Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias


Notice: Undefined variable: id2 in /home/website/public_html/modulos/blog/blogDetail.php on line 8

14/04/2025 16:23

Soc. Com. C. Santos é o melhor concessionário de vendas Mercedes-Benz Trucks em Portugal

A Sociedade Comercial C. Santos conquistou o primeiro lugar do programa TruckStars 2024 da Daimler Truck Portugal. Isso significa que a empresa é o melhor concessionário de vendas Mercedes-Benz Trucks no nosso país.

O programa TruckStars da Daimler Truck Portugal tem vários critérios de análise do desempenho dos concessionários de vendas de camiões. Estes são tanto quantitativos como qualitativos. Os quantitativos prendem-se com as unidades vendidas, enquanto os qualitativos abrangem áreas como a satisfação do cliente, o nível de serviço ou o aconselhamento de serviços e ativações digitais, entre outros.

Analisadas todas as áreas, a Sociedade Comercial C. Santos foi considerada pela Daimler Truck Portugal o melhor concessionário de vendas Mercedes-Benz Trucks em Portugal. O primeiro lugar no programa TruckStars 2024 resulta do trabalho da equipa de vendas de comerciais pesados da Sociedade Comercial C. Santos, composta pelos consultores Marco Barros (à direita na fotografia) e Bruno Melo (à esquerda) e liderada por Ivo Pedro (ao centro).

Agradecimento a clientes e equipas

“A conquista do programa Trucks Stars 2024 da Daimler Truck, o que representa sermos considerados o melhor concessionário de vendas de camiões Mercedes-Benz Trucks em Portugal, é motivo de grande orgulho para a Sociedade Comercial C. Santos. Muito obrigado aos nossos clientes, que nos ajudam a fazer o nosso melhor”, refere o chefe de vendas comerciais pesados, Ivo Pedro.

“Agradeço, também, o trabalho diário da minha equipa, composta pelo Marco e pelo Bruno, assim como – não obstante este ser um prémio atribuído às vendas – ao apoio quotidiano de todas as áreas da nossa empresa, desde logo pelo após-venda de veículos comerciais pesados”, acrescenta o mesmo responsável. “Esta distinção aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para procurarmos a excelência no apoio aos nossos clientes”, finaliza Ivo Pedro.

14/04/2025 09:53

smart #5 BRABUS abre encomendas em maio

O smart #5 BRABUS, a versão desportiva do modelo de maior dimensão alguma vez criado pela marca abre encomendas já em maio. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

Com elevada performance e design inconfundível, assim chega o smart #5 BRABUS. Este modelo do segmento premium da mobilidade elétrica é o mais potente da gama aliando a versatilidade a que a smart já nos habituou à modernização e conectividade, com a individualidade arrojada e engenharia de alto desempenho da BRABUS.

À aparência poderosa junta-se uma potência de até 646 cv, sistema flexível de tração integral, aceleração dos 0 aos 100 Km/h em apenas 3,8 segundos e uma autonomia de até 540 km e possibilidade de carregamento dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos em condições ideais. No modo exclusivo BRABUS o novo SUV emite sons de motor especificamente simulados para uma experiência de condução mais aventureira.

O interior incrivelmente elegante e com tecnologia sofisticada inclui um sistema de infoentretenimento de utilização intuitiva com dois ecrãs OLED de 13 polegadas, bancos em microfibra de alta qualidade, volante em Alcantara, teto panorâmico e Luz Ambiente com mais de 256 cores personalizáveis. A tudo isto junta-se um sistema de som integrado com configuração Dolby Atmos 7.1.4, perfeito para criar um ambiente envolvente e imersivo.

Disponível em breve

Tudo isto é possível quando duas marcas se juntam para criar algo extraordinário, levando o design e engenharia ao máximo absoluto e criar um elétrico revolucionário e arrojado com um carácter inconfundível. O smart #5 BRABUS oferece uma experiência de condução dinâmica e inigualável que estabelece novos padrões de referência em todos os segmentos.

Este SUV estará disponível desde 62 400 euros e poderá ser encomendado a partir de 22 de maio, com lançamentos nos restantes mercados europeus ao longo do segundo e terceiro trimestres de 2025. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

04/04/2025 20:13

Soc. Com. C. Santos parceira de torneio português que é viveiro de talentos do ténis mundial

A Sociedade Comercial C. Santos é parceira da edição de 2025 da Taça Internacional Maia Jovem. A prova, que regressa ao Complexo de Ténis da Maia na próxima semana, é considerada um dos melhores torneios de ténis de formação do mundo para a categoria sub-14 e um viveiro de talentos da modalidade.

O apoio da Sociedade Comercial C. Santos à 31.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem é assente na cedência de viaturas Mercedes-Benz para o apoio à organização da prova, a cargo Câmara Municipal da Maia. Os veículos terão como utilização principal o transporte das comitivas dos atletas participantes. A Sociedade Comercial C. Santos terá ainda viaturas expostas no Complexo Municipal de Ténis da Maia, uma das quais no court central.


“A Sociedade Comercial C. Santos tem um histórico de parceria com eventos desportivos e é com muito gosto que nos associamos à Câmara Municipal da Maia, e ao seu pelouro do Desporto, concelho onde a nossa empresa está sediada, para a 31.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, um dos torneios de ténis juvenil mais importantes do mundo e um dos viveiros de talentos da modalidade”, afirma o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.

Nuno Borges e Carlos Alcaraz já passaram pela Maia

A Taça Internacional Maia Jovem de 2025, organizada pela autarquia maia e com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, realiza-se de 5 a 13 de abril, no Complexo de Ténis da Maia. Integrado na exclusiva Super Categoria da Tennis Europe, é um dos quatro melhores e mais importantes torneios do calendário internacional e evento vai contar com alguns dos melhores tenistas do escalão sub-14.


A 31.ª edição do evento tem no quadro inicial 165 tenistas de 37 países. Destaque na competição masculina para o atual número 2 do ranking Tennis Europe, o grego Rafael Pagonis, para além de Laurens Drijver, dos Países Baixos, que é o número 3 na hierarquia, ou para o francês Samuel Dakessian, quarto do ranking. A representação lusa vai ser liderada por Francisco Sardinha, atual 18.º do ranking, bem como João de Deus (92.º), Nuno Graça Moura (108.º), Frederico Ancede, Luis Bernardo Saraiva, João Vicente Pinto, Gustavo Bravo Oliveira, Gonçalo Guimarães, Tomás Rosas Viana, Marco Henriques, David Gomes, Tiago Arez e João Freitas.

Na prova feminina, a turca Zeliha Nil Çukurluoglu, atual sexta classificada do ranking Tennis Europe é a mais cotada na Maia, seguida por Eva Halfarova, da Chéquia (10.ª) e pela britânica Sofia Tatu (11.ª). O contingente feminino português tem como líder Noa Freitas (174.ª), para além das presenças de Constança Fernandes, Inês Magalhães, Francisca Marote, Carmo Roleto Rodrigues, Madalena de Sousa, Inês Esteves, Leonor Martins, Matilde Barbosa, Victoriya Olenych ou Carolina Bernardo.  


Todos os atletas, tanto do quadro masculino como do quadro feminino, sonham em chegar ao topo da modalidade. E é provável que alguns desses nomes venham a consegui-lo. Com efeito, alguns dos grandes nomes do ténis mundial já passaram pela Taça Internacional Maia Jovem desde a primeira edição do torneio, em 1993, como o espanhol Carlos Alcaraz, o grego Stefanos Tsitsipas, o espanhol Juan Carlos Ferrero, o alemão Alex Zverev ou o russo Andrey Rublev, entre outros.

Isto para além do maiato Nuno Borges, que é o tenista português mais bem cotado no ranking mundial ATP (a Associação de Tenistas Profissionais), atualmente no 43.º lugar.  Na prova feminina, já passaram pelo torneio do Complexo de Ténis da Maia algumas jogadoras que conseguiram atingir o topo como Jelena Ostapenko (Letónia) ou Urszula Radwanska (Polónia).

24/03/2025 15:02

smart #5 já tem preços definidos

O smart #5, o modelo, mais espaçoso, versátil e tecnologicamente mais avançado da marca foi dado a conhecer. O familiar 100% elétrico com autonomias próximas de 600 km já tem preços definidos e as encomendas abrem no verão. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

A smart está a preparar o lançamento do primeiro SUV premium elétrico de tamanho médio da marca, o smart #5. O terceiro membro da renovada gama smart é o modelo mais espaçoso e versátil até à data a ser disponibilizado pelo construtor.

O smart #5 incorpora a linguagem de design smart “Love, Pure, Unexpected”, combinando sofisticação com estética moderna. Elementos característicos, como o tejadilho panorâmico com halo, portas sem moldura e saliências curtas, criam uma silhueta elegante e dinâmica.

Com uma distância entre eixos de 2900 mm e um comprimento total de 4695 mm, o modelo de cinco lugares oferece espaço abundante. Para máxima versatilidade, todos os bancos podem ser rebatidos para transformar o cockpit numa área confortável de descanso e sono. Soluções de armazenamento inteligentes incluem 34 compartimentos, um frunk (bagageira dianteira) iluminado de 72 litros (47 nas versões mais potentes) e uma capacidade de bagageira de 630 litros (1530 litros com os bancos rebatidos).

Potência de 340 a 587 cv

O smart #5 terá, na fase inicial, quatro níveis de equipamento: Pro, Pro+, Premium, Pulse e ainda a versão limitada Summit Edition, que tem um visual mais próximo do smart #5 Concept e combina qualidade premium com inovações práticas. Possui tração integral e equipamento para todo-o-terreno, como um gancho de reboque elétrico, barras de tejadilho e uma escada lateral como acessórios. Uma combinação única de cores realça ainda mais o seu caráter distintivo.

O modelo de entrada, o smart #5 Pro, com uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 76 kWh, conta com elementos de conforto avançados, tejadilho panorâmico halo, conectividade sem interrupções e sistemas de assistência ao condutor. A partir do smart #5 Pro+, todos os modelos possuem uma bateria de óxido de níquel-manganês-cobalto (NCM) de 100 kWh e são construídos sobre a avançada plataforma de 800 Volts, oferecendo uma autonomia de até 590 km (norma WLTP) e alto desempenho de carregamento.

A versão de entrada smart #5 Pro tem potência de 340 cv e binário de 373 Nm. Com tração traseira, atinge os 100 km/h em 6,9 segundos. As variantes Pro+ e Premium também têm um motor (tração traseira) e repetem o binário de 373 Nm, mas aumentam a potência para 363 cv, o que melhora a aceleração 0-100 km/h para 363 km.

Por fim, Pulse e Summit Edition, com dois motores (tração integral), debitam 587 cv de potência e um binário de 643 Nm. O resultado é uma aceleração até aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Todas as versões têm velocidade máxima limitada a 200 km/h.

Bateria a 80% em 18 minutos

Graças à sua plataforma de bateria de 800 Volts de última geração, o smart #5 oferece excelente desempenho de carregamento e autonomia elétrica. A bateria de 100 kWh NCM fornece até 400 kW de potência de carregamento rápido em corrente contínua (DC) e suporta carregamento rápido 4C, permitindo que seja carregada de 10% a 80% em apenas 18 minutos. O carregamento doméstico em corrente alterna (AC) até 22 kW permite a recuperação de 10%-100% em menos de 5,5 horas. As variantes equipadas com esta bateria têm autonomia WLTP entre 540 (Pulse e Summit Edition) e 590 km (Pro+ e Premium).

No caso da bateria LFP de 76 kWh o carregamento DC pode ser realizado a 150 kW, o que significa que a recuperação de 10%-80% demora menos de 30 minutos. Já o carregamento doméstico em corrente alterna (AC) pode ser realizado a 11 kW, o que permite a recuperação de 10% a 100% da carga em menos de 8,5 horas. A versão equipada com esta bateria, a Pro, tem uma autonomia WLTP de 465 km.

Inovação inteligente

No coração do ecossistema digital do smart #5 está o chipset AMD V2000 de última geração, alimentando uma interface intuitiva homem-máquina (HMI). Este sistema avançado apresenta um display de realidade aumentada de 25,6 polegadas, um painel digital de instrumentos Full HD de 10,25 polegadas e duplo ecrã OLED de 13 polegadas (disponível em algumas versões), central e passageiro, garantindo uma experiência de utilizador fluída e interativa. O controlo de voz suportado por IA, combinado com um novo avatar Leo, fornece orientação e controlo mãos-livres de várias funções do veículo. Além disso, o smart OS 2.0 oferece roteamento otimizado para veículos elétricos e um novo centro de vídeo, que permite streaming de vídeo no veículo.

Para uma experiência de áudio incomparável, o novo smart #5 está equipado com o sistema de som Sennheiser Signature com 20 altifalantes de alto desempenho. Em combinação com a coluna central, que se eleva, e sincronizado com a iluminação ambiente, o sistema de áudio transforma cada viagem. Para garantir uma paisagem sonora personalizada, os utilizadores podem ajustar o áudio de acordo com as suas preferências, com uma variedade de opções de personalização, incluindo Ajuste de Efeito Sonoro, Nível de Imersão, Nível de Graves e Zonas de Foco de Som. Com uma potência máxima de 1190 Watts e colunas projetadas para alinhar com múltiplos formatos de entrada, desde Stéreo e Surround até um sistema completo 7.1.4 Dolby Atmos, o sistema oferece um ambiente de audição adaptável e imersivo na estrada.

Segurança ativa e passiva referenciais

O smart #5 está equipado com recursos de segurança avançados, como airbags de cortina em forma de V, airbags de almofada e cintos de segurança integrados nos bancos – reforçando o compromisso da smart com os mais altos padrões de segurança. A carroçaria de aço e alumínio promove desempenho e leveza, utilizando aço de alta resistência e liga de alumínio para maior rigidez e proteção. A segurança da bateria e dos passageiros foi ainda mais aprimorada, garantindo máxima segurança em várias condições. Além disso, a configuração de hardware do ADAS foi otimizada, com funções como o smart Pilot Assist e o Adaptive Cruise Control (ACC) com função Stop & Go e Highway Assist (HWA).

Desenvolvido para a Europa

Com esta abordagem rigorosa, a smart garante que cada veículo está bem adaptado às estradas europeias e às expetativas dos clientes. A smart está comprometida com o desenvolvimento personalizado dos seus veículos para o mercado europeu, garantindo que atendem às expetativas e necessidades dos clientes.

O smart #5 passou or testes rigorosos em toda a Europa, abrangendo diversas condições climáticas e uma ampla gama de cenários de tráfego. A equipa de Pesquisa e Desenvolvimento Europeia desempenha um papel fundamental neste processo: além dos testes obrigatórios, realiza extensas avaliações adicionais para otimizar a qualidade, segurança e desempenho de condução.

A partir de 47 400 euros

O smart #5 estará disponível para encomenda em território português, a partir do final do primeiro semestre de 2025. Os preços no mercado nacional começam nos 47 400 euros na linha Pro, 52 200 euros na linha Pro+, 56 900 euros na linha Premium, 56 900 euros na linha Pulse e 58 400 euros na Summit Edition.

Saiba mais sobre o smart #5 na Sociedade Comercial C. Santos.

20/03/2025 16:03

Avisos de Trânsito Conectados da Mercedes-Benz Trucks: 10 perguntas e respostas

A nova função Avisos de Trânsito Conectados pode ajudar a melhorar a segurança rodoviária, detetando e avisando perigos. Se o serviço estiver disponível no veículo, os motoristas de camiões Mercedes-Benz recebem informações sobre eventos de trânsito atuais no mapa digital do veículo ou como uma janela pop-up painel de insturmentos. Saiba mais sobre os modelos Mercedes-Benz Trucks na Sociedade Comercial C. Santos.

O módulo pode alertar para vários tipos de perigo, incluindo acidentes, nevoeiro, chuva forte, obras na estrada, condutores em contramão e estradas escorregadias. Antes de as revelar no mapa ou no mostrador do camião, a ferramenta Avisos de Trânsito Conectados da Mercedes-Benz Trucks efetua avisos acústicos dez segundos antes do respetivo evento.

Stefan Engelen, engenheiro de desenvolvimento na Daimler Truck e responsável pelo desenvolvimento de aplicações de conectividade, responde a 10 perguntas sobre a nova função.

1. O que implicam exatamente os Avisos de Trânsito Conectados?

Os Avisos de Trânsito Conectados são uma funcionalidade disponível nos nossos novos camiões através do serviço TruckLive. Os veículos ligados através da cloud ou os operadores de infraestruturas, como a Autobahn GmbH na Alemanha, podem alertar-se mutuamente sobre situações perigosas na rota. Isto funciona mesmo que ainda não estejam no campo de visão do condutor (por exemplo, atrás de uma curva, no topo de uma colina ou com nevoeiro).

2. Como funcionam os Avisos de Trânsito Conectados?

Com base em sinais internos, o nosso serviço pode detetar automaticamente situações perigosas no veículo, como um acidente, por exemplo, e depois enviar essa informação para a Connected Traffic Warnings Cloud. Esta distribui, então, os avisos de perigo por todos os veículos que circulam nas proximidades que consigam receber informações sobre o evento. O aviso de perigo é apresentado no mapa de navegação do veículo e, se o perigo estiver localizado na rota atual, o condutor é também alertado por uma mensagem de aviso no painel de instrumentos e uma mensagem de voz acústica. Como fonte de dados adicional, são trocadas mensagens de alerta com fornecedores externos, como outros fabricantes de veículos, operadores de infraestruturas ou empresas de construção de estradas.

3. Quais os pré-requisitos que devem ser satisfeitos?

Para utilizar esta funcionalidade, o cliente necessita de um Actros com o novo Multimedia Cockpit Interactive 2 com serviço de navegação e um contrato TruckLive ativo. O aviso de perigo é trocado entre o veículo e a Connected Traffic Warnings Cloud através da nossa plataforma telemática, utilizando uma ligação móvel.

4. Para que situações perigosas o sistema é adequado?

O sistema alerta atualmente para as seguintes situações perigosas:

  • Acidente
  • Avaria
  • Obras rodoviárias
  • Ponto de perigo
  • Travagem de emergência
  • Condutores em contramão (auto-aviso/aviso externo)
  • Chuva forte
  • Estradas escorregadias
  • Nevoeiro

5. De que forma o sistema ajuda a evitar acidentes ou a reduzir as consequências dos acidentes?

O sistema pode alertar o condutor numa fase inicial sobre situações perigosas que ainda não estão no seu campo de visão, por exemplo, porque está mesmo atrás do próximo cume ou curva. O condutor pode, assim, ajustar-se proativamente à situação e conduzir com mais segurança e economia, evitando, de preferência, travagens de emergência.

6. Quem esteve envolvido no processo de criação do produto?

Uma equipa global interdisciplinar composta por colegas da engenharia avançada e desenvolvimento de veículos permitiu-nos montar um produto em série. Toda a equipa está a trabalhar arduamente para desenvolver mais aplicações após este marco inicial.

7. Os Avisos de Trânsito Conectados funcionam com veículos de outros fabricantes?

O sistema é aberto e compatível com outros fabricantes de veículos. As obras rodoviárias nas autoestradas são também integradas através da ligação de operadores de infraestruturas, como a Autobahn GmbH, por exemplo.

8. Já está disponível para os concorrentes e automóveis?

Tanto quanto sabemos, somos o primeiro fabricante de camiões a oferecer este sistema. Os sistemas comparáveis ​​já são amplamente utilizados em automóveis. Partilhamos as informações sobre os perigos com estes.

9. Que possibilidades possibilitará o sistema no futuro?

A informação antecipada sobre áreas perigosas nas estradas possibilita muitas oportunidades para promover ainda mais a visão de uma condução sem acidentes. Desta forma, podemos preparar melhor os condutores e os veículos para o perigo e, na melhor das hipóteses, evitar travagens de emergência.

10. Quanto custa tudo isto?

A utilização do sistema de Avisos de Trânsito Conectados está incluída no preço do sistema de navegação durante três anos. Depois disso, há a opção de uma extensão anual.



Saiba mais sobre os modelos Mercedes-Benz Trucks na Sociedade Comercial C. Santos.

19/03/2025 10:11

Electric Intelligence define carregamentos em rota com Mercedes-Benz elétricos

Os automóveis Mercedes-Benz elétricos estão equipados com navegação Electric Intelligence. Esta tecnologia permite a definição e planeamento de viagens, com procura em tempo real de carregadores para maximizar o conforto e minimizar o tempo de percurso. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

A navegação com Electric Intelligence (se estiver ativada a opção de rota “planear paragens de carregamento”) calcula uma rota otimizada em termos de tempo com as paragens de carregamento necessárias. As paragens de carregamento são determinadas tendo em consideração o percurso e os tempos de carga, sendo definidas como destinos intermédios para a condução ao destino.

O sistema verifica, de forma permanente, uma multiplicidade de fatores de influência, tais como especificações para a climatização do interior do veículo ou alterações meteorológicas. Para cada segmento da rota, é calculado o consumo de energia atual a partir da bateria de alta tensão. O sistema multimédia determina, ao longo da rota, as estações de carregamento ideais com base na disponibilidade e na potência de carregamento. Se tiver o cartão MB.CHARGE Public (a nova designação do Mercedes me Charge, que mantem os mesmos cartões e custos) pode, além disso, aproveitar tarifários muito concorrenciais.


Para ativar a opção de rota Electric Intelligence, basta, no sistema multimédia, selecionar “casa”, depois a navegação e as definições (uma roda dentada) destas. Aí selecione a opção de rota “planear paragens de carregamento”. De notar que estes passos podem variar consoante o modelo Mercedes-Benz. Se a rota for calculada e o estado de carregamento da bateria de alta tensão não for suficiente para chegar ao destino, as estações de carregamento são automaticamente definidas como destinos intermédios.


Como faço o planeamento de rota com Electric Intelligence?


É possível definir uma rota com navegação com Electric Intelligence em poucos passos. Rui Sousa, um dos product experts da Sociedade Comercial, explica neste vídeo como definir uma viagem com esta tecnologia através do sistema de navegação do seu Mercedes-Benz com tecnologia EQ.

Veja o vídeo aqui.

Se tiver dúvida sobre a navegação com Electric Intelligence contacte a Sociedade Comercial C. Santos.

19/03/2025 10:02

Tarifas MB.CHARGE Public aproximam preço do carregamento público ao doméstico

O carregamento público é, por vezes, um desafio para os utilizadores em termos de custos, não sendo tão compensador como a opção por recarregamento doméstico. As tarifas de assinatura MB.CHARGE Public (ou Mercedes me Charge) são uma resposta excelente, pois aproximam preço do carregamento público ao custo do doméstico. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

O custo do carregamento público de veículos elétricos pode ser um problema para alguns utilizadores. Um dos fatores para essa realidade é o facto dos carregadores mais rápidos – que fazem sentido quando o utilizador precisa de recarregar o automóvel em viagem – estarem, geralmente, também associados a custos mais elevados. 

Com efeito, o carregamento é doméstico (em casa ou na empresa) é sempre mais compensador, mas é inevitável ter, por vezes, a necessidade de efetuar um carregamento público. Quando este cenário é mais frequente, é preciso fazer contas. De acordo com a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), que efetua a comparação dos custos para percorrer 100 km, o custo médio da rede pública de carregamento de veículos elétricos ficou, no ano passado, 3% mais caro que o uso do gasóleo e 73% mais caro do que quando comparado com o carregamento em casa.

MB.Charge Public com três opções de tarifário

As assinaturas mensais MB.CHARGE Public são a resposta para utilizadores frequentes da rede pública de carregamento, pois o custo chega a ser menos de metade, no tarifário mensal mais elaborado. O MB.CHARGE Public, que é a nova designação do Mercedes me Charge (que mantêm os mesmos cartões válidos), têm três tarifas de assinatura mensal, com diferentes custos por carregamento/kWh: MB.CHARGE Public S, MB.CHARGE Public M e MB.CHARGE Public L.

A tarifa MB.CHARGE Public S não tem custos de assinatura, mas tem valores concorrenciais por carregamento, funcionando como os demais cartões CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), mas com a vantagem de, além dos postos públicos em Portugal, também dar acesso carregadores em outros países. São quase 900 mil pontos de carregamento em 28 países europeus. O cliente paga apenas o que carregar.

A tarifa MB.CHARGE Public M é ideal para quem tem um pouco mais necessidade de carregamento público. Com um custo mensal de 4,9 euros, este tarifário é oferta durante 12 meses para clientes de híbridos plug-in novos.

Por fim, a tarifa MB.CHARGE Public L é a ideal para utilizadores de veículos elétricos com necessidade frequente de realizar carregamentos públicos e viagens longas. Com um valor mensal de 12,9 euros por mês (e com 12 meses de oferta Mercedes-Benz Cars elétricos novos), este tarifário oferece valores muito baixos.


Carregar com MB.CHARGE Public L: metade do preço da gasolina

A tarifa MB.CHARGE Public L é, com efeito, a que aproxima o preço do carregamento público do custo do doméstico e que, ao contrário da média contabilizada pela associação UVE em 2024, permite viagens elétricas a um custos muito inferior à combustão. Uma simulação feita pela equipa de product experts da Sociedade Comercial C, apontam para valores que chegam a ser menos de metade do custo da gasolina.

A simulação (realizada no fim de fevereiro de 2025) de uma viagem de 500 km entre uma viatura a gasolina (com consumo médio de 6,7 l/100 km), uma viatura a diesel (com consumo médio de 5,4 l/100 km) e uma viatura elétrica (com consumo médio de 14,5 kWh/100 km) tem resultados muito favoráveis ao tarifário elétrico MB.CHARGE Public L. Essa viagem teria um custo de gasolina de 62 euros, de gasóleo de 47 euros e de eletricidade de apenas 28 euros. Com base nesta simulação, o custo da viagem em elétrico é 55% inferior à gasolina e 40% inferior ao diesel.

Este valor é relativo a carregamentos da rede Ionity (17 hubs de carregamento em Portugal). No entanto, mesmo na restante rede pública portuguesa o elétrico sai mais em conta, pois o custo da energia na tarifa MB.CHARGE Public L para 500 km seria de 35 euros, 26% abaixo dos 47 euros do gasóleo e 44% inferior ao custos da gasolina.


De referir que estes são os custos estimados para carregamentos inferiores a 30 minutos, com viagens que podem ser confortavelmente planeadas com recurso a navegação com Electric Intelligence. Esta ferramenta permite calcular uma rota otimizada em termos de tempo com as paragens de carregamento necessárias, com informações em tempo real de disponibilidade do posto.

Saiba mais sobre esta tecnologia e sobre as tarifas MB. Charge Public na Sociedade Comercial C. Santos.

14/03/2025 12:27

Novo Mercedes-Benz CLA: modelo mais inteligente de sempre chega em setembro

O novo Mercedes-Benz CLA é o veículo mais inteligente que a marca alguma vez desenvolveu. É, além disso, o primeiro de uma família de veículos completamente nova, em que cada novo modelo estará disponível com propulsão elétrica e híbrida de alta tecnologia. O novo CLA totalmente elétrico tem chegada prevista a Portugal para o último quadrimestre de 2025, com a variante a gasolina com sistema híbrido de 48 V a ser lançada no início de 2026. Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.

O design do novo Mercedes-Benz CLA impressiona por vários fatores, a começar pela silhueta, mas as óticas, traseiras e frontais, assumem destaque. A icónica e desportiva grelha frontal em forma de A foi reinterpretada para a era elétrica. O inovador painel de estrelas contínuo é totalmente iluminado pela primeira vez num veículo de produção da Mercedes-Benz. Um total de 142 estrelas LED de efeito cromado, animadas individualmente, cria uma assinatura distintiva da marca. Uma das poucas diferenças visuais que distinguem o CLA híbrido é a sua grelha de radiador clássica. Esta apresenta um padrão Mercedes-Benz em cromado, enquadrado por uma faixa de luz LED de série.


Com os faróis MULTIBEAM LED opcionais, as luzes diurnas assumem a forma de uma estrela Mercedes-Benz. A ligar os faróis está uma faixa de luz. As luzes traseiras também têm a forma de estrela e estão ligadas por um elemento de design iluminado. Esta combinação confere ao CLA uma presença visual forte e única.

Interior leva para outra dimensão

O interior do CLA, com um design que segue o princípio da redução ao essencial, oferece uma nova experiência de luxo nesta classe de veículos. Desde logo, porque todas as versões estão equipadas de série com um amplo teto panorâmico.


Atrás de uma grande superfície de vidro estão o ecrã do painel de instrumentos de 10,25 polegadas e o ecrã central de 14 polegadas. Após o lançamento de mercado do CLA, o MBUX Superscreen estará disponível como opção, com um ecrã adicional de 14 polegadas para o passageiro da frente. Outro elemento que chama a atenção é a consola central. Aparentando flutuar, a sua posição elevada aumenta a sensação de desportivismo. Tal como nas classes de veículos superiores, está dividida em dois níveis.

O “veículo de um litro” da era elétrica

Com um consumo notavelmente baixo e uma autonomia impressionante neste segmento, o novo Mercedes-Benz CLA eleva a mobilidade elétrica na vida quotidiana a um novo nível. As primeiras versões do modelo a serem lançadas no mercado são o CLA 250+ com tecnologia EQ (272 cv) e o CLA 350 4MATIC com tecnologia EQ (354 cv). O primeiro permite consumos referenciais entre 14,1 e 12,2 kWh/100 km (WLTP) e o segundo de entre 14,7 e 12,5 kWh/100 km (WLTP).

O CLA 250+ com tecnologia EQ oferece uma autonomia referencial de até 792 km. O CLA 350 4MATIC com tecnologia EQ, não obstante ser uma versão mais virada para a performance, oferece uma impressionante autonomia de até 771 km. Estes valores impressionam se tivermos em conta que a capacidade útil da bateria do modelo é de 85 kWh (estas autonomias em modelos atuais só são possíveis com baterias com capacidade acima de 100 kWh).


O novo CLA 100% elétrico tem arquitetura elétrica de 800 V. Esta tecnologia pode reduzir significativamente o tempo de carregamento em conjunto com a nova geração de baterias. O modelo tem, em ambas as versões, capacidade de carregamento em corrente contínua (DC) de 320 kW. Isso significa, no caso do CLA 250+ com tecnologia EQ, que é possível recuperar uma autonomia de até 325 km em apenas 10 minutos (315 km na variante mais potente).

Nova geração de baterias

Os novos modelos totalmente elétricos CLA 250+ e CLA 350 4MATIC apresentam a variante de topo das baterias de iões de lítio com uma capacidade de energia útil de 85 kWh. As células têm ânodos que misturam óxido de silício com grafite. Em comparação com a bateria anterior com ânodos de grafite convencionais, a energia específica é até 20% superior. A densidade volumétrica de energia da química da célula é de 680 Wh/l. A proporção de cobalto foi ainda mais reduzida. A nova geração de baterias reduz a pegada de carbono em cerca de 30% face à antecessora. Isto deve-se a medidas de redução de carbono, à produção de células neutras em termos de carbono e à utilização de eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis na produção de ânodos, cátodos e alojamentos de células.


Caixa de duas velocidades

Os elétricos têm caixa de só uma velocidade? Com o novo Mercedes-Benz CLA isso muda e o modelo elétrico tem caixa automática de duas velocidades na transmissão principal (no eixo traseiro). Tal como nos carros a combustão, a velocidade mais baixa funciona na aceleração (e, neste caso, oferece, também, uma grande eficácia no trânsito urbano) e a segunda velocidade foi concebida para fornecer potência a velocidades elevadas e uma elevada eficiência em autoestrada.

Versão a gasolina com 48 V terá três níveis de potência

Os modelos totalmente elétricos desempenham um papel fundamental na implementação da estratégia empresarial sustentável da Mercedes-Benz. Contudo, as pretensões e as necessidades de mobilidade dos clientes em diferentes regiões do mundo determinam o ritmo da transformação. No final do ano, o novo CLA estará também disponível como um híbrido com tecnologia de 48 V e um motor elétrico integrado na transmissão. A arquitetura modular da família de modelos CLA permite à Mercedes-Benz a máxima flexibilidade no conceito de condução e produção. O motor de combustão de última geração do CLA híbrido estará inicialmente disponível em três níveis de potência. Os clientes poderão escolher entre tração dianteira e tração integral 4MATIC.


A motorização tem na base um propulsor a gasolina de quatro cilindros com 1,5 litros. O motor, designado M 252, pertence à Família de Motores Modulares (FAME), conta com um sistema de 48 V de eletrificação. O motor elétrico fornece um apoio inteligente na gama de baixas velocidades. A velocidades urbanas e quando são necessários menos de 20 kW, os modelos híbridos podem ser conduzidos apenas com energia elétrica. O chamado “cruzeiro elétrico” é possível a velocidades até cerca de 100 km/h. Uma característica especial do motor de combustão é a sua capacidade de recuperação em todas as oito relações, recuperando energia com até 34 cv de potência.


Mercedes mais inteligente de sempre: MB.OS e quarta geração MBUX

O novo CLA é o primeiro veículo a funcionar totalmente com o Sistema Operativo Mercedes-Benz (MB.OS), desenvolvido internamente, tornando-o no Mercedes-Benz mais inteligente de sempre. O novo sistema melhorado por IA torna possível equipar cada veículo com um supercomputador ligado à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite atualizações regulares over-the-air para as funções mais importantes do veículo, incluindo, pela primeira vez, os sistemas de assistência à condução. Desta forma, o CLA mantém-se sempre atualizado e apelativo ao longo dos anos.

O MB.OS marca o início da quarta geração do MBUX. Abre um novo mundo de experiências personalizadas e interação intuitiva entre o homem e o veículo, estabelecendo novos padrões na indústria automóvel. A nova geração do MBUX é o primeiro sistema de informação e entretenimento automóvel a integrar inteligência artificial (IA) da Microsoft e da Google. Isto combina, pela primeira vez, vários agentes de IA num único sistema. O MB.OS oferece a máxima flexibilidade para integrar na perfeição conteúdos de fornecedores terceiros. A interface típica da Mercedes mantém-se, proporcionando uma experiência familiar ao cliente.

Com IA generativa, o novo Assistente Virtual MBUX revoluciona a relação entre o veículo e o condutor. Permite os tipos de diálogos complexos e de várias fases que se pode ter com um amigo e tem memória de curto prazo. Baseado no ChatGPT4o e nas pesquisas com o Microsoft Bing, reúne o conhecimento coletivo da Internet. Graças ao Google Gemini, o assistente virtual está também altamente capacitado para responder a perguntas relacionadas com navegação. Pode aceder a informações da plataforma Google Maps para fornecer aos utilizadores respostas detalhadas e personalizadas a perguntas sobre navegação, locais de interesse e muito mais. O Assistente Virtual MBUX está sempre presente na Zero Layer como um avatar “vivo” na forma da estrela da Mercedes-Benz. Durante um diálogo ativo, reconhece emoções e pode responder de forma adequada.


Solução Google Maps à medida

No novo CLA, a experiência de navegação é baseada no Google Maps. A solução de navegação desenvolvida como parte da parceria entre a Google e a Mercedes-Benz é uma das primeiras integrações do novo Agente de IA Automóvel da Google Cloud para serviços de conversação no veículo com o Google Maps. A Navegação Mercedes-Benz com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e mais conveniente, incluindo paragens para carregamento, com base em inúmeros fatores. A comunicação visual integrada também atinge uma nova dimensão com o MBUX Surround Navigation. Integra perfeitamente a vista de assistência à condução com uma representação 3D da zona circundante e a orientação de itinerário em tempo real no ecrã do condutor. Os condutores beneficiam de uma consciência situacional melhorada, vendo o que o CLA vê e como os sistemas de assistência os apoiam.

Assistência à condução e de estacionamento de última geração

Os novos modelos CLA na Europa estão equipados de série com muitas funções de segurança e com o Assistente de Distância DISTRONIC. Os sistemas de assistência de conforto adicional são agrupados pela Mercedes-Benz sob o nome MB.DRIVE. O MB.DRIVE ASSIST estará disponível opcionalmente na Europa a partir do lançamento de mercado. Complementa o Assistente de Distância DISTRONIC com Assistente de Direção, tornando-o num sistema de assistência à condução SAE de nível 2 de última geração. Uma novidade no CLA é o Assistente de Mudança de Faixa, que facilita as mudanças de faixa com um simples clique na alavanca das luzes de mudança de direção. Os sistemas de assistência de segurança podem evitar uma série de acidentes.


O Mercedes-Benz mais inteligente e tecnológico de sempre, com a maior eficiência energética de sempre, mantendo a opção pela combustão. Eis o novo CLA, que chega à Sociedade Comercial o último quadrimestre de 2025, com a variante a gasolina mild hybrid a ser lançada no início de 2026.

Saiba mais na Sociedade Comercial C. Santos.


Resumo das duas primeiras versões totalmente elétricas do Mercedes-Benz CLA

13/03/2025 16:28

ATTENTION ASSIST: conheça a ferramenta Mercedes-Benz contra o sono e fadiga

O sono e a fadiga são dos maiores perigos na estrada. A Mercedes-Benz, como uma das marcas pioneiras em sistemas de segurança ativa e passiva nos seus automóveis, tem uma tecnologia que ajuda os condutores nesse campo, o ATTENTION ASSIST.

O ATTENTION ASSIST é uma ferramenta muito eficiente de combate à sonolência. O equipamento utiliza sensores inteligentes para identificar sinais de cansaço no condutor e, quando necessário, emite alertas sonoros e visuais.

Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária indicam que, em 2024, foram registadas em Portugal 475 vítimas mortais, 2675 feridos graves e 43 319 feridos ligeiros. A fadiga e a sonolência ao volante são apontadas com um dos fatores responsáveis por 30% dos acidentes rodoviários, de acordo com o estudo “Fadiga, Sonolência e Distúrbios do Sono – Que impacto na Segurança Rodoviária? – Uma análise da Realidade Portuguesa”, realizado pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (em parceria com a VitalAire) e no qual participaram 1002 condutores.

Como funciona o ATTENTION ASSIST?

O ATTENTION ASSIST pode reconhecer sinais normais de fadiga e falta de atenção do condutor. O sistema está ativo na faixa de velocidade entre 60 km/h e 200 km/h (função de deteção de sonolência disponível a partir de 20 km/h) e só funciona em viagens de 30 minutos ou mais, dado que nos primeiros 20 minutos identifica os parâmetros individuais para criar um perfil de condução.

Para funcionar bem, a câmara do carro tem de captar os olhos do condutor (luz, óculos de sol e ajustes da coluna direção podem interferir). Outras condições importantes para o ATTENTION ASSIST funcionar são a inexistência de vento lateral forte, condução desportiva ou, entre outras, em estradas com piso irregular e com buracos.

Dois níveis de ajuste

Pode escolher entre dois ajustes:

  • Standard: sensibilidade normal do sistema
  • Sensível: sensibilidade mais elevada do sistema. O condutor é advertido mais cedo e o estado de atenção determinado pelo sistema é adaptado de forma correspondente.

Se for detetado cansaço ou uma perda de concentração crescente, surge no display do condutor a advertência “Attention Assist: Descanse!”. Pode confirmar a mensagem e, se necessário, fazer uma pausa. Se não fizer nenhuma pausa e o ATTENTION ASSIST continuar a detetar uma perda de concentração crescente, o sistema não o volta a avisar antes de terem passado mais 15 minutos.

Informações no display do condutor

No display do condutor, são-lhe mostradas as seguintes informações:

  • O tempo de viagem desde a última pausa
  • O estado de atenção determinado pelo ATTENTION ASSIST com segmentos circulares (número 2 na foto):
  • Quantos mais segmentos circulares forem apresentados, maior é o estado de atenção determinado
  • Com a redução do estado de atenção são apresentados menos segmentos circulares
  • O estado da deteção de sonolência com um sino (número 1 na foto):
  • Desativado: a indicação (sino) está oculta
  • Ativado, mas não operacional: a indicação (sino) está cinzenta
  • Ativado e operacional: a indicação (sino) está verde

Se o ATTENTION ASSIST não puder calcular um nível de atenção e, consequentemente, não puder ser emitida uma advertência, surge a mensagem “Sistema passivo”.

Se, com a ajuda da câmara do condutor, o sistema detetar sinais de sonolência, surge no display do condutor a mensagem de aviso “ATTENTION ASSIST Microssono Descanse!” e, simultaneamente, é emitido um sinal sonoro de aviso. A mensagem de aviso tem de ser confirmada com o Touch-Control. É aconselhável fazer de imediato uma pausa.

Se surgir uma advertência no display do condutor, é proposta uma procura de área de serviço no sistema multimédia. Pode selecionar uma área de serviço e iniciar a navegação para a mesma. Ao voltar a ligar o veículo, o ATTENTION ASSIST com deteção de sonolência está automaticamente ligado. A sensibilidade selecionada em último lugar fica memorizada.


Atenção: é apenas um meio auxiliar

O ATTENTION ASSIST apoia-o nas viagens longas e monótonas, como condução em autoestradas e estradas interurbanas. Se forem detetados sinais de cansaço ou uma perda de concentração crescente do condutor, o sistema recomenda fazer uma pausa, mas a tecnologia é apenas um meio auxiliar. Este nem sempre consegue identificar atempadamente o cansaço ou a perda crescente de concentração.

Nunca se esqueça que o sistema não pode substituir um condutor descansado e concentrado. Durante viagens longas, faça atempada e regularmente pausas, nas quais seja possível descansar em condições.

Para qualquer questão sobre esta e outras tecnologias do seu Mercedes-Benz, contacte a Sociedade Comercial C. Santos.

13/03/2025 10:10

Living Tours reforça frota Mercedes-Benz em Lisboa com Soc. Com. C. Santos

A Living Tours e a Sociedade Comercial C. Santos são parceiros de longa data e a relação acaba de ser fortalecida com a entrega de seis unidades Mercedes-Benz Vito Tourer. As viaturas vão integrar a operação da Living Tours em Lisboa, onde a empresa está a reforçar a presença.

Os seis Mercedes-Benz Vito Tourer Pro Longo 114CDI/34 agora entregues têm motorização diesel 2.0 com 136 cv. O interior de nove lugares oferece conforto, segurança e tecnologia para condutor e passageiros.  Os veículos vão integrar a operação da Living Tours em Lisboa, onde a empresa de atividades turísticas está a reforçar a presença. Fundada em 2004 no Porto, a Living Tours opera desde então em toda a Península Ibérica, mas no ano passado iniciou operação própria a partir das instalações de Lisboa, o que resultou no aumento da oferta da empresa a partir da capital portuguesa.

As seis unidades Mercedes-Benz Vito Tourer fornecida pela Sociedade Comercial C. Santos são um reforço nessa aposta de experiências turísticas premium em que a Living Tours se especializou. Com este reforço, a empresa aumenta para 35 o número de Mercedes-Benz Vito e Classe V ao serviço, numa frota total de mais de 60 viaturas. “A Mercedes-Benz foi a primeira escolha desde o primeiro dia de atividade da Living Tours e, dentro da marca, a Sociedade Comercial C. Santos tem sido o nosso parceiro de referência. O conforto, a fiabilidade e a qualidade de construção são importantes para essa decisão, mas também a imagem de marca da Mercedes-Benz, que acreditamos que se conjuga na perfeição com a qualidade do serviço que prestamos”, refere o fundador e CEO do grupo Living Tours, Rui Terroso.

Para a Sociedade Comercial C. Santos o fortalecimento da parceria com o operador turístico é motivo de orgulho. “Ter, de novo, a confiança da Living Tours para reforçar a frota é um privilégio para a Sociedade Comercial C. Santos. Tudo faremos para que, de futuro, mantenhamos a confiança da empresa, que, além de ser um operador de referência no setor do turismo, tem um excelente espírito de equipa e uma forte aposta na responsabilidade social”, afirma a chefe de vendas de veículos comerciais ligeiros da Sociedade Comercial C.  Santos, Patrícia Almeida.

Operação ibérica e faturação de 30 milhões

A Living Tours opera em toda a Península Ibérica através de uma rede de parcerias e a partir do Porto, onde está sediada, e de Lisboa, onde aumentou instalações e passou a ter operação própria no ano passado (em que cumpriu o 20º aniversário de atividade). Roteiros, excursões, transfers, organização de estadias ou, entre outras, o Party Boat (uma experiência que junta música e bar, numa viagem de duas horas pelas seis pontes no Douro) são algumas das atividades propostas pela empresa.

O ano passado marcou ainda a entrada da Living Tours em novas áreas de negócio complementares às atividades e experiências turísticas. A organização de eventos é um dos exemplos. A empresa encerrou 2024 com vendas de 30 milhões de euros e uma equipa de 300 trabalhadores.

13/03/2025 09:58

Mercedes-Benz agrupa serviços de carregamento no MB.CHARGE

A Mercedes-Benz está a agrupar todos os serviços de carregamento na marca de carregamento digital MB.CHARGE. O primeiro passo é o serviço de carregamento integrado MB.CHARGE Public. Este substitui o anterior Mercedes me Charge, serviço cujos clientes passam de forma automática, com os mesmos preços e com os cartões válidos e funcionais.  

O MB.CHARGE irá tornar-se o agregador para as soluções digitais de carregamento da Mercedes-Benz. O ecossistema de carregamento abrangente visa proporcionar aos clientes uma experiência de carregamento perfeitamente conectada e conveniente com os veículos elétricos da marca – em movimento, em casa e no trabalho.

Numa primeira fase, o serviço de carregamento integrado MB.CHARGE Public substituirá o serviço anterior Mercedes me Charge. O MB.CHARGE Public agrupará funções digitais para carregamento público e oferecerá funcionalidades ampliadas para tornar o carregamento ainda mais conveniente. Os preços e tarifas de carregamento permanecerão inalterados no MB.CHARGE Public em comparação com o serviço anterior. Os contratos existentes do Mercedes me Charge serão automaticamente transferidos para a mesma tarifa no MB.CHARGE Public. Os cartões de carregamento RFID do Mercedes me Charge atuais continuarão válidos e funcionais.
O MB.CHARGE Public está disponível para todos os veículos elétricos e híbridos plug-in Mercedes-Benz e Mercedes-Benz Vans. Neste artigo pode conhecer os tarifários (março de 2025) e neste saber mais sobre a navegação em tempo real Electric Intelligence.

Ao combinar navegação inteligente com um serviço de carregamento digital integrado, a Mercedes-Benz demonstra a sofisticação tecnológica dos seus veículos. As funções de carregamento estão perfeitamente integradas no sistema multimédia MBUX e na aplicação Mercedes-Benz, permitindo a operação através de uma única interface de utilizador. A integração profunda do veículo e a conectividade com a infraestrutura de carregamento tornam o carregamento público mais fácil e atendem aos principais requisitos dos clientes para a mobilidade elétrica.

Rede abrangente, rota planeada e carregamento fácil

O “guarda-chuva” MB.CHARGE, e em particular o MB.CHARGE Public, vem comprovar a tecnologia de ponta da Mercedes-Benz e o conforto que o trabalho desenvolvido pela marca pode trazer ao utilizador. Uma rede muito abrangente, a possibilidade de planeamento inteligente da rota no sistema de navegação do veículo e o carregamento fácil são algumas das vantagens, mas não as únicas.

Conheça abaixo alguns dos benefícios para o cliente do MB.CHARGE Public:

  • Uma das Maiores Redes de Carregamento do Mundo. Com mais de 2,3 milhões de pontos de carregamento de mais de 1600 operadores de estações de carregamento, os clientes têm acesso fácil a uma das maiores redes de carregamento do mundo através do MB.CHARGE Public. Mais de 850mil desses pontos de carregamento estão localizados na Europa.
  • Exibição de estações de carregamento e planeamento de rotas inteligente. A localização exata e a disponibilidade atual dos pontos de carregamento são exibidas através da navegação MBUX, por exemplo, nas proximidades ou no destino. A navegação com Inteligência Elétrica planeia a rota mais rápida e confortável, incluindo paragens de carregamento, com base em vários fatores.
  • Início de carregamento fácil. Com um contrato de carregamento no MB.CHARGE Public, os clientes carregam sempre de forma habitual e amigável, independentemente do operador da estação de carregamento. A autenticação na estação de carregamento é feita através do sistema multimédia MBUX (Veículos NTG7 e NTG6), da aplicação Mercedes-Benz, do cartão de carregamento RFID ou diretamente através do Plug & Charge nos operadores de pontos de carregamento aderentes. Com o Plug & Charge, o processo de carregamento começa ao ligar o cabo de carregamento. O veículo comunica os dados do contrato de carregamento diretamente à estação de carregamento. É necessário um contrato MB.CHARGE Public para a faturação
  • Custos transparentes. Antes do carregamento, os preços exatos por quilowatt-hora ou minuto, bem como os custos estimados para atingir o nível máximo de carga para veículos totalmente elétricos, são exibidos. Cada processo de carregamento é automaticamente faturado através do MB.CHARGE Public.
  • Preços fixos para carregamento AC/DC. Na Europa, os clientes escolhem uma das três tarifas do MB.CHARGE Public (S, M e L) . Com as tarifas M e L, podem carregar a preços fixos atrativos para AC/DC, independentemente do operador da estação de carregamento respetiva.
  • Carregamento verde. Na Europa, nos EUA e no Canadá, a Mercedes-Benz garante que uma quantidade equivalente de eletricidade proveniente de fontes de energia renovável é alimentada na rede elétrica para processos de carregamento no MB.CHARGE Public, caso não seja fornecida eletricidade de fontes de energia renovável.

12/03/2025 18:06

Automóveis elétricos e híbridos plug-in: conheça as vantagens fiscais

Os veículos elétricos e híbridos plug-in têm vários incentivos à aquisição e uso, tanto para particulares como para empresas. Aliás, para estas as vantagens fiscais são ainda maiores. E a dedução do IVA para empresas também é válida para usados (em alguns casos).

O objetivo das autoridades com os benefícios fiscais e outros incentivos à aquisição e uso de viaturas eletrificadas é promover e acelerar a transição para veículos com menos emissões locais. Há benefícios fiscais que abrangem todos os consumidores e outros específicos das empresas.

Benefícios no ISV e no IUC para todos os consumidores

O primeiro benefício para carros elétricos e híbridos plug-in novos, qualquer que seja o tipo de cliente, está no Imposto sobre Veículos (ISV), pago no momento da matrícula do automóvel, que o cliente seja particular ou empresa. Os veículos 100% elétricos são isentos ISV e os híbridos plug-in (desde que tenham com autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões homologadas inferiores a 50g CO2/km) têm uma redução de 75%.

Também no Imposto Único de Circulação (IUC), liquidado anualmente, há benefícios para este tipo de viaturas, para empresas e particulares. Os modelos 100% elétricos estão isentos de IUC e os carros híbridos ou híbridos plug-in pagam o imposto (que é o antigo “selo”), mas têm emissões de CO2 mais baixas, pelo que o valor é inferior ao dos veículos com motorização apenas a combustão.


Dedução de IVA pelas empresas

A estes benefícios, as frotas de empresas têm incentivos fiscais adicionais. Desde logo a dedutibilidade do IVA, tanto das viaturas como da eletricidade consumida. O IVA é um imposto que se aplica a todos os automóveis ligeiros e comerciais, novos e alguns usados, vendidos em Portugal. As viaturas de mercadorias (comerciais com até três lugares) podem deduzir o IVA, mas as viaturas de passageiros não têm essa possibilidade, com exceção dos elétricos e plug-in, se cumprirem os limites fiscais.

No caso dos carros 100% elétricos (BEV), a dedução do IVA é possível em modelos com um valor até 62 500 euros (sem IVA). No que se refere aos automóveis híbridos plug-in (PHEV) até 50 mil euros (sem IVA), permitem dedução total do IVA.


Tributação autónoma com vantagens

Os carros recarregáveis eletricamente também têm vantagens em termos de tributação autónoma de em sede de IRC de despesas com viaturas, desde a aquisição, à utilização, passando pela manutenção e reparação. De notar que também neste caso as viaturas de mercadorias até três lugares beneficiam de isenção.  

Os automóveis 100% elétricos estão isentos de tributação autónoma até ao valor de compra de 62 500 euros. Os veículos elétricos com um montante de aquisição superior estão sujeitos à taxa de 10%.

Já os veículos híbridos plug-in (com autonomia elétrica mínima de 50 km e emissões homologadas inferiores a 50g CO2/km) têm (tal como as viaturas a gás natural) taxas reduzidas. Em 2025, estão sujeitas 2,5% (custo de aquisição inferior a 37 500 euros); 7,5% (entre 37 500 e até 45 mil euros) ou 15% (igual ou superior a 45 mil euros).

De referir que, para as viaturas ligeiras de passageiros, aquelas taxas são, para carros exclusivamente a gasolina ou diesel, de 8% (custo de aquisição inferior a 37 500 euros); 25% (entre 37 500 e até 45 mil euros) e 32% (igual ou superior a 45 mil euros).


Maior depreciação fiscal aceite

Uma vantagem adicional das viaturas elétricas e híbridas plug-in para empresas são as depreciações aceites fiscalmente. O valor de aquisição dos veículos é amortizado ou depreciado a uma taxa máxima de 25% por ano, sendo que a depreciação de cada ano abate ao lucro da empresa.

No caso das viaturas movidas a combustíveis “tradicionais”, o limite máximo para o montante de aquisição ser aceite como dedução fiscal é de 27 500 euros, subindo para 37 500 euros nos carros a gás natural ou GPL. Já nos automóveis híbridos plug-in o valor é de 50 mil euros, sendo de 62 500 euros nos 100% elétricos.

Saiba mais sobre as vantagens da aquisição de viaturas elétricas e híbridas plug-in na Sociedade Comercial C. Santos.

10/03/2025 09:47

Mercedes-AMG PureSpeed pode ter tons de vermelho. Sabe que a razão chega de Itália?

O Mercedes-AMG PureSpeed, o primeiro modelo da série estritamente limitada Mercedes-Benz Mythos, pode ser pintado com tons de vermelho. A explicação para o opcional deste modelo de coleção limitado a apenas 250 unidades para todo o mundo tem mais de 100 anos, na corrida explicação na corrida Targa Florio, em Itália.

O Mercedes-AMG PureSpeed inspira-se em muitos desportivos de eleição que a marca lançou ao longo da história e muitas das duas características também são uma homenagem ao desporto motorizado. As duas entradas atrás dos assentos ostentam o emblema AMG e são reminiscências dos lendários carros de corrida, como o 300 SLR, o carro que Stirling Moss e Denis Jenkinson conduziram até à vitória na Mille Miglia de 1955 (uma corrida de mil milhas) em Itália. Apropriadamente, o PureSpeed vem com um acabamento exclusivo Silver Arrow em cinzento Mystic magno.

Mas o pack opcional Motorsport Styling junta o cinzento Graphite a acabamentos em vermelho Le Mans. E é aqui que entra a corrida italiana, disputada a 27 de abril de 1924. exatamente há 100 anos. O automóvel que a Mercedes-Benz levou até à prova foi acabado em vermelho por esta ser uma cor usada apenas por fabricantes italianos na época. Os veículos de corrida alemães, por outro lado, eram tradicionalmente brancos.

Mas, porquê a cor vermelha? É simples: O acabamento vermelho destinava-se a impedir que os tifosi do desporto motorizado italiano tentassem obstruir a viatura alemã. O plano funcionou na perfeição. Com Christian Werner ao volante, o carro de corrida Mercedes de 2 litros com o número 10 foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Para comemorar esta vitória há 100 anos, o pack Motorsport Styling apresenta o número 10 na parte dianteira.

Inspirado no Mercedes-AMG ONE

O design do Mercedes-AMG PureSpeed é caracterizado por uma combinação de uma silhueta baixa, um capot longo e uma frente muito próxima do solo com formato de nariz de tubarão distintivo. Com a sua ampla entrada de ar, lettering AMG e uma estrela Mercedes escurecida e cromada, a frente assemelha-se ao Mercedes-AMG ONE. Além disso, o modelo apresenta um capot aerodinamicamente otimizado. O trabalho de precisão da equipa de aerodinâmica também é evidente nos pequenos defletores parcialmente transparentes na frente e nas laterais, que evitam que a turbulência incomode o condutor e o passageiro. Elementos aerodinâmicos, definidos de forma acentuada em fibra de carbono visível na parte inferior, criam um forte contraste com as formas sensuais e arredondadas da parte superior. A tampa da bagageira e o difusor traseiro também são aerodinamicamente otimizados. O seu design leva em consideração a ausência de um teto.

O design das jantes forjadas de 21 polegadas é caracterizado por coberturas de fibra de carbono nos eixos dianteiro e traseiro. No eixo dianteiro são utilizados pneus 275/35 R 21 em jantes de 9,5 J x 21 polegadas, já no eixo traseiro são utilizados pneus 305/30 R 21 em jantes de 11,0 J x 21 polegadas.

Sistema HALO em vez de pilar A

Outro destaque é o sistema HALO, que este modelo usa em vez do pilar A convencional. Este elemento foi inspirado na classe principal do desporto motorizado e faz parte de todos os veículos de Fórmula 1 desde 2018. O sistema protege a cabeça do condutor em caso de acidente. O sistema de segurança no Mercedes-AMG PureSpeed consiste num robusto suporte tubular de aço. A característica de segurança bifurcada está firmemente presa à estrutura da carroçaria do carro. O componente aerodinamicamente otimizado protege ambos os passageiros. O sistema de proteção contra capotamento também apresenta duas barras rígidas de proteção que estão ocultas sob as entradas aerodinâmicas. Estes componentes também fazem parte da estrutura da carroçaria. Como detalhe interessante, o HALO é indiretamente iluminado na parte inferior por tiras estreitas de LED, levando a iluminação ambiente a um novo nível.

Existem também dois capacetes aerodinamicamente otimizados, projetados e fabricados especificamente para o Mercedes-AMG PureSpeed. São produzidos na cor exterior e possuem um sistema de comunicação por intercomunicador. Os capacetes permitem que o condutor e o passageiro comuniquem claramente, mesmo a altas velocidades. Como recurso adicional, os smartphones podem ser emparelhados com o sistema de intercomunicador, permitindo que o condutor e o passageiro falem ao telefone e ouçam música através dos altifalantes dos capacetes.

Conceito de cor e equipamento em dois tons

Com o seu clássico conceito de cor e equipamento em dois tons em branco Crystal/preto, o interior adiciona destaques adicionais. Os bancos AMG Performance com revestimento em pele especial e costura decorativa única oferecem um suporte lateral ideal além de uma aparência exclusiva. O volante AMG Performance continua o conceito de interior em dois tons.

Outro destaque do interior é o relógio analógico personalizado projetado pela IWC Schaffhausen. Está colocado de forma proeminente no centro do painel de instrumentos numa caixa em forma de gota em preto brilhante sobre uma base feita de fibra de carbono. A base do relógio apresenta um design sofisticado que faz o relógio parecer flutuar. O cronómetro premium tem um mostrador específico do PureSpeed com destaques AMG. Para uma visibilidade ideal, o mostrador é iluminado ao anoitecer e no escuro. O aro característico sublinha a afinidade visual com a lendária Coleção IWC Ingenieur. Uma placa na consola central menciona “1 de 250” para indicar que o modelo faz parte da série Mythos estritamente limitada.

Para proteger o automóvel de intempéries como chuva ou tempestades quando estacionado, uma capa protetora está disponível de série. A capa é esticada sobre o interior, incluindo o HALO, e presa aos arcos das rodas da maneira tradicional. Cada cliente também recebe uma capa interior AMG personalizada e específica do PureSpeed. Com um material exterior respirável de fibras sintéticas resistentes a rasgos e um tecido interior antiestático de flanela, protege o carro de poeiras e arranhões na garagem.

Aerodinâmica apurada e estrutura com alumínio

O PureSpeed é baseado na arquitetura de automóvel desportivo da Mercedes-AMG. O chassis consiste numa estrutura espacial de alumínio com uma estrutura autoportante. Este design garante rigidez máxima, proporcionando a base perfeita para dinâmicas de condução precisas e proporções de carroçaria desportivas. A mistura inteligente de materiais reduz o seu peso. Os materiais utilizados incluem alumínio, magnésio, compósitos de fibra e aço. Existem também peças de fibra de carbono para os elementos aerodinâmicos nos difusores dianteiro e traseiro, bem como nas embaladeiras laterais e no acabamento atrás dos bancos.

O automóvel apresenta uma série de elementos aerodinâmicos ativos, como o spoiler traseiro extensível, que está perfeitamente integrado na tampa da bagageira. O spoiler muda de posição dependendo das condições de condução. O software de controlo leva em consideração inúmeros parâmetros, incluindo velocidade de condução, aceleração longitudinal e lateral e velocidade de direção. O spoiler adota cinco ângulos diferentes a velocidades acima de 80 km/h, permitindo otimizar a estabilidade de condução ou reduzir o arrasto, dependendo da sua posição.

O elemento aerodinâmico ativo oculto na parte inferior da carroçaria, à frente do motor, também contribui para uma condução segura e dinâmica. Pesando cerca de dois kg, este perfil de fibra de carbono reage aos modos de condução AMG, baixando automaticamente cerca de 40 milímetros a velocidades acima de 80 km/h. Isso cria o chamado efeito Venturi, que adicionalmente suga o carro para a superfície da estrada e reduz a elevação no eixo dianteiro. O condutor sente este efeito diretamente na direção, pois permite que o PureSpeed seja conduzido ainda mais precisamente em curvas e confere ao modelo ainda mais estabilidade em linha reta.

Semelhante ao AMG GT 63 PRO, a parte inferior da carroçaria também apresenta elementos aerodinâmicos adicionais que compensam a falta de um teto e melhoram a força descendente. O sistema de elevação no eixo dianteiro é usado para elevar o PureSpeed antes de passar por lombas ou passeios.

Motor V8 biturbo de 4.0 litros AMG

Este superdesportivo recorre ao motor V8 biturbo de 4.0 litros AMG com 585 cv de potência máxima e 800 Nm de binário, com transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G e tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+. O Mercedes-AMG PureSpeed atinge os 100 km/h em 3,6 segundos, com uma velocidade máxima de 315 km/h. Escusado será dizer que a ausência de pára-brisas torna a sensação de velocidade a bordo do modelo ainda mais impressionante.

O sistema de travagem composto de cerâmica de alto desempenho AMG de série garante excelentes valores de desaceleração e controlo preciso. As pinças de travão fixas de 6 pistões na frente e as pinças flutuantes de 1 pistão na traseira são pintadas em preto com logótipos AMG brancos. e a inovadora suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização de rolamento semiativa hidráulica garante um contacto ideal com a estrada.

Destaque ainda para o facto de o PureSpeed estar equipado com eixo traseiro direcional. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras giram na direção oposta (abaixo de 100 km/h) ou na mesma direção (acima de 100 km/h) das rodas dianteiras. O sistema proporciona tanto uma condução ágil quanto estável.

Saiba mais sobre este modelo com a equipa da Sociedade Comercial C. Santos.

05/03/2025 10:38

Armindo Araújo confia na Mercedes-Benz para assistência no Campeonato de Portugal de Ralis

Armindo Araújo, o piloto português com o maior palmarés nos ralis, confia na Mercedes-Benz para as viaturas de assistência e de serviço no apoio à temporada de 2025. O Campeonato de Portugal de Ralis começa esta semana.

Armindo Araújo volta, este ano, a participar no Campeonato de Portugal de Ralis com a equipa The Racing Factory (TRF) e a Mercedes-Benz destaca-se entre as viaturas de assistência e de serviço. A TRF conta com um camião Mercedes-Benz Trucks e vários veículos Mercedes-Benz para assistência e apoio logístico e, também, Armindo Araújo e o seu navegador, Luís Ramalho, contam com viaturas da marca para o dia a dia.

Como explica o piloto de Santo Tirso nesta SocInterview (pode ver aqui), rubrica de entrevistas da Sociedade Comercial C. Santos, o carro de competição não pode falhar, mas os veículos de assistência também não. “Tal como na competição, no rali em si, temos de ter uma grande equipa de assistência, com os melhores veículos, para darem o melhor apoio de fiabilidade, de conforto, também, para toda a estrutura”, salienta Armindo Araújo.


“Efetivamente, aqui com a TRF, optámos por veículos Mercedes-Benz, tanto o camião de suporte técnico, como a carrinha Classe V de apoio da equipa de assistência e os carros de serviço de toda a estrutura, que nos dão a segurança para chegarmos às provas, virmos das provas, para os testes e no nosso dia a dia estarmos o mais servidos possível”, acrescenta o piloto.

Expectativas altas para a temporada

O Team Armindo Araújo tem expectativas elevadas para o Campeonato de Portugal de Ralis de 2025, que começa já na sexta-feira (7 de março), com o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto. O objetivo do piloto é manter o Skoda Fabia RS Rally 2 no pelotão da frente do campeonato.


“A nossas expectativas para o Campeonato de Portugal de Ralis de 2025 são altas. Sabemos que também somos um ‘alvo a abater’ neste campeonato e que a fasquia está muito alta. Mas vamos dar o nosso melhor, vai ser um grande desafio e estamos aqui para trabalhar. Temos uma grande estrutura e fortes apoios na nossa equipa e queremos trazer os melhores resultados possíveis para esta estrutura”, refere, confiante, Armindo Araújo, que é o piloto português com maior palmarés nos ralis. Foi sete vezes campeão nacional de ralis, duas vezes campeão do mundo de produção de ralis e o primeiro português a disputar uma temporada completa no WRC.

O Campeonato de Portugal de Ralis promete voltar a ser muito competitivo, com vários pilotos nacionais com projetos muito fortes e, ainda, com dois pilotos internacionais de topo. É considerado o melhor campeonato nacional do mundo.

Veja a SocInterview com Armindo Araújo aqui:  https://youtu.be/SxaNMz14_n0?si=G6Ksb1hrDKFlp9m4


Calendário Campeonato Portugal Ralis 2025

7 e 8 março - Rallye Serras Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras Basto

28 e 29 março - Rallye Casinos do Algarve

2 e 3 maio - Rali Terras D’ Aboboreira

15 a 18 maio - Vodafone Rally de Portugal

13 a 14 junho - Rali Castelo Branco e Vila Velha Rodão

31 julho a 2 agosto - Rali Vinho da Madeira

19 e 20 setembro - Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves Verin

17 e 18 outubro - Rali Vidreiro Centro Portugal

05/03/2025 10:02

Soc. Com. C. Santos apoiou maior prova de ginástica acrobática do mundo

A Sociedade Comercial C. Santos foi parceira da 19ª edição do Maia International Acro Cup termina (MIAC), que se realizou de 27 de fevereiro a 2 de março. A competição organizada pelo Acro Clube da Maia (ACM) é a maior prova de ginástica acrobática do Mundo.

Ao longo dos quatro dias de competição, a audiência assistiu a exercícios de alto nível, onde a técnica, a sincronização e a expressão artística se uniram para proporcionar momentos de pura magia e emoção. Mais de mil ginastas de elite oriundos de 14 países tornaram da competição, organizada pelo ACM em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal da Maia, a maior prova de ginástica acrobática do Mundo. “É a prova de referência a nível mundial, não há outra igual! Não apenas para os ginastas e treinadores, mas por tudo o que o envolve uma organização desta dimensão”, explica o presidente do ACM, José Carlos Ribeiro.


“O MIAC, com ou sem Taça do Mundo a decorrer em paralelo, atrai sempre campeões do Mundo e da Europa”, indica, por seu turno, Lourenço França, diretor-técnico do ACM e selecionador nacional de ginástica acrobática. “É um dos momentos da época pela qual os ginastas em todo o mundo mais anseiam, num caminho de consolidação que muito nos orgulha. Não há mesmo nada igual, ou sequer parecido”, acrescenta o técnico.

“Chegada” à competição em vídeo


A parceria da Sociedade Comercial C. Santos com o ACM para o MIAC residiu na cedência de algumas das viaturas de apoio logístico à competição. Para assinalar a ligação, houve visita de atletas às instalações da empresa e a gravação de um interessante vídeo (ao qual pode assistir aqui) com a chegada de um grupo ao Complexo Municipal de Ginástica da Maia.

28/02/2025 17:57

Mercedes-Benz Sprinter assinala 30 anos de sucesso

Trinta anos de qualidade, inovação e variedade: bem-sucedido desde 1995, o Mercedes-Benz Sprinter atingirá o marco de cinco milhões de unidades vendidas em 2025. Entretanto, o Sprinter e o furgão eSprinter terão uma edição especial de 30 anos e o Museu Mercedes-Benz dá as boas-vindas aos visitantes com uma apresentação especial da primeira geração do Sprinter, bem como dos atuais Sprinter e eSprinter.

Há 30 anos, a marca da estrela lançou um furgão que iria fazer história: o Sprinter. Como primeiro furgão Mercedes-Benz a ter um nome como designação (sucedeu ao lendário T1/TN), revolucionou o segmento dos veículos comerciais ligeiros em 1995 – e rapidamente se tornou o nome de toda uma classe de veículos. Na altura como agora, é sinónimo de qualidade e inovação.

O Sprinter impressiona os clientes em todo o mundo e tem uma elevada taxa de recompra, também graças à sua popularidade entre os construtores de carroçarias e especialistas em transformações, que continuam a personalizá-lo para uma vasta gama de aplicações. São convertidos 75% de todos os Sprinter a nível mundial.

A Mercedes-Benz dá início às celebrações do ano de aniversário do Sprinter com uma edição especial e uma apresentação especial da primeira geração do Sprinter, bem como do Sprinter atual e do seu equivalente elétrico, o eSprinter, no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda (até 30 de março). As ativações são acompanhadas por uma campanha de marketing sob o lema “Um ícone há 30 anos”, destacando a influência definidora de segmento do Mercedes-Benz Sprinter.

“História de sucesso sem precedentes”

“Com o Mercedes-Benz Sprinter, temos um furgão icónico no nosso portfólio há 30 anos. Durante este período, o Sprinter escreveu uma história de sucesso sem precedentes em todo o mundo. Esperamos ultrapassar a marca dos cinco milhões de veículos vendidos antes do final deste ano. Durante três décadas, tem vindo a moldar a vida das pessoas e a manter o mundo a funcionar. Seja em serviços de emergência, serviços de entrega, no comércio ou em estaleiros de construção - o Sprinter estabeleceu-se como o parceiro de negócios perfeito. Há cerca de cinco anos que está, também, disponível como veículo totalmente elétrico, operando localmente sem emissões de CO2”, afirma, o diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz Vans, Klaus Rehkugler.



30 anos do Mercedes-Benz Sprinter

Durante 30 anos, o Mercedes-Benz Sprinter moldou a paisagem urbana em todo o mundo. Foi construído em três continentes - América do Norte, América do Sul e Europa.

1995: O início de uma nova era de furgões

O Sprinter teve a sua estreia na primavera de 1995 e, por isso, tem direito a uma matrícula H na Alemanha.

1995 foi um marco em muitos aspetos. O Sprinter sucedeu ao lendário T1/TN e foi o primeiro furgão com uma estrela que tinha um nome em vez de códigos de números e letras. Apenas retomou o conceito técnico básico do seu antecessor, tudo o resto foi concebido e desenhado de raiz. A combinação de uma carroçaria autoportante com tração traseira de alta tração, chassis moderno com suspensão dianteira independente e motores potentes era única na altura. Além disso, nenhum outro furgão oferecia mais caraterísticas de segurança na altura: O primeiro Sprinter já dispunha de travões de disco, sistema de travagem anti-bloqueio ABS, diferencial de travagem automático, cintos de segurança de três pontos ajustáveis em altura e fivelas de cinto de segurança fixas ao banco como equipamento de série. Um airbag para o condutor estava disponível como opção. A primeira geração Sprinter foi lançada em 1995 sob a forma de caixa aberta ou basculante, com cabine simples ou dupla, furgão ou com cinco ou nove lugares, com tejadilho normal ou elevado. As distâncias entre eixos variavam entre 3000 e 4025 mm. A massa bruta admissível era inicialmente de 2590, 2800 ou 3500 kg.

A Mercedes-Benz também deu ênfase ao tema da segurança na extensa atualização de 2000: O airbag do condutor passou a fazer parte do equipamento de série, com um airbag opcional para o passageiro dianteiro, que também protegia o terceiro passageiro da frente. Os airbags laterais e o controlo de tração ASR também ficaram disponíveis a partir de meados de 2000. Com a introdução do programa eletrónico de estabilidade ESP, o Sprinter estabeleceu novos padrões de segurança ativa a partir de 2002.

2006: Atualização tecnológica e de segurança para a segunda geração do Sprinter

A segunda geração do Sprinter foi lançada no início de 2006. Com variantes adicionais: os clientes podiam escolher entre três distâncias entre eixos, quatro comprimentos, três alturas de tejadilho e um peso total de 3,0 a 5,0 toneladas. Além disso, o programa eletrónico de estabilidade ESP foi introduzido de série nas versões fechadas até 3,5 toneladas de peso bruto.

Dois anos mais tarde, passou a ser de série em todas as variantes de carroçaria até 3,5 toneladas de peso bruto. Um sistema de suspensão pneumática opcional para aumentar o conforto e a segurança foi adicionado à gama a partir de 2008. Em 2009, seguiu-se outro marco com a introdução do BlueEFFICIENCY: a tecnologia, com a nova caixa manual de seis velocidades e o sistema automático start-stop, aumentou a dinâmica e reduziu visivelmente o consumo de combustível. Em 2013, foi introduzido o Crosswind Assist, um sistema de segurança completamente novo num furgão. A partir de 2016, o Sprinter passou a estar disponível com 5,5 toneladas.

2018/2019: Conectividade e variedade no centro da terceira geração do Sprinter

A terceira geração do Sprinter foi lançada em 2018. O Sprinter não só manteve a gama de variantes existente, como a expandiu, graças, em parte, à introdução da tração dianteira e, consequentemente, da nova variante de cabeça de tração. O Sprinter de 2018 estabeleceu novos padrões, particularmente em termos de infotainment e conetividade, graças ao sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), disponível pela primeira vez num veículo comercial. Desde então, o Sprinter obedece a comandos de voz e permite a utilização de serviços centrais de frota, veículo, condutor e localização. Em termos de caraterísticas de segurança, a Mercedes-Benz elevou mais uma vez o veículo a um novo nível, por exemplo, com o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC.

O próximo marco veio em 2019: o primeiro furgão eSprinter pronto para produção foi lançado, oferecendo a possibilidade de mobilidade localmente livre de emissões de CO2 para comércio, logística e negócios com sua unidade elétrica a bateria.

2024: Mais versátil do que nunca

A tríade eficiência, autonomia e volume de carga faz do atual Mercedes Benz eSprinter um versátil polivalente. O eSprinter está disponível na sua forma atual desde o ano passado; agora em duas carroçarias e comprimentos, bem como com três tamanhos de bateria e uma autonomia de até 478 km (WLTP). Baseia-se num novo conceito composto por três módulos que permitem que a plataforma seja facilmente adaptada a outras variantes de veículos. Isto também abre possibilidades completamente novas para os construtores de carroçarias e especialistas em conversão desenvolverem soluções específicas para a indústria com base na eSprinter. Com um volume de carga de até 14 m3 e um peso bruto de até 4,25 toneladas, o eSprinter também prova ser tão funcional quanto o seu homólogo com um motor de combustão.


As atualizações em termos de conetividade e segurança também estão disponíveis para o eSprinter - bem como para o Sprinter convencional - desde o ano passado. Ambos os modelos beneficiam de um sistema multimédia MBUX atualizado - que agora vem de série - e de novos Digital Extras. Os sistemas de segurança e assistência também foram atualizados com funções adicionais e, em alguns casos, novas, que já se encontram, na sua maioria, integradas no equipamento de série. Por exemplo, o Active Brake Assist de série inclui agora a função de tráfego cruzado.

Com as últimas alterações, um carregador de 22 kW AC e um pacote de assistência à condução podem ser encomendados como equipamento especial. Este último inclui, por exemplo, funções adicionais do sistema de assistência ativa à distância DISTRONIC (entre outras, a adaptação da velocidade com base na rota e a assistência ativa ao limite de velocidade).


Edição especial para o 30º aniversário

A Mercedes-Benz está a celebrar o 30º aniversário da sua icónica carrinha com a edição especial “Sprinter 30 Anos”, que será vendida em breve. A edição especial mostra tudo o que o Sprinter pode fazer com o seu extenso equipamento e enfatiza os aspetos premium do furgão. Com base na linha SELECT (com, por exemplo, banco confortável com apoio lombar para o condutor, painel de controlo superior confortável e faróis LED de alto desempenho, incluindo o Adaptive High Beam Assist), o pacote inclui o novo pacote de assistência ao condutor e caraterísticas adicionais de conforto como equipamento especial integrado com uma vantagem significativa em termos de preço.

25/02/2025 14:57

Sofia Ribeiro nova embaixadora Soc. Com. C. Santos

Sofia Ribeiro é a nova embaixadora da Sociedade Comercial C. Santos. O leque de embaixadores deste representante Mercedes-Benz e smart já incluía a apresentadora de televisão Sónia Araújo, o comunicador e humorista Nilton e o ilusionista Mário Daniel. A atriz, reconhecida por vários projetos de televisão, cinema e teatro é, agora, mais um membro da família Sociedade Comercial C. Santos.

Sofia Ribeiro, que é, atualmente, uma das atrizes de maior renome em Portugal, associa-se a um dos maiores e mais antigos representantes das marcas premium Mercedes-Benz e smart. “É um enorme privilégio fazer parte da família da Sociedade Comercial C. Santos. Uma marca com quase 80 anos de história, e sendo uma marca premium encanta-me que nunca tenha perdido a proximidade com as pessoas. Identifico-me totalmente com os valores da marca e posicionamento”, afirma Sofia Ribeiro.


Para a empresa, a parceria tem na base a excelente imagem pública da atriz, em linha com os valores da Sociedade Comercial C. Santos de posicionamento premium com espírito de trabalho e de resiliência. “A Sofia Ribeiro é uma figura de grande destaque na televisão, cinema e teatro em Portugal. Tem, além disso, uma presença muito forte nas redes sociais e com um relacionamento muito próximo com a comunidade de seguidores. Temos a certeza de será uma mais-valia para o nosso já excelente painel de embaixadores”, salienta o administrador-delegado da empresa, Pinho da Costa.

Mais um membro na família de embaixadores

O leque de embaixadores da Sociedade Comercial C. Santos já incluía a apresentadora de televisão Sónia Araújo, o comunicador e humorista Nilton e o ilusionista Mário Daniel. Sofia Ribeiro é, agora, mais um membro da família de embaixadores do representante Mercedes-Benz e smart.

Nascida a 2 de outubro de 1984, em Lisboa, é uma das atrizes portuguesas mais reconhecidas. Cresceu no Bairro Alto e aos 21 anos estreou-se em “Morangos com Açúcar”, apaixonando-se pela representação desde então. Com uma carreira sólida no cinema, teatro e televisão, destacou-se em novelas como “Senhora do Mar”. É reconhecida como uma figura resiliente e inspiradora em Portugal.


A Sociedade Comercial C. Santos encerrou 2024 com cerca de 3700 veículos novos e usados vendidos e 200 milhões de euros de volume de negócios (valores em linha com 2023). Fundada em 1946, a empresa tem sede na Maia, junto ao Aeroporto do Porto (instalações com mais de 62 mil m2), e espaços de exposição na Boavista (Porto) e em Felgueiras.

25/02/2025 13:41

Soc. Com. C. Santos com campanha de compra antecipada de manutenções: poupança pode ultrapassar 1100 euros

A Sociedade Comercial C. Santos iniciou uma nova campanha de compra antecipada de packs de manutenções a preços especiais. A oferta está disponível, até 31 de março, para Mercedes-Benz Cars, e as poupanças chegam a ultrapassar os 1100 euros.

Esta campanha da Sociedade Comercial C. Santos oferece aos clientes a oportunidade de adquirirem a um preço fixo os próximos serviços programados de manutenção em packs com duas, três ou quatro revisões em automóveis de passageiros Mercedes-Benz. Esta ação, que tem como mote “Confiança a longo prazo: Conforto e tranquilidade incluídos!“, tem uma manta de inverno como oferta extra a quem contratualizar a aquisição do pack de revisões.

Na campanha de Mercedes-Benz Cars, a compra de quatro revisões é a mais vantajosa face ao preço habitual das manutenções. A poupança é de até 574,18 euros nas gamas Mercedes-Benz Classe A, B, CLA, GLA e GLB; 762,28 euros nas gamas Classe C, GLC, SLC e GLK; 1031,67 euros nas gamas Classe E, GLE, CLS e M; e 1143,39 euros nas gamas Classe S, CL, G, SL e SLR.

Aqueles valores de poupança são para a aquisição de quatro serviços. No entanto, é possível comprar de forma antecipada apenas duas ou três revisões. O valor destes contratos pode ser pago na íntegra ou fracionado.

Redução de custos e aumento da previsibilidade

“As campanhas de aquisição de pacotes de manutenções fixas para veículos Mercedes-Benz na Sociedade Comercial C. Santos têm sido um sucesso, pelo que lançamos, agora, esta nova oferta. A compra antecipada de revisões programadas reduz os preços e aumenta a previsibilidade de custos que os clientes terão com as manutenções fixas dos seus automóveis. Trata-se de dois fatores valorizados, habitualmente, pelos nossos clientes”, assinala o diretor de customer services da Sociedade Comercial C. Santos, Vítor Ferreira.

Sem restrição de idade ou quilometragem

Ao contrário de outro tipo de contratos de manutenção disponibilizados, estes contratos de serviço não têm restrição de idade ou quilometragem da viatura. Outra das vantagens da compra antecipada das revisões é o facto de fixar valores, garantindo aos clientes estabilidade dos preçários. Também a já referida possibilidade do pagamento ser fracionado é uma vantagem.

Estes packs são válidos individualmente por veículo e para as próximas manutenções programadas. Outra vantagem indireta é continuar a usufruir do serviço 24H pelo facto de fazer as revisões numa oficina autorizada.

A campanha de aquisição antecipada de packs de manutenções Mercedes-Benz na Sociedade Comercial C. Santos não é acumulável com outras campanhas e/ou descontos em vigor e aplica-se apenas aos modelos indicados (não inclui automóveis elétricos).

As várias vantagens da compra antecipada de packs de manutenções a preços especiais são resumidas na perfeição neste vídeo de Marisa Silva, coordenadora de centro de apoio ao cliente da Sociedade Comercial C. Santos: https://youtu.be/fLCVGuptw8k?si=0nkOulivK0u1Epso

13/02/2025 17:12

Soc. Com. C. Santos surpreende com Dias Mercedes-Benz Certified no novo showroom

A Sociedade Comercial C. Santos realiza, de 20 a 23 de fevereiro, o evento de vendas 4 Dias Mercedes-Benz Certified, que tem como grande novidade o local onde decorre: o novo showroom da empresa. Estarão disponíveis mais de 500 viaturas a preços únicos, mas agora num ambiente ainda mais premium e confortável. Os interessados devem inscrever-se.

Os eventos VIP de venda de automóveis, iniciativas que juntam centenas de carros com preços especiais durante um curto período (por norma um fim de semana ou pouco mais), são uma tradição iniciada em 2013 pela Sociedade Comercial C. Santos, o que torna a empresa num pioneiro em Portugal em ações deste tipo. As instalações da Sociedade Comercial C. Santos na Maia, junto Aeroporto do Porto, receberam já mais de três dezenas de eventos VIP.

O próximo evento de vendas 4 Dias Mercedes-Benz Certified, a realizar pela Sociedade Comercial C. Santos na próxima semana, de quinta-feira (dia 20) a domingo (dia 23), traz uma grande novidade: será o primeiro a acontecer no novo showroom da empresa (inaugurado no fim de 2023). A grande vantagem para os clientes desta nova localização é o ambiente premium e o conforto, não só das instalações, mas também do facto da quase totalidade das centenas de viaturas disponíveis estarem expostas em perto de 2000 m2 de área coberta.


Este novo evento exclusivo de vendas da Sociedade Comercial C. Santos reúne acima de 500 veículos de passageiros e comerciais ligeiros Mercedes-Benz e smart seminovos e usados com condições únicas. Entre os automóveis disponíveis estão modelos a combustão (gasolina e diesel), mas também híbridos plug-in e 100% elétricos.

Todas as viaturas têm preço de oportunidade, condições especiais de acesso e garantia Mercedes-Benz Certified. Além disso, a avaliação da viatura de retoma (caso exista) é feita no momento.

O evento Dias Mercedes-Benz Certified decorre nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos, junto ao Aeroporto do Porto, de 20 a 23 de fevereiro, entre as 10h00 e as 20h00, e é exclusivo para convidados com marcação. Esta marcação pode ser feita online (em diascertified.soccsantos.pt), por e-mail (diascertified@soccsantos.pt) ou por telefone (918 079 851).


“Mais conforto e preços de exceção”

“A Sociedade Comercial C. Santos tem grande tradição na realização de eventos exclusivos de vendas de Mercedes-Benz e smart novos e seminovos. Este próximo 4 Dias Mercedes-Benz Certified traz um fator adicional de interesse, pois o ambiente único do novo showroom da empresa oferecer um ambiente único, com o adicional da maioria das viaturas estar em zona coberta, para maior conforto dos visitantes. Quanto ao resto, a disponibilidade das equipas e, sobretudo, a quantidade, qualidade e preço da oferta mantêm-se num patamar de excelência”, salienta o responsável pelo departamento de usados da Sociedade Comercial C. Santos, Jorge Fernando.


Veículos com mais de 100 pontos de verificação

A Mercedes-Benz Certified é a marca dos usados de qualidade da marca. Esta tem características e vantagens especiais, com base em restritos critérios de aprovação, inspeção rigorosa e certificação das condições de cada automóvel: são mais de 100 os pontos de verificação às viaturas.

Os automóveis Mercedes-Benz Certified têm até 24 meses de garantia e quilometragem garantida, com manutenções realizadas em oficinas autorizadas e com peças originais da marca. Encontram-se, além disso, com a manutenção efetuada, para que o cliente não tenha qualquer manutenção programada nos primeiros 7500 km ou seis meses.

13/02/2025 17:08

Camiões Mercedes-Benz foram oficina rolante no Dakar

A Mercedes-Benz Trucks voltou a ter camiões de assistência Dakar, o rally mais exigente do mundo. Duas unidades, ao serviço da VÖLKEL Rallye Team, impressionaram pelo desempenho ao longo da prova, que decorreu de 3 a 17 de janeiro.


Os dois chamados “Fast-Assistant Trucks” Mercedes-Benz NG 2636 6x6 apoiaram a equipa Völkel como oficina móvel. Ambos os camiões Mercedes-Benz já estiveram na estrada juntos com o lendário carro vencedor do Rali Dakar de 1983, um Mercedes 280 GE, na altura pilotado pelo belga Jacky Ickx, com o ator francês Claude Brasseur. Os dois camiões foram originalmente entregues à Equipa Mitsubishi Dakar em 1986 e 1987.


O NG com o número #917 foi pilotado pelo piloto Alexander Schmidt, pelo navegador Jan Dippel e pelo fotógrafo Nils Schmidt. O camião com o número #918 teve aos comandos Robert Thiele, navegado por Markus Klesse, com Daniel Schatz a bordo como mecânico de corridas.

Apoio à boa classificação da equipa

Desde sacos-cama a bancadas de trabalho, os dois camiões clássicos Mercedes-Benz tinham tudo a bordo para fornecer à equipa de rali os melhores materiais possíveis, incluindo ferramentas e peças de substituição. Ambos os camiões de serviço têm um motor V10 com uma cilindrada de 18,5 litros e 360 ​​cv, o que lhes permite atingir velocidades máximas de 128 km/h e 80 km/h na areia. Com tração integral 6x6, os camiões estão perfeitamente equipados para os desafios do rali mais difícil do mundo.


O objetivo da VÖLKEL Rallye Team era ficar entre os 10 primeiros e, após mais de 5000 km e 12 etapas da prova, objetivo que logrou conseguir (ficou em sétimo lugar). O apoio das duas lendas do Mercedes-Benz Truck foi essencial para o bom resultado, de acordo com os responsáveis a equipa.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações