Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

Sociedade Comercial C. Santos reabilita ambulância Mercedes-Benz da Cruz Vermelha Portuguesa (Matosinhos)

28/12/2018 10:46

image

Uma ação vale mais do que 1000 palavras! Foi esta a mensagem solidária que a Sociedade Comercial C. Santos fez crescer quando, recentemente, ajudou a Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa, a recuperar duas ambulâncias Mercedes-Benz inativas. Do velho, se fez novo. De duas ambulâncias, se fez uma. Da inquietação fez-se um sorriso solidário…

Esta “estória” começa a 16 de julho de 2017. Foi nesse dia que a Sociedade Comercial C. Santos e a Cruz Vermelha Portuguesa uniram esforços para angariar géneros alimentares e de higiene, numa ação de cariz social, que integrou o evento “smart urban day” na cidade do Porto onde a DL Matosinhos CVP contemplou ainda todos os presentes com uma útil ação de formação em primeiros socorros e onde teve um smart forfour decorado com as suas cores.

Mais do que uma bem-sucedida parceria, ficava dado o mote para o estreitamento de laços cada vez mais fortes e que voltariam a intensificar-se pouco depois quando a Sociedade Comercial C. Santos detetou que a DL de Matosinhos da CVP, organização não governamental, sem fins lucrativos e de cariz humanitário, tinha duas ambulâncias Mercedes-Benz Sprinter imobilizadas devido a graves problemas mecânicos.

Para uma instituição que, no total, contava com oito veículos (frota bastante desgastada, para prestar assistência nas outras vertentes de intervenção para além da Emergência pré-hospitalar, designadamente SAD, Casa de Abrigo e Casa de Emergência), ter duas ambulâncias paradas significava um enorme constrangimento no desempenho das suas funções humanitárias e na vertente “Estrutura Local de Emergência” tão necessária na comunidade. Verificou-se que tal constrangimento levaria, a curto prazo, à extinção desta resposta, um dos pilares da ação da DL de Matosinhos da CVP: o socorro e o voluntariado!

image

Perante tal conjuntura, a Sociedade Comercial C. Santos não podia ficar indiferente! Sem perder tempo, colocou mãos à obra na reabilitação das duas ambulâncias Mercedes-Benz Sprinter (uma 313 CDI de 2003 com 181.671 km e outra 316 CDI de 2010 com 193.094 km), numa operação que começou por envolver o transporte dos dois veículos, em reboque, para as suas instalações na Maia.

Imobilizadas há mais de um ano e dada a gravidade dos problemas que ambas evidenciavam (uma com evidente deterioração do chassis e outra com o motor seriamente danificado) e após apurada análise da equipa técnica da Sociedade Comercial C. Santos, verificou-se que a melhor solução de reabilitação era “de duas ambulâncias fazer uma”, num recurso prontamente aceite pela direção da Cruz Vermelha Portuguesa (Matosinhos).

image

E foi então com extremo empenho e profissionalismo, dada a causa em questão, que, após 33 horas de apurado reabilitação técnica, “nasceu” uma nova ambulância Mercedes-Benz Sprinter, efetuados que foram os trabalhos completos de desmontagem e montagem de motores e caixas de velocidades, para além da respetiva revisão de órgãos essenciais como as juntas do coletor de admissão, os anéis dos injetores e da respetiva manutenção de mudança de óleo e filtro.

image

Após a recuperação da ambulância, o veículo já se encontrou presente nos eventos “Roadshow da Foz” (rastreios) e “smart city games” (com angariação de alimentos), este último realizado no verão de 2018, para além, claro está e mais importante, ter realizadoinúmeros serviços de assistência ao serviço da DL de Matosinhos da CVP, no âmbito das funções preconizadas.

Para esta nobre instituição, a ação de solidariedade social da Sociedade Comercial C. Santos permitiu, nas palavras da Dr. Patrícia Faro (Presidente desta Delegação) “o renascer da nossa estrutura local de Emergência. Passamos a dar resposta às solicitações da comunidade que dia a dia vão crescendo. O impacto, que tem vindo a ser muito positivo, aumentou a motivação e envolvimento de muitos voluntários e reforçou a nossa ação na comunidade, onde passamos a ter autonomia em determinados eventos que exigem a presença de duas viaturas”.

image

Já para a Sociedade Comercial C. Santos, conforme testemunha Gonçalo Pontes (Relações Públicas da empresa e um dos principais instigadores da ação) “este exercício de ajudar uma instituição cuja missão está alicerçada em 7 princípios fundamentais (humanidade, imparcialidade, unidade, neutralidade, independência, universalidade e voluntariado) e que regem a sua ação humanitária, permitiu à Sociedade Comercial C. Santos dar continuidade às suas ações de responsabilidade social e responsabilidade social corporativa, para além de se ter tornado também um exemplo que esperemos possa inspirar outros na sociedade empresarial, na lógica da ética empresarial, que todas as empresas deviam abraçar”.

Desta ação resultou naturalmente uma relação entre a instituição e a empresa ainda mais fortalecida, passando agora a serem ambos… parceiros para a vida!

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações