.

Soluções digitais para maior eficiência

A Mercedes-Benz Trucks oferece uma gama abrangente de soluções e serviços digitais em torno do novo Actros L para simplificar processos e fluxos de trabalho para operadores de frotas. A ferramenta TruckLive oferece acesso simples ao mundo de serviços digitais da Mercedes‑Benz Trucks. Isso inclui vários serviços de conectividade que podem ser usados em plataformas existentes, como o MyTruckPoint.

08/04/2024 11:14

smart #1 surpreende público em “prova cega”

A smart Portugal promoveu uma ativação de marca ao modelo #1 ao estilo de “prova cega”. Os elogios foram a tónica de todos os utilizadores.

A ativação, que a smart Portugal organizou com o apoio do Standvirtual, ocorreu na Gare do Oriente, em Lisboa, consistiu em ocultar o logo da marca no veículo e convidar o público a adivinhar qual era a marca por detrás do carro. O objetivo desta abordagem foi interagir com o público através de uma experiência divertida e descontraída.

Durante a ativação, o smart #1 foi exibido com todos os seus logótipos cobertos. Os participantes foram convidados a examinar o veículo e tentar adivinhar a marca de automóvel que estava à sua frente. A resposta foi variada, com muitos mostrando surpresa e especulação sobre a identidade da marca.

Após um período de especulação, a revelação finalmente aconteceu, surpreendendo todos os presentes. O logo da smart foi revelado, deixando os participantes impressionados e encantados com o novo SUV 100% elétrico da smart e com a sua estratégia inovadora.


Veja o vídeo da iniciativa abaixo:

25/03/2024 11:47

Novo Mercedes-AMG GT Coupé aumenta leque de opções com GT 43

O novo Mercedes-AMG GT Coupé prepara-se para receber uma nova versão: a GT 43 Coupé. Fique atento para saber quando esta nova variante chega à Sociedade Comercial C. Santos.

A Mercedes-AMG estendeu a gama do novo AMG GT Coupé com a versão AMG GT 43 (que se junta ao Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ Coupé). A combinação de um motor de quatro cilindros relativamente leve no eixo dianteiro e de uma tração puramente traseira confere agilidade em curva ao novo modelo, com um comportamento extremamente dinâmico e um elevado prazer de condução.

O motor AMG 2.0 litros turbo debita 310 kW (422 cv) e produz um binário máximo de 500 Nm. A potência máxima é atingida às 6750 rpm e o binário máximo está disponível entre as 3250 e as 5000 rpm. O desempenho está à altura do seu estatuto: o AMG GT 43 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.


O turbocompressor assistido eletricamente é um equipamento especial adotado da tecnologia utilizada na Fórmula 1. Este sistema de sobrealimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a gama de rotação do motor. O novo AMG GT 43 proporciona uma experiência de condução ainda mais dinâmica e ao mesmo tempo uma maior eficiência. O turbocompressor assistido eletricamente é alimentado pelo sistema elétrico de bordo de 48 V, que também alimenta o motor de arranque/alternador. Este último permite acrescentar (num curto período) uma potência adicional de 10 kW (14 cv).

Resposta mais rápida com turbo assistido eletricamente

O princípio de funcionamento do turbocompressor assistido eletricamente é baseado na tecnologia utilizada pela equipa Mercedes-AMG Petronas F1. Um motor elétrico de cerca de quatro cm de diâmetro está integrado diretamente no veio do turbocompressor entre a turbina no lado de escape e o rotor compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, o motor elétrico aciona diretamente o veio do turbocompressor e desta forma acelera o rotor compressor antes de o caudal de gases de escape assumir o acionamento da forma convencional.


Isto permite melhorar significativamente a resposta em toda a gama de rotação do motor logo a partir do ralenti. O motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea às solicitações no pedal do acelerador, enquanto a experiência de condução geral é mais dinâmica. Adicionalmente, a eletrificação do turbocompressor permite um binário superior a baixas rotações do motor. Isto permite também aumentar a agilidade e melhorar a capacidade de aceleração a partir da condição de parado. Mesmo quando o condutor liberta o pedal do acelerador ou dos travões, a tecnologia do turbocompressor assistido eletricamente mantém a pressão de sobrealimentação. Isto assegura uma resposta direta contínua.

Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT de Multi-Clutch Transmission ou transmissão multi-embraiagem), uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente em aceleração e durante as variações de carga. O software elaborado e coordenado garante tempos de passagem de caixa curtos e reduções de caixa múltiplas e rápidas. Além disso, a função de duplo desembraiar nos programas de condução “Sport” e “Sport+” proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. A função RACE START também está equipada e assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado.


AMG Ride Control e eixo traseiro direcional em opção

A última geração do sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL está disponível como opção para o AMG GT 43. A unidade de controlo do chassis utiliza análise de dados – incluindo os sensores de aceleração e de trajetória das rodas – para adaptar a força de amortecimento de cada roda à situação em apenas alguns milissegundos. O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo “Sport+” a uma configuração particularmente confortável no modo “Comfort”. Além disso, a afinação da suspensão AMG RIDE CONTROL pode ser ajustada em três nível através de um botão específico, independentemente do programa de condução.


Se pretendido, o AMG GT 43 pode ser equipado com eixo traseiro direcional. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, portanto, um comportamento ágil e particularmente estável. O comportamento da direção do eixo dianteiro é mais direto, o que significa que o veículo pode ser direcionado mais facilmente nos limites físicos com menor esforço da direção.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações