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SocInterview: a história do restauro da Soc. Com. C. Santos ao MB 600 S da Presidência da República

17/01/2022 18:40

A exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”, patente no Museu dos Transportes e Comunicações (Alfândega do Porto), integra um Mercedes-Benz 600 S (W100) que foi alvo de um profundo restauro realizado na Sociedade Comercial C. Santos. No virar de século, foram quase três anos para devolver todo o merecido brilho ao imponente veículo. Saiba mais sobre o restauro pela voz de Agostinho Azevedo, profissional que liderou a equipa que deu nova vida à viatura.

O Mercedes-Benz 600 S (W100), lançado em 1963, tinha com destino chefes de Estado e outras individualidades. Com motor a gasolina V8 com 6,3 litros e transmissão automática, o modelo conta com suspensão hidráulica. Também hidráulico é o sistema que regula a posição dos assentos, do vidro que separa motorista e passageiros, assim como portas e tampa da bagageira.

Este exemplar foi adquirido pelo Estado em maio de 1966, por 785 mil escudos (pouco menos de quatro mil euros), e colocada na dependência da Presidência do Conselho de ministros. Esta imponente limousine Mercedes 600 S foi, em maio de 1977, transferida para a Presidência da República, onde prestou serviço até meados da década de 1990. Hoje faz parte da exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”, que o Museu da Presidência tem patente no Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto.

Chegou em caixas à Soc. Com. C. Santos

Antes, porém, de poder ser observada em todo o seu esplendor, esta unidade do modelo precisou de uma intervenção profunda. Tão profunda que o veículo chegou às instalações da Sociedade Comercial C. Santos desmontado e com várias peças acomodadas dentro de caixas.

O restauro do Mercedes-Benz 600 S da Presidência da República foi o primeiro grande desafio que Agostinho Azevedo teve quando, em 1998, entrou para a Sociedade Comercial C. Santos. O veículo viria a ficar pronto em 2000. “Sem dúvida que foi um grande desafio, pelas condições em que a viatura chegou. Seja o melhor orçamentista que possa existir, é sempre muito complicado fazer um orçamento quando as coisas já vêm, enfim desmontadas”, explica Agostinho Azevedo, em mais uma edição da SocInterview, as entrevistas do histórico concessionário Mercedes-Benz e smart.

A equipa não esmoreceu e colocou mãos à obra para fazer o orçamento. Contas feitas, chegou-se a um valor a enviar ao Ministério das Finanças: 12 mil contos (cerca de 60 mil euros). “Algumas pessoas não acharam muita piada, porque eram valores, realmente, excessivos e como eu estava há pouco tempo na Sociedade Comercial C. Santos, tudo se ‘enquadrava’ para que alguma coisa não estivesse bem”, conta o profissional, hoje responsável pela área de Colisão na empresa.

Agostinho de Azevedo não estranha que tivesse havido dúvidas. É que tinha, na altura, 28 anos e nunca tinha coordenado um restauro na Sociedade Comercial C. Santos. “Ainda por cima numa viatura tão emblemática como esta”.

O facto é que a reparação foi feita e a fatura que foi emitida três anos depois tinha o valor de 11 900 contos. “Portanto, a estimativa, não andava muito longe da realidade”, salienta.

Importância ao detalhe

Neste tipo de intervenção “dá-se muita importância a todos os detalhes”, pelo que o processo é demorado, de acordo com Agostinho Azevedo. “Para terem uma ideia, este carro foi pintado duas vezes, precisamente para dar este acabamento que estamos aqui a ver”.

Desde o interior ao exterior, bem como a nível mecânico, foram vários os profissionais que intervieram no restauro do restauro do Mercedes-Benz 600 S da Presidência da República: estofadores, pintores, chapeiros e mecânicos.

“É um orgulho, ao fim de 20 anos, estarmos aqui a olhar para uma coisa que foi restaurada na Sociedade Comercial C. Santos”, remata o entrevistado.

Pode ver a entrevista a Agostinho Azevedo na seguinte ligação: https://bit.ly/3Kj14dK . 

Informações sobre exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”

Resultado de uma parceria entre o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu da Presidência da República, a exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”, patente no Edifício da Alfândega do Porto, possibilita a visita a uma das mais importantes coleções de veículos do país: os que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus presidentes.

É uma oportunidade de percorrer alguns dos momentos mais marcantes da história da República Portuguesa e da instituição presidencial, desde 1910 até aos nossos dias. Através de fotos, textos, meios audiovisuais, objetos e documentos alusivos à atividade política de cada presidente, os visitantes podem obter uma panorâmica da mobilidade dos Chefes de Estado.

Horário de visita: terça a sexta 10h-13h e 14h-18h; sábados, domingos e feriados 15h-19h (entrada até 1h antes do encerramento)

Bilhete: 3,00€/geral; condições especiais para grupos, famílias, estudantes e portadores de PortoCard

Visitas de grupo orientadas: com mínimo de 10 elementos e mediante marcação prévia

A visita orientada genérica tem o custo de 2,10€ por elemento. Caso a visita seja complementada com atividades lúdicas o custo é de 3€ por participante. Nas visitas de grupo um acompanhante usufrui de entrada gratuita por cada 10 elementos.

Mais informações: https://www.amtc.pt/