Preloading Soc. Com. C. Santos
Loading...

Notícias

22/03/2024 18:07

Mercedes-Benz VISION EQXX cumpre média de consumos de 7,4kWh/100 km

O Mercedes-Benz VISION EQXX, concept car 100% elétrico, continua a revelar a montra tecnológica que é e a apontar para a realidade próxima dos modelos da marca com propulsão elétrica. O exemplo mais recente é ter cumprido uma viagem de mais de 1000 km com consumos médios de 7,4kWh/100 km.

O modelo demonstrou no deserto do Médio Oriente que não existem obstáculos à eficiência energética. Num percurso desafiante que incluía ruas movimentadas de cidades e deserto aberto, o revolucionário veículo de teste apresentou um consumo de energia elétrica de 7,4 kWh/100 km. Isto equivale a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina. Com uma temperatura do ar ambiente de até 34 graus Celsius, o VISION EQXX quebrou o seu próprio registo máximo para uma margem considerável.

O local de partida da viagem na Península Arábica foi o Mercedes-Benz Center em Riade na Arábia Saudita. O destino foi o recém-inaugurado Mercedes-Benz Brand Center no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O percurso de 1010 km foi realizado num total de 14 horas e 42 minutos. Tendo partido de Riade pelas 4h15 com a bateria totalmente carregada, o VISION EQXX da Mercedes-Benz ainda tinha uma autonomia de 309 km quando chegou ao Dubai pelas 19h57. O percurso passou por áreas urbanas e suburbanas em Riade e no Dubai com trânsito intenso, e longos troços de autoestrada em deserto aberto.

Terceira viagem

O VISION EQXX provou por duas vezes a sua capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros com uma única carga da bateria (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone). O objetivo desta terceira viagem era maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto. De particular interesse no calor seco do deserto, que pode atingir os 34 graus Celsius, foi a gestão térmica avançada do veículo.

O sistema inteligente manteve a cadeia cinemática elétrica e o habitáculo frescos. O sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem com um impacto negativo mínimo na eficiência energética graças, em parte, à bomba de calor multifonte. Uma versão mais desenvolvida desta bomba de calor está integrada no Concept CLA apresentado no IAA Mobility 2023. Este conceito aproximado da versão de produção antecipa a família de modelos baseada na Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA) e beneficia de uma ampla transferência de tecnologia do VISION EQXX.

Quer ficar a par de todas as nossas novidades?

Esteja por dentro de todas as nossas mais recentes novidades.

Marcação de test-drive
Marcação de Serviço
Assistência 24h
Pedido de orçamento
Peças & Acessórios
Pedido de informações